Banner
14
Nov

REUNIO-TORCIDANAVILA

Em busca de revitalizar a Vila de Todos, que foi recuperada e entregue a população neste mês, a Prefeitura de Santa Cruz vai realizar no próximo dia 23 de novembro a primeira edição do projeto Torcida na Vila.

Idealizado pelo prefeito Ivanildinho, o projeto visa levar para a Vila de Todos torcedores em momentos importantes do futebol brasileiro.

A primeira edição do projeto será no sábado (23) com a final da Libertadores da América, que terá o brasileiro Flamengo, time de maior torcida do Brasil, e que tem grande número de torcedores em Santa Cruz. O confronto é contra o argentino River Plate.

Na última terça-feira (12), o prefeito Ivanildinho se reuniu com assessores e representantes de torcidas organizadas do Flamengo em Santa Cruz e apresentou o projeto.

A prefeitura alugou um telão de Led de alta definição, de 15 m², para transmissão do jogo, um dos melhores do Rio Grande do Norte, além de fornecer o som. Os torcedores ficaram a cargo de disponibilizar atrações musicais e ornamentar o local para receber os torcedores.

O prefeito Ivanildinho enfatizou que o projeto é importante dentro do planejamento de revitalização da Vila de Todos, além de preparar um local especial para que todos os torcedores do Flamengo em Santa Cruz possam se reunir e assistir o jogo em busca do título, que é o mais importante da América do Sul.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
14
Nov

181eec13-f6ef-4eab-9440-42fa2016ac4b

O partido Democratas realizou nesta quarta-feira em Santa Cruz um seminário com foco na mulher na política.

O evento foi organizado pela ala feminina do partido, o Mulher Democratas, e lotou o auditório do Instituto Cônego Monte.

O seminário contou com três palestras técnicas, que abordaram temas importantes como redes sociais, prestação de contas e sempre enfatizando a Importância da participação feminina na política.

No encontro, várias personalidades políticas ligadas ao sistema governista, marcaram presença.

O Democratas é um dos partidos que dão base de apoio a gestão do prefeito Ivanildinho Ferreira.

Liderado no estado pelo ex-senador José Agripino, o Democratas tem ajudado bastante na busca de liberação de recursos para o município de Santa Cruz.

O Democratas ainda realizará esse seminário voltado para as mulheres em vários Municípios do interior do estado.

7022d236-4967-4f95-ab3c-abda4304844e

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
14
Nov

Tomba_fala_sobre_o_Proedi

O deputado estadual considerou como sendo "infeliz" a declaração do presidente da Caern, Roberto Sergio Ribeiro Linhares, que em entrevista ao programa radiofônico "Jornal 96", comandado pelo jornalista Diógenes Dantas, acusou a Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte de, "por questões políticas", passar 30 dias" para deliberar sobre o projeto que autorizava a Caern a realizar o pagamento de contrapartidas de convênios celebrados entre a União e o Estado. Tomba, que preside a Comissão, disse de que as críticas de Linhares são improcedentes e que o auxiliar do governo Fátima Bezerra (PT) "foi ingrato" com os parlamentares que compõem a Comissão de Finanças e Fiscalização.

Tomba Farias destacou, inclusive, que relatou o projeto de interesse do governo, em substituição ao deputado Galeno Torquato (PSD), com o objetivo de agilizar a tramitação da matéria. "O deputado Galeno Torquato estava viajando e eu fui procurado pelo deputado Francisco do PT, que me fez um apelo para eu tentar resolver a questão da relatoria. Eu peguei o telefone e solicitei a Galeno que eu fosse o Relator da matéria, Galeno concordou de imediato e então aprovamos o projeto", revela.

O parlamentar disse ainda que tanto ele, como a Assembleia Legislativa, têm contribuído com o governo no sentido de votar matérias que sejam de interesse do Rio Grande do Norte. Tomba acrescentou ainda que o dirigente da Caern não tem o direito de desgastar o Poder Legislativo junto à opinião pública. "Nós temos votado para ajudar ao governo em vários temas, como a PEC do Teto de Gastos, a unificação dos fundos do Detran, os fundos do IDEMA e o Fundo Estadual da Segurança Pública. Estamos agora aguardando a governadora enviar o projeto de reforma da previdência, assunto que aliás não teve o apoio de Fátima Bezerra no plano federal. Nós estamos aqui ajudando, pois queremos ver o Rio Grande do Norte crescer. Agora, não adianta querer jogar os problemas no colo da Assembleia Legislativa. Fica aqui o meu repúdio", assinalou.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
14
Nov

NOVEMBROAZUL-UBS-001

A campanha Novembro Azul, que consiste em ações de conscientização dos homens quanto ao câncer de próstata, teve sua programação iniciada nesta quarta-feira (13) em Santa Cruz, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Paraíso II.

A Prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde, realiza nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) atendimentos noturnos, objetivando atrair homens para atendimento médico e outras especialidades, além de ações educativas.

A mesma ação acontece nesta quinta-feira na UBS do bairro DNER e nos próximos dias acontecerá nas demais unidades da cidade.

O objetivo da gestão municipal é intensificar os atendimentos noturnos, especialmente para atender o público masculino, que alega não poder procurar a UBS durante o dia.

O evento que abriu a programação alusiva ao Novembro Azul, nesta quarta-feira (13), contou com a participação do prefeito Ivanildinho.

NOVEMBROAZUL-UBS-002

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
14
Nov

banco-do-nordeste_logo

As aplicações do Banco do Nordeste em projetos de carcinicultura, no Rio Grande do Norte, cresceram de R$ 8,6 milhões para R$ 11 milhões, no período de 1.º de janeiro a 30 de setembro deste ano. O acréscimo corresponde a 28% em relação ao mesmo período do exercício anterior.

Por conta do apoio dado pela instituição ao setor e como principal agente financeiro da atividade na região, o Banco do Nordeste será homenageado com placa de reconhecimento pela 16ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam'19), nesta quinta-feira, 14, no Centro de Convenções de Natal às 19h. A feira prossegue até sexta-feira.

Sentimento comum entre os participantes do evento é que o crescimento nos financiamentos sinaliza momento de retomada da carcinicultura, com aumento gradativo da produção e possibilidade, já em 2020, de o camarão voltar com força à pauta de exportações do país.

Os negócios realizados no setor, em 2019, no Rio Grande do Norte, localizam-se nos municípios de Guamaré, Macau, Mossoró, Canguaretama, Vila Flor e Ceará-Mirim, com predominância de projetos de pequeno e médio portes

Durante a programação da feira, nesta quarta-feira, 12, o superintendente estadual do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte, Jorge Bagdeve, palestrou sobre "Linhas de financiamento para o setor carcinicultor e aquicultor".

No pavilhão da Fenacam'19, com quase 200 expositores, estão sendo aguardados 5 mil visitantes ao longo do evento, que engloba outras iniciativas técnicas, científicas e empresariais. Dezenas de palestrantes nacionais e internacionais abordam temas sobre a carnicicultura e a aquicultura, brasileira e mundial.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
13
Nov

Tomba_fala_no_plenrio_13.11

Destacando que os deputados estaduais são desrespeitados a toda hora pelo governo Fátima Bezerra (PT), o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) fez na manhã desta quarta-feira um contundente discurso contra a administração estadual, enfatizando que, passados onze meses da atual gestão, o Rio Grande do Norte não tem nada a comemorar.

Enfatizado que o orçamento 2019 foi relatado pelo deputado Fernando Mineiro (PT), que hoje é auxiliar de governo, Tomba Farias lembrou que a governadora Fátima Bezerra não honrou os débitos do governo com funcionalismo, que ainda não recebeu os décimos terceiros salários dos anos de 2017 e 2018, além dos salários de novembro e dezembro. "O que é que temos para comemorar? O que a governadora fez até agora? As estradas estão acabadas e continuam esburacadas, como acontece em Coronel Ezequiel e Jaçanã, que tem a "curva da morte", onde já morreram várias pessoas. Fiz vários discursos pedindo providências, mas nunca fui ouvido", disse.

O parlamentar que é presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa, fez ainda um retrato da saúde pública do Rio Grande do Norte, que, na sua opinião, "está pedindo socorro". Para Tomba, a gestão da saúde na atual administração se caracteriza por não pagar às cooperativas médicas, não cumprir acordos e fechar hospitais.

"A cooperativa dos médicos está sem receber, a dos anestesistas também, a governadora não cumpriu o acordo de pagar ao Hospital Varela Santiago, fechou o Hospital de Canguaretama, quer fechar o Hospital Ruy Pereira, suspendeu as cirurgias ortopédicas do hospital Deoclécio Marques e não cumpriu com o pagamento da farmácia básica dos municípios", destacou.

ORIGEM POPULAR

Tomba Farias disse ainda que a governadora Fátima Bezerra, embora diga que é de "origem popular", mandou prender as motos "dos mais necessitados, que são verdadeiramente pessoas de origem popular". O parlamentar lembrou também que a governadora editou o decreto do Proedi, retirando recursos dos municípios, e orientou à sua bancada a votar contra os 16,38 % de reajuste para os servidores do estado.

Segundo o parlamentar, o governo do Estado vem rotineiramente desrespeitando os deputados, não empenhando, nem pagando as emendas impositivas que são por eles indicadas. "A nossa Casa precisa tomar uma providência séria e enérgica. Os deputados são desrespeitados a todo momento e a toda hora por esse governo. Estamos terminando o mês de novembro e as emendas não são pagas. Tem agora uma emenda que é da cidade de Lagoa de Velhos, que votou na governadora Fátima Bezerra nos primeiro e segundo turnos. Essa emenda está lá para fazer o pré-empenho e para isso eu tenho que ligar para um tal de 'Tiago'. Isso é uma desmoralização e eu não vou fazer essa ligação. Eu peço providências e respeito para os nossos deputados. Não podemos aceitar que emendas sejam pagas pela cara de quem é governo ou oposição", disse.

E acrescentou: "agora saiu de Tiago e passou para o ex-deputado Fernando Mineiro, que era nosso colega e falava tanto em diálogo. Mineiro, faça cumprir o que você acertou com a Casa de pagar as emendas de 2018, pois foram feitos os compromissos e não foram cumpridos. Agora se fala em compromisso de pagar as emendas de 2019. Queremos então saber a data que será gerada a NL, pois o resto é com a gente, finalizou.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
13
Nov

c1549181-f3fb-4dab-946d-069d302f55e0

Santa Cruz recebe nestas terça (12) e quarta-feira (13) o projeto Triagem Auditiva Itinerante do Rio Grande do Norte, que visa diagnosticar pacientes com problemas de audição na cidade.

A ação é idealizada pelo otorrino, Dr. Rodolpho Penna Lima, e acontece rum parceria entre o Hospital do Coração, a Otocentro Clínica e a Prefeitura de Santa Cruz.

O atendimento ocorre em uma unidade móvel que está instalada na Vila de Todos e será feito exame de audiometria para saber se o paciente tem algum problema de audição.

Para ter acesso, os interessados bastam ir a Unidade Móvel, com documentação pessoal e não ter diagnóstico de problemas de audição. A partir desta triagem, os pacientes vão ser encaminhados para exames mais específicos e iniciar o tratamento.

O prefeito Ivanildinho visitou o local hoje (12) pela manhã e destacou a importância da parceria, garantindo que o serviço ajudará vários santacruzenses a ter seu diagnóstico e encaminhamentos necessários para início de tratamento.

Cerca de 200 pacientes serão atendidos nos dois dias da ação em Santa Cruz.

5e01ab71-3bb3-43cc-a5a0-de5ef49cee5d

1bf00468-af5c-455c-bd48-f8ffabae0625

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
13
Nov

enem

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será divulgado nesta quarta-feira (13), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os cadernos de prova também serão disponibilizados.

Não há um horário marcado para a divulgação do material. Os candidatos deverão acessar o portal do Inep ou o aplicativo oficial do Enem.

É importante lembrar que o número de acertos não representa necessariamente a nota final. Na correção do Enem, é usado um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) - modelo estatístico que leva em conta a dificuldade de cada pergunta e busca avaliar o desempenho do candidato em determinada área de conhecimento.

As notas individuais serão divulgadas em janeiro de 2020.

Com informações do G1

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
13
Nov

WhatsApp-Image-2019-11-12-at-16.42.30-750x500

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte absolveu o ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Ivonildo Rego e mais cinco dirigentes da Universidade, além dos sócios da ESIG, os empresários Gleydson Lima e Raphaela Galhardo, em ação penal movida pelo Ministério Público Federal no RN e declarou que o contrato firmado entre a empresa ESIG e a UFRN para licenciamento de uso de sistemas de informática seguiu o que determina a Lei de Inovação, estando todo o processo dentro da legalidade. A decisão foi proferida pelo juiz federal Mário Jambo, que acatou a tese da defesa.

Antes dessa decisão, o caso já tinha passado pela análise do Tribunal de Contas da União, em que já havia sido expedida decisão favorável no processo pela aplicabilidade da Lei de Inovação, e não da Lei das Licitações, como questionou equivocadamente o MPF/RN. O próprio TCU concluiu pela ausência de elementos que configurassem irregularidades, levando em conta que a dispensa de licitação para contrato de licenciamento de software está contemplada na Lei de Inovação.

Na decisão, o juiz frisou ainda que a própria Universidade chegou a firmar contratos equivalentes com outras três empresas de desenvolvimento de softwares, o que comprova que todo o procedimento ocorreu dentro da legalidade. As próprias testemunhas, em seus depoimentos, declararam que o processo tramitou normalmente, sem qualquer suposta celeridade excepcional.

Outro ponto de destaque da sentença é que ficou comprovado que não houve prejuízo ao erário, uma vez que ficou configurado nos autos que as atividades realizadas pela empresa licenciada são diferentes dos da Universidade quando esta realiza termos de cooperação. A defesa fez constar nos autos o caso da Universidade Federal do Piauí, que após contratar a ESIG teve expressivos resultados na implementação das tecnologias, gerando de fato economia aos seus contratantes. Além disso, após licenciamento outorgado à ESIG houve incremento de receita para a UFRN através de royalties pagos pela empresa.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
13
Nov

Capturar

A 8ª edição da Caminhada Histórica de Natal acontece no próximo dia 30 de novembro, com o objetivo de resgatar a cultura e a identidade natalenses, valorizando o rico acervo histórico da cidade e as produções locais no âmbito da arte. Para isso, os concursos de fotografia e música se repetem este ano, e o I Concurso de Redação da Cidade do Natal, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do RN, vem para incrementar as atividades relacionadas ao evento. Serão premiados os primeiros lugares de cada categoria.

O II Concurso de Fotografia virá apenas posteriormente, uma vez que abrangerá as imagens captadas durante a Caminhada. Mas os outros dois já estão com as inscrições abertas e prorrogadas até o dia 15 de novembro. Com o tema "A importância da história de Natal para o Turismo", o edital do concurso de redação já está disponível ao clicar em um banner no site da ALRN (http://www.al.rn.gov.br/portal/). Para o Concurso de Música, também há um edital, que pode ser solicitado através das redes sociais da Viva Entretenimento (@vivapromocoes). As músicas inscritas devem ter como inspiração a cidade do Natal. A edição do ano passado foi um grande sucesso e se mostra uma excelente oportunidade para promover o cenário da música natalense. Serão 12 músicas selecionadas para se apresentarem no encerramento da Caminhada Histórica, além de premiação em dinheiro para os vencedores. Mais informações através do número (84) 9 8790-1373.

Sucesso no calendário de eventos de Natal, a Caminhada Histórica tornou-se referência no resgate cultural da cidade e na valorização de todo o patrimônio histórico, enriquecendo ainda mais o potencial turístico da capital potiguar. O percurso terá início às 15h, na Praça André de Albuquerque, e passará por 50 locais de destaque da cidade, contemplando monumentos e atrações históricas, com a contextualização e explicação sobre a importância de cada um, até finalizar na praça da Igreja do Bom Jesus Das Dores. A inscrição pode ser feita com a doação de 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal) por pessoa, que vão ser entregues a instituições parceiras. As doações já estão sendo recebidas desde o dia 1º de novembro nos seguintes postos de troca: Avohai Centro, Comunidade Cristã Videira e Supermercados Favoritos da Ayrton Senna e de Ponta Negra.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)