Banner

Local

Prefeitura de Santa Cruz decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (04)

Imprimir
PDF

FOTO-SEDEPREFEITURA-SITE

Decreto assinado pelo prefeito de Santa Cruz, Ivanildinho, oficializou ponto facultativo na próxima sexta-feira, 04 de outubro, no âmbito da administração municipal.

A decisão local acompanha órgãos estaduais e leva consideração o feriado dos Mártires (03 de outubro), além da tradicional jornada reduzida nas sextas-feiras nas repartições públicas ligadas à Prefeitura de Santa Cruz.

O ponto facultativo tem como exceção os serviços considerados essenciais, como: abastecimento de água, de assistência social e de saúde (Hospital Regional Aluízio Bezerra).

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira homenageiam deputado Tomba Farias pela "valorosa contribuição ao projeto Setembro Cidadão"

Imprimir
PDF

Tomba_Setembro_Cidado

Por indicação do juiz Jarbas Bezerra e da advogada Lígia Limeira, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) foi homenageado na manhã desta terça-feira, 01, pelo projeto Setembro Cidadão. Bezerra e Limeira, que há seis anos idealizaram o projeto, entregaram ao parlamentar uma placa de agradecimento "por sua valorosa contribuição para a efetivação do projeto Setembro Cidadão, no curso dos seus seis anos de existência".

Durante uma breve solenidade de homenagem realizada no plenário da Assembleia Legislativa, Tomba Farias, único parlamentar a receber o reconhecimento do Setembro Cidadão, destacou a importância da homenagem. "Receber essa homenagem das mãos do juiz Jarbas Bezerra e da advogada Lígia Limeira me enche de orgulho. O trabalho conduzido por ambos é de fundamental importância para o Rio Grande do Norte, contribuindo com a difusão dos princípios e condutas cidadãs, tão necessárias ao desenvolvimento da ética no cotidiano dos potiguares", ressaltou o parlamentar.

Jarbas Bezerra, por sua vez, destacou que a escolha do nome de Tomba Farias trata-se de um reconhecimento mais do que justo e merecido. "O deputado Tomba foi uma das pessoas que sempre acreditou em nosso projeto, já participou de emendas impositivas no tocante do programa educação cidadã, na cidade onde foi prefeito, Santa Cruz, ele tem lá uma estátua que é a maior estátua religiosa do mundo que também ganhou uma iluminação alusiva ao nosso projeto. É um parceiro que sempre que procuramos nos atendeu, sempre abraçando esse programa e não poderíamos nunca esquecer do deputado, não poderia deixar de ser lembrado", enfatizou.

O Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC) surgiu no Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2013, de iniciativa do Juiz Jarbas Bezerra e da Advogada Lígia Limeira, com o objetivo principal de gerar e aperfeiçoar conhecimentos relacionados à formação ética, moral e cívica, capazes de produzir consciência crítica e política, além do equilíbrio nas relações humanas.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Projeto une hospitais da UFRN na interiorização do Teste do Coraçãozinho

Imprimir
PDF

ananbezerra

A cada ano, aproximadamente 29 mil crianças nascem com cardiopatias congênitas no Brasil. Ocasionadas por defeitos anatômicos no coração, essas anomalias produzem insuficiências e outras consequências graves para os recém-nascidos. Uma maneira eficiente de detectá-las é por meio do Teste do Coraçãozinho, procedimento indolor que usa um aparelho para medir a quantidade de oxigênio no sangue dos neonatos.

Na última sexta-feira, 27, o projeto Interiorização do Teste do Coraçãozinho, coordenado pela cardiopediatra Gisele Leite, realizou a primeira capacitação voltada para profissionais de saúde lotados fora da região metropolitana. A atividade aconteceu no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), no município de Santa Cruz, e contou com a integração do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). A ação capacitou 37 participantes e recebeu profissionais de saúde de outros municípios da região.

A cardiopediatra Gisele Leite destacou a organização do HUAB, cujo sistema de monitoramento da triagem neonatal inclui o Teste do Coraçãozinho com bons percentuais. "98% de neonatos são triados, desconsiderados os natimortos e os encaminhados à UTI neonatal. É um modelo digno de exemplo para outras unidades", enfatizou.

O projeto desenvolvido em Santa Cruz deixou importantes contribuições para os profissionais do Ana Bezerra. "Os profissionais da instituição perceberam e pontuaram revisões e melhorias possíveis aos protocolos de realização do Teste do Coraçãozinho, assumindo compromisso de realizar as adequações necessárias", explicou Gisele.

Além disso, a equipe do projeto recebeu inúmeras demandas de realização da atividade em outras localidades do interior. "Pretendemos atender a todas as solicitações", garantiu a coordenadora da iniciativa.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Prefeito Ivanildinho prestigia posse de nova diretora da Facisa e reafirma parceira com instituição em prol do desenvolvimento de Santa Cruz

Imprimir
PDF

ivanildinhoposse1

O prefeito Ivanildinho prestigiou na sexta-feira (27) da semana passada a posse da nova direção da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), campus de Santa Cruz da UFRN.

Tomaram posse, a diretora eleita Joana Marques e o vice-diretor, Klayton Galante. A cerimônia aconteceu no auditório da instituição e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz, que conduziu a posse.

Ivanildinho cumprimentou a diretora e reafirmou o compromisso de parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Facisa, na qual o município abre espaço para estágios dos alunos e a universidade auxilia nos atendimentos em saúde para a população.

O prefeito afirmou ainda que a Facisa é importante para o desenvolvimento da cidade e quer ampliar as parcerias possíveis na área de saúde, em prol da população.

ivanildinhoposse2

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

PASCOM promove cursos de liturgia e fotografia para comunidades e agentes pastorais

Imprimir
PDF

santarita_santuario

A Pastoral da Comunicação de Santa Cruz abriu o período de formação de mais uma turma de agentes pastorais. Este é o quarto processo de formação de turmas de agentes, que tem a obrigatoriedade mínima de um ano para conclusão.

Nesta primeira etapa, os cursos serão de Liturgia e Serviço Pastoral, com o Padre Antônio Almeida, e Fotografia, com o jornalista Wallace Azevedo. Os cursos também serão abertos para a comunidade em geral, tendo a seguinte programação:

04 de Outubro

Curso de Liturgia

Local: Instituto Cônego Monte (Rua Cosme Ferreira Marques, Centro da cidade)

Horário: 19h

05 de Outubro

Curso de Fotografia - Parte Teórica

Local: Centro Pastoral Nossa Senhora de Lourdes

(Rua Nossa Senhora das Graças, Conjunto Cônego Monte)

Horário: 18h às 21h

06 de Outubro

Curso de Fotografia - Continuação da Parte Teórica

Local: Centro Pastoral Nossa Senhora de Lourdes

(Rua Nossa Senhora das Graças, Conjunto Cônego Monte)

Horário: 8h às 12h

Aula Prática

Local: Santuário de Santa Rita de Cássia

Horário: 14h às 17h

As inscrições são exclusivamente pela internet, no formulário contido no link: https://forms.gle/QDH8nd9wwgUNcJLB9. Para o público em geral a taxa de inscrição custa R$ 20,00, enquanto o agente PASCOM efetua o pagamento de R$ 15,00.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)