Banner
26
Mar

tomba_cobrancafatimaclinicasok

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) cobrou da governadora Fátima Bezerra (PT) a adoção de providencias urgentes no sentido de pagar os valores devidos às clinicas de hemodiálises existentes em vários municípios do Rio Grande do Norte, como Natal, Caicó, Paulo dos Ferros, Açu, Mossoró e Santa Cruz, entre outros. Segundo o parlamentar, o não pagamento poderá ter como consequência a paralisação dos serviços que atende a um expressivo contingente de pacientes.

"Nós estamos falando de vidas que não podem esperar. São pacientes que passam quatro horas todos os dias em uma máquina esperando receber uma doação de rim para fazer o seu transplante. Um paciente desse é um grande lutador", enfatiza.

Exemplificando a situação de inadimplência, Tomba Farias disse que em Caicó, por exemplo, a clínica de hemodiálise está sem receber pagamento desde novembro de 2018. Em outros municípios, as clínicas amargam o atraso de pagamento desde janeiro do corrente ano.

O parlamentar lembra que o pagamento destinado às clinicas de hemodiálises são oriundos do governo federal e são repassados para as instituições médicas através do governo do Estado. "São recursos do governo federal que se encontram no caixa estadual. Peço a governadora que sejam efetuados os pagamentos. Se essas clinicas pararem vai ser o final do mundo para os pacientes", destaca.

Fonte: Assessoria de Comunicação

bannerfestajapi

Comentários (0)
26
Mar

ENCONTRO-FARMACIA-001

O prefeito Ivanildinho se reuniu na manhã desta segunda-feira (25) com todos os profissionais da assistência farmacêutica das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Cruz.

O objetivo do encontro foi avaliar o serviço e buscar intensificar o trabalho para minimizar a falta de medicamentos nas UBSs, dando melhor resposta aos usuários do serviço básico de saúde.

Os farmacêuticos e atendentes das farmácias apresentaram demandas existentes e o prefeito pediu cooperação entre os servidores para melhorar o serviço.

Entre as ações da gestão para melhorar a assistência farmacêutica está a implementação de um sistema informatizado que servirá para controlar o estoque das farmácias e haver uma interação entre cada estabelecimento nas Unidades Básicas. O sistema funciona para, com a demanda existente em determinada unidade, outra farmácia da rede possa colaborar, caso haja em estoque, com a medicação demandada.

De acordo com o prefeito Ivanildinho, os servidores das farmácias das Unidades Básicas serão capacitados ao longo do mês de abril para que, em maio, o sistema esteja em funcionamento, ajudando a melhorar o abastecimento em cada estabelecimento.

O prefeito garantiu apoio necessário para melhor funcionamento das farmácias das Unidades Básicas e pediu que os profissionais sejam parceiros, intensificando o trabalho para dar uma melhor assistência aos usuários da atenção básica de saúde em Santa Cruz.

carto_bem_estar

Comentários (0)
25
Mar

FOTO-UPA

A gestão do prefeito Ivanildinho conquistou uma importante vitória na área da saúde. A proposta da Prefeitura de Santa Cruz para a utilização do prédio da UPA, no bairro Paraíso, transformando-o em um Centro de Saúde da Família, foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-RN), composta pelo secretário de saúde do Estado e gestores da vários municípios potiguares.

A proposta apresentada pela gestão município, que já havia sido aprovada no início da semana pelo Conselho Municipal de Saúde, irá permitir que o prédio seja utilizado para melhorias nos serviços da Atenção Básica oferecidos aos moradores do bairro Paraíso.

Diante da falta de recursos federais para a aquisição de equipamentos e custeio dos serviços das UPA's em dezenas de municípios brasileiros, uma portaria do Ministério da Saúde possibilitou a formatação de projetos para a utilização das estruturas físicas dessas unidades para outra finalidade, dentre da área da saúde.

O prefeito Ivanildinho, em seu programa de rádio "Bom Dia Prefeito", deste sábado (23), comemorou a notícia e afirmou que Atenção Básica terá avanços significativos. "Atenção Básica será uma prioridade. Não queremos que a Unidade Básica de Saúde (UBS) seja um simples posto, que as pessoas façam apenas consultas rotineiras, mas sim que garanta também o acesso à outros procedimentos voltados para a Atenção Básica, aumentando a resolutividade dos nossos serviços", ressaltou.

Agora, os técnicos da secretaria municipal de Saúde enviarão para o Ministério da Saúde toda a documentação necessária para que a sugestão da Prefeitura de Santa Cruz seja aprovada e possa ser executada.

Com o Centro de Saúde da Família, além dos serviços oferecidos em uma unidade básica, serão também implementados outros serviços, como: pequenas suturas, leito de observação, aplicação de alguns medicamentos injetáveis e soro e outros atendimentos de urgência na Atenção Básica.

Quando instalado, o Centro de Saúde da Família evitará que várias pessoas se desloquem para o pronto-socorro do Hospital Regional Aluízio Bezerra.

banner_odontopremium

Comentários (0)
25
Mar
23
Mar

REUNIAO-FESTA-002

A Prefeitura de Santa Cruz e a Paróquia de Santa Rita de Cássia começaram a definir a programação da festa da padroeira. Os festejos foram o tema principal de um encontro realizado nesta sexta-feira (22), na sede do Poder Executivo municipal.

Com a presença do prefeito Ivanildinho, do pároco da cidade, Padre Vicente Fernandes, e da equipe intersetorial de eventos da Prefeitura, foram definidos os principais pontos da parte sociocultural da programação. Foram deliberadas questões relacionadas à infraestrutura da festa e atrações.

A programação apresentará várias novidades e alguns eventos serão inseridos nos festejos.

Um evento, marcado para o dia 13 de abril, um mês antes do início da festa, reunirá a imprensa do Estado no Santuário de Santa Rita de Cássia para detalhar toda a programação da festa da padroeira de Santa Cruz, que acontece do dia 13 a 22 de maio.

REUNIAO-FESTA-004

bannerfestajapi

Comentários (0)
22
Mar

danielleaprigio

A governadora Fátima Bezerra nomeou a funcionária de carreira Danielle Aprígio da Silva para o cargo de diretor regional da Emater em Santa Cruz.

Danielle Aprígio é servidora da Emater há vários anos e tem atividade de extensão rural nos municípios da região.

Além disso, a nova gestora da Emater regional tem histórico de trabalhos sindicais na área rural e foi uma das defensoras da candidatura de Fátima Bezerra na região.

Esta é a segunda nomeação de Fátima para região Trairi, tirando dois aliados do ex-prefeito Péricles Rocha, na DIREC e Emater, e colocando aliados do Partidos dos Trabalhadores para os cargos.

banner_odontopremium

Comentários (0)
22
Mar

FOTO-GINSIO-OK

Os desportistas santa-cruzenses vivem a expectativa para o início de mais uma competição que integra o calendário esportivo municipal, a 7ª Copa Bené de Futsal. Para a realização do certame, a Prefeitura vem promovendo serviços de recuperação na estrutura do Ginásio Poliesportivo Deputado Marcilio Furtado, que sediará todas as partidas da competição.

Os serviços no ginásio contemplam as estruturas hidráulicas e elétricas, além dos serviços de pintura. Esse trabalho é realizado por meio da secretaria municipal de Transportes e Obras Públicas.

Com o ginásio pronto e com um número de equipes inscritas superando as edições anteriores, 60 no total, a Copa Bené de Futsal 2019 terá largada na próxima terça-feira (26), reunindo quase 900 atletas de seis categorias distintas (mirim, infantil, juvenil, adulto, feminino e máster).

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Jackson Jaedyson, a Copa Bené de Futsal tem tudo para ser um grande sucesso mais uma vez. "O ginásio vem recebendo serviços de recuperação, o número de equipes inscritas superou todas as nossas expectativas e a competição tem gerado nos desportistas uma expectativa muito positiva", ressaltou.

A Copa Bené de Futsal foi idealizada na gestão da ex-prefeita Fernanda Costa. O nome da competição é uma homenagem póstuma ao primeiro presidente da Liga Desportiva Santa-Cruzense, Benedito Aquino Soares (Bené), desportista e idealizador de inúmeras competições esportivas em décadas passadas.

banner_carloschagas

Comentários (0)
22
Mar
IMG-20190318-WA0001

bannerfestajapi

Comentários (0)
22
Mar

CONSELHOTURISMO-001

A Prefeitura de Santa Cruz realizou na manhã desta quinta-feira (21) a reunião de instalação e posse do Conselho Municipal de Turismo.

Realizado no Santuário de Santa Rita de Cássia, o encontro foi aberto pelo vice-prefeito Glauther Adriano, que representou o prefeito Ivanildinho, e deu posse aos conselheiros.  Além disso, o professor Marcelo Taveira, doutor em Turismo da UFRN, palestrou sobre a importância de um Conselho de Turismo para o município, além do trabalho que ele desenvolverá nos próximos anos.

Em seguida, a presidente do Conselho, que por lei é o gestor da pasta do Turismo no município, a secretária Marcela Pessoa, conduziu a votação para escolha da vice-presidência e da Secretaria Executiva. Foram eleitos, por maioria de votos, o setor de Bares e Restaurantes para vice-presidência e o Sebrae para Secretaria Executiva.

Para Marcela Pessoa, o encontro foi extremamente importante para que o município continue avançando na área turística. "Santa Cruz tem avançado bastante nos últimos anos, desde a inauguração do Alto de Santa Rita. Agora, com a união de esforços de todos os seguimentos que compõe o turismo, não tenho dúvidas, que avançaremos ainda mais em prol de uma área que garante o desenvolvimento para nossa cidade", enfatizou Marcela Pessoa.

Compõe o Conselho Municipal de Turismo: as secretarias municipais de Turismo, Agricultura e Obras, Poder Legislativo, Paróquia de Santa Rita, UFRN, Movimento Cultural, Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Artesãos de Santa Cruz, Rede Hoteleira, Setor de Bares, Restaurantes e Similares, Agências de Viagens, Guias e Condutores de Turismo, Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, Taxistas de Santa Cruz e Vendedores Ambulantes do Alto de Santa Rita.

CONSELHOTURISMO-003

CONSELHOTURISMO-002

brenobannernovo

Comentários (0)
22
Mar