Banner
28
Out

Grupo_Vida_fechou_programao_em_celebrao_ao_Dia_do_Idoso.Foto.Divulgao

Com uma extensa agenda comemorativa ao Dia do Idoso, ocorrido no dia 1 deste mês, desde as atividades que começaram com um café da manhã, seguido da primeira Amostra de Artesanato e por último neste sábado (26), coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o Grupo Vida esteve realizando um passeio na Praia de Tremembé, localizada no município de Icapuí, litoral do estado do Ceará.

No passeio considerado de um momento para relaxamento e diversão dos idosos, o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, Vice-prefeito Salomão Gomes, secretária de Saúde, a primeira-dama Girlene Ferreira, secretária de Assistência Social, Fátima Motta, secretário de Esportes, Ducivan Fernandes e uma equipe da secretaria Municipal de Assistência Social estiveram acompanhando o desenvolvimento da programação festiva.

A programação foi realizada no Hotel Casa do Mar, tendo banhos nas piscinas, passeio e com o acompanhamento de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, composta de um enfermeiro e um técnico, acompanhados em uma ambulância para caso necessitasse ser realizado atendimentos aos idosos.

"Os idosos do grupo Vida viveram um dia mais do que especial por vários motivos, desde eles poderem estar celebrando a vida, viverem mais e melhor, além deles terem visitado uma praia pela primeira vez", informou a Secretária de Assistência Social, Fátima Motta.

Para ela todo o desenvolvimento dessa programação, desde o café da manhã, a primeira Amostra de Artesanato e o passeio deste sábado com os idosos somente é possível graças à dedicação, empenho e o irrestrito apoio do Prefeito Haroldo Ferreira de quem todos que fazem parte do Grupo Vida são agradecidos.

"Sempre tive um apreço pelo trabalho desenvolvido do Grupo Vida e por saber que estamos podendo proporcionar uma vida melhor aos idosos do município de Felipe Guerra, partindo do princípio de que quando estamos ofertando não é somente um passeio, mas sim uma oportunidade para eles de terem esse contato mais próximo da natureza", afirmou o gestor felipense Haroldo Ferreira.

O trabalho tem sido recompensador por ambas as partes, desde os idosos e por parte do Governo Municipal de Felipe Guerra quando vem trazendo resultados significativos para melhor sua qualidade de vida e consequentemente tendo excelentes resultados trazendo impactos positivos para a autoestima dos idosos do município de Felipe Guerra que são assistidos pelo Grupo Vida.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
28
Out

Criana_auxiliada_por_instituio_de_apoio_1

Você ainda pode ajudar! Continua até o final deste mês a campanha Ação Infância e Vida promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) em parceria com o Banco do Brasil. A ação tem o intuito de mobilizar funcionários, clientes do BB e a sociedade em geral para apoiar as instituições que lutam pela visibilidade e, principalmente, pela cura do câncer infanto-juvenil em todo o País. A campanha se estende até o dia 31 de outubro, mas as doações também podem ser feitas após esse período.

A Ação Infância e Vida é considerada uma das mais importantes do Brasil para a divulgação de informações sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e a realização do diagnóstico. O objetivo desta ação é a arrecadação de recursos financeiros para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer, formado pelas 50 filiadas da Coniacc. Entre essas filiadas, no estado Rio Grande do Norte estão: CACC - Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva – Natal; AAPCMR – Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região e o GACC - Grupo de Apoio à Criança com Câncer do RN – Natal.

Na última edição, realizada em 2018, a campanha arrecadou mais de meio milhão de reais, distribuídos entre a Coniacc e as filiadas para projetos voltados à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes assistidos. Confira mais detalhes da Ação no site bb.com.br/infanciaevida. Você pode doar em reais, pontos Livelo, Dotz e Pontos pra Sua Empresa.

Para transferir qualquer valor, utilize a conta da Coniacc no BB:

Banco: 001

Agência: 2870-3

C/C: 33000-0

CNPJ: 10.807.169/0001-01

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
25
Out

 FOTO-PREFEITURA

A Prefeitura de Santa Cruz lançou dois decretos nesta quinta-feira (24). Um estabelecendo ponto facultativo na próxima segunda-feira (28), por ocasião do Dia do Servidor Público, e outro antecipando a feira livre para a próxima sexta-feira (01), em virtude do feriado nacional do "Dia de Finados" (02 de novembro).

O Decreto nº 1.831 decreta ponto facultativo, na próxima segunda-feira (28), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, exceto nos que trabalham com serviços essenciais.

Já o Decreto nº 1.830 antecipa a feira livre para sexta-feira (01), levando em consideração que o feriado nacional do "Dia de Finados" caiu esse ano num sábado, porém, esclarece que órgãos das administrações direta e indireta do Poder Executivo funcionarão, no dia 01 de novembro (sexta-feira), no seu horário de expediente normal.

Confira os decretos na íntegra no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
25
Out

5e44f8b7965a63d6e9ff6e4ea4e6ec3c

A Assembleia Legislativa teve audiência pública, nesta sexta-feira (25), para debater a intolerância religiosa. A deputada Isolda Dantas (PT) esteve à frente do debate. A audiência reuniu deputados, fiéis de religião Cristã e a maior parte do público oriundo das religiões descendentes da África.

"É uma obrigação nossa fazer essas repetições para quebrar preconceito", destacou Isolda Dantas. A parlamentar faz parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais.

O deputado estadual Francisco do PT que também faz parte da frente disse que não é de hoje que vivemos situações de intolerância. "Infelizmente nesses últimos tempos no Brasil a intolerância tem ganhado forças. Já chegamos ao absurdo de agressão física", relatou o parlamentar

Também membro da Frente Parlamentar, o deputado Souza (PHS), destacou a luta pela igualdade também na religião e afirmou que estará junto com os membros da frente para lutar pela Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas e a lei para que a UERN torne obrigatório o componente curricular Relações Étnico-raciais nas licenciaturas da instituição.

Na ocasião a liderança religiosa do Candomblé, o Sacerdote do ilê Axé Dajô Obá Ogadó de Extremoz, Babá Melqui de Xangô, falou de sua felicidade de estar na Casa Legislativa tendo a oportunidade de falar em nome do Candomblé. "Estamos hoje em um momento histórico, onde aqueles que aprovam as leis estão nos ouvindo. Isso se apresenta como a luz de um farol de solidariedade e luta. O Estado brasileiro se determina como laico, mas só no papel, porque a nossa religião não tem espaço. Não é respeitada. Diante da lei do nosso país somos todos iguais. O que esperamos é que vocês construam leis que defendam os povos de religiões africanas", disse Melqui.

O Sacerdote do Centro de Umbanda Maria Padilha das 7 encruzilhadas, Pai Magno de Xangô, destacou que ainda existe esperança, mesmo em meio a tanta "barbaridade" cometida pela intolerância. "Um momento como esse é um sinal de mudança. Eu acredito que nós vamos sentir o efeito dessa audiência. Eu acredito no Estado laico, nosso direito e faço um apelo para que os nossos direitos sejam cumpridos".

Mãe Lúcia de Naná, representante religiosa da Jurema, cobrou explicações para o tratamento desigual que sua religião sofre. "Ninguém exige que as igrejas coloquem acústico e as que colocam é porque tem dinheiro. Mas nós somos obrigados a para colocar tratamento acústico. Eu nunca vi a polícia batendo nas portas das demais igrejas. Por que só batem na porta dos terreiros?", questionou a Mãe Lúcia.

Emanuel Paiva, advogado Popular, que atua em trabalhos sobre intolerância religiosa contra religiões afro-ameríndias, falou das várias formas que o preconceito se manifesta para os membros das religiões. "Nós percebemos dentro das escolas, ambientes que apenas valorizam as religiões cristãs e que praticam a intolerância com as demais. Pesquisas já revelaram que em várias escolas não tinham alunos de religião africanas, claro que lá tem, mas estão mascarados por medo", disse.

Falando em nome da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a professora, Eliana Anselmo da Silva, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UERN, expôs ações que o núcleo vem realizando para a inclusão das religiões africanas. Uma delas é a realização de aulas de campo, visitas aos terreiros para os alunos conhecerem a religiosidade, assim como a realização de rituais dentro da universidade.

Dentre todos os questionamentos e as reivindicações para acabar com a intolerância religiosa, a carência educacional foi apontada o principal problema para se educar sobre todas as religiões. O professor Luiz Gomes da Silva Filho, da Universidade Federal Rural do Semiárido, e a representante do Fórum religioso do RN, Márcia Henrique Cirino Azevedo, destacaram a importância de professores formados e especializados nas religiões africanas para que atuem dentro do ambiente escolar. "Como professor eu estou aqui para falar que a escola é um dos lugares mais agressivos para a religião africana. Não informam, não contam nossa história e tem uma estrutura perversa para quem não segue seus padrões", disse Luiz Gomes.

A representante do governo do Estado, Maria Luiza Tonelli, justificou que as religiões africanas são as mais afetadas pela intolerância, graças ao racismo. "A intolerância existe com todas as religiões. Mas o racismo ainda é forte no nosso país e isso faz com que as religiões africanas sejam as mais afetadas. Sabemos da grande importância das leis. Mas precisamos, principalmente, mudar a sociedade, precisamos educar a sociedade", destacou Maria Tonelli, secretária-adjunta do Estado das mulheres, da juventude, da igualdade racial e dos direitos humanos.

Kezauyn Miranda Alquoc, integrante da base de pesquisa do núcleo de estudos e pesquisas em educação gênero e diversidade, falou que a intolerância também está presente na saúde. "Eu sou enfermeira e sei que não existe um cuidado com os conhecimentos populares. É preciso entendimento para não confundir o que não é saudável com o que é ritual, conceito de religião", relatou a enfermeira.

Por fim, Rogério Borges, da comissão de direitos humanos da OAB-RN, disse que diante do cenário atual, foi discutido e proposto para que se formasse um núcleo de combate a intolerância religiosa. "A partir desse núcleo estamos buscando o encontro com pessoas de várias religiões e abrindo espaço para todas", disse.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
25
Out

a9835f79-7004-48da-bac5-ca75ecb0ab69-750x515

O município de Ceará-Mirim, localizado na Região da Grande Natal, está acionando a Polícia Federal para abrir inquérito de investigação, no sentido de apurar as causas dos incêndios florestais que estão ocorrendo com frequência.

No final da tarde da quinta-feira, 24, Ceará-Mirim registrou mais um incêndio, o terceiro em menos de quinze dias, desta vez, às margens da BR-406, próximo ao Bairro Barretão, no sentido Natal/Taipu.

As chamas foram combatidas na sua totalidade por volta das 21h30, com a união dos agentes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Defesa Social (Defesa Civil), Guarda Municipal, Bombeiros Civis (Thiago Alves, Júnior Alves, Júnior Rufino, Aurélio Leão, Thiago Leandro, César Vilela, Dailton Fonseca e Miezia Amorim), e Bombeiros Militar, além de voluntários e carro-pipa cedido pela Prefeitura.

A medida foi tomada no início da semana pelo prefeito interino Ronaldo Venâncio, através dos órgãos ambientais do município, como forma de prevenção, e também para responsabilizar os responsáveis, no caso de crime ambiental.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rivaldo Fernandes, a decisão do prefeito Ronaldo Venâncio deve-se ao aumento do número de incêndios florestais no município, que tem gerado danos à fauna e à flora, além de outros impactos.

"Este período do ano é mais propício ao surgimento de focos de incêndio, por causa da baixa umidade relativa do ar e aumento da intensidade dos ventos, mas não podemos descartar as causas criminosas", pontua o secretário.

Com informações do Agora RN

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
25
Out

IVANILDINHO-ASSINATURA-001

O nome do prefeito de Santa Cruz, Ivanildinho Ferreira está sendo utilizado por uma quadrilha na tentativa de aplicar golpes em empresários da cidade.

Segundo relatos levados ao conhecimento do prefeito por diversos empresários, uma pessoa entrou em contato pelo WhatsApp com um perfil fake se passando por Ivanildinho, afirmando que estava precisando de uma ajuda financeira para determinada situação e que esse dinheiro precisa ser depositado urgentemente.

Em contato com o Blog, o gestor municipal de Santa Cruz alerta a todos que não caiam do golpe. Ela informa ainda que é importante todos ficarem atentos, pois está cada vez mais comum este tipo de golpe na praça, com diversas autoridades do estado sendo vítimas de prática similar.

O prefeito Ivanildinho informa ainda que os procedimentos jurídicos cabíveis serão tomados para que a situação seja investigada.

A seguir veja prints de conversas:

jocaprint

jocaprint1

Número utilizado no golpe é falso e não pertence ao prefeito Ivanildinho

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
24
Out

convite-sant

A Prefeitura de Santa Cruz, a Paróquia de Santa Rita de Cássia e o escritório regional do Sebrae, realizam nesta quinta-feira (24) a inauguração do Complexo Cultural Santá.

Fruto de uma consultoria para melhorar o trabalho dos artesãos do município, o complexo cultural nasce para suprir uma carência por espaços culturais da cidade, além de sediar a primeira loja conceitual de artesanato do Rio Grande do Norte, com artesãos santa-cruzenses.

A inauguração acontece a partir das 4h da tarde e aberta a população, que poderá conhecer o espaço que foi cuidadosamente preparado para acolher o complexo cultural.

O complexo surgiu através do projeto Lugares de Charme, desenvolvido pela design Cris Ribeiro, que foi contratada pela Prefeitura e Sebrae para desenvolver uma ação junto aos artesãos de Santa Cruz.

O projeto foi crescendo e a Paróquia cedeu o prédio onde funcionou a creche Pinguinho de Gente, em frente a Prefeitura de Santa Cruz, para sediar o complexo, que será mais um atrativo turístico para a cidade.

O Complexo Cultural Santá será mais um importante espaço para visitação de turistas, pois além da loja de artesanato a ideia é usar o espaço para realização de atividades culturais.

Está é a primeira etapa da inauguração do Complexo. Prefeitura de Santa Cruz e Paróquia de Santa Rita de Cássia preparam dois memoriais, um para contar a história da construção do Santuário e outro a vida de Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa, que estão em fase de montagem para em breve ficar a disposição dos visitantes do Complexo Cultural.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
24
Out

bc58687f15394d8ede666439fbc8421d

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quinta-feira (24) a imagem da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, como parte da programação da festa da padroeira da capital. A santa foi conduzida por servidores até o auditório Cortez Pereira, onde uma missa foi celebrada pelo padre Paulo Henrique, vigário Geral da Arquidiocese de Natal.

"Recebemos a imagem peregrina de Nossa Senhora da Apresentação com amor e devoção dentro da programação da Arquidiocese de Natal e convidamos a todos para que participem das celebrações que tem como temática a mensagem da misericórdia", exaltou o deputado estadual, Ubaldo Fernandes (PL), na ocasião representando todos os deputados.

A passagem da imagem de Nossa Senhora da Apresentação pela sede do Legislativo faz parte da tradicional peregrinação que antecede os festejos em torno da padroeira, oportunidade em que a imagem da santa percorre lares e instituições governamentais e não governamentais na capital potiguar.

A integrante da Comissão de Peregrinação da Arquidiocese, Gorete Holanda, explica que a visita da imagem é um momento preparatório para a festa da Padroeira. "A passagem da santa por esses locais tem a intenção de fazer o convite para a festa e transmitir a mensagem tema do evento, que esse ano é a misericórdia", afirma.

Participaram da missa os deputados estaduais Ubaldo Fernandes, Cristiane Dantas (SDD), Vivaldo Costa (PSD), José Dias (PSDB) e Francisco do PT, além de servidores da Assembleia Legislativa.

Os festejos para a festa de Nossa Senhora da Apresentação são realizados de 11 a 21 de novembro, com vasta programação religiosa e social na cidade. A festa da padroeira é promovida pela Arquidiocese de Natal e este ano tem como tema "Com Maria, iluminados na palavra e enviados em missão".

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
24
Out

ufrn_logo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema) articulam ações conjuntas para solucionar os problemas decorrentes do aparecimento de óleo nas praias do litoral potiguar. As possibilidades de parcerias foram discutidas entre o pró-reitor de Extensão da UFRN, Aldo Aloisio Dantas da Silva, e o diretor do Idema, Leonlene Aguiar, em reunião na última quarta-feira, 23, na sede do Idema.

Além de avaliar o fornecimento de equipamentos necessários para manejo do óleo, a UFRN convidará professores interessados em auxiliar na capacitação de aproximadamente mil voluntários cadastrados pelo Idema. O Instituto também solicitou a realização de laudos geológicos, geofísicos, químicos e de outras áreas do conhecimento que viabilizem ao máximo o conhecimento das informações sobre a composição do óleo e os seus impactos na fauna marinha.

Esse trabalho já foi iniciado no Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos (NUPPRAR/UFRN), que tem elaborado laudos de balneabilidade e análises do solo em alguns pontos definidos pelo Idema. "Como existe o consenso entre especialistas de que a contaminação vai continuar durante um bom período, o monitoramento será mantido pela equipe", afirma Aldo Dantas, ao acrescentar que o Laboratório de Geotecnologias Aplicadas e Modelagem Costeira e Oceânica (GNOMO/UFRN) também realiza trabalho em parceria com o Idema.

De acordo com o pró-reitor, as atividades favorecem o cumprimento do compromisso social da UFRN. "Uma das nossas atribuições é contribuir para a resolução dos problemas da sociedade de um modo geral, o que também inclui questões ambientais. A UFRN tem o dever de fazer o possível para mitigar e resolver as situações diversas que envolvem a população", esclarece.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
24
Out

proacsp-750x430

Dados pessoais de cerca de 28 mil candidatos que buscaram o apoio financeiro do Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, estão abertos na internet, expondo fotocópias de documentos como carteira de identidade e CPF, comprovante de endereço e telefone, além das propostas apresentadas desde 2015.

O ProAC é considerado um dos melhores mecanismos de incentivo à cultura no Brasil, implementa políticas públicas para ampliar o acesso aos bens culturais e promove o acesso a produções de pequeno porte. Residentes no estado de São Paulo há pelo menos dois anos que comprovem atuação na área cultural no mínimo pelo mesmo período podem se inscrever no site do programa para concorrer a verbas da Secretaria de Cultura, no ProAC Editais ou no ProAC ICMS, para captar fundos junto a empresas por meio de incentivo fiscal.

Os proponentes devem enviar os documentos e os projetos ao sistema, que salva os arquivos com um número identificador. Reside aí a falha. Cada candidato tem dois identificadores, nesse caso, uma ordem sequencial e previsível, que permite que o link de download seja reconhecido e os arquivos baixados da plataforma. Ou seja, mudando a sequência, é possível acessar os dados dos quase 30 mil inscritos. Embora tenha descoberto a falha no ProAC, o Congresso em Foco decidiu não publicar o link para evitar a exposição das informações privadas. Ao todo, são mais de 56 mil links ativos. Neles estão documentos pessoais e as íntegras das propostas.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)