Banner
09
Dec

urna-eletronica-maoAs zonas eleitorais que tem sede em Santa Cruz, a 16ª e a 68º zonas, marcaram para a próxima terça-feira, dia 13, a diplomação dos eleitos no pleito do último mês de últimos.

Com todas as contas de campanha julgadas, os candidatos eleitos receberão o diploma da Justiça Eleitoral, sendo este o último ato antes da posse dos candidatos eleitos, que acontece em primeiro de janeiro de 2017.

A cerimonia de entrega dos diplomas acontecerá no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a partir das 9:30h. Todos os eleitos devem estar presentes para receber o diploma e cumprir mais uma etapa do calendário eleitoral.

O ato em diplomar os eleitos se dá após o termino do julgamento das prestações de contas dos candidatos. Mesmo se as prestações forem desaprovadas, o eleito recebe o diploma, mas deverá sofrer um processo eleitoral para verificação das irregularidades.

Os candidatos eleitos que serão diplomados próxima terça-feira são os seguintes:

Santa Cruz: a prefeita reeleita Fernanda Costa Bezerra, o vice-prefeito eleito Ivanildo Ferreira Lima e os vereadores Paulo César Morais, Ana Fabricia, Raimundo Fernandes, Gean Azevedo, João Victor Ferreira, Tarcisio Reinaldo, Thiago Fonseca, Monik Melo e Mário Farias.

São Bento do Trairi: o prefeito eleito Keka Araújo, vice-prefeito eleito Kleber Dantas e os vereadores Josa de Maura, Adriano Silva, Vanderlei, Chagas de Camelo, Juju, Jonas do Sindicato, Jailson Silva, Eduardo Professor, Micaela de Caroca.

Japi: prefeito eleito Jodoval Pontes, o vice-prefeito eleito Ivanilson Medeiros e os vereadores Eduardo Pinheiro, Patrício da Barra, Zome de Cristino, Ebenézio, George Justino, Pedro Neto, Carliene, Pedro Paulo e Valéria Pontes.

Campo Redondo: prefeito eleito Alessandru Alves, vice-prefeita eleita Silvânia Karla e os vereadores Nayara, Jadna, professora Aracleide, Victor Souza, Luiz Antônio, Carlinhos Lucena, João Quebrado, João de Petronilo e Valter Anominondas.

Lajes Pintadas: prefeita eleita Antônia Furtado (Preta), vice-prefeito eleito Rodolfo Rhatzemberg e os vereadores Ernesto Luiz, Lincoln Gomes, Franklin Palhares, Arnaldinho, Marcia de Mariano, Olavo Neto, Djanira, Deca de Louro e João Marcos.

Jaçanã: prefeito eleito Oton Mário Costa, vice-prefeita eleita Josiane Silva e os vereadores Neguinho de Chicó, Riane, Gelzo, Francisquinho, Rodela, Gel Abdias, Antônio Justino, Donezete e Naldo do Maracujá.

Coronel Ezequiel: prefeito eleito Claudio Macedo (Boba), vice-prefeita eleita Irma Costa e os vereadores Adailson Oliveira (Rolinha), Valdicleide, Jadson, Zé Marques, Zezinho Galdino, Kênia, Marinaldo, Ozeni e Alanny.

banner_carloschagas

Comentários (0)
09
Dec

FOTO-SEDE-PREFEITURAMesmo com sucessivas quedas na arrecadação, a Prefeitura de Santa Cruz mantém os salários de seus servidores em dia e confirmou para a próxima segunda-feira (12) o pagamento do décimo terceiro para os que fazem parte do quadro efetivo e que aniversariam no mês de dezembro, além de todos os comissionados da administração pública municipal. Também receberão o abono os profissionais que são ligados aos programas do Governo Federal.

A gestão da Prefeita Fernanda Costa vem efetuando o pagamento deste beneficio de forma escalonada. Desde o início do ano o décimo terceiro salário é pago aos servidos efetivos aniversariantes do mês. Desta forma, o impacto da folha extra para os cofres públicos municipais é minimizado.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
09
Dec
treinodobem
Comentários (0)
09
Dec

SANTURIO-SANTARITA-comgenteA Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com o escritório local do Sebrae e a Paróquia de Santa Rita de Cássia, realiza na próxima terça-feira (13) o seminário "A integração do Turismo Religioso e Sustentável com a Pastoral do Turismo". O evento tem entrada gratuita e acontecerá no auditório do Instituto Cônego Monte, a partir das 18 horas.

O seminário terá em sua programação três palestras com temas voltados à atividade turística e qualquer pessoa poderá participar, tanto as que já trabalham com o turismo quanto as interessadas se inserir em algum segmento relacionado ao turismo.

Programação

18h00 - Abertura: Prefeitura Municipal de Santa Cruz, SEBRAE, Paróquia de Santa Rita de Cássia

18h30 - Palestra:  ''Compreendendo melhor o Turismo Religioso no Brasil e no Mundo'' | Amadeu Castanho – São Paulo/SP (Jornalista brasileiro especializado em Turismo Religioso, editor da revista Viagens da Fé)

19h30 - Palestra: ''O EMPREENDEDORISMO QUE TRANSFORMA PESSOAS E COMUNIDADES - Case de sucesso'' | Luciana Balbino - Areia/PB - (Historiadora, membro da Academia Areiense de Letras, empresária, condutora de turismo e líder comunitária. Vencedora do Prêmio Margarida Alves, do Prêmio Mulher que faz acontecer em Areia e da Comenda Horácio de Almeida)

20h30 - Intervalo –  Exposição do Artesanato

20h45 - Palestra: ''A formação da PASTUR, seu funcionamento e a sua importância no Turismo Religioso'' | Padre Manoel de Oliveira Filho – Salvador /BA (Pároco da Arquidiocese de São Salvador da Bahia onde é coordenador da Pastoral do Turismo Arquidiocesana. Desde 2014 é coordenador nacional da Pastoral do Turismo junto a CNBB)

22h00 - Encerramento – Apresentação Cultural

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
09
Dec

Rafael_Motta_okokokokokokokokokokEx-prefeito de Natal e ex-deputado, o jornalista Djalma Maranhão teve seu nome proposto pelo deputado federal Rafael Motta (PSB) para integrar o "Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, na Praça dos Três Poderes. A homenagem ocorre por meio do Projeto de Lei 6578/2016, apresentado na última semana na Câmara dos Deputados.

Grande defensor do desenvolvimento da educação, Djalma Maranhão teve sua trajetória marcada pela campanha "De Pé no Chão Também se Aprende a Ler", que o fez ser considerado, por muitos, o melhor prefeito da história de Natal. Djalma Maranhão foi também deputado estadual e federal e foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

"Djalma Maranhão elegeu a educação como uma de suas principais bandeiras. Quando a população de Natal não passava dos 160 mil habitantes, Djalma Maranhão alfabetizou 25 mil crianças. Essa homenagem faz jus ao seu empenho pela educação potiguar", disse Rafael Motta.

supercopia_ok

Comentários (0)
09
Dec

Natal_da_Meninada_Demis_Roussos_4O governador Robinson Faria visitou na manhã desta quinta-feira (08) a Cidade da Criança, um dos locais onde será realizada a programação do "Natal da Meninada – Uma Cidade Encantada". A programação cultural com mais de 130 atrações será promovida pela Fundação José Augusto (FJA) entre os dias 9 de dezembro a 6 de janeiro de 2017. Ao lado da diretora-geral da FJA, Isaura Rosado, o governador conheceu a decoração do espaço e destacou a importância do evento para a cidade.

"Montamos uma programação inédita para a família celebrar as comemorações de final de ano na capital. Ao mesmo tempo em que fortalecemos a cultura local, movimentamos a economia e o turismo, já que os visitantes terão um atrativo a mais para conhecer na cidade. É uma nova opção de lazer para os moradores e turistas comemorarem as festividades natalinas", enfatizou Robinson.

As celebrações serão realizadas em diversos equipamentos culturais geridos pela FJA, como a Pinacoteca do Estado, Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP) e na Cidade da Criança, que abrigará a maior parte das atividades. Na programação, estão incluídas apresentações musicais e de artes cênicas, cortejos do Papai Noel, além de projeções mapeadas sobre a história da Cidade do Natal.

"A programação tem muitas opções com apresentações da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, Orquestra Sinfônica do RN, grupos infantis, apresentação de bandas filarmônicas do interior do Estado e diversas outras atrações", enumerou Isaura.

Comentários (0)
09
Dec

Rogrio_na_Comisso_do_Esporte_Alex_Ferreira__Cmara_dos_DeputadosO relator da comissão especial que analisa a reformulação da legislação do esporte, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), apresentou seu anteprojeto nesta semana. O texto tem 133 artigos e foi apresentado depois de mais de um ano de debates, audiências públicas e reuniões com ligas de futebol da Europa (Inglaterra e Alemanha).

Além de alterações na Lei Pelé (9.615/98) e no Estatuto do Torcedor (10.671/03), o anteprojeto estabelece normas gerais sobre relações trabalhistas, regime de tributação e formação de atletas, entre outros pontos. O texto propõe ainda uma alternativa de figura jurídica para as entidades desportivas ampliarem o caráter de clube-empresa.

"Nós estamos permitindo aqui uma terceira figura jurídica. Já existe a figura jurídica da Sociedade Empresária e da Sociedade sem Fins Lucrativos e passaria a ter a Sociedade Anônima (de Futebol - Safut), inclusive com a abertura de capital em bolsas de valores", explicou Rogério Marinho.

O relator sugeriu também um regime especial de tributação, partindo do princípio de que o "futebol é atividade econômica de grande potencial lucrativo, sendo necessária a tributação dos ganhos". No entanto, Marinho ressaltou que essa cobrança deve ser feita de forma diferenciada, considerando as especificidades do esporte.

banner_carloschagas

Comentários (0)
09
Dec

O Laboratório de Neurodinâmica do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu financiamento para pesquisas sobre o zika vírus. Os recursos foram disponibilizados por meio do edital público do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com o chefe do laboratório, Richardson Leão, a pesquisa, que tem como objetivo investigar o efeito do zika vírus no cérebro adulto, contará com cinco cientistas e há a previsão de conclusão entre dois e quatro anos.

Ainda segundo o docente, a verba captada é de R$ 500 mil e será empregada na compra de reagentes químicos e no recrutamento de pesquisadores.

supercopia_ok

Comentários (0)
08
Dec

ananbezerraO Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) realiza até sexta-feira, 09 de dezembro, a I Semana Científica do HUAB. Além de divulgar os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos residentes da instituição, o evento  oferece um espaço para reflexão e debate crítico sobre os temas propostos, sendo um marco nos avanços das pesquisas desenvolvidas pela unidade.

A abertura foi realizada com a presença da Superintendente professora Cláudia Rubim e da Gerente de Ensino e Pesquisa e Drª Simone Pedrosa, que ressaltaram a importância do incentivo às pesquisas no âmbito dos hospitais universitários, particularmente no HUAB.

O médico Álvaro Campos Maciel, professor do departamento de fisioterapia da UFRN, que trabalhou como Diretor Acadêmico do hospital anteriormente, ministrou a Conferência de Abertura, enfatizando os desafios dos jovens pesquisadores no Brasil.

O encerramento se dará com uma mesa-redonda intitulada Uma ponte entre a residência e a carreira científica, será proferida por três ex-residentes da instituição.

Comentários (0)
08
Dec

sebrae_palestrafredO escritório de Santa Cruz do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realiza hoje um evento com duas palestras voltadas para os empreendedores do Trairi.

Com expectativa da grande público, serão ministradas as palestras "Varejo Consciente – A alma dos negócios de sucesso", que tem como palestrante um dos mais renomados nomes do SEBRAE no país, Fred Alecrim. A outra palestra é "Marketing e Mídias Sociais", que será ministrada por Ann Cyntia.

Para participar do evento, os interessados já podem se inscrever no SEBRAE. A taxa de inscrição custa apenas R$ 10,00 e caso o empreendedor queira participar da palestra e adquirir o livro de Fred Alecrim, o valor fica em R$ 30,00. O evento acontecerá no auditório do IFRN Santa Cruz.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
08
Dec

festivalancora2016-proQuer uma boa dica para viajar e ainda aproveitar um lindo festival de audiovisual? Prepare a pipoca e reserve o seu lugar. A terceira edição do Festival ANCORÁ – Curta Ambiental Nordeste Cerro Corá tem início a partir desta quinta-feira (08) e segue até o dia 10 de dezembro no município de Cerro Corá. Este ano, o Festival se inspirou na Campanha da Fraternidade 2017 e vai trabalhar sob a temática "Biomas Brasileiros". Todo o acesso ao evento é gratuito e será realizado no Cine Canário, com premiação na Praça Central.

Durante o Festival, o público acompanha duas mostras competitivas, sendo elas: a Mostra de Curtas Ambientais do Brasil, compostas de filmes produzidos em qualquer lugar do país; e a Mostra de Curtas Ambientais Estudantil de Cerro Corá, composta por filmes produzidos por estudantes cerro-coraenses. Os ganhadores das Mostras recebem a premiação em dinheiro.

O III ANCORÁ traz também debates entre organizadores, profissionais da área e espectadores, incluindo crianças, estudantes e adultos, além da Mostra Cine Rural que leva cinema e entretenimento à população. O Festival é um projeto da CASU Filmes e ONG Navima. Nesta edição conta com o patrocínio da Força Eólica do Brasil, que é uma Joint Venture da Neoenergia com a Iberdrola e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cerro Corá, do Sebrae/RN, da Pousada Colina dos Flamboyants e da Água Mineral Santa Clara.

banner_carloschagas

Comentários (0)
07
Dec

treinodobemA APAE de Santa Cruz realiza na próxima sexta-feira o Treino do Bem. O evento serve para arrecadar recursos para a consturção da sede da associação.

Como principal atração do treino, a santacruzense mais famosa, ex-BBB Maria Cláudia (Cacau), estará presente na ação. Todas as academias da cidade estão unidas para ajudar a APAE e disponibilizarão personal trainers para ajudar os participantes a praticar exercícios físicos. A entrada está sendo vendida nas academias de Snata Cruz ou no local da ação.

O evento acontecerá no Insittuto Cônego Monte, sexta, a partir das 18h. A entreada custa apenas R$ 5,00. Existe uma camiseta sendo comercializada ao preço de R$ 25,00 para as pessoas ajudarem na consturção da sede da associação, que é referência em Santa Cruz.

supercopia_ok

Comentários (0)
07
Dec

natan_leucemiaO jovem Nathan Rocha da Silva, que estava com leucemia e que o Blog divulgou na tarde de ontem uma campanha de doação de sangue, faleceu na noite de ontem em Natal.

Seu corpo está sendo velado na UNIPLAN. A partir das 16h acontecerá uma missa de corpo presente no Instituto Cônego Monte e em seguida sepultamento para o cemitério Pe. Manoel Gadelha. O jovem tinha apenas 17 anos e há algumas semanas lutava contra a doença.

supercopia_ok

Comentários (0)
07
Dec

haleluiasantacruzO comunidade Shalom de Santa Cruz realiza o Halleluya Quero Mais. O evento acontecerá sábado e domingo sempre começando as 8hrs da manhã no Colégio IESC.

Halleluya Quero Mais é um reencontro do festival Halleluya, onde todos que participaram e também aqueles que não puderam ir para o halleluya se encontram para ter uma experiência profunda com o amor, com a alegria, experiência esta que ja mudou a vida de muitos jovens e adultos. O Quero Mais será como um retiro aberto de dois dias onde os participantes poderão dormir em suas casas.

supercopia_ok

Comentários (0)
07
Dec

O Governo do Estado vai implantar o Geoparque da região Seridó que abrange os municípios de Parelhas, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Lagoa Nova e Acari. O parque terá a finalidade de preservar e valorizar o patrimônio geológico e proporcionar benefícios econômicos aos moradores locais através da criação de emprego, renda, serviços de valor agregado, produtos, suprimentos e conservação.

A região Seridó possui um dos mais importantes patrimônios geológicos do Nordeste, com rica geodiversidade, paisagens exuberantes, áreas de serras e vales, registros da presença do homem e de animais pré-históricos, além de valores culturais consolidados, o que assegura alto potencial turístico.

Para a implantação do Geoparque do Seridó, o governador Robinson Faria assinou decreto que está publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (06). O decreto institui um Grupo de Trabalho composto por representantes da secretaria de Estado do Turismo, da Emprotur, do Idema, da PGE, da FJA, da Fapern e da Uern, por membros da Prefeituras e Câmaras municipais, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da UFRN, da Femurn, do Serviço Geológico do Brasil, da Agência de Desenvolvimento do Seridó (ADESE), entidades do terceiro setor e das comunidades.

supercopia_ok

Comentários (0)
06
Dec

IMG-20161206-WA0096O cantor baiano Netinho esteve na manhã de hoje em Santa Cruz.

Ele veio pagar uma promessa no Santuário de Santa Rita de Cássia. Netinho se recupera de grave problema de saúde e credita a intercessão de Santa Rita como uma das responsáveis por sua recuperação.

Além de visitar o Santuário, o cantor deu uma entrevista exclusiva a Rádio Santa Cruz AM.

Ele foi recepcionado pelo reitor do Santuário, Pe. Vicente Fernandes e as secretárias municipais Marcela Ravena, de Gabinete Civil, e Marcela Pessoa, de Turismo. Ainda acompanhou Netinho na visita o santacruzense e ex-deputado, Cláudio Porpino.

IMG-20161206-WA0095

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
06
Dec

Tomba.JPG-parlamentoO Projeto de Lei 119/16, de autoria do deputado Tomba Farias (PSB), que isenta do pagamento de multas e juros dos tributos estaduais pelos servidores público do Estado foi um dos destaques entre as 15 matérias analisadas e votadas hoje na reunião da Comissão de Justiça e Redação (CCJ) realizada na manhã desta terça-feira (6). A iniciativa, aprovada por unanimidade, vai beneficiar os servidores da administração estadual que estiverem com seus rendimentos em atraso.

"Esse é um projeto de cunho social muito importante para os servidores do Estado, principalmente no momento de crise econômico-financeira. O Projeto autoriza o Poder Executivo a isentar de multa os servidores que estão com o pagamento dos tributos em atraso", afirmou o relator da matéria, deputado Albert Dickson (PROS).

Em sua justificativa, o deputado Tomba Faria escreveu que "o atraso do pagamento dos servidores estaduais já entra no terceiro mês consecutivo sem que o Governo repasse a correção monetária aos servidores, também prevista na Constituição Estadual, quando não efetuado o pagamento no último dia do mês trabalhado".  A matéria segue agora para a Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho e posteriormente ao plenário da Assembleia Legislativa para votação final.

ESTRADAS

Tomba Farias também solicitou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER) o início das obras da operação tapa-buracos na região do Trairi. O parlamentar destacou que a mesma solicitação foi feita há mais de um ano, mas os serviços não foram iniciados.

"O Governo do Estado prometeu, mas as obras ainda não começaram. Faço um apelo para que se iniciem os serviços não apenas da RN 023, que liga o município de Santa Cruz a Lajes Pintadas, mas de toda a região do Trairi", disse o deputado.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
06
Dec

IMG-20161206-WA0066O Jovem Nathan Rocha da Silva, 17 Anos, diagnosticado com leucemia, precisa de doação de sangue de qualquer tipo com urgência. Natural de Santa Cruz, ele está internado na UTI do Hospital do Coração em Natal.

As doações podem ser feitas no HEMOVIDA, que fica localizado próximo ao Hospital Onofre Lopes, na Avenida Nilo Peçanha, 199, Petrópolis, continuação da Avenida Prudente de Morais.

Comentários (0)
06
Dec

adutora_monsenhor_expeditoOs problemas no abastecimento de água em Santa Cruz continuam. A informação foi confirmada pela direção técnica do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) do município.

De acordo com a autarquia municipal, dois graves motivos tem feito o abastecimento acontecer de forma mais demorada em cada setor da cidade: constantes paradas ao longo da Adutora Monsenhor Expedito e menor quantidade de água enviada pela CAERN nos últimos meses.

Nas últimas semanas, o SAAE tem notado que, praticamente, todos os dias têm acontecido interrupções no fornecimento de água para Santa Cruz. Sem a água chegar de forma satisfatória, o abastecimento tem sofrido interrupções, demorando a abastecer cada setor.

De acordo com o diretor técnico do SAAE, Irimar Vasco, as constantes paradas tem prejudicado Santa Cruz. "Quase todos os dias, a adutora tem parado de bombear água para Santa Cruz por cerca de duas a três horas. Isso faz com que se demore mais para abastecer cada setor, pois quando estamos em um bairro abastecendo e para de chegar água, as casas abastecidas começam a secar mais rapidamente e quando a água volta, começa do início do setor o abastecimento, fazendo com que as partes altas tenham demoras de até 20 dias serem abastecidas", ressaltou o diretor técnico.

Ainda segundo Irimar Vasco, outro grave problema tem sido a diminuição na quantidade de água enviada para Santa Cruz. "Estamos no período mais quente do ano, quando as pessoas consomem mais. E exatamente neste período, a CAERN tem enviado menos água para Santa Cruz. Se compararmos novembro a outubro, foram menos 20 milhões de litros de água enviados, dificultando nossas manobras de abastecimento", destacou Irimar Vasco.

Para tentar minimizar estes problemas, o gestor do SAAE Santa Cruz, Ângelo Giuseppe, esteve em audiência nesta segunda-feira (05) com o deputado estadual Tomba Farias, mostrando a realidade do abastecimento de água da cidade. O legislador se comprometeu em ir a CAERN para cobrar que a água seja enviada regularmente para Santa Cruz, minimizando os problemas enfrentados pela população.

banner_carloschagas

Comentários (0)
06
Dec

cantorgospelcrRevelado no Programa de TV do apresentador Raul Gil, o cantor gospel Robinson Monteiro estará se apresentando na cidade de Campo Redondo, no Trairi. Sucesso no Brasil no ano de 2001, ficou conhecido como "Anjo", chegando a vender mais de um milhão de cópias do seu álbum. Robinson estará se apresentado em praça pública nesta terça-feira (6).

A apresentação acontecerá a partir das 19 horas, numa Noite de Louvor, na Feira Livre, com entrada franca. Robinson Monteiro estará lançando seu mais novo trabalho o álbum "É só Crer" que é apontado pela crítica como um dos grandes destaques dentre os lançamentos do Gospel no Brasil.

Comentários (0)
06
Dec

Coletiva_Deicor_Demis_Roussos_6O governador Robinson Faria afirmou nesta segunda-feira (05) que as forças policiais do Estado vão continuar combatendo o crime e defendendo o cidadão. "Não vamos nos intimidar, estamos realizando operações exitosas em atuações conjuntas da Polícia Civil, da Polícia Militar e com o apoio da Força Nacional", declarou o chefe do executivo em entrevista coletiva concedida no auditório da Escola de Governo em Natal.

Acompanhado do secretário adjunto de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Raimundo Florêncio, do delegado geral da Polícia Civil, Clayton Pinho, do delegado adjunto da Polícia Civil, Correia Júnior e do comandante da Força Nacional no RN, major Armando Vale, o governador reforçou a necessidade de massificar a divulgação do telefone 181 para que a população denuncie pessoas e instalações suspeitas de prática de crime. O número atende no horário das 06h às 0h e o cidadão não precisa se identificar e tem a garantia de sigilo absoluto.

"O nosso Governo não aceita intimidações. Vamos continuar realizando as operações policiais com o objetivo de proteger a população e o cidadão do nosso Estado", reforçou Robinson.

Comentários (0)
06
Dec

festivalcerroCom inspiração na Campanha da Fraternidade de 2017, a terceira edição do Festival ANCORÁ - Curta Ambiental Nordeste Cerro Corá 2016 traz este ano a temática "Biomas Brasileiros", de 08 a 10 de dezembro, no município de Cerro Corá.

O Festival conta com duas mostras competitivas: Mostra de Curtas Ambientais  do Brasil, compostas de filmes produzidos em qualquer lugar do país; e a Mostra de Curtas Ambientais Estudantil de Cerro Corá, composta por filmes produzidos por estudantes cerro-coraenses. Além da realização de debates entre organizadores, profissionais da área e espectadores, incluindo crianças, estudantes e adultos; e da Mostra Cine Rural, que leva cinema e entretenimento à população e vai acontecer no dia 08 de dezembro, na quadra de esportes do Assentamento Santa Clara II, a partir das 17h30.

Os interessados em exibir seus audiovisuais, com no máximo 1 minuto, devem realizar a inscrição até amanhã (6), pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  seguido do link do vídeo postado no YouTube e, no assunto, conter o título do filme. O arquivo também pode ser encaminhado através de Wetransfer, Dropbox ou afins, contudo, não será aceito DVD's. A premiação é em dinheiro. Leia regulamento completo: https://drive.google.com/.../0B_vfid-b3oXeWEtTZWlXbGFJVzQ/view

O III ANCORÁ é um Projeto da CASU Filmes e ONG Navima. Nesta terceira edição conta com o patrocínio da Força Eólica do Brasil, que é uma Joint Venture da Neoenergia com a Iberdrola e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cerro Corá, do Sebrae/RN, da Pousada Colina dos Flamboyants e da Água Mineral Santa Clara. Todo o acesso ao Festival é gratuito e será realizado no Cine Canário, com premiação na Praça Central.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
06
Dec

Conselheiro_Gilberto_Jales_apresenta_voto_durante_sessoO Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) decidiu emitir parecer prévio favorável à aprovação, com ressalvas, das contas do governador Robinson Faria relativas ao exercício financeiro de 2015. O parecer será enviado para a Assembleia Legislativa do RN, a quem cabe, com base na análise da Corte, julgar as contas do Governo.

O processo foi relatado pelo conselheiro Gilberto Jales, cujo voto foi aprovado por unanimidade. Segundo o voto do conselheiro, a aprovação com ressalvas se deu porque as constatações do relatório técnico "são de natureza formal, seja por descumprimento de exigências legais e regulamentares, seja por se tratarem de impropriedades técnicas, não comprometendo a aprovação das contas sob apreço".

O Tribunal de Contas irá abrir processos autônomos para apurar fatos constatados pela equipe técnica, entre eles o descumprimento das exigências legais para abertura de créditos suplementares. Além disso, a decisão estabeleceu a inclusão de quatro temas no Plano de Fiscalização Anual. São eles: "a legalidade e economicidade das renúncias de receita, em especial aquelas realizadas com base em programas de desenvolvimento econômico como o PROADI" e "a legalidade do cancelamento de Restos a Pagar processados praticado nos exercícios 2015 e 2016", no plano 2016/2017; e no plano 2017/2018, "a efetividade dos instrumentos de planejamento do Estado", além da "eficácia, eficiência e efetividade dos meios utilizados para controle e cobrança da Dívida Ativa".

A Corte de Contas também decidiu pelo envio das recomendações presentes no relatório para o Executivo Estadual, acerca da necessidade de adotar medidas cabíveis para equacionar o déficit relativo à Previdência do Estado; dar prioridade à cobrança da Dívida Ativa do Estado, cujo saldo em 2015 era de R$ 6,1 bilhões, "com a adoção de um melhor controle do respectivo crédito, inclusive com o monitoramento permanente"; adoção de procedimentos para diminuir a inadimplência no âmbito da Caern, fixada em R$ 55 milhões em 2015, e diretrizes para sanar "os elevados aportes financeiros" do tesouro estadual no âmbito da Datanorte, que em 2015 chegaram a R$ 73 milhões; entre outras.

supercopia_ok

Comentários (0)
05
Dec

quitinobocaiuva

Escola Quintino Bocaíuva reelegeu diretor

A rede estadual de ensino passou na última terça-feira por processo de eleição dos novos diretores das instituições de ensino de mais de 700 escolas em todo o estado.

Na região Trairi, 21 escolas definiram seus novos gestores. Em Santa Cruz, sete escolas conheceram os diretores que assumem a nova gestão a partir do início de 2017, para biênio até final de 2018.

Os eleitores em Santa Cruz foram os seguintes: na Escola Cosme Ferreira Marques, a chapa eleita foi Francisco das Chagas Carlos Sales diretor, tendo como vice Veraneide Calixto da Silva.

Na escola Isabel Oscarlina Marques, a diretora eleita foi Walteiza dos Santos Santiago Freira, tendo com vice Maria Auxiliadora Ferreira de Lima. Na escola João Ferreira de Souza, foi eleita diretora Maria do Socorro de Souza, tendo como vice-diretor Clodoaldo Farias de Andrade.

Na escola José Bezerra Cavalcanti, o diretor eleito foi Marcos Ribeiro Costa, tendo como vice-diretora eleita Josirene Olegário da Silva Costa. Na Escola Pedro Severino Bezerra, a diretora eleita foi Maria de Fátima Soares de Pontes.

Na escola Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, o atual diretor Wandeburg Monteskier Costa da Silva foi reeleito. Ele tem como vice-diretor Meire Jan Silva. Já na escola Rita Nely Furtado, o diretor eleito é Josenaldo Fernandes da Silva, tendo como vice Joacildo de Medeiros Galvão.

A única escola de Santa Cruz com disputa foi a Quintino Bocaíuva. O atual diretor Diogo Pereira da Silva, foi reeleito com 77,72% dos votos válidos. Ele tem como vice a professora Francisca Zélia Justino Rodrigues. O outro candidato foi Francisco das Chagas Pontes, que obteve 22,28% dos votos válidos.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
05
Dec

O governo federal deve enviar nesta semana ao Congresso Nacional uma proposta de reforma da Previdência para mudar as regras de aposentadoria. A medida é considerada prioritária pelo Palácio do Planalto para recuperar a economia.

Na Câmara dos Deputados, os parlamentares podem votar a medida provisória que muda o currículo do ensino médio.

Entre as comissões, os partidos continuarão a indicar nomes de integrantes para o colegiado que irá rever a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que abriu brecha para liberar o aborto até o terceiro mês de gravidez.

Com informações do G1

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)
05
Dec

A Receita Federal deve anunciar nesta semana a liberação para consulta do último lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Serão liberadas também restituições dos exercícios de 2008 a 2015 de declarações que deixaram a malha fina. O crédito bancário para os contribuintes incluídos na lista será feito no próximo dia 15.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte terá que acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone, no número 146. O Fisco disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações e à situação cadastral no CPF. Os contribuintes que não forem relacionados no último lote terão que aguardar a liberação de lotes residuais no próximo ano.

Comentários (0)
05
Dec

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz, recebeu o prefeito eleito de Macau, Tulio Lemos, para reunião que durou cerca de uma hora, oportunidade em que foram tratados vários assuntos que ligam a instituição a Macau, inclusive a reabertura do Campus de Macau que há anos não conta com cursos presenciais.

Durante o encontro realizado nesta sexta-feira (2), a reitora Ângela Paiva afirmou que "esta é a primeira vez que vejo um prefeito de Macau buscar parceria com a UFRN e fico muito feliz, pois tenho certeza de que a instituição tem muito a oferecer de contribuição ao desenvolvimento do município".

Segundo Tulio Lemos, Macau tem cerca de 20% de analfabetos. "Precisamos erradicar essa mancha, mas também queremos a contribuição da UFRN para nos ajudar a estudar o nosso subsolo em busca de água potável. Precisamos da instituição para dar andamento ao Projeto das Águas Mães de Salinas, norteamento na produção de energias renováveis e em outros setores que representem a contribuição para o crescimento de Macau".

Por várias oportunidades, a reitora pediu a participação do pró-reitor João Evangelista – que é macauense – e recomendou a revisão dos cursos presenciais que funcionarão com a reabertura do Campus de Macau, cujo processo encontra-se no Ministério da Educação (MEC).

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)
04
Dec

pe.vicente_santacruzA igreja católica precisa de mais sacerdotes como Pe. Vicente Fernandes Neto, pároco de Santa Rita de Cássia.

Sem medo de utilizar a tribuna da igreja, ou as rede sociais, Pe. Vicente faz hoje o que muitos sacerdotes fizeram há anos atrás: defender a justiça social e procurar melhorar a sociedade em que vivemos, priorizando os mais pobres e necessitados.

Foi assim neste final de semana, quando em sermão, o padre desabafou. Falou sobre a insuportável onda de insegurança do nosso estado, que fez mais uma vítima inocente, um professor da cidade de Tangará. E sugeriu até que o governador renunciasse, pois, segundo o padre, nosso representante do executivo estadual não dá mais conta de tirar o estado desta situação. Tudo em um tom sereno e que nos fez lembrar da importância da igreja de procurar ser a voz dos que mais necessitam, e daqueles que não tem de onde socorrer para serem ouvidos.

Pe. Vicente nos fez lembrar Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa, com a famosa faixa me frente à igreja: "Adutora sim, voto sim. Adutora não, voto não!". Naquela época, muitos encararam como politicagem de Monsenhor, mas hoje todos entendemos que ele utilizou aquele meio para chamar atenção da sociedade e fazer com que seu rebanho não sofresse mais cede. Hoje é um herói da sociedade santacruzense. Assim o fez Pe. Vicente, buscando uma sociedade mais justa em meio a tanta violência.

Mas, como nem sempre é compreendido, foi injustiçado por um veículo de comunicação que disse que era para ele ter até vergonha na cara pelas palavras que usou, distorcendo a importância de todos estes fatos históricos que citei acima e que a igreja precisa retomar para ser a voz da sociedade, onde o sacerdote estiver. Sem se intimidar, padre Vicente respondeu assim ao veículo de comunicação:

"O que é ter vergonha na cara:

Vergonha na cara é você ter coerência, caráter, personalidade, respeito pelo outro. Vergonha na cara é você não ser vendável, não viver a mendigar as esmolas governamentais, para manter um meio de comunicação maquiador e inverídico.

Vergonha na cara é você não ser omisso diante de uma situação desastrosa que vive o nosso RN, vivemos num verdadeiro rastro de sangue de norte, sul, leste e oeste do estado.

Vergonha na cara é saber se comportar com hombridade em qualquer situação, em que você possa se reportar, inclusive nas redes sociais.

Vergonha na cara é você ter coragem e mostrar seu rosto, sem medo de ser retaliado por aqueles que dominam, oprimem e muitas vezes são indiferentes à atual situação em que vivemos, porque para alguns o importante são as gorjetas mensais, por publicarem uma maquiagem mal feita e não publicarem a verdadeira e real situação em que vivem a segurança, a saúde, as estradas, os funcionários e os aposentados do nosso RN.

Somos chamados para anunciar e denunciar. Anunciamos o reino de Deus e denunciamos as injustiças praticadas por aqueles que se dizem representar os anseios do povo sofrido e explorado a cada dia.

Mas senhor Robson Pires, eu entendo a sua revolta e o seu desequilíbrio emocional comigo ou com qualquer outro padre. O senhor perdeu um império de mais de trinta anos, o senhor era um verdadeiro coronel da comunicação no Seridó, quando dominava a RÁDIO RURAL DE CAICÓ, onde tiveram coragem e tiraram do ar, o maior desserviço daquela região, que foi o seu domínio da rádio. Rádio essa, que era usada para os seus próprios interesses, tornando-lhe temido por alguns políticos seridoenses, onde eram chantageados a todo instante. Isso sim que merece ter vergonha na cara e não usar de jogo baixo e sorrateiro. Não se preocupe que o título mencionado no seu blog, não me amedronta e nem me diminui em nada. Rezo pela sua sanidade. Paz e bem."

E assim continuará o sacerdote pároco de Santa Cruz, orgulhando a muitos que o compreendem e fazendo outros tantos não o compreenderem, mas, acima de tudo, continuará sendo uma voz incansável em busca de uma sociedade melhor.

supercopia_ok

Comentários (0)
03
Dec

IMG-20161203-WA0098A seleção de Santa Cruz conquistou na tarde de hoje o título do Matutão 2016.

Jogando no Iberezão, em Santa Cruz, o time venceu o América de Touros pelo placar de 1x0, gol de Robinho aos 43 do segundo tempo, e ficou com a taça.

Treinado por Jackson Jaedson, que também é secretário de Esportes do município, a seleção de Santa Cruz é formada por 99℅ dos jogadores do município, valorizando os atletas amadores da cidade, que deram conta do recado e garantiram o título para a capital do Trairi. Importante taça em um dos principais torneios amadores do Rio Grande do Norte.

supercopia_ok

Comentários (0)
03
Dec
andrefotos_festa

Comentários (0)