Banner

Assembleia Legislativa

Presidente e deputados debatem com diretoria funcionamento do Hospital da PM

Imprimir
PDF

PM

O funcionamento do Hospital da Polícia Militar do RN foi tema de reunião na manhã desta quarta-feira (10) entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), os deputados Tomba Farias (PSB) e George Soares (PR), o secretário estadual de Planejamento, Gustavo Nogueira e uma comitiva formada por médicos da diretoria de Saúde da Polícia Militar. Em pauta, o funcionamento da unidade de saúde que está com pendencias de equipamentos de infraestrutura.

"Reforçamos o apoio do conjunto dos deputados na questão orçamentária da instituição para complementar a execução dos serviços de ampliação do Hospital Central Coronel Pedro Germano, mais conhecido como Hospital da Polícia Militar", explicou o presidente Ezequiel Ferreira. Ao secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, foi apresentada a possibilidade de remanejamento orçamentário de emendas parlamentares.

O diretor de saúde da PM, Roberto Galvão, pontuou a necessidade de se debater a questão da dotação orçamentária para conclusão da reforma do Hospital da PM.

"O atendimento está restrito a pouco mais da metade da capacidade. A UTI neonatal recebe os bebês nascidos em outros hospitais, mas a maternidade e a UTI adulta não funcionam. A reforma está parada porque a licitação para a climatização ainda não saiu do papel e o serviço, orçado em aproximadamente R$ 4,9 milhões, é fundamental para conclusão da obra do hospital", explicou o diretor de saúde da PM, Roberto Galvão.

Comentários (0)

Assembleia promove debate nesta quarta-feira sobre a execução orçamentária do RN

Imprimir
PDF

SOARES

A situação financeira e fiscal do Rio Grande do Norte será tema de audiência pública nesta quarta-feira (10), às 14h30min, na Assembleia Legislativa. O debate na Casa é uma proposição do deputado George Soares (PR), em atendimento a pleito encaminhado ao parlamentar pelo Fórum de Servidores do Poder Executivo.

"O Rio Grande do Norte tem enfrentado sérios problemas de ordem financeira e fiscal, fator que vem prejudicando todos os segmentos governamentais da atual gestão. Diante desse quadro, é necessária a efetiva participação dos poderes públicos e a comunidade para debaterem as causas e buscarem alternativas visando solucionar os principais problemas que estão afetando a área econômica do Estado", justifica George Soares.

O deputado explica que o tema é uma preocupação dos parlamentares que compõem a Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) na Assembleia, a qual o deputado preside. "A Comissão de Finanças e Fiscalização vai coordenar esse debate com a participação do Fórum dos Servidores e com todas as entidades interessadas no assunto. Precisamos acompanhar a execução orçamentária pelo Executivo, que é uma função desta Comissão", afirma o deputado.

A CFF é formada ainda pelos deputados Tomba Farias (PSB), José Dias (PSDB), Getúlio Rêgo (DEM) e Dison Lisboa (PSD). No último ano, George Soares foi o relator na Casa Legislativa do Orçamento Geral do Estado para 2017.

Durante a audiência pública, está prevista a formação de uma comissão técnica para o acompanhamento do Orçamento Estadual, que terá a participação das entidades do Fórum. O debate vai contar com as presenças dos representantes das secretarias de Tributação; de Planejamento e Finanças; de Administração e Recursos Humanos; da Controladoria Geral do Estado; e Procuradoria Geral do Estado.

Comentários (0)

Alunos da rede pública se beneficiam de palestra com dicas para o ENEM

Imprimir
PDF

ENEM

 

Alunos da Escola Estadual Frei Miguelinho, no Alecrim, tiveram dúvidas esclarecidas e motivação de sobra para embarcar na parceria resultante do "Conexão Enem", da Assembleia Legislativa, com o "Quero Aprender", da Secretaria Estadual de Educação.

"A maioria dos alunos não sabe que tem uma série de serviços de aprendizagem, e gratuitos à disposição. A parceria desses dois projetos é um exemplo disso", explicou o professor João Maria de Lima, que palestrou sobre esse tema para cerca de 70 alunos da escola nesta quinta-feira (4).

É o caso de Nataniel Nogueira, 17, que se surpreendeu com o conteúdo ministrado. "Nossa! É muita informativa a palestra dele. Essas dicas simples sobre o Enem eu nem imaginava sobre como poderia me beneficiar", contou o estudante.

Durante a palestra, o professor falou serviços integrados de aprendizagem que os alunos podem acessar no Portal Sigeduc, da Secretaria Estadual de Educação. Em seguida, dedicou atenção para falar sobre o "Conexão Enem", citando dicas gerais para os alunos na hora da prova.

O projeto Quero Aprender ajudará estudantes no processo de aprendizagem tendo como estratégia a ampliação do acesso aos conteúdos didáticos, que buscam consolidar os conhecimentos básicos que o aluno da Rede Estadual deve ter construído ao final de alguns anos de escolaridade.

Através, agora, do Conexão Enem, as metas do programa tem ganhado amplitude maior, com divulgação na TV Assembleia e a junção do conteúdo ministrado pelo professor João Maria de Lima para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Comentários (0)

Escola da Assembleia abre segunda turma de iniciação musical para crianças

Imprimir
PDF

CRIANAS

Considerando a importância que a música tem para as crianças desde os primeiros anos de vida, quando ocorre o desenvolvimento de determinadas capacidades artísticas, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio da Escola da Assembleia, volta a oferecer o curso de iniciação à música para crianças entre 3 e 7 anos. As aulas começam no dia 20 de maio, sábado, das 8h às 10h, na sede da Escola do Poder Legislativo.

"Esse curso, oferecido às crianças de 3 a 7 anos, evidencia o foco na educação com o fortalecimento da cultura potiguar, enraizado na Escola da Assembleia", destaca o diretor da Escola, Carlos Russo.

O professor Carlos Alberto de Freitas, mais conhecido como Carlos Zens, utilizará a linguagem da música, com vários instrumentos e elementos de efeitos visuais, como desenhos sobre percepções sonoras, proporcionando uma interação com a criança pelo lado lúdico e uma viagem rica de detalhes e informações dentro da diversidade brasileira em suas origens e matrizes étnicas.

"Dentro da metodologia, vamos aplicar a percepção e apreciação de forma lúdica onde as crianças possam desenvolver as criatividades espacial e sonora, motivação, coragem e gosto para a música como parte fundamental no desenvolvimento integral da criança a cada encontro", explica o músico.

As aulas pretendem, ainda, contribuir para o desenvolvimento do pensamento criativo da criança, utilizando a instrumentação do: canto, flauta (sopros e apitos, pássaros), violão, percussão, efeitos de vento, água, chuva, rio, pássaros, estrela, folhas, e com peças musicais infantis do cancioneiro potiguar brasileiro. Além de trabalhar a sensibilização, percepção, o ato de apreciar o que se vê, o ouvir, sentir, expressões vocais e corporais, movimentos unilaterais (descobrindo o espaço da sala) e desenhos sobre suas percepções.

Mais

Os interessados podem se dirigir à Escola da Assembleia, localizada à Rua Açu, 426, Tirol. As matrículas serão feitas das 8h às 15h. Mais informações: www.al.rn.gov.br/escola ou no 3232-1001.

Comentários (0)

Assembleias do Brasil se reúnem na 21ª Conferência da UNALE

Imprimir
PDF

UNALE

As Assembleias Legislativas do Brasil se reúnem durante a 21ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que vai acontecer entre 7 e 9 de junho deste ano, na cidade e de Foz do Iguaçu.

A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, promovida anualmente pela Unale, União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, objetiva reunir o maior número de parlamentares e entidades legislativas para discutir as mudanças necessárias para o desenvolvimento do Brasil.

O evento terá como abordagem principal "O Brasil e suas reformas", aprofundando as discussões sobre a relevância do poder legislativo estadual, a crise nos estados e as soluções, as reformas política e trabalhista, além de outros temas de relevância nacional e internacional.

Edital de Convocação

UNIÃO NACIONAL DOS LEGISLADORES E LEGISLATIVOS ESTADUAIS – UNALE, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 00.627.992/0001-81, com endereço no SGAS 902, Edifício Athenas, Entrada C, Salas 120 a 131, Brasília – DF, nos termos do Estatuto, convoca os seus filiados para a reunião da Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no Rafain Palace Hotel e Convention, nas dependências do "Expocenter IV", sala A1, situado na Avenida Olímpio Rafagnin, 2357, Parque Imperatriz, na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, no dia 09 de junho de 2017, às 11h15, em primeira convocação, havendo quórum de 50% (cinquenta por cento), ou às 11h30, em segunda convocação, com qualquer número de presentes, para o fim de deliberarem sobre a seguinte pauta:

• Prestação de Contas do Mandato;

• Eleições da Nova Diretoria.

Cientifica ainda aos seus filiados que o prazo de 05 (cinco) dias para impugnação da candidatura ao cargo da Diretoria Executiva e demais cargos de Direção da UNALE, terá início imediatamente após vencido o prazo de registro das candidaturas previsto no art. 14 do estatuto consolidado.

Os interessados deverão entrar em contato com o Diretor-Geral da entidade pelo telefone (61) 3533-7300 ou através do e-mail germano@unale.org.br. Eventuais impugnações aos candidatos deverão ser protocoladas por escrito, na sede da UNALE, devidamente fundamentada e acompanhada dos documentos necessários para comprovação do fato alegado.

Brasília/DF, 05 de maio de 2017.

Deputado Adjuto Rodrigues Afonso

Presidente da UNALE

Comentários (0)