Laboratório LAIS aponta Santa Cruz/RN com taxa de transmissão do coronavírus em 0,76 e em zona segura

Dados atualizados e divulgados neste final de semana sobre a pandemia no Rio Grande do Norte colocam o município de Santa Cruz/RN entre os que integram a “zona segura” com taxa de transmissibilidade do coronavírus em 0,76.

Esse levantamento é feito pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que mantém uma plataforma de monitoramento da pandemia, alimentada por informações de todos os municípios potiguares.

Os municípios são classificados por zonas, que podem ser de perigo ou em risco, com taxa de transmissibilidade acima de 1,03, nesta situação estão atualmente 84 municípios, ou zonas segura e neutra com taxa inferior a 1,03.

A plataforma indica que atualmente 61 municípios ocupam a zona de perigo, com taxa acima de 2,0. Isso quer dizer que existe a possibilidade de que 100 pessoas infectadas transmitam para 200 pessoas saudáveis.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz/RN reconhece que a taxa de transmissibilidade é um importante indicador, sobretudo, para o acompanhamento do ritmo da pandemia em cada município. Além disso, reforça que, para a manutenção desse patamar, é essencial o reforço de medidas como o distanciamento social, utilização de máscara e higienização das mãos por parte da população.

Artigos semelhantes