Banner

Estadual

Campanha natalina do Banco do Nordeste arrecada mais de 77 toneladas de alimentos

Imprimir
PDF

banco-do-nordeste_logo

Promovida pelo Banco do Nordeste, a Campanha Natal Social arrecadou 77,4 toneladas de alimentos não perecíveis. Os mantimentos foram doados para instituições sociais que atendem a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade em todo o Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Além das doações em alimentos, também foram arrecadados itens de material escolar, higiene pessoal e brinquedos.

O presidente do BNB, Romildo Rolim, ressaltou que todas as unidades da instituição foram mobilizadas pela campanha, incluindo a sede, em Fortaleza, e a rede de 292 agências.

"Cada agência foi orientada a identificar instituições, em seu município, para realizar a ação solidária local, de forma a aproximar ainda mais o Banco do Nordeste das redes locais de solidariedade", afirmou Rolim.

Somente no Rio Grande do Norte, foram arrecadadas 8,4 toneladas de alimentos, 265 itens de higiene pessoal e 400 brinquedos. Foram atendidas instituições como o Lar da Vovozinha, em Natal, o Lar da Criança Pobre, em Mossoró, a Casa da Caridade de Caicó, o Lar Espírita do Ancião de Parnamirim, entre outras.

Em Assú, a campanha beneficiou o projeto De Mãos Estendidas. Em João Câmara, onde foi arrecadada 1,4 tonelada de alimentos, foram beneficiados oito bairros e comunidades carentes.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)

Justiça defere pedido do CREMERN para garantir abastecimento do Walfredo Gurgel

Imprimir
PDF

Fiscalizao_no_Walfredo_Gurgel

A Juíza Federal Gisele Leite deferiu, na tarde desta sexta-feira (27), o pedido de medida liminar, com prazo de 48 horas, para que o Governo do Estado promova o abastecimento da farmácia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel/Clovis Sarinho. A decisão judicial vem a favor da Ação Civil Pública movida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte - CREMERN em desfavor do Estado, buscando, inclusive por meio de medida liminar, que a Sesap abasteça as unidades hospitalares com antibióticos descritos no Relatório da Fiscalização do Conselho recentemente realizada, para que não ocorra a suspensão dos serviços.

No último dia 13 de dezembro, após diversas denúncias, por seu corpo técnico, o CREMERN realizou fiscalização no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na qual foram constatadas inúmeras irregularidades, que estão descritas no Relatório de Vistoria n.º 162/2019/RN. Com base nessa inspeção, foi verificado o grave desabastecimento de antibiótico, medicamento indispensável para o atendimento dos pacientes, situação que acarreta o aumento do índice de infecção hospitalar, com suas consequências para a saúde dos pacientes. Dos 42 itens de antibióticos padronizados no hospital, estão em falta 23, ou seja cerca de 55%. A SESAP está ciente deste fato e há promessa de que alguns itens serão abastecidos ainda este mês.

De acordo com a decisão judicial, caso não haja o cumprimento da medida no prazo acima determinado, fica de logo autorizado o bloqueio de valores das contas públicas do Estado, via BACENJUD, no valor de R$ 1.682.452,40 (um milhão, seiscentos e oitenta e dois mil, quatrocentos e cinquenta e dois reais e quarenta centavos), quantia suficiente para compra dos antibióticos faltantes, aquisição que será realizada pela Direção Geral do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel/Clovis Sarinho, por meio de procedimento administrativo próprio.

Para o presidente do Cremern, Marcos Lima de Freitas: "A decisão judicial é a favor da boa prática da Medicina e da saúde da população", declarou.

A Ação Civil Pública Nº: 0813327-56.2019.4.05.8400 foi movida pela Assessoria Jurídica do Cremern, tendo como responsáveis os advogados Klevelando Santos e Tales Barbalho.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)

Natal registra um caso de dengue, zika ou chikungunya a cada 20 minutos

Imprimir
PDF

Laboratrio-de-espctrometria-de-massa-no-ICB-IV-004-16-Foto-Marcos-Santos20160108_002-750x500

Em 2019, Natal registrou um caso de dengue, zika ou chikungunya a cada 20 minutos. Entre os dias 1º de janeiro e 7 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já contabiliza 24.509 casos notificados das três arboviroses, além de 50 mortes.

Os dados foram coletados para o mais recente boletim epidemiológico da SMS, realizado na primeira semana deste mês, e mostram que foram notificados 15.733 casos de dengue, 8.290 de chikungunya e outros 486 de zika.

As três arboviroses são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O inseto tem hábitos diurnos e está adaptado ao ambiente urbano. As altas temperaturas e a umidade constante favorecem ao desenvolvimento do vetor.

As regiões Leste e Sul concentram o maior número das três doenças, representando 53% dos casos notificados em Natal. A distribuição por grupo de faixa etária mostra que os mais atingidos são os do grupo entre 20 e 39 anos, seguido do grupo entre 40 e 59 anos.

O bairro com maior número de registros é o do Planalto, na zona Sul, com 2.042 casos, sendo 1.723 de dengue, 298 de chikungunuya e 21 de zika. Ainda de acordo com os dados sobre dengue, a capital potiguar vai terminar o ano com o maior número de casos notificados da doença desde 2003 – data em que os levantamentos epidemiológicos começaram a ser emitidos município.

O recorde anterior era de 2008, ano da maior epidemia registrada na capital, com 15,5 mil casos. Com relação ao número de mortes, 31 dos 50 óbitos foram relacionados com a dengue, outros 17 com o vírus da chikungnya e duas pessoas morreram com suspeita de zika.

Dados:

Casos de arboviroses: 24.509

Dengue: 15.733 casos

Chikungunya: 8.290 casos

Zika: 486 casos

Mortes: 50

Fonte: Boletim Entomoepidemiológico das Arboviroses

Com informações do Agora RN

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)

Felipe Guerra promoverá mais um grande réveillon 2020 do interior do RN

Imprimir
PDF

Rveillon_2020_Felipe_Guerra.Foto.Divulgao

O município de Felipe Guerra, na região Oeste do Rio Grande do Norte está em contagem regressiva para a realização de mais uma grande virada de ano novo, quando estará mantendo a tradição de realizar um dos maiores réveillon do interior do estado do Rio Grande do Norte.

"As nossas expectativas é que iremos realizar mais uma grandiosa festa de fim de ano", afirmou o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira ao também comentar das bandas que serão as atrações musicais estando no gosto do povo.

Uma das maiores cantoras de forró romântico, a ex-vocalista da banda Mastruz Com Leite, a cantora Kátia Cilene estará apresentando um novo repertório de sua carreira solo, além dos cantores Cezar Cardoso, Claudinho e Juninho, ambos das bandas Forró Balanciar e Forró da Mídias,respectivamente estarão apresentando um novo repertório para festejar o novo ano que estará chegando.

Desde o dia 11 deste mês que oficialmente o gestor felipense Haroldo Ferreira fez a apresentação das atrações, informando toda uma infraestrutura que será montada para receber os milhares de visitantes e turistas que chegam nessa época do ano para celebrar a virada do ano na cidade de Felipe Guerra.

Dos estacionamentos para acomodar carros e motos, além de banheiros químicos, seguranças, bombeiros, equipe de policiais e de profissionais da saúde que estarão de plantão e uma ambulância estando em posição de ponto estratégico para eventuais casos de socorros.

Com mais de 12 minutos de queima de fogos de artifícios, o réveillon de Felipe Guerra apresenta aos olhos dos milhares dos habitantes, visitantes e turistas um verdadeiro show pirotécnico consagrando-se numa das mais belas celebrações do interior do estado do Rio Grande do Norte.

Dos seus pontos mais altos, o réveillon em Felipe Guerra foi constituído ao longo dos últimos sete anos como uma das grandes marcas da gestão do Prefeito Haroldo Ferreira com sua organização, boas atrações, sendo destacados a sua tranqüilidade numa festa celebrativa de rara beleza para todos que festejam do ano novo.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)

UFRN tem 2019 de conquistas esportivas em diferentes modalidades

Imprimir
PDF

Esportes_04Jan18_Cicero-Oliveira-AR03

O ano de 2019 foi de muitas conquistas para o esporte da UFRN. Nesse período, a Universidade participou de diferentes competições, em variadas modalidades, e conquistou resultados significativos em níveis estadual, regional e nacional. No ranking da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a UFRN ficou em 8º lugar, entre mais de 300 Instituições de Ensino Superior, e em 2º lugar entre as universidade públicas.

Parte desse resultado se deve ao desempenho da UFRN nos Jogos Universitários Brasileiros 2019 (JUBs), evento em que a instituição obteve resultados importantes. No karatê, por exemplo, atletas da UFRN conquistaram o 3º lugar na categoria masculina e 2º e 3º lugares na feminina. Na mesma competição, a equipe de futebol feminino alcançou o 4º lugar.

Handebol de Areia, Futebol de Areia, Badminton, Jiu-Jitsu, Judô, Taekwondo, Xadrez e Atletismo foram modalidades que também receberam premiações nos JUBs 2019. O paradesporto da UFRN também teve seu destaque. Nas Paralimpíadas Universitárias 2019, o atletismo da UFRN conquistou uma medalha de ouro e duas de prata. A natação obteve três ouros nessa competição.

A nível regional, as equipes de handebol masculina e feminina da UFRN foram campeãs dos Jogos das Universidades Federais do Nordeste. Nesses jogos, os times de basquete masculino e feminino conquistaram o 1º e o 2º lugares, respectivamente, e, no futsal, o time feminino ficou em 2º lugar, e o masculino em 3º.

Os nadadores da UFRN acumularam 7.818 pontos no Circuito FAN Master de Natação e ficaram no 1º lugar geral da competição que envolve competidores do Rio Grande do Norte.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)