Banner
03
Set

IMG-20190902-WA0005

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN) e o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) realizaram nesta segunda-feira, 2, discussão sobre a proposta do Programa Future-se, do Governo Federal. O debate cumpre uma determinação da administração central da UFRN que vem realizando e estimulando o diálogo a fim de abranger diferentes opiniões antes de assumir um posicionamento.

No Ceres, a discussão aconteceu em dois momentos, sendo o primeiro às 9h no auditório do Campus de Currais Novos, e às 14h no auditório do Campus de Caicó. O Pró-reitor de Planeamento da UFRN, Josué Victor de Medeiros Júnior, que participou das duas discussões, disse ter ficado impressionado com a quantidade de pessoa interessadas no assunto.

"A participação foi maciça dos alunos, técnicos e professores. Em Currais Novos, chamou atenção também os encaminhamentos para a realização de reuniões internas e com os alunos para discutirem mais o texto do Future-se", disse o Pró-reitor. Em sua fala, durante os encontros, ele destacou preocupação em relação ao papel que o Future-se está dando às Organizações Sociais (O.S) neste processo e o impacto disso na autonomia administrativa e financeira das universidades.

Na próxima quarta-feira, 4, o Ceres Caicó fará assembleia para discutir um posicionamento sobre o programa. A diretora Sandra Araújo elogiou a discussão e a ida do Pró-reitor ao Seridó, o que, para ela, conferiu mais qualidade ao debate. A professora demonstrou ainda grande inquietação com o futuro do Centro caso o Future-se prospere.

"Nossa preocupação é saber como fica um Centro pequeno como o nosso, dedicado à formação de professores. Não pensamos a universidade como na proposta do Future-se, o que precisamos é de investimentos, não de uma perspetiva de termos Organizações Sociais interferindo em nossas decisões", frisou.

bannerfestajapi

Comentários (0)
03
Set

CDP_PARNAMIRIM

O Centro de Detenção Provisória de Parnamirim (CDP/Parnamirim) realizou, nesta segunda-feira (02), a entrega dos certificados do 1° Curso de Eletricista Residencial, para 11 internos. O curso é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap/RN) e a Igreja Universal, por meio do programa Universal nos Presídios (UNP).

O objetivo do projeto é a capacitação profissional e a educação da população carcerária do Rio Grande do Norte, o qual proporciona oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, quando retornarem à sociedade.

Além da entrega dos certificados, os internos receberam um kit básico de ferramentas para eletricistas. Também houve na cerimônia, um café da manhã especial tanto para os apenados, quanto para os servidores do CDP.

A Seap/RN desenvolve diversos projetos que buscam levar educação, trabalho, saúde e assistência religiosa para dentro das unidades prisionais, sempre com foco na disciplina e ordem do sistema prisional. A secretaria reconhece o empenho da Igreja Universal neste projeto, assim como dos servidores que se comprometem com iniciativas como esta.

banner_odontopremium

Comentários (0)
03
Set

Feira-Brasil-Mostra-Brasil-2

A Arena das Dunas recebe de 6 a 15 de setembro mais uma edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil. A versão 2019 (25ª) vai gerar 700 empregos diretos e tem a expectativa de atrair mais de 100 mil pessoas durante os dez dias. Paralelo a feira, entre os dias 12 e 15, será realizada a 9ª edição da FliQ - Feira de Livros e Quadrinhos de Natal. São 100 horas de atividades culturais, com palestras, debates, cordel, oficinas, lançamentos de livros, quadrinhos, games, robótica, sessões de autógrafos e apresentações artísticas.

A Brasil Mostra Brasil ocupará mais de 12 mil metros de área de exposição no espaço interno do complexo multiuso. E este ano a feira supera a marca de 350 empresas expositoras. "A cada edição conseguimos envolver uma parcela maior de parceiros, sempre com o foco voltado para o mercado local. Nossa intenção é cada vez mais trazer o empresário potiguar para o evento" , afirma Wilson Martinez, diretor da multifeira.

Com expositores nacionais e internacionais, inúmeros segmentos são representados: móveis, vestuário, eletrônicos, artigos de decoração, utilidades domésticas, calçados, eletrodomésticos, artesanato, automóveis, entre outros. "Este ano teremos novas tendências de moda, eletrodomésticos, lançamentos de veículos e uma intensa programação cultural. São inúmeros expositores locais, mas também com diversas empresas regionais em variados segmentos", confirma Wilson.

Concurso Cosplay

Durante a FliQ será realizado ainda a segunda edição do Concurso de Cosplay. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do https://bit.ly/2XLo93Z até o dia 15 e no Stand Cuscuz HQ, no próprio evento, até duas horas antes do início das apresentações, que ocorrerão no domingo, no palco principal, às 18h.

Segundo a organização da 9ª FLiQ, o foco do concurso é incentivar o hobby de Cosplay e premiar os que se destacam. Tanto que é aberto para todas as pessoas com idade superior a cinco anos, mas no caso de inscrição de menor de idade deverá ser preenchido um termo pelo maior responsável. São considerados válidos cosplays de personagens de qualquer tipo de mídia desenhada, filmada ou escrita, não importando a origem étnica do mesmo, desde que o personagem seja de acesso público.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
03
Set

Gustavo_Diogenes_CEO_Evolux

Mais um para a conta! Dando continuidade ao cronograma 2019 de participações em grandes eventos voltados para o atendimento ao cliente, a Evolux® Sistemas é presença garantida em mais uma edição do Congresso Nacional das Relações Empresa-Clientes (Conarec), que acontece nos dias 10 e 11 de setembro no Hotel Transamérica (SP).

A empresa que desenvolve uma solução de tecnologia para Call Centers com foco em potencializar a experiência do atendimento oferecido aos clientes é patrocinadora Utility do encontro anual que reúne CEO's, executivos e diretores das maiores empresas do Brasil, em debates sobre as inovações mais relevantes no campo do relacionamento empresa-cliente.

O CEO da Evolux® Sistemas, Gustavo Diógenes, contribuirá com a sua expertise sobre gestão e atendimento, participando do painel "A Régua da Experiência. Aonde vai parar a expectativa do seu cliente?", realizado no dia 10/09, a partir das 13h35, na sala 5.

"Temos orgulho em apoiar um dos eventos corporativos mais renomados do país. Acreditamos que iniciativas como essa são essenciais para fomentar o crescimento, por meio da troca de experiências e compartilhamento dos desafios e soluções encontradas para vencê-los. Estamos empolgados com mais esta edição e queremos convidar todos para conferir as novidades do mercado", declarou Gustavo.

Além da participação no painel, a Evolux® terá um estande de atendimento (durante os dois dias), onde o time demonstrará a ferramenta e apresentará os novos recursos da suíte ao público: o IVR Builder e o Pulse Check Survey.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
03
Set

tomba_davialcolumbre 

O deputado estadual Tomba Farias participou nesta segunda-feira de audiência em Brasília com o presidente do senado, Davi Alcolumbre.

No encontro, que foi articulado pelo ex-senador José Agripino, Tomba apresentou pleitos de Santa Cruz para liberação de recursos de obras estruturantes na cidade.

O presidente do senado garantiu que batalhará pelo pagamento das obras para Santa Cruz de autoria de José Agripino que, segundo Davi Alcolumbre, é um grande companheiro de vida pública e merece atenção sempre em seus pleitos.

A viagem de Tomba está assegurando para Santa Cruz os recursos para obras que foram prometidas pelo deputado e pelo prefeito Ivanildinho em suas campanhas, mostrando compromisso com a população santacruzense.

Os recursos servirão para a pavimentação asfáltica das ruas Caminha Fiuza, Antônio Ferreira de Souza (rua da Residência Universitária) e Major João Pinheiro Bezerra Cavalcanti (principal rua do Maracujá), uma parte dos recursos para obra de recuperação do mercado público e recursos para recuperação das estradas vicinais na zona rural de Santa Cruz.

O encontro ainda contou com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, que também foi em busca de liberação de recursos para a capital potiguar.

bannerfestajapi

Comentários (0)
02
Set

ivanildinho_pegaboi1

O prefeito Ivanildinho participou neste domingo (01) da tradicional Pega de Boi no Mato da comunidade rural de São Joaquim.

O evento reuniu grande público, pois é uma das mais tradicionais representações culturais nordestinas e sempre chama atenção dos amantes do esporte em nossa zona rural.

O prefeito Ivanildinho apoiou o evento em sua realização.

ivanildinho_pegaboi2

ivanildinho_pegaboi3

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
02
Set

corpobombeirosinsetosO Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) já atendeu de janeiro à agosto de 2019, mais de 860 ocorrências de capturas de insetos somente em Natal e região. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (2) pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

De acordo com os dados, somente em agosto foram atendidas 144 ocorrências. "É comum o número alto diante do aumento da temperatura associado aos desmatamentos e à ocorrência de queimadas. Isto tudo influencia o deslocamento dos enxames e até no número de insetos nas colmeias", disse o major João Eduardo.

Ainda segundo ele, é importante que a população chame sempre os bombeiros para evitar ataques. "Todo bombeiro recebe treinamento de salvamentos terrestres, incluindo a capacitação na captura de insetos; alguns treinamentos são específicos para a capacitação da técnica", explica.

Cuidados

O CBMRN orienta à população para evitar movimentos bruscos e excessivos ao perceber a presença de enxames. É preciso fazer silêncio, porque as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos. Examinar a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados ajuda na prevenção de acidentes com os insetos. Caso ocorra o ataque, a vítima tem de proteger o pescoço e o rosto das picadas. As pessoas alérgicas à picada devem evitar caminhadas em áreas de mata e procurar orientações médicas.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
02
Set

reaherh

Foi lançado o edital para um concurso público em conjunto para preenchimento de 293 vagas nos municípios de João Câmara, Jardim de Angicos, Parazinho, Pedro Avelino e Guamaré, com salários entre R$ 998 a R$ 10 mil. As inscrições podem ser feitas via internet até o dia 2 de outubro e as provas estão previstas para ser realizadas no dia 1º de dezembro.

A taxa de inscrição custa R$ 80 para cargos de nível fundamental; R$ 100 para cargos de nível médio e R$ 120 para nível superior. O concurso da região do Mato Grande do estado prevê vagas efetivas para contratação imediata e cadastro de reserva, e será realizado pela Fundação de Apoio a Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).

Dentre as vagas disponibilizadas para o concurso, estão as destinadas para agente de endemias, assistente social, auditor do sistema de saúde, enfermeiro, farmacêutico, fiscal de tributos municipais, fisioterapeuta, guarda municipal, médico, odontólogo, professor, técnico em enfermagem, auxiliar administrativo, técnico em patologia clínica, técnico em saúde bucal, motorista, operador de máquinas, tratorista, fiscal de tributos, psicólogo, coordenador pedagógico, nutricionista, orientador social, facilitador de idosos, educador físico, agente comunitário de saúde, agente de saúde bucal, digitador, fiscal de vigilância sanitária, secretário escolar, auditor fiscal, técnico agrícola, fonoaudiólogo, procurador, analista de controle interno, assistente administrativo, assistente de plenário, arquivista, contador e analista de tecnologia da informação.

A seleção envolverá prova objetiva (todas as vagas); análise de títulos (vagas de nível superior), com entrega dos documentos em 20 e 21 de dezembro; e avaliação prática (operador de máquinas), de 20 a 23 de dezembro. A divulgação do resultado final está prevista para 15 de janeiro de 2020.

carto_bem_estar

Comentários (0)
02
Set

stinvenson

Senador de primeiro mandato, Styvenson Valentim (Podemos-RN) disse a O Antagonista que a maior dificuldade para se instalar a CPI da Lava Toga é o temor de se criar uma desarmonia entre os poderes.

"Vejo Davi [Alcolumbre] falar 'vamos esperar o tempo oportuno [para instalar a CPI], o tempo oportuno'. Gosto muito do Davi, mas o povo não está querendo uma guerra, quer investigação".

Perguntado se há lobby para barrar a CPI, Styvenson respondeu: "O que eu percebo, escuto e vejo é o que foi dito claramente. Eles temem desarmonia com outros poderes. Mas a desarmonia maior é com a população. Não temos que ter medo da verdade, não sei por que aterroriza tanto as pessoas. Se temos a prerrogativa de fazer uma sabatina com o ministro [quando indicado], por que não podemos investigá-lo?"

O Antagonista

carto_bem_estar

Comentários (0)
02
Set

WhatsApp_Image_2019-09-02_at_13.02.07

Instituído no Estado do Rio Grande do Norte através da lei 10.518/2019 o Programa Jovem Consciente, de autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (MDB), tem por objetivo a educação dos jovens para o exercício da cidadania.

A iniciativa, que foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado e também fará parte das campanhas institucionais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), será realizada anualmente, na segunda semana de agosto, nas escolas das redes pública e privada do Estado.

"O Programa Jovem Consciente disponibilizará o Guia do Cidadão a todos os alunos do ensino médio do Rio Grande do Norte com informações sobre o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, bem como dos demais órgãos públicos integrantes da Administração Pública Federal e Estadual, além de fornecer conceitos de política, cidadania, democracia, entre outros", frisou o Nelter.

Esta iniciativa também permite que a ALRN estabeleça convênios e acordos com os demais órgãos públicos e privados para que auxiliem na execução do Programa, especialmente na elaboração, orientação e divulgação do Guia do Cidadão e de outras atividades voltadas a incentivar a participação democrática da juventude no exercício da cidadania.

carto_bem_estar

Comentários (0)