Banner
27
May

acidente_prefeitura-maioUm acidente no Centro de Santa Cruz envolvendo um veículo tipo Montana, de placas ignoradas, e uma moto Honda Biz, deixou duas pessoas feridas, sendo uma delas com várias fraturas nos seus membros inferiores.

De acordo com informações de pesoas que presenciaram o acidente, a Montana seguia na Rua Ferreira Chaves, quando no cruzamento com a rua Manoel Cícero de Lima, na esquina do Banco do Nordeste, colidiu com a moto Honda Biz, que estava ocupada por um casal. Populares afirmaram ainda que o motorista da Montana invadiu o cruzamento e bateu na moto.

O motorista do carro se evadiu do local e o casal ficou no local ferido. A mulher com ferimentos na cabeça, sem especificação da gravidade, e o homem com fraturas graves em suas pernas. Nenhuma das vítimas foram identificadas até o momento.

O SAMU prestou os primeiros socorros aos acidentados e ambos foram encaminhadas ao Hospital Regional Aluízio Bezerra, em Santa Cruz.

nova_aliana

Comentários (0)
27
May

A Prefeitura de Santa Cruz divulgou agora a pouco o resultado final do processo seletivo para os programas da saúde NASF e CAPS AD. O Blog do Édipo Natan teve acesso em primeira mão as listas.

Confira os aprovados:

NASF

processoseletivo_resultadofinal-sc1

CAPS AD

processoseletivo_resultadofinal-sc2

processoseletivo_resultadofinal-sc3

Office Informática

Comentários (0)
27
May

FERNANDA-MINISTRIO-TURISMOmaioDepois de ouvir do Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que a conclusão do Teleférico é uma das prioridades da pasta para o RN, a Prefeita Fernanda Costa aproveitou sua estadia em Brasília/DF, onde se encontra desde esta terça-feira (26) participando da Marcha dos Prefeitos, para tratar também da construção do equipamento público.

Fernanda Costa se reuniu com a Chefe de Gabinete do Ministério do Turismo, Ana Paula Magalhães, e tratou sobre os próximos passos que precisarão ser dados para a efetivação das próximas etapas da obra. Com o sinal verde dado pelo Ministro Henrique Alves, a expectativa é que a construção do Teleférico siga seu curso normal e as etapas de construção contemplem os prazos estabelecidos pela construtora.

A construção do Teleférico de Santa Cruz encontra-se na primeira etapa, a edificação do terminal de partida dos bondinhos ao lado da Igreja Matriz.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
27
May

destaque_seguranca_informaticaO Campus de Educação a Distância realiza nos dias 28 e 29 de maio, às 14h, aulas de abertura das turmas 2015.1 dos Cursos Técnicos Subsequentes de Segurança do Trabalho e Informática para Internet dos Polos e-Tec de Macau, São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Santa Cruz.

Segundo Roberto Douglas, coordenador da e-Tec no Instituto, os momentos serão realizados através de Videoconferência com os polos que ofertarão os cursos.

Por isso, atenção alunos ingressantes dos municípios para as datas: Dia 28 de maio, acontece a aula inaugural das turmas do curso de Informática para Internet dos Polos de Macau e São Gonçalo. E, no dia 29 de maio, é a vez da abertura das turmas do curso de Segurança do Trabalho dos Polos de São Gonçalo, Mossoró e Santa Cruz.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
27
May

FOTO20TOMBA20FARIAS20CRDITO-EDUARDO20MAIAEm pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) alertou que a seca poderá comprometer os resultados de um dos vetores da economia do estado, que é a avicultura. O município de Santa Cruz é o maior produtor de frangos do Rio Grande do Norte, mas essa produção poderá ser afetada com o fim da água dos poços que abastecem os aviários.

"Os aviários são abastecidos por poços tubulares. Os poços estão secando e vai faltar água. Isso acontecendo irá aumentar os custos, gerar a diminuição da produção e das ofertas de emprego", enfatiza.

O parlamentar solicitou ao presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, que seja realizada uma reunião supra partidária com a bancada federal, para que esta se mobilize para cobrar do governo federal soluções para os problemas que a estiagem acarretou em municípios como Currais Novos, Acari, Pau dos Ferros, João Dias, entre outros do Grande do Norte.

Tomba Farias destacou ainda que a falta d´água deve ser tratada como prioridade pelos governos estadual e federal, a exemplo do que acontece com outras áreas como a segurança pública e a saúde. "Santa Cruz sabe o que sofreu quando teve que ser abastecida por carros-pipa na enchente de 1981, devido ao açude ter ficado totalmente destruído. Temos que formar urgentemente uma frente de acompanhamento de ações de combate à seca ", disse.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
27
May

FERNANDA-MARCHA-01A Prefeita Fernanda Costa, acompanhada da Chefe de Gabinete de Santa Cruz, Marcela Ravena, encontra-se em Brasília/DF participando da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento foi iniciado nesta terça-feira (26) e se encerra nesta quinta-feira (28).

Organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Marcha reúne, só do Rio Grande do Norte, cerca de 140 prefeitos.

A Marcha busca apresentar as reivindicações para conter a grave crise financeira que prejudica os municípios e consequentemente suas populações. Um dos principais pontos reivindicados pelos gestores é a melhor distribuição dos recursos entre os três entes federativos, além da reforma política, complementação pela União dos pisos salariais, valores mínimos aplicados à saúde, redistribuição dos royalties, entre outros.

Além de participar de todas as atividades previstas na programação da Marcha durante o dia, a Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, também participou na noite desta terça-feira (26) da reunião com a bancada federal potiguar, na Câmara dos Deputados, onde também se discutiu a crise financeira e as possibilidades para resolvê-la, além da seca que atinge o Estado.

FERNANDA-MARCHA-05

banner_carloschagas

Comentários (0)
27
May

rafaelmotta_prefeitosfndeO deputado federal Rafael Motta, vice-líder do PROS na Câmara dos Deputados, esteve na noite desta terça-feira (26), acompanhado de 11 prefeitos do Rio Grande do Norte, reunido com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar.

Durante a reunião, os gestores potiguares apresentaram ao presidente do FNDE os pleitos em relação à liberação de recursos para a construção de creches e escolas nos municípios do RN.

O deputado Rafael Motta ressaltou a importância do encontro no FNDE. "Conseguimos reunir os prefeitos do Estado para que cada um apresentasse as suas demandas ao presidente do FNDE. A nossa missão aqui em Brasília é buscar recursos para que a população possa ter benefícios no setor educacional", afirmou o parlamentar.

O presidente do FNDE afirmou aos prefeitos que irá liberar os recursos para as cidades do RN, e que inclusive já existem valores empenhados para o pagamento das obras de creches e escolas. Além disso, Idilvan Alencar anunciou para agosto deste ano o início do cadastro para a edificação de novas unidades escolares.

Compareceram a reunião os seguintes prefeitos:

Conceição de Maria - Caiçara do Rio do Vento;

Alessandru Alves - Campo Redondo;

Fátima Marinho – Canguaretama;

Francisco da Costa - Coronel João Pessoa;

Haroldo Ferreira - Felipe Guerra;

Esdras Farias – Jaçanã;

Lígia Félix – Janduís;

José Roberto de Souza (Beto de Izaias) – Jundiá;

Dra. Fernanda Costa - Santa Cruz;

Sione Ferreira - São José de Campestre;

Maria Aparecida Cavalcante - Ruy Barbosa.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
27
May

CONFERENCIA-ASSISTENCIA-01Com o Tema "Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente", a Prefeitura de Santa Cruz promoveu nesta terça-feira (26), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), a 5° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes de Santa Cruz.

A Conferência teve a finalidade de propiciar a mobilização para uma reflexão em âmbito municipal dos princípios constitucionais sobre direitos das crianças e dos adolescentes. Após serem realizadas as chamadas conferências livres, que buscou ouvir crianças e adolescentes nas diversas instituições de ensino de Santa Cruz, representantes da sociedade civil, bem como de entidades ligadas à assistência social, educação, saúde, dentre outras, estiveram participando da conferência e debatendo os vários aspectos relacionados ao tema.

Para a jovem Mayra Jayne, o encontro faz com que os jovens percebam que é detentor de direitos e deveres. "Este encontro está sendo maravilhoso. Nós adolescentes estamos percebendo o quanto de direitos nós temos, assim como deveres. Estamos aqui adquirindo conhecimento e devemos ser multiplicadores dessas informações", afirmou Mayra.

A programação se deu com credenciamento, abertura oficial, apresentação cultural com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), leitura de Regimento, palestra e apresentação do relatório das conferências livres, assim como a distribuição dos grupos para discussão por eixos. Após o almoço, houve também apresentação das propostas na plenária.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
27
May

Começa às 19 horas desta quarta-feira, 27, o Seminário Regional "Nordeste 60 anos depois – mudanças e permanências", na Escola de Governo Cardeal Eugênio Sales, no Centro Administrativo, em Natal. O evento é organizado pela Arquidiocese de Natal, pelo Observatório Social do Nordeste (OBSERNE) e Faculdade Dom Heitor Sales (FAHS). A solenidade de abertura contará com a presença do Arcebispo de Natal e presidente do OBSERNE, Dom Jaime Vieira Rocha; do Ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger; do vice governador do Estado, Fábio Dantas; Dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, da CNBB; Dom José Luiz Ferreira, bispo de Pesqueira (PE) e referencial para as pastorais sociais do Regional Nordeste 2, da CNBB, entre outras autoridades. Ainda na noite desta quarta-feira, serão lançados quatro livros: "Reedição dos Anais do primeiro e do segundo Encontro de Bispos do Nordeste", "Obra Autobiográfica de Celso Furtado", e "Anos de formação (1938 – 1948)".

A primeira conferência do evento será realizada às 9 horas, da quinta-feira, abordará o tema central do Seminário, e terá como expositora a economista e professora da UFPE, Tânia Bacelar. A programação segue até sexta-feira, 29, com várias conferências, que debaterão questões sociais relacionadas à Região Nordeste.

Mais de 400 pessoas, entre representantes da Igreja Católica, de movimentos sociais, de organizações governamentais e não governamentais, e de universidades do Nordeste, se inscreveram para participar do Seminário.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
27
May

FOTO-LABORATORIO-PROTESE-DENTARIA-01Uma ação importante realizada pela Prefeitura de Santa Cruz já beneficiou dezenas de pessoas do município. Trata-se da distribuição de próteses dentárias de forma gratuita para pessoas de baixa renda.

O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, é realizado através do Laboratório Municipal de Prótese Dentária, instalado no bairro do Paraíso. Os pacientes são encaminhados pelos dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS's). O processo funciona da seguinte maneira: identificada a necessidade de uso da prótese, a pessoa se dirige ao laboratório para fazer o molde e os testes antes da entrega da prótese finalizada. O processo leva em média 20 dias.

O objetivo da Prefeitura de Santa Cruz é beneficiar aproximadamente 50 pessoas todo mês e atender a toda a demanda existente no município de pessoas que precisam utilizar prótese dentária, mas não têm condições de adquiri-las.

Para a dona de casa Luciene Paulo dos Santos, de 42 anos e residente na Rua Cleto Antunes, a prótese trará melhorias para a sua vida. "Estou muito satisfeita. Essa prótese melhora a nossa aparência e ajuda na mastigação dos alimentos", disse Luciene.

Office Informática

Comentários (0)
27
May

walter_lutaprefeitosPelo segundo dia consecutivo, o deputado federal Walter Alves, vice-líder da bancada do PMDB na Câmara, recebeu, em Brasília, prefeitos do Rio Grande do Norte, que participam da Marcha dos Prefeitos. No encontro desta terça-feira (25), o parlamentar reafirmou o compromisso de lutar por melhorias para os municípios

De acordo com Walter, vários municípios enfrentam dificuldades financeiras e precisam de mudanças no pacto federativo, bem como agilidade na liberação de emendas e apoio em projetos. Por isso, a importância dos representantes potiguares na Câmara dos Deputados.

"Hoje reafirmamos o apoio aos municípios potiguares durante as reuniões que tivemos com os prefeitos. Lutar por melhorias para os nossos municípios é um pleito que pauta o nosso mandato. Em Brasília, vamos continuar trabalhando para atendê-los o mais rápido possível", garantiu.

Participaram dos encontros desta terça, prefeitos Roberto Germano (Caicó), Celina Câmara (Santa Maria), José Roberto (Jundiá), Brenno Queiroga (Olho D'Água do Borges), Lardjane Ciríaco (Santana do Matos) e Fábio Bezerra (Serra do Mel).

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
26
May

PR-CONFERNCIA-SADEA Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, deu início às Pré-Conferências de Saúde. A primeira aconteceu na última terça-feira (19) na Unidade Básica de Saúde (UBS I) do bairro Paraíso. Já nesta terça-feira (26), o encontro acontece na UBS do bairro DNER.

As Pré-Conferências de Saúde servem de preparação para Conferência Municipal de Saúde de Santa Cruz. Além de ouvir os anseios da população, através desses encontros nas UBS é que são escolhidos os delegados para a Conferência Municipal, que está programada para o período de 17 a 19 de junho.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
26
May

rafaelmotta_plenariodiscursopapelO deputado federal Rafael Motta, vice-líder do PROS na Câmara dos Deputados, promove em Brasília na manhã desta terça-feira (26), um café da manhã para recepcionar os prefeitos do Rio Grande que irão participar esta semana da Marcha dos Prefeitos.

O evento é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios e ocorrerá entre os dias 26 e 28 de maio, no Centro de Internacional de Convenções de Brasília.

Office Informática

Comentários (0)
26
May

angelapaiva-reitoraA posse da reitora Angela Maria Paiva Cruz na manhã dessa terça-feira, 26, na Sala de Atos do Ministério da Educação (MEC) em Brasília, marca o início do décimo quinto reitorado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Junto com ela, o professor José Daniel Diniz Melo, eleito vice-reitor, vai conduzir a gestão 2015-2019.

A comunidade universitária confiou aos dois a responsabilidade de conduzir por mais quatro anos, o destino da maior e mais antiga instituição pública de ensino superior do Rio Grande do Norte. Entre os compromissos da gestão 2015-2019 consta transformar a instituição em "uma universidade de excelência", conforme o diálogo mantido com docentes, técnicos e alunos durante a campanha para a Reitoria, em 2014.

Para tanto, Angela Paiva e Daniel Diniz devem avançar nas metas institucionais, que giram, no atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em torno dos seguintes pilares: Expansão acadêmica com qualidade; Universidade Cidadã; Ciência, Tecnologia, Inovação e desenvolvimento estratégico; Meio ambiente e qualidade de vida; Modernização da gestão e Gestão de pessoas.

Fundada em 25 de junho de 1958, a UFRN funciona no Campus Central, em Natal, e mais quatro campi no interior: em Caicó e Currais Novos, na Região Seridó, em Santa Cruz, na Região Trairi, e em Macaíba, Região Metropolitana da Grande Natal.

banner_carloschagas

Comentários (0)
26
May

Vinte e um países unidos no combate à corrupção. Esse é o objetivo da campanha #CORRUPÇÃONÃO, realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos (Aiamp). A ação visa ampliar o debate sobre o combate à corrupção, além de conscientizar as pessoas sobre o papel do Ministério Público no enfrentamento a este tipo de crime.

A campanha #CORRUPÇÃONÃO tem foco na internet e visa atingir, principalmente, jovens de 16 a 33 anos. A ideia é explorar as redes sociais com o uso das hashtags #CORRUPÇÃONÃO e #CORRUPCIÓNNO. A escolha do público-alvo levou em conta o potencial mobilizador da rede e da indignação dos jovens em torno do assunto.

Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pesquisas recentes da Transparência Internacional apontam que os jovens são os mais incomodados com a corrupção. "Eles também são os mais dispostos a encarar as mudanças culturais necessárias ao enfrentamento da corrupção", explicou. Ele ressaltou, ainda, que esta é uma oportunidade para reforçar o papel do Ministério Público brasileiro no combate à corrupção nas esferas cível, criminal e, ainda, na recuperação de ativos.

O lançamento da campanha, que terá versões em português e espanhol, será feito em todos os países participantes. Para o sucesso e o alcance do público durante os dois meses de duração, foram criadas diferentes estratégias de engajamento. "Nosso objetivo é atrair o público para, junto ao MPF, dizer 'não' à corrupção", reforçou a procuradora da República Anna Carolina Resende, do Centro de Comunicação Integrada (CCI).

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
26
May

governo_sindsaudereuniaoO Governo do Estado reuniu-se nesta segunda-feira, 25, com representantes do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN), oportunidade que foi apresentada a pauta de reivindicações da categoria com 16 itens. Após avaliação do governo, nova reunião deverá acontecer no dia 3 de junho, no Gabinete Civil.

Na lista apresentada pelo sindicato, constavam reivindicações como: reunificação das tabelas salariais; implementação de uma tabela de qualificações; extensão da gratificação geográfica e unificação dos salários por tempo de serviço, entre outros itens.

O Secretário da Administração e dos Recursos Humanos do RN, Gustavo Nogueira, explicou a difícil situação financeira que o Estado enfrenta e os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, mas comprometeu-se em analisar as reivindicações da categoria.

jailsonsantos-banner

Comentários (0)
25
May

ifrn-fachada-centralO campus de Santa Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está oferecendo uma vaga de estágio para estudantes que cursam administração.

A seleção terá inscrições abertas amanhã e seguem até o dia 3 de junho. As outras etapas da seleção são a análise curricular no dia 5 de junho, entrevista com os candidatos inscritos no dia 10 e resultado final no dia 12 de junho.

Alunos que estão a partir do terceiro período já podem se inscrever na seleção. A carga horária é de 30 horas semanais e a bolsa será de R$ 520,00 mais auxílio transporte de R$ 132,00, com contrato de seis meses podendo ser renovado até dois anos.

Mais informações no portal do IFRN, onde encontra-se o edital: www.ifrn.edu.br/santacruz.

banner_carloschagas

Comentários (0)
25
May

showzelezim_senhasOs ingressos para o show de Zé Lezin em Santa Cruz começaram a ser vendidos hoje.

Os interessados em ir ao show do humorista mais badalado do Nordeste podem se dirigir a loja Online e adquirir o seu ingresso ao preço de R$ 20,00, em seu primeiro lote, que é limitado.

O show será realiza no dia 11 de junho, na quadra esportiva do Instituto Cônego Monte, no Centro de Santa Cruz.

banner_carloschagas

Comentários (0)
25
May

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 começam nesta segunda-feira (25). A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que elas comecem a partir das 10h no site do Inep.

O exame será realizado em 24 e 25 de outubro.

O link para inscrições é o seguinte: http://enem.inep.gov.br/

Office Informática

Comentários (0)
25
May

rafaelmotta_bibliotecapocobrancoO deputado federal Rafael Motta, vice-líder do PROS na Câmara dos Deputados, participou na noite desta sábado (23) da inauguração da Praça Digital, no município de Poço Branco. O local disponibiliza acesso a internet wifi gratuito e é considerado um importante instrumento de inclusão social.

"A Praça vai permitir aos moradores de Poço Branco acesso a internet para fazer trabalhos acadêmicos, pesquisas, estudar, tirar documentos e certidões e, claro, se conectar nas redes sociais. Será um importante instrumento de inclusão social, diminuindo distâncias", afirmou Rafael Motta, ao lado dos vereadores Edinho e Rodrigo Lucas.

Além de Poço Branco, Rafael Motta participou na noite sábado também da tradicional festa de Dia das Mães de Extremoz, organizada pelo vereador Fábio Vicente. Além da Rafael Motta, estiveram presentes também o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) e o presidente da Câmara Municipal de Extremoz, Joas.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
25
May

O serviço meteorológico australiano já emitiu o alerta: o fenômeno "El Niño" está de volta. Registrado pela última vez há cinco anos, ele interfere nas características climáticas de várias regiões do planeta, especialmente no Sudeste Asiático e na América Latina. Os efeitos são variados, podendo ir de chuva à seca, de acordo com a região. Ele pode, também, fazer com que uma estação do ano fique mais quente do que o normal.

O "El Niño" é uma anomalia climática do Pacífico Sul: em intervalos regulares, as variações normais do tempo sofrem alterações. O fenômeno ocorre entre a costa oeste da América Latina e o Sudeste Asiático, mas seus efeitos podem ser sentidos em todo o mundo. Várias vezes, ele levou a desastres naturais.

Normalmente, águas quentes superficiais fluem, a partir da América Latina, em direção ao oriente. Enquanto águas geladas viajam no sentido contrário, nas profundezas do oceano. Nos anos em que o "El Niño" foi registrado, essas correntes ficaram mais fracas e, algumas vezes, chegaram a mudar de direção.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
23
May

VISITA-HENRIQUE-03Nesta sexta-feira (22), dia de Santa Rita de Cássia, a Prefeita Fernanda Costa, acompanhada do seu esposo, o Deputado Tomba Farias, e de alguns auxiliares, ouviu do Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, uma excelente notícia. Na ocasião em que esteve em Santa Cruz para participar do encerramento da Festa de Santa Rita de Cássia, Henrique Alves aproveitou também o momento para visitar o canteiro da obra do Teleférico e assegurou que a construção do equipamento, que deverá consolidar de vez Santa Cruz como um dos principais destinos turísticos do Brasil, será uma das prioridades da sua pasta.

Foi Henrique Alves, então Deputado Federal, que há três anos conseguiu articular a vinda à Santa Cruz do então Ministro do Turismo, Gastão Vieira, que ficou encantado com a estrutura turística já existente no município e autorizou na época o inicio da obra. De volta à capital do Trairi, agora na condição de Ministro, Henrique justificou a presença do Teleférico de Santa Cruz na lista de prioridades dizendo: "Essa obra vai atrair religiosos do Brasil inteiro, vai ser uma fonte de renda para o município".

O Ministro Henrique Alves afirmou que uma das principais bandeiras da sua gestão no Turismo será a interiorização da atividade, ressaltando as várias vertentes do turismo, inclusive a religiosa praticada em Santa Cruz.

Nesta sexta-feira (22) outra boa noticia também foi confirmada pela Prefeita Fernanda Costa. Trata-se da Licença de Instalação (LI) emitida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). O documento autoriza o início da implantação do empreendimento, de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes.

A obra do Teleférico encontra-se na sua primeira etapa e os serviços concentram-se no local ao lado da Matriz de Santa Rita de Cássia.

VISITA-HENRIQUE-04

nova_aliana

Comentários (0)
23
May

CENTRAL-TURISTAS-01Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, realizou durante da festa da padroeira a Central de Boas-Vindas ao Turista. A ação, que este ano contou com participação de Escoteiros e guias de turismo capacitados nos cursos do Pronatec, funcionou no estacionamento de ônibus no Santuário de Santa Rita, no último domingo (17) e nesta sexta-feira (22), último dia da programação da festa da padroeira de Santa Cruz.

A ação objetivou orientar os turistas sobre horários das missas, sobre o complexo turístico e serviços disponibilizados no Santuário, como os locais dos banheiros, atendimentos de saúde e pontos de taxi, além da distribuir panfletos com informações da cidade.

A Central de Boas-Vindas ao Turista aconteceu nos dois dias, das 6h às 12h e contou com a apresentação cultural do Trio Arapuá.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
23
May

22-DE-MAIO-01A Prefeitura de Santa Cruz mobilizou nesta sexta-feira (22), dia de encerramento da Festa de Santa Rita de Cássia 2015, profissionais das Secretarias de Turismo, Saúde e Transportes e Obras Públicas para acolher os devotos de Santa Rita que vieram para a cidade participar do encerramento da festa da padroeira do município, principalmente, da procissão com a imagem da Santa pelas ruas da cidade.

Milhares de pessoas participaram dos festejos em homenagem à "Santa das Causas Impossíveis", entretanto, para que tudo ocorresse de forma tranquila a Prefeitura disponibilizou de vários serviços, como os já oferecidos no último domingo (17): equipes de saúde em pontos estratégicos, orientação aos turistas, limpeza e isolamento de ruas.

Os serviços que a Prefeitura ofereceu contribuíram para garantir a tranquilidade no dia mais aguardado na programação da Festa de Santa Rita de Cássia e que reúne a maior quantidade de devotos em vários locais da cidade.

banner_eletronicawalmir

Comentários (0)
23
May

Estao_Teleferico_Alto_de_Santa_Rita02O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), emitiu hoje a licença de instalação do teleférico da cidade de Santa Cruz, na região do Trairi. O documento que libera a construção do equipamento foi assinado hoje à tarde pelo diretor do órgão, Rondinelle Oliveira.

"No dia de Santa Rita de Cássia, estamos emitindo uma licença importante para toda a região do Trairi", destacou Rondinelle. O governador Robinson Faria afirmou que o teleférico agregará mais valor ao complexo turístico da cidade, valorizando o turismo religioso e regional. "O teleférico Santa Cruz irá fortalecer o turismo, o comércio e gerar emprego e renda para a região".

O teleférico levará, através de bondinhos, os visitantes ao Alto de Santa Rita, onde se localiza o complexo turístico religioso de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. A estátua da santa é considerada a maior imagem católica do planeta e o complexo recebe aproximadamente 540 mil pessoas por ano. Com a instalação, esse número deverá aumentar e incrementar ainda mais a economia do município e da região do Trairi.

O projeto prevê um teleférico com 830 metros de extensão, sete torres de sustentação e retenção e será composto por duas estações, Estação Motriz – no Alto de Santa Rita – e Estação Retorno – na Igreja Matriz. Santa Cruz será uma das poucas cidades do país a ter um teleférico, o que deverá projetar o destino nacionalmente. A obra está orçada em R$ 14.432.588,73.

A licença emitida hoje pelo IDEMA foi solicitada pela Prefeitura de Santa Cruz e tem o prazo de validade de 4 anos.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
23
May

festasantarita2015-procissaofimUm verdadeiro mar de gente se formou neste ano na procissão de Santa Rita de Cássia. Segundo estimativas da organização, entre 60 e 70 mil pessoas participaram do evento religioso.

Durante toda a sexta-feira, a movimentação em Santa Cruz foi intensa. Ônibus de diversas partes do estado, e estados vizinhos, estiveram na cidade para acompanhar as celebrações. À tarde, no grande momento do dia, a procissão da padroeira, todos se reuniram para acompanhar a imagem da santa das causas impossíveis.

Gente que mostrou sua fé na intercessão da santa, que testemunhou milagres em sua vida e que veio agradecer por contar com a proteção de Santa Rita, que pede bênçãos ao senhor Jesus Cristo para suas vidas.

Agora, com o final da festa este ano, a Paróquia já começa a pensar nos próximos festejos. E tem que pensar com carinho, pois o dia de Santa Rita em 2016 será em um domingo, o que deve aumentar ainda mais a participação popular.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
23
May

HENRIQUE_VISTA_CANTEIRO_DE_OBRA_DO_TELEFRICO_02O ministro do Turismo, Henrique Alves, foi recebido na tarde dessa sexta-feira em Santa Cruz, onde participou da procissão de Santa Rita de Cássia, ao lado do anfitrião, deputado estadual Tomba Farias e de sua esposa, a prefeita Fernanda Costa. Alves acompanhou o trajeto, dividindo o espaço com romeiros e fiéis vindos de várias regiões do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros. Calcula-se que mais de 70 mil pessoas foram as ruas de Santa Cruz, caracterizando a presente procissão como uma das maiores alí já realizadas. A ex-governadora e vice-prefeita de Natal, Wilma Farias, e o ex-deputado Claúdio Porpino, também estiveram presentes na procissão de Santa Rita de Cássia, que encerra as comemorações alusivas a padroeira da cidade.

Antes de participar da procissão, Henrique Alves fez uma visita ao canteiro de obras, onde está sendo construido o teleférico de Santa Cruz. Na ocasião, o Ministro reafirmou o seu empenho em viabilizar a iniciativa e declarou que o teleférico, depois de concluido, terá repercussão não apenas no Rio Grande do Norte, mas no Brasil inteiro.

Alves relembrou que há três anos ele trouxe a Santa Cruz o então ministro do Turismo, Gastão Vieira, a quem pediu para . fazer o teleférico. "Quis o destino que três anos depois quem está aqui não é mais ele, mas sou eu, como Ministro do Turismo, para, se Deus quiser, concluir essa obra abençoada e entregá-la ao povo de Santa Cruz", ressaltou.

henrique_procissao2015-1

henrique_procissao2015-2

nova_aliana

Comentários (0)
23
May

robinsonfalhouO governador Robinson Faria levou falta na primeira procissão de Santa Rita de Cássia após assumir o principal cargo público do nosso estado.

Figura carimbada nas procissões dos últimos anos, enquanto estava no período de pré-campanha, Robinson levou falta na primeira procissão deste ano.

Aquela venha máxima que sempre funciona, passou a eleição, o interesse pela "fé" sempre diminui. Depois de eleito, Robinson ainda não cumpriu agenda oficial na capital do Trairi.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
23
May

wilma_procissao2015-1Em recuperação de recente cirurgia no esôfago, a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, fez questão de ir ao encerramento da Festa da Padroeira Enviado do meu iPhone

Devota da Santa das Causas Impossíveis, a ex-governadora revelou que sempre recorre à Rita de Cássia em orações e não podia deixar de agradecer a bênção da cura.

"Além disso, presenciar, ano a ano, essa grande demonstração de fé desses milhares de fiéis do Rio Grande do Norte, Nordeste e todo o Brasil, só aumentam minha devoção e renovam minha esperança por dias cada vez melhores pro nosso povo".

wilma_procissao2015-2

wilma_procissao2015-3

wilma_procissao2015-43

Office Informática

Comentários (0)
23
May

O Projeto Art Photo Club Intercontinental - apc15 – está realizando pela primeira vez no Rio Grande do Norte sua exposição fotográfica internacional fora da capital potiguar. O evento acontece simultaneamente na festa de Santa Rita, na cidade de Santa Cruz.

Desta vez, a exposição fotográfica faz uma homenagem à padroeira da cidade em que sedia a exposição. "As fotografias expostas mostram por outros ângulos as imagens de Santa Rita de Cassia ", detalhou o curador da apc15, Alain Geugaf.

Uma outra novidade para esta edição é que todo o material vendido terá os lucros doados à paróquia. "O apc15 também tem seu lado social, já que toda renda será em prol da paróquia", explica o curador da apc15, Alain Geugaf.

A mostra pode ser vista pelo público até ontem no Pátio da Matriz das, mas também na Panificadora Seridó das 19h às 22h até o dia 31 de maio. A entrada é gratuita!

banner_carloschagas

Comentários (0)