Banner
19
Nov

75627491_1490531151098912_7997511125589557248_o

O prefeito Ivanildinho participou na tarde desta segunda-feira (18) de uma reunião no gabinete do deputado Tomba Farias, que articulou o encontro, de uma reunião que buscou o fortalecimento da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além de Ivanildinho e Tomba, participaram do encontro o reitor da UFRN, professor Daniel Diniz, o ex-presidente da EBSERH, Kléber Morais, a ex-prefeita Fernanda Costa, a Superintendente do Hospital Universitário Ana Bezerra, Cláudia Rubim, e a Secretária Municipal de Saúde, Myllena Sanneza, acompanhada da Assessora Técnica Cássia Penha.

75627372_1490531124432248_2912347169421787136_o

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
19
Nov

sarampo

O Rio Grande do Norte começou nesta segunda-feira (18) uma nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, desta vez para o público adulto na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, que ainda não atualizou a caderneta de vacinação. O "Dia D" dessa etapa está marcado para 30 de novembro.

O estado recebeu 99 mil doses do Ministério da Saúde e distribuiu um total de 140 mil entre as unidades básicas de saúde do estado. A população pode procurar o posto de saúde mais próximo para se imunizar.

A primeira fase começou em 25 de outubro, voltada as crianças com idade entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias. Agora a nova fase é para os adultos.

Com informações do G1/RN

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
19
Nov

ufrn_logo

Uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRN (PPGCF) estuda uma nova maneira de mensurar a massa corporal no cálculo de riscos à saúde. Intitulado Pontos de corte no ABSI para risco cardiometabólico, o trabalho tem o intuito de aplicar um indicador mais fidedigno do que o atualmente utilizado no Brasil, o Índice de Massa Corporal (IMC).

De acordo com a doutoranda Elys Costa, responsável pela pesquisa, o ABSI – sigla em inglês para A Body Shape Index – fornece mais dados para uma avaliação física completa. Ela explica que o IMC é uma razão apenas entre peso e altura, enquanto o ABSI também considera a circunferência da cintura para determinar o índice.

Para dar prosseguimento aos estudos, a pesquisa necessita de voluntários. Podem participar estudantes, servidores técnico-administrativos e professores da UFRN de ambos os sexos e com idade entre 18 e 59 anos.

Os testes são divididos em duas etapas. Na primeira, os participantes fazem uma avaliação sanguínea no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Já a segunda é uma avaliação de composição corporal por meio do DEXA – uma espécie de Scanner – para identificar o percentual de gordura e densidade mineral óssea, realizada no Laboratório de Biodinâmica do Departamento de Educação Física, no campus central, em Natal.

Entre os cuidados na preparação para os testes estão o jejum de 12 horas, no caso do exame de sangue, e a utilização de roupas leves e sem partes metálicas durante a avaliação física. Todos os voluntários vão receber os resultados, incluindo taxas de glicose, colesterol e triglicerídeos e dados de funções renal e hepática.

Interessados em contribuir com o estudo devem entrar em contato com a pesquisadora pelo e-mail elyscosta@hotmail.com ou pelo telefone (84) 99916-0545. As avaliações acontecem às segundas e quintas-feiras, mediante agendamento.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
19
Nov

banco-do-nordeste_logo

A partir desta segunda-feira, 18, o Banco do Nordeste recebe inscrições para a edição 2020 de seu Prêmio de Jornalismo. São dezessete prêmios profissionais e um universitário, que somam R$ 234 mil, reconhecendo autores de reportagens sobre desenvolvimento regional.

As inscrições podem ser feitas pelo site do prêmio ou pelos Correios. O regulamento completo está disponível em: www.bnb.gov.br/web/premio-banco-do-nordeste-de-jornalismo.

Podem ser submetidos materiais jornalísticos de mídia impressa, rádio, audiovisual e internet, publicados ou veiculados de 1° de janeiro de 2019 a 31 de março de 2020, em território nacional, que abordem ações promotoras do desenvolvimento regional na área de atuação do Banco do Nordeste. Estudantes podem inscrever conteúdos de mídias-laboratório.

O Grande Prêmio Nacional reconhecerá trabalhos que abordem a temática "O crédito como fomentador de inovação e empreendedorismo nas micro e pequenas empresas". Os trabalhos devem ter como foco experiências ou iniciativas vinculadas ao impacto do crédito aplicado no segmento de MPEs relacionado à dinâmica econômica e social da Região.

O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo foi criado em 1980 e já concedeu 324 prêmios a trabalhos que refletem sobre aspectos do desenvolvimento da Região.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
18
Nov

Homenagem_Escola_Domstica_02_2

Durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira, dia 18, em comemoração aos 105 anos da Escola Doméstica de Natal, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB), homenageou a ex-primeira-dama de Natal, Andréa Ramalho Pereira de Araújo Alves, atual secretária de Política para as Mulheres de Natal.

Segundo Tomba Farias, desde a sua passagem pelos bancos escolares da Escola Doméstica, a trajetória de Andréa Ramalho Alves vem sendo marcada pelo sucesso, o que torna mais do que justa a homenagem que lhe foi conferida nesta segunda-feira.

Formada em psicologia, Andréa Alves é também administradora de empresas e empresária. Esposa do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves e mãe de três filhos – João Victor, Sofia Celina e Carlos Eduardo Filho, Andréa descobriu através da vida pública a sua vocação para o social, já tendo inclusive exercido o cargo de Secretária do Trabalho e Assistência Social entre os anos de 2003 a 2006.

"Andréa Ramalho Alves é uma das ex-alunas da Escola Doméstica que enche de orgulho aquela instituição de ensino secular. Seja no âmbito familiar ou no profissional, ela se destaca em suas atividades", ressalta Tomba.

Andréa, por sua vez, ressaltou a importância da escolha de seu nome pelo deputado Tomba. "Eu agradeço muito ao deputado Tomba por ter me trazido aqui no dia de hoje, para que eu pudesse compartilhar um pouco dessa alegria que é vivenciar o solo sagrado, beber desta fonte que chamamos de Escola Doméstica", finalizou.

Homenagem_Escola_Domstica_02_1

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
18
Nov

literarte-camporedondo3

A cidade de Campo Redondo realizou o 1º Literarte. A ação realizada através da secretaria municipal de educação marcou o encerramento de uma série de ações culturais, artísticas e de demonstração do currículo integrado desenvolvido nas escolas municipais ao longo de todo ano letivo. O Literarte faz parte do calendário de atividades pedagógicas da Rede Municipal de Ensino. Durante o evento, que aconteceu na última quinta-feira (14), centenas de estudantes - desde a educação infantil ate jovens e adultos - apresentaram a comunidade o resultado de todo trabalhado artístico construído nas escolas.

Ainda durante a movimentação foi realizado a premiação das Olimpíadas de Língua Portuguesa 2019 entre as escolas públicas municipais e estaduais. Os estudantes classificados como finalistas na etapa escolar municipal foram homenageados pela administração. As escolas municipais vencedoras no concurso ganharam a Geladeira Literária, com diversos livros.

"Somos uma equipe forte e isso é o que nos motiva a seguir em frente sempre de mãos dadas buscando garantir os direitos de aprendizagens dos nossos estudantes. Lutamos, enfrentamos desafios, mas o grande resultado do Literarte sem dúvidas foi a consolidação das habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes e ainda, o fortalecimento do nosso compromisso de educadores em cada escola de Campo Redondo com o sucesso acadêmico e pessoal das nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos", contou Simone Cortez, secretária municipal de educação.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
18
Nov

banco-do-nordeste_logo

O Banco do Nordeste empossou, nesta quinta-feira, 14, a nova diretora de Ativos de Terceiros, Sandra dos Santos Souza Lisbôa. Funcionária do BNB há 19 anos, é bacharel e mestre em Engenharia Química, com MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria.

Sandra dos Santos Souza Lisbôa é conselheira suplente do Conselho Fiscal da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (Capef) e estava à frente da gerência do Ambiente de Mercado de Capitais. A nova diretora também já atuou como gerente do Ambiente de Assessoria a Comitês e Colegiados Estatutários.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
14
Nov

REUNIO-TORCIDANAVILA

Em busca de revitalizar a Vila de Todos, que foi recuperada e entregue a população neste mês, a Prefeitura de Santa Cruz vai realizar no próximo dia 23 de novembro a primeira edição do projeto Torcida na Vila.

Idealizado pelo prefeito Ivanildinho, o projeto visa levar para a Vila de Todos torcedores em momentos importantes do futebol brasileiro.

A primeira edição do projeto será no sábado (23) com a final da Libertadores da América, que terá o brasileiro Flamengo, time de maior torcida do Brasil, e que tem grande número de torcedores em Santa Cruz. O confronto é contra o argentino River Plate.

Na última terça-feira (12), o prefeito Ivanildinho se reuniu com assessores e representantes de torcidas organizadas do Flamengo em Santa Cruz e apresentou o projeto.

A prefeitura alugou um telão de Led de alta definição, de 15 m², para transmissão do jogo, um dos melhores do Rio Grande do Norte, além de fornecer o som. Os torcedores ficaram a cargo de disponibilizar atrações musicais e ornamentar o local para receber os torcedores.

O prefeito Ivanildinho enfatizou que o projeto é importante dentro do planejamento de revitalização da Vila de Todos, além de preparar um local especial para que todos os torcedores do Flamengo em Santa Cruz possam se reunir e assistir o jogo em busca do título, que é o mais importante da América do Sul.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
14
Nov

181eec13-f6ef-4eab-9440-42fa2016ac4b

O partido Democratas realizou nesta quarta-feira em Santa Cruz um seminário com foco na mulher na política.

O evento foi organizado pela ala feminina do partido, o Mulher Democratas, e lotou o auditório do Instituto Cônego Monte.

O seminário contou com três palestras técnicas, que abordaram temas importantes como redes sociais, prestação de contas e sempre enfatizando a Importância da participação feminina na política.

No encontro, várias personalidades políticas ligadas ao sistema governista, marcaram presença.

O Democratas é um dos partidos que dão base de apoio a gestão do prefeito Ivanildinho Ferreira.

Liderado no estado pelo ex-senador José Agripino, o Democratas tem ajudado bastante na busca de liberação de recursos para o município de Santa Cruz.

O Democratas ainda realizará esse seminário voltado para as mulheres em vários Municípios do interior do estado.

7022d236-4967-4f95-ab3c-abda4304844e

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
14
Nov

Tomba_fala_sobre_o_Proedi

O deputado estadual considerou como sendo "infeliz" a declaração do presidente da Caern, Roberto Sergio Ribeiro Linhares, que em entrevista ao programa radiofônico "Jornal 96", comandado pelo jornalista Diógenes Dantas, acusou a Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte de, "por questões políticas", passar 30 dias" para deliberar sobre o projeto que autorizava a Caern a realizar o pagamento de contrapartidas de convênios celebrados entre a União e o Estado. Tomba, que preside a Comissão, disse de que as críticas de Linhares são improcedentes e que o auxiliar do governo Fátima Bezerra (PT) "foi ingrato" com os parlamentares que compõem a Comissão de Finanças e Fiscalização.

Tomba Farias destacou, inclusive, que relatou o projeto de interesse do governo, em substituição ao deputado Galeno Torquato (PSD), com o objetivo de agilizar a tramitação da matéria. "O deputado Galeno Torquato estava viajando e eu fui procurado pelo deputado Francisco do PT, que me fez um apelo para eu tentar resolver a questão da relatoria. Eu peguei o telefone e solicitei a Galeno que eu fosse o Relator da matéria, Galeno concordou de imediato e então aprovamos o projeto", revela.

O parlamentar disse ainda que tanto ele, como a Assembleia Legislativa, têm contribuído com o governo no sentido de votar matérias que sejam de interesse do Rio Grande do Norte. Tomba acrescentou ainda que o dirigente da Caern não tem o direito de desgastar o Poder Legislativo junto à opinião pública. "Nós temos votado para ajudar ao governo em vários temas, como a PEC do Teto de Gastos, a unificação dos fundos do Detran, os fundos do IDEMA e o Fundo Estadual da Segurança Pública. Estamos agora aguardando a governadora enviar o projeto de reforma da previdência, assunto que aliás não teve o apoio de Fátima Bezerra no plano federal. Nós estamos aqui ajudando, pois queremos ver o Rio Grande do Norte crescer. Agora, não adianta querer jogar os problemas no colo da Assembleia Legislativa. Fica aqui o meu repúdio", assinalou.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)