Banner
22
Out

IACC_lana_aplicativo_Amigos_da_Cura_imagem_IACC

Quando o assunto é câncer infantojuvenil o diagnóstico precoce aparece como um grande aliado na cura. Diante da importância dessa conscientização a Campanha Ação Infância e Vida promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), em parceria com o Banco do Brasil, apoia diretamente ações realizadas por filiadas em todo país, alertando sobre a importância de identificar sinais do câncer infantojuvenil. Em todas as regiões do país as filiadas à Coniacc desenvolvem ações voltadas para bem estar das crianças assistidas assim como também contribuem para o fortalecimento do diagnóstico precoce.

O Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC), localizado em Barbalha no Ceará, está disponibilizando na Play Store e App Store, o aplicativo para diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil "Amigos da Cura". A novidade é uma ideia dos colaboradores do Instituto, que perceberam durante algumas capacitações a agentes de saúde a existência de dúvidas sobre informações corretas acerca do sintomas do câncer infantil. A ferramenta foi pensada para auxiliar estes profissionais da atenção básica. No APP são disponibilizadas vídeo aulas e fóruns para informar sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Serão contemplados 45 municípios do Ceará com a novidade. Segundo a gerente de marketing do IACC e uma das idealizadoras do "Amigos da Cura", Ana Carmem, "há uma expectativa de que pelo menos 80% dos profissionais da saúde façam uso dessa plataforma, e que posteriormente ela se torne uma política pública". Ela destacou ainda a importância da ferramenta para otimizar o atendimento e facilitar o tratamento precoce do câncer. Serão realizadas capacitações para uso do aplicativo em todos os 45 municípios, através de parceria com as secretarias municipais de saúde. O projeto é financiado com recursos do edital do projeto Ação Infância e Vida do Banco do Brasil em parceria com a CONIACC.

A Ação Infância e Vida é considerada uma das mais importantes do Brasil para a divulgação de informações sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e a realização do diagnóstico. O objetivo desta ação é a arrecadação de recursos financeiros para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer, formado pelas 50 instituições filiadas da Coniacc.

Na última edição, realizada em 2018, a campanha arrecadou mais de meio milhão de reais, distribuídos entre a Coniacc e as filiadas para projetos voltados à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes assistidos. Confira mais detalhes da Ação no site bb.com.br/infanciaevida. Para doações em reais você pode transferir qualquer valor utilizando a conta da Coniacc no BB:

Banco: 001

Agência: 2870-3

C/C: 33000-0

CNPJ: 10.807.169/0001-01

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
22
Out

Seleo_para_bolsas_de_estudo

Consideradas entre as melhores escolas da rede privada de ensino do Rio Grande do Norte, os colégios CEI Mirassol e o CEI Zona Sul abriram processo de matriculas para novos alunos, que podem concorrer, através de processo seletivo, a bolsas de estudos que contemplam descontos na mensalidade de até 50 por cento, concedidos para estudantes que se destacarem no exame para admissão no estabelecimento de ensino.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://www.estudecei.com.br/selecao2020/ até o dia 8 de Novembro e o processo seletivo para as bolsas de estudos é destinado para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º) e Ensino Médio. As provas acontecem no dia 9 de novembro às 9 horas, com duração de duas horas.

O processo de ingresso no CEI Mirassol e CEI Zona Sul também prevê, para dezembro, um período de adaptação destinado para alunos do ensino infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, iniciativa que oferece a oportunidade dos estudantes conhecerem o espaço físico e recursos da escola.

BOLSAS

A quantidade bolsas de estudos é limitada e o benefício será concedido de acordo com o aproveitamento do aluno na prova de seleção e a disponibilidade de vagas existente na escola.

A Seleção CEI é grátis e não prevê pagamento de qualquer tipo de taxa.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
21
Out

comissotecnica-seleao

A Seleção de Santa Cruz está com a comissão técnica montada para o time disputar o Super Matutão, competição organizada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, confirmou a participação da cidade na competição. A estreia é domingo, dia 27 de outubro, contra a Seleção de Currais Novos, no estádio Iberezão.

Os treinamentos foram iniciados está semana com atletas amadores da região Trairi, que vão representar Santa Cruz na competição.

O experiente treinador Wassil Mendes, que já comandou o time profissional do Santa Cruz, irá treinar a nossa seleção.

A comissão técnica é formada pelos seguintes profissionais:

Treinador: Wassil Mendes

Preparador físico: Franklin Henrique

Auxiliar preparação física: João Batista

Preparador de goleiros: Naldinho Bezerra

Auxiliar de preparador de goleiros: Agostinho Cunha

Massagista: Eusébio Pires

Coordenadores técnicos: Ivan Bezerra e José Carlos Azevedo

Supervisor: Walderi Silva

Coordenação geral: Jackson Jaedyson

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
21
Out

ONDAROSA-002

Santa Cruz teve, na noite desta quinta-feira (17), a primeira edição da Onda Rosa, evento alusivo ao Outubro Rosa e que foi idealizado por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro DNER.

A programação contou com caminhada saindo da UBS até o Clube Juvenal Pé de Copa, onde ocorreu verificação de pressão arterial, teste de HGT e teste rápido de HIV/Sífilis, além de aula de dança com o professor Bruno Maia e sorteio de brindes.

A Onda Rosa foi mais uma ação de conscientização da população para importância da prevenção do câncer de mama, o que mais acomete mulheres no Mundo.

ONDAROSA-003

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
21
Out

78ec4119b2395de7534d7f7a31fa2623

Preocupada com o alto índice de acidentes envolvendo motociclistas, a deputada Isolda Dantas (PT) está solicitando ao governo estadual, através do Detran, a realização de campanhas educativas para a utilização do capacete nas cidades do interior do Estado. A parlamentar inclusive já promoveu audiência pública em Mossoró para debater o problema.

"Durante a audiência, foi deliberado pelos participantes a necessidade de realização de uma grande campanha de conscientização para o uso de capacetes direcionada ao interior, especialmente nos municípios menores. Devido a questões culturais, os moradores das pequenas cidades, por anos, aboliram o uso do capacete ao conduzir motocicletas", afirmou Isolda.

A deputada afirmou que a falta do hábito é tão arraigada, que o fato de alguém usar capacete causa, não raro, causa grande estranheza na população das cidades pequenas. "Isso tem contribuído significativamente para ocorrências de acidentes fatais em várias pequenas cidades, dispensando o condutor do equipamento de segurança mais importante de quem conduz motocicleta, estando completamente exposto a lesões fatais ou que deixem sequelas permanentes", preocupa-se a deputada.

Isolda citou que a grande ocorrência de acidentes tende a aumentar os atendimentos de traumas nos hospitais regionais, como o Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró. "O número de fatalidades ou graves ferimentos tem causa concreta com a situação da saúde, sendo necessário investir em saúde preventiva para diminuir a chance de acidentes acontecerem, por isso a importância da campanha", justificou Isolda Dantas.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
21
Out

Petro_Anast-1-1024x512

Manchas de óleo em corais e sedimentos marinhos foram encontradas nos parrachos de Pirangi do Sul, litoral leste do Rio Grande do Norte, durante trabalho de campo realizado pelo grupo do Laboratório de Geologia e Geofísica Marítima e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que esteve no local na última quarta-feira, 16. A avaliação aconteceu em no ambiente recifal e suas adjacências estendendo-se cinco quilômetros costa afora entre o estuário do Rio Pium e o mar, onde foram coletadas 30 amostras de sedimentos do fundo marinho para estudos posteriores, que servirão para diagnosticar os impactos causados nas condições ambientais que suportam a vida marinha.

A presença de óleo foi identificada em corais a três metros de profundidade. "Esse é um alerta importante, pois aparentemente o óleo não está mais apenas na superfície. É necessário um estudo mais detalhado para verificar se o produto está em profundidades e dimensões maiores", destaca a coordenadora do laboratório, Helenice Vital, ao adicionar que as preocupações dos órgãos ambientais devem ser concentradas também na região marinha e não apenas na linha de costa do Nordeste, de onde já foram recolhidas quase 200 toneladas de resíduos de óleo, segundo a Petrobras.

Sobre o óleo encontrado nos corais, ainda não é possível afirmar que seja o mesmo da costa, pois sua procedência ainda deve ser verificada por análises químicas, como a refletância de vitrinita. No entanto, segundo os pesquisadores, a presença do material é recente, visto que não foi identificado em amostras coletadas há menos de um ano pela mesma equipe. O trabalho de campo da última quarta-feira foi conduzido pela pesquisadora visitante do Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica (PPGG/UFRN) Patrícia Eichler, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Juntamente com alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica (PPGG/UFRN), a docente observou in loco que também apareceram manchas escuras nos sedimentos – material de areia, lama e fragmentos de organismos vivos localizados na superfície do fundo do mar. A presença do óleo foi observada tanto na camada superficial como interna, situação que pode impedir trocas gasosas e provocar alterações no pH essencial para a vida dos seus habitantes da superfície, chamada de epifauna, e do interior do sedimento, a infauna. Entre eles estão os foraminíferos, microrganismos utilizados para prospecção de petróleo e como parâmetro de avaliação dos impactos ambientais, cuja mortalidade provoca um desequilíbrio geral na vida marinha.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
21
Out

Retroescavadeira_realizando_trabalho_para_escavao_de_novo_local_para_colocao_de_canos_da_Adutora_de_Mulungu.Foto_2

Teve início na manhã deste sábado (19), através de uma equipe de força tarefa de funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e com a ajuda de pessoas da comunidade, a recuperação da Adutora de Mulungu, localizada na zona rural do município de Felipe Guerra.

De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, Suelliton de Brito, "O problema dos canos terem sido queimados foi por causa de um fogo na chapada do Apodi e atingindo grande parte dos canos da adutora de Mulungu.

Ainda de acordo com as informações dele, a equipe montada da força tarefa que esteve trabalhando de manhã até o período da tarde deste sábado (19) para a remoção dos canos queimados.

Depois da retirada dos canos queimados uma equipe com uma retroescavadeira está trabalhando na escavação de um novo canal para a colocação de novos canos na Adutora de Mulungu.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Suelliton de Brito informou que todo o trabalho está sendo acompanhado de perto pelo o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira e que o gestor felipense tem se colocado à inteira disposição para que o problema que ocorreu seja resolvido o mais breve possível.

A normalização na distribuição de água pela Adutora de Mulungu deverá acontecer ainda dentro de poucos dias.

A adutora de Mulungu tem aproximadamente uns cinco quilômetros de extensão e o consumo da água nela atende toda a comunidade do Mulungu e adjacências.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
18
Out

LANAMENTO-SELO-001

Prefeitura de Santa Cruz, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista reuniram, nesta quarta-feira (16), representantes do comércio local para adesão da classe à campanha #EuSeleciono, de coleta seletiva em Santa Cruz.

No encontro, os empresários conheceram a campanha e como cada um deles pode ajudar, selecionando o lixo e entregando aos catadores de resíduos recicláveis para que a coleta seja feita dentro dos padrões estabelecidos pela gestão municipal.

Os empresários se mostraram bastante receptivos a campanha e se comprometeram em ajudar na coleta seletiva de Santa Cruz.

A reunião também serviu para apresentar aos comerciantes o selo #EuSeleciono, que será destinado a cada empresa que ajudará na coleta seletiva do município.

As empresas que estiverem destinando o lixo reciclável aos catadores, receberão o selo para que fique visível para a população que aquele estabelecimento é parceiro do projeto.

O prefeito Ivanildinho avaliou positivamente o encontro e afirmou que o comércio será um dos grandes parceiros do município na campanha de coleta seletiva, pois diariamente produz lixo reciclável em grande quantidade.

Até o final do mês, as empresas que já estiverem selecionando o lixo para a coleta seletiva do município começarão a receber o selo, que identificará a parceria para a campanha #EuSeleciono em Santa Cruz.

LANAMENTO-SELO-002

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
18
Out

CICLISTAS-CAMPOREDONDO-OUTUBRO

A prefeitura de Campo Redondo abraça o Outubro Rosa, campanha de prevenção ao Câncer de Mama. Uma programação envolvendo vários setores da cidade foi realizada na noite desta quarta-feira (16). Através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Grupo de Ciclistas Mulheres no Pedal ao Vento, aconteceu o I Passeio Ciclístico em apoio a campanha que mobiliza municípios de todo Brasil.

A ação teve como intuito promover a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce contra o câncer. Os ciclistas se concentraram na rotatória do sítio Ramal e percorreram as principais ruas da cidade. O encerramento ocorreu no centro de pastoral Maria Hercília da Costa, onde foi proferida uma palestra pelas equipes da ESF e NASF. O movimento contou ainda com a participação da vice-prefeita Silvânia Karla, da Secretaria de Assistência social Karmen Marília, presidente da Câmara Victor Souza e da Vereadora Aracleide, além de ciclistas da cidade de Santa Cruz.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
18
Out

Atletas_convocados_para_Seleo_de_Karat

Dez atletas alunos do CEI Zona Sul, foram convocados a integrarem a Seleção Brasileira de Karatê, no Panamericano, que acontecerá no México, nos dias 25 e 26 de Outubro.

O convite surgiu após o destaque na participação do Campeonato Brasileiro realizado no mês de julho em João Pessoa. Os atletas, Cauan Augusto, Dante Fernandes, Luiz Vinícius, Heitor Dias, Luiz Felipe, Tomás Sena, Caio Gomes, Pedro Harry, Maria Eduarda e Betina de Medeiros, obtiveram excelentes resultados o que resultou na convocação para Seleção Brasileira.

Durante a competição eles estarão distribuídos nas categorias:

Kata individual e kumitê até 7 anos masculino - (Caio Gomes)

Kata e kumitê 8 e 9 anos masculino e feminino – (Pedro Harry e Maria Eduarda Lacava)

Kata e kumitê 10 e 11 anos masculino e feminino – (Heitor Dias, Luiz Vinícius, Tomás Sena e Betina de Medeiros)

Kata e kumitê 12 e 13 anos masculino – (Luiz Felipe Lins, Dante Fernandes)

Kata e kumitê 14 e 15 anos masculino – (Cauan Augusto)

Os atletas são treinados duas vezes por semana pela professora de karatê e também integrante da comissão técnica da seleção do RN de karatê-dô, Cynthia Cinara que afirma ter ficado imensamente feliz pois visualiza que os resultados de todo o trabalho realizado na escola em parceria e incentivo dos pais está surtindo um efeito altamente positivo.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)