Banner

Estadual

Equipe da SETUR faz visita ao município de Felipe Guerra para conhecer potencialidades

Imprimir
PDF

Universitrio_de_Medicina_Haroldo_Segundo.Foto.Salomo_Medeiros

Esteve visitando no período da tarde desta segunda-feira (22), o município de Felipe Guerra uma equipe técnica da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR), composta pela coordenadora de Obras e Serviços Turísticos, Camila Duarte e a subcoordenadora de Infraestrutura Cecília Guedes.

As duas representantes do órgão de turismo estadual no decorrer da visita, de acordo com informações são para que as mesmas possam conhecer in loco as potencialidades turísticas do município de Felipe Guerra, mandado pela subsecretária de Turismo do RN, Solange Portela, do qual possam estar mais informados e conhecendo mais de perto a realidade das referidas potencialidades existentes.

Já na agenda a equipe técnica da SETUR foi recebida pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Agnaldo no Castelo de Dona Ritinha, sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Logo após a visita, a equipe foi recepcionada pelo o Prefeito Haroldo Ferreira e a primeira-dama, secretária de Saúde, Girlene Ferreira.

"O município de Felipe Guerra tem um grande potencial turístico e imensas riquezas naturais para ser mostrado aos turistas", afirmou o gestor Haroldo Ferreira ao enumerar a grandeza das potencialidades para a equipe da SETUR, informando que da parte do governo municipal de Felipe Guerra o que deveria ser feito no sentido para que o turismo viesse acontecer o governo municipal fez a parte dele,disse,ele exemplificando como a estrada do Corredor do Brejo que dá acesso as cachoeiras e ao Lajedo do Rosário, localizada na zona rural do município de Felipe Guerra.

Enfatizando ele que para o turismo tornasse uma realidade será necessário os investimentos por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Turismo, além de parcerias com a iniciativa privada,porque somente o município de Felipe Guerra não tem essas condições.

A equipe da SETUR esteve visitando a Cidade Baixa, Comunidade do Brejo e Lajedo do Rosário,quando na oportunidade fizeram fotos,gravaram vídeos e irão produzir relatório que servirá como uma prévia da vinda da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, Ana Maria Costa.

Ela chegará à cidade de Felipe Guerra, dia 9 de Agosto para participar de Audiência Pública.

Estiveram acompanhando a visita da equipe técnica da SETUR no Lajedo do Rosário,o presidente do Conselho Municipal de Turismo,Adailton Alves,Estudante de Medicina Haroldo Segundo e o guia Geilson Fernandes.

Blog_Edipo_Autismo_1950x300px-FINAL

Comentários (0)

Todas as unidades prisionais do RN aderem ao ENCCEJA

Imprimir
PDF

INTERNOS-DD

Internos de todas as unidade prisionais do Rio Grande do Norte terão a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio, por meio do Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), em outubro próximo. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Departamento de Promoção à Cidadania, está viabilizando a realização do exame em todas as unidade prisionais do Rio Grande do Norte.

O Encceja é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), voltado para jovens com idade mínima de 15 anos e 18 anos, para a certificação no ensino fundamental e médio, respectivamente.

O exame pode beneficiar a População Privada de Liberdade (PPL) e no estado a educação passou a ser uma das prioridades no sistema prisional. O secretário Pedro Florêncio tem criado condições para que todas as unidades prisionais do estado possam estar preparadas para dar oportunidade ais internos de participarem do Encceja, a ser realizado nos dias 8 e 9 de outubro.

A responsável pelo Departamento de Promoção à Cidadania, Alcinéia Rodrigues dos Santos explicou que até 2018, apenas unidade maiores aderiam, como Alcaçuz e os presídios de Caicó e Mossoró. "Em 2019, todas a unidades irão participar, inclusive o CDP da triagem, com internos interessados em fazer a prova", disse.

De acordo com Alcinéia, para ter direito a certificação o interno necessita alcançar uma nota mínima de 100 em todas a áreas de conhecimento e 500 na redação. Caso o candidato alcance a nota mínima e algumas áreas e outras não, ele tem a oportunidade de repetir em uma próxima edição do exame, apenas nas disciplinas em que não alcançou o ponto de corte.

Além da certificação, por orientação da diretriz nº044 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os apenados têm direito a outro benefício, que seria a remissão da pena. "É o mesmo direito que os internos que estudam ou fazem o Exame Nacional do Ensino Médio(Enem). Contudo, apesar da diretriz, depende do entendimento do juiz. No RN existe casos de remissão proporcional", revelou.

Além da prova presencial, o candidato ainda tem o direito de tentar a certificação pelo ensino a distância, cumprindo a carga horária necessária. Em ambos os casos, os apenas passam pela análise do Inep, que emite um parecer à Secretaria de Estado da Educação para a emissão das certificações

Blog_Edipo_Autismo_1950x300px-FINAL

Comentários (0)

São Miguel do Gostoso recebe exposições “Álbum de Família”, na Galeria Arte Zero

Imprimir
PDF

Abertura_da_Exposio

A Galeria Arte Zero, de São Miguel do Gostoso, continua com a série de exposições "Álbum de Família", que tem como objetivo resgatar a memória de famílias pioneiras da cidade. A primeira série desta mostra está expondo mais de 200 fotos de Isabel Neri, que completou 90 anos de idade no último dia 9 de julho, e fez questão de está presente na abertura da exposição realizada na mesma data.

Isabel Neri, junto com seu marido, Nilo Neri, já falecido, fazem parte de uma destas famílias pioneiras de São Miguel do Gostoso. A galeria Arte Zero pertence ao Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri), fundado em 2013, e que teve Isabel como uma de suas fundadoras.

A série de exposições "Álbum de Família" vai contar a história, por meio de fotografias, de moradores que ajudaram na criação de São Miguel do Gostoso. A mostra de Isabel Neri conta com foto sobre diversos momentos de sua vida, reunindo registros de filhos, netos e da comunidade local.

"Álbum de Família" também tem como objetivo fazer um registro iconográfico de São Miguel do Gostoso. Antigo povoado que vivia de agricultura e pesca, a cidade hoje é um dos principais polos turísticos do Rio Grande do Norte, com atividade forte principalmente em esportes do vento, como kitsurf e windsurf.

Até pouco mais de vinte anos atrás, São Miguel do Gostoso era um distrito do município de Touros. A emancipação política da cidade impulsionou a economia local, especialmente o turismo. Por sua localização, na esquina do continente sul-americano, o município tem inúmeros parques de energia eólica.

Localizada a 100 km a norte de Natal, São Miguel do Gostoso está na chamada "Rota do Descobrimento", que também incluem os municípios de Touros e Pedra Grande. Foi na praia do Marco, entre São Miguel do Gostoso e Pedra Grande, que os portugueses colocaram o primeiro marco da descoberta do Brasil, em 1501.

Com a série de exposições "Álbum de Família", a Galeria Arte Zero e o Iasnin pretendem resgatar não só a memória das famílias locais, mas também registros fotográficos de determinados momentos políticos e históricos de São Miguel do Gostoso. A exposição é gratuita e estará aberta de quinta a domingo, entre 19h e 22h.

Exposio_recebe_muitos_visitantes

banersaomiguel

Comentários (0)

Simpósio sobre Publicidade Médica realizado pelo CREMERN reúne médicos, jornalistas e publicitários

Imprimir
PDF

simposio_do_cremern__sucesso_2

Neste sábado (20), o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – CREMERN realizou o I Simpósio sobre Publicidade Médica. O evento gratuito teve como palestrantes a jornalista Michelle Rincon, que abordou o tema "Mídias Sociais e suas armadilhas" e o psiquiatra, vice-presidente do CFM e relator da Resolução CFM nº 1974/11, Emmanuel Fortes, que falou sobre o tema: "Publicidade Médica: Como acertar", além de participar do debate no final do simpósio.

O I Simpósio sobre Publicidade Médica foi um sucesso, com a participação de mais de 100 pessoas no auditório da Associação Médica do RN – AMRN. Uma realização do Cremern, com apoio da AMRN e a Unimed. Em breve será disponibilizado o vídeo completo do simpósio no canal do YouTube do Cremern.

O Código de Ética Médica estabelece que a publicidade médica deve ser socialmente responsável, discreta e verdadeira, respeitando a privacidade e intimidade do indivíduo, não visando o lucro e sim, a informação. A ética prevê que a medicina não deve em nenhuma circunstância ser exercida como comércio, tendo a publicidade como único objetivo, a prestação de serviços.

banner_carloschagas

Comentários (0)

Pesquisas sobre educação são destaque entre os vencedores do Prêmio BNB de Economia Regional

Imprimir
PDF

banco-do-nordeste_logo

As relações entre os processos escolares eficazes e o desempenho de alunos de escolas públicas e os efeitos da seca no desempenho escolar nas escolas rurais. Esses são os temas dos trabalhos acadêmicos vencedores do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, anunciados nesta quinta-feira, 18, em Fortaleza, durante o Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento. O evento comemora os 67 anos da instituição e prossegue até amanhã, com ampla programação.

Os trabalhos premiados são de autoria dos pesquisadores Danyelle Branco e José Gustavo Féres, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Ana Luíza Farage Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Prêmio BNB de Economia Regional tem como objetivo estimular a pesquisa no campo da ciência econômica pura e aplicada, segundo a perspectiva regional. São contemplados dissertações de mestrado e artigos científicos, todos trabalhos inéditos sobre temas relevantes para a economia regional.

"Ao longo de 23 anos, o Prêmio tem estimulado o debate de alto nível sobre a economia regional, levantando questões fundamentais relacionadas a desafios do Nordeste brasileiro e proporcionando um ambiente no qual se apontam caminhos e soluções. O Prêmio também amplia o relacionamento do Banco com a academia, fortalecendo intercâmbio de informações e experiências extremamente profícuo", afirmou o gerente do Escritório de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), Tibério Rômulo Romão Bernardo.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)