Banner

Estadual

Conexão Felipe Camarão presente na inauguração da Iluminação Cultural do Memorial Câmara Cascudo

Imprimir
PDF

Arquvio_Conexo_Felipe_Camaro_-_Auto_de_Boi_de_Reis_3

Na próxima quinta-feira (13), a partir das 18h, o Conexão Felipe Camarão estará presente em um grande evento para Natal: A inauguração da Iluminação Cultural no Memorial Câmara Cascudo. A convite do Instituto Neonergia - responsável pela implantação da nova iluminação do Memorial para valorizar ainda mais o rico patrimônio potiguar, o Conexão Felipe Camarão levará a apresentação do Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro, uma das atrações a se apresentar.

O Conexão Felipe Camarão, um dos projetos culturais apoiados pelo Instituto Neoenergia, desenvolve oficinas nas escolas públicas da comunidade através dos patrimônios imateriais. O Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro é um deles. A apresentação do Auto contará com a participação da viúva do Mestre, Iza Galvão e os brincantes. Na ocasião serão apresentadas algumas composições do Mestre Manoel Marinheiro, como: "Na chegada desta casa", "Menino Jesus da Lapa" e "Despedida da maruja".

O Mestre Manuel é o símbolo de uma época de ouro do folclore potiguar e de sua luta para não cair no esquecimento. Ele é reconhecido como Patrimônio Imaterial pelo Ministério da Cultura. O Auto do Boi de Reis representa a força e o ritmo da cultura brasileira, pela expressão dos seus personagens e a figura do Boi, num cenário de habilidades artísticas, músicas, danças, cores, ritmos e movimentos embalados pelo som da rabeca.

Dona Iza – Odaíza de Pontes Galvão, viúva do Mestre Manoel Marinheiro, assumiu o legado do Auto do Boi de Reis. Sempre ativa junto ao Mestre, herdou não apenas o seu saber da montagem do Boi, figurinos, adereços e personagens, mas o ritual, a dança, os cantos e as loas.

O Conexão Felipe Camarão é um projeto sociocultural e educativo desenvolvido pela Associação Companhia Terramar na comunidade de Felipe Camarão – Natal/RN, que atua na preservação, valorização e difusão da cultura de tradição oral local, fundamentando-se nos patrimônios imateriais do bairro, como: o Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro, a musicalidade do Mestre Cícero da Rabeca e a Capoeira do Mestre Marcos.

O evento contará com a presença de representantes da Fundación Iberdrola España, da Neoenergia, da Cosern, de familiares do folclorista Luís da Câmara Cascudo (1898-1986), de artistas, intelectuais e autoridades do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Ágora abre inscrições para cursos de Português para Estrangeiros

Imprimir
PDF

ufrn_logo

O Instituto Ágora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre inscrições para os cursos de Português para Estrangeiros. Tem como público-alvo alunos estrangeiros (de graduação e pós-graduação) da UFRN, os professores estrangeiros e também as pessoas da comunidade externa que possuam visto adequado (não pode ser visto de turista).

As inscrições serão realizadas nos dias 27 e 28 de fevereiro, na Secretaria do Instituto, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados deverão levar o passaporte original, cópias da folha da foto e da folha do visto do passaporte, CPF (original e cópia) e cópia do comprovante de residência (pode estar em nome de terceiros). Há uma taxa de R$ 250,00, que inclui as aulas para todo o semestre.

Cada um dos cursos conta com carga horária de 60 horas/semestre. Os cursos de Português Língua Estrangeira do Instituto Ágora têm por objetivo desenvolver as habilidades de leitura, compreensão oral, produção escrita e discurso falado em português. As aulas contemplam a língua em seus aspectos gramaticais, além dos traços culturais da sociedade brasileira.

Quem já tem algum conhecimento da língua portuguesa poderá fazer um teste de nivelamento, que será aplicado exclusivamente no dia 18 de fevereiro, das 13h às 17h, no Auditório 1 do Instituto Ágora. É necessário fazer a inscrição para o teste pelo e-mail ple.ufrn@gmail.com até às 23h do dia 17 de fevereiro. As aulas iniciam dia 7 de março e terminam dia 4 de julho. Para mais informações, o interessado pode acessar o edital ou ligar para o 3342-2257 (ramal 1). Atendimento em inglês disponível.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Réveillon de Felipe Guerra mantém a sua tradição com grandiosidade de ser um dos maiores do interior do RN

Imprimir
PDF

Multido_acompanham_show_de_uma_das_apresentaes_no_rveillon_em_Felipe_Guerra.Foto.Salomo_Medeiros_2

"Graças a Deus que realizamos mais um grandioso réveillon com toda tranqüilidade e segurança", analisou de forma bastante otimista o Prefeito Haroldo Ferreira referindo-se ao tradicional réveillon da cidade de Felipe Guerra, região Oeste do estado do Rio Grande do Norte.

Embora com a chegada de uma chuva, milhares de pessoas divertiram-se no Bairro da Cidade Baixa ao som das apresentações musicais de Forró da Mídia, Forró Balanciar,ambos comandados pelos cantores Claudinho ,Juninho,Cézar Cardoso e a cantora Kátia Cilene.

Em companhia do Prefeito Haroldo Ferreira, a secretária de saúde e primeira-dama Girlene Ferreira, vice-prefeito Salomão Gomes e a sua esposa, Professora Fátima Silva, secretários Luiz Agnaldo (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos), Ducivan Fernandes (Esporte e Lazer), vereadores Pedro Cabral, Marcos Aurélio, Jânio Barra, Tesoureiro Clezimar de Brito.

Além de ter se firmado como um dos maiores réveillon do interior do estado do Rio Grande do Norte, a virada de ano novo na cidade de Felipe Guerra apresenta-se de forma bastante espontânea na sua organização, reunindo diversos fatores, tais como uma infraestrutura montada para receber anualmente milhares de pessoas, entre visitantes e turistas que visitam a cidade especificamente nessa época.

Desde os estacionamentos para carros, motos, banheiros químicos, bombeiros, seguranças, policiais e uma equipe da saúde, contando com uma ambulância para prestar socorro, o governo municipal de Felipe Guerra logo nas primeiras horas da virada do ano, acontece um dos maiores shows pirotécnicos com a queima de fogos com duração de mais de 12 minutos.

Uma das apostas por parte do governo municipal de Felipe Guerra, na pessoa do gestor Haroldo Ferreira, desde quando ele assumiu a Prefeitura Municipal de Felipe Guerra no seu primeiro mandato de 2013 a 2016 deu uma maior prioridade no maior evento festivo de Felipe Guerra, o réveillon.

Não somente a sua grandiosidade, mais toda a cidade de Felipe Guerra quando chega o mês de dezembro de cada ano, voltam-se suas expectativas para a festa do réveillon, a exemplo quando cresce em uma maior proporcionalidade e vindo aquecer o comércio de um modo geral, desde os comércios de pequeno porte aos comércios maiores, além de lojas, salões de belezas e do setor de alimentícios, girando um volume maior de dinheiro na cidade de Felipe Guerra.

A grandiosidade do réveillon de Felipe Guerra tem como um dos principais ingredientes, uma equipe de bons profissionais que fazem um trabalho de forma planejada e com uma organização impecável para oferecer toda uma assistência aos habitantes, visitantes e turistas que chegam para festejar seu novo ano de uma maneira bastante tranqüila e segura.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Pesquisador da UFRJ seleciona praia em Macau para cultivo experimental de algas marinhas

Imprimir
PDF

Cultivo_de_algas_-_Foto_Reproduo

O professor e pesquisador Mauroli Cabral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esteve, neste final de semana, no Rio Grande do Norte para definir o trecho de mar em que serão realizados os cultivos experimentais de algas marinhas e escolheu a praia de Diogo Lopes, no município de Macau.

O projeto para cultivo das chamadas macroalgas, da espécie Kappaphycus alvarezii, é pioneiro no Brasil e pode impulsionar a economia local. Os processos de industrialização de algas têm como principal objetivo a extração do ácido algínico ou alginatos em sais de sódio, potássio, cálcio, magnésio, entre outros, que são essenciais para o agronegócio em todo o mundo.

O professor Mauroli Cabral selecionou a praia de Diogo Lopes pelo fato dela reunir as condições favoráveis ao desenvolvimento e por ter o apoio da Prefeitura. "O cultivo de macroalgas e a profícua interação da algicutura com a agricultura e a pecuária no Rio Grande do Norte é importante para todos. Macau está apta tanto pelo apoio da gestão, quanto pelas condições naturais favoráveis", contou.

O prefeito Túlio Lemos reafirmou o apoio da Prefeitura no projeto que vai funcionar em uma área de 10 hectares e que terá a participação da colônia de pescadores do município. "Nossa gestão está focada no desenvolvimento econômico e tenho acompanhado presencialmente todas as etapas para que esse projeto coloque Macau como referência mundial no cultivo de macroalgas, um produto tão importante para a economia mundial", pontuou.

O secretário municipal de Agricultura e Pesca de Macau, professor Antônio Alberto Cortez, explicou os próximos passos para que o projeto seja implementado. "Escolhida a praia, vamos agora partir para: avaliação do grau de salinidade da água nos vários canais formados pelas ilhas de mangue, aferição das correntes marinhas vigentes na área, medição do índice de túrbidos da água nos diferentes canais e, por fim, a instalação do cultivo experimental de macroalgas nativas, em pontos estratégicos, para avaliar a taxa de crescimento", detalhou.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Bom exemplo: alunos do colégio CEI Mirassol fazem doação de leite especial e outros insumos para as crianças do Varela Santiago

Imprimir
PDF

WhatsApp_Image_2019-12-27_at_06.08.43

Alunos do colégio CEI Mirassol aproveitaram os últimos dias de 2019 para realizar uma ação filantrópica, doando latas de leites especiais, como o Neocate, Pregomin e Nan Comfor, além de fraldas, material escolar e brinquedos para as crianças internadas no Hospital Varela Santiago. A inciativa, capitaneada pelo grêmio estudantil do estabelecimento de ensino é o resultado de uma campanha de ação social que foi elaborada pelos estudantes, após conhecerem in loco neste mês de dezembro a unidade hospitalar e constatarem a necessidade de se destinar para as crianças carentes o alimento especial.

Além das doações que foram entregues, os alunos Felipe França, Ana Clara Duarte, Ana Clara Gomes e Caio Valença, interagiram com as pessoas que são auxiliadas pela instituição e dedicaram um tempo para brincarem e conversarem com pacientes infantis do setor de Oncologia.

Segundo o presidente do Grêmio Estudantil, Caio Valença, os estudantes escolheram o Varela Santiago pelo fato de ser uma instituição que lida com enfermidades pediátricas de difícil tratamento, amparando crianças com problemas oncológicos. "Como esses tratamentos são extremamente caros, decidimos ajudar como podíamos e foi uma experiência bastante gratificante para todos nós", disse.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)