Banner
08
Nov
08
Nov

dr.flauberto_dr.britoPensando sempre no bem-estar de seus clientes, a Laboclínica Carlos Chagas é mais uma empresa que cuida da saúde da população que apoia a campanha Novembro Azul.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Então homem, visite a Laboclínica Carlos Chagas e verifique seus serviços e mantenha seus exames em dias, inclusive realizando o PSA. A clínica está situação na Rua Ferreira Chaves, Nº 286, Centro, em Santa Cruz, ou ligue para o telefone (84) 3291-2448.

clinicacarlos-logo

Comentários (0)
07
Nov

semanapsicologia2017O campus de Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a partir da próxima quinta-feira a segunda edição da Semana de Psicologia.

O evento, que é aberto a população, discutirá a temática de "Sexualidade e Gênero". Para ter acesso, as pessoas podem se inscrever no SIGAA, de forma gratuita, e participar da programação que foi preparada pela universidade.

A abertura da Semana de Psicologia acontece na quinta-feira, a partir das 19h, no teatro Candinha Bezerra com palestra com a professora Anne Damásio. Na sexta-feira, principal dia do evento, acontecerão mesas redondas pela manhã no auditório da UFRN e minicursos a tarde.

Toda a programação desenvolvida discutirá a temática proposta e busca fazer com que a população possa conhecer um pouco mais sobre os trabalhos que são discutidos pelos alunos do curso de Psicologia em sala de aula ao longo de sua formação.

A seguir programação completa do evento:

DIA 09 DE NOVEMBRO

Abertura 19:00

Conferência no Teatro Candinha Bezerra: Prof Anne Damásio 

DIA 10 DE NOVEMBRO

Programação na FACISA

08:00-10:00 Mesa redonda: Possibilidades de amor e prazer na contemporaneidade

Participantes confirmados: Emilly Mel, Lucio Flávio dos Santos Paulo Junior, Keila Kaionara

10:00-10:30 coffee breack

10:30-12:00 mesa redonda: Mulheres e enfrentamento à violência

Participantes confirmados: Mercês, Cecília Nogueira, Adriana Santos

14h-18h Minicurso 1: feminismo e arte. (coletivo feminista)

14h - 18h Minicurso 2: Rodrigo (CRP)

banner_odontopremium

Comentários (0)
07
Nov

CRIANAS-NA-ESCOLA

A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Educação, está com matriculas abertas para a nova creche, localizada no bairro Maracujá. A ampla e moderna estrutura que irá abrigar a nova instituição de ensino está prestes a ser concluída e inaugurada.

Pais ou responsáveis de crianças em idade escolar já podem procura a sede da secretaria de Educação, na Rua Antônio Henrique de Medeiros (antigo PETI), das 08h às 12h e das 14h às 17h, para a efetivação da matricula para o ano letivo 2018.

No ato da matricula, da criança, será necessário apresentar xerox da Certidão de Nascimento, carteira de vacina, RG, CPF (se tiver), cartão do SUS, uma foto 3x4, peso e altura da criança, atestado de intolerância à lactose ou glúten e declaração escolar. Dos pais: RG, CPF e Título de Eleitor, comprovante de residência, além do cartão do programa Bolsa Família.

supercopia_ok

Comentários (0)
07
Nov

projetoamorA Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) continua com inscrições abertas para as gravidas que desejarem participar do projeto de pesquisa da instituição denominado AMOR.

As atividades foram iniciadas com um número razoável de participantes e busca investigar os caminhos que fazem com que a gravidez na adolescência se relacionem com desfechos adversos, especialmente em sua saúde.

Podem se cadastrar para participar da pesquisa, gravidas dos municípios de Santa Cruz, Tangará, Campo Redondo, Lajes Pintadas e São Bento do Trairi. O projeto ainda segue com vagas abertas.

Como as vagas ainda estão abertas, as gestantes podem procurar a FACISA para participar da ação. No total, são 50 vagas para grávidas adolescentes, com idade entre 13 e 18 anos, e 50 gestantes adultas jovens, 23 a 28 anos, faixa etária considerada ideal para engravidar.

Os dois grupos serão acompanhados por quase um ano. As avaliações serão realizadas no início da gestação, no último trimestre de gravidez e seis semanas após o parto. Nesses encontros serão coletados dados sobre a saúde das participantes, bem como medidas físicas, gordura corporal, dor pélvica, apoio social, relação com a família, exames de sangue e de urina.

Para ter acesso ao projeto, as mulheres gravidas podem entrar em contato com a FACISA, pelo telefone (84) 99102-8474, que também é whatsapp. As mulheres precisam estar nas primeiras 16 semanas de gestação e serão feitas três avaliações ao longo de um ano.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
07
Nov

Ebser_Solidria_Banner_rotativoCom o objetivo de atingir o maior número de pessoas que precisam de atendimento, além de fortalecer as práticas de ensino, pesquisa e inovação, a ação Ebserh Solidária será realizada no dia 10 novembro, com a participação dos 39 hospitais universitários federais da Rede Ebserh. Serão oferecidos milhares de atendimentos em diversas localidades distribuídas nas cinco regiões do país.

Trata-se de um mutirão de atendimento de saúde fora do ambiente hospitalar, que visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência à saúde são maiores por diversos motivos. A expectativa é de atender a populações em situação de vulnerabilidade social, a pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas. Desta vez, o paciente não vai ao hospital, mas o hospital vai ao encontro do paciente.

Serão oferecidos consultas e exames tais como teste para sífilis e HIV, toque retal, exame de mama, teste de glicemia, exame oftalmológico, ultrassonografia, eletrocardiograma, aferição da pressão arterial, dentre outros. Também serão oferecidas ações educativas com foco na prevenção de diversas doenças, orientação quanto à violência sexual, métodos contraceptivos, saúde mental, campanha antitabagismo, e mais. Além disso, a ação será também uma oportunidade de aprendizado para os alunos de graduação e pós-graduação que atuam na área da saúde.

Uma reunião ocorrida na manhã da sexta-feira, 3, tratou dos últimos detalhes da ação Ebserh Solidária, um mutirão itinerante que será realizado na próxima sexta, 10, nos 39 hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). As atividades descentralizadas no estado do Rio Grande do Norte ocorrerão na Escola Municipal João Marques de Araújo e em uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Santa Maria.

A infraestrutura disponível durante o evento totalizará de 26 salas onde acontecerão atividades educativas e assistenciais. Serão disponibilizados mais de 500 atendimentos à população com a garantia da continuidade do tratamento nos três hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ações de atenção cardiovascular, atenção psiquiátrica, saúde bucal e prevenção do alcoolismo estarão sob a responsabilidade dos profissionais do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol).  A equipe da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc) realizará ações educativas, colposcopia, ultrassonografia transvaginal e mastologia. E a equipe do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab) ofertará consultas ginecológicas com colposcopia, ultrassonografias, consultas em pediatria, fisioterapia, nutrição, clínica médica, odontologia e psicologia.

banner_carloschagas

Comentários (0)
07
Nov

tresaum_palioSempre preocupada em dar a melhor qualidade de atendimento a seus clientes, a Auto Escola Três a Um inova mais uma vez e adquire veículo igual ao do teste veicular do DETRAN.

Era um pedido dos alunos ter um veículo Fiat Pálio, que é utilizado pela empresa responsável pelos testes veiculares, para facilitar os motoristas na hora de retirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com isso, a Auto Escola Três a Um adquiriu o veículo e agora todos os alunos passarão por aulas práticas com ele para que esteja mais preparado para o teste veicular.

Para ter acesso aos serviços, visite hoje mesmo a autoescola que é exemplo para a região e dê entrada na sua Carteira Nacional de Habilitação, com melhor preço e formas de pagamento.

O Centro de Formação de Condutores do Trairi, o CFC Três a Um funciona no bairro Três a Um, as margens da BR-226. Entre em contato nos telefones: (84) 3291-4581 / 99959-9945 / 98858-9230.

Comentários (0)
06
Nov

iPiccy-DesignGHHH_1O campus de Santa Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através do seu Núcleo de Arte e do grêmio estudantil da instituição, realiza a partir de hoje 1ª Mostra Coletiva de Artes Visuais de Alunos e Servidores.

O evento acontece de segunda a sexta-feira nas dependências do instituto federal e é aberto a comunidade, que poderá conhecer as obras desenvolvidas por alunos e servidores que estarão expostas nos três turnos de funcionamento do IFRN.

Serão expostas peças em variadas formas artísticas como desenho, pintura, fotografia e escultura dos seguintes artistas visuais: Abmael Lima, Alessandro Nóbrega, Ariel Carlos, Erivaldo de Souza, Hanna Raabe, Inácio Cavalcante, Manoel Lourenço, Mário Filho, Rallisson Jeferson e Yasmin Marques.

A exposição acontecerá no Espaço Cultural Mestre Antônio da Ladeira e estará aberta para visitação, das 08h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 21h.

Além disso, durante a semana da exposição, acontecerão momentos de formação, com oficinas promovidas por alguns artistas participantes da mostra, cujo objetivo é proporcionar ao público vivências com as artes visuais.

banner_carloschagas

Comentários (0)
06
Nov

A diretora de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice Santos, afirmou neste domingo (5) que os dados preliminares apontam que 30,2% dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 não compareceram ao primeiro dia de provas. Segundo ela, esse percentual ficou dentro da média dos últimos anos.

Pela primeira vez, o Enem passou a ser realizado em dois finais de semana. Neste domingo, os alunos fizeram provas de ciências humanas e linguagens, além da redação, que teve como tema os desafios da educação de surdos no Brasil.

Dos 6.731.344 inscritos, 2.033.590 se ausentaram nesse primeiro dia. Eunice Santos ponderou, no entanto, que esse número poderá sofrer mudanças já que os dados ainda estão sendo copilados.

Segundo o Inep, 273 participantes foram eliminados no primeiro dia do Enem. Desses, 264 foram desclassificados por descumprimento de regras gerais do edital e 9, por terem algum equipamento identificado pelo detector de metais. Na edição do Enem do ano passado, houve 3.942 eliminações no primeiro dia de prova.

Com informações do G1

banner_carloschagas

Comentários (0)
06
Nov

Foto_Pel_biscicletaO Rio Grande do Norte terá pela primeira vez uma exposição com o olhar de Alberto Ferreira, considerado um dos maiores fotógrafos do Brasil. As fotos serão expostas no Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri (IASNIN), em São Miguel do Gostoso, a partir do próximo dia 11 de novembro, com entrada gratuita. Entre os registros fotográficos de Alberto está a famosa foto de Pelé suspenso no ar, posição conhecida no mundo futebolístico como "bicicleta", em um jogo Brasil X Bélgica, em 1965, no qual os brasileiros venceram por 5 a 1. A "bicicleta" de Pelé – junto com outras nove fotos do mesmo autor - estará na exposição do LASNIN.

A exposição de Alberto Ferreira em São Miguel do Gostoso é a segunda deste fotógrafo no Nordeste. Antes suas fotos haviam sido expostas apenas em João Pessoa - PB, seu Estado natal, em 2014. A exposição serviu para lançar a revista Fotografia Paraibana, com fotos de fotógrafos paraibanos.  Alberto chegou a ser goleiro do Botafogo da Paraíba e mudou-se para o Rio de Janeiro, com o objetivo de ser goleiro do Flamengo. Não conseguiu atuar no Flamengo, mas foi contratado pelo Jornal do Brasil, considerado um dos maiores jornais do país, onde recebeu 12 prêmios Esso de Fotografia como editor e trabalhou por 32 anos.

A exposição de Alberto Ferreira fará uma espécie de "contraponto" com Ariclenes Silva, fotógrafo de São Miguel do Gostoso. Muitas das fotos de Ariclenes têm referências no trabalho de Alberto Ferreira. A foto da "bicicleta" de Pelé, por exemplo, vai fazer "contraponto" com um jogo de futebol de crianças em São Miguel do Gostoso. A exposição dos dois profissionais irá se chamar "Memórias Afetivas – Passado e Presente" e contará com 20 fotos (dez de cada um deles).

Outra foto de Alberto Ferreira, em que Pelé aparece curvado sobre as pernas depois de uma contusão em um jogo da Copa do Mundo do Chile, em 1962, deu o Prêmio Esso de Fotografia para Alberto Ferreira. O fotógrafo, que nasceu em 1932, em Alagoa Grande (PB), e morreu em 2007, no Rio de Janeiro, detém um acervo de 20 mil fotos, das quais duas mil são registros da construção de Brasília. Trata-se de um dos maiores acervos fotográficos do Brasil. Suas fotos – que alcançam hoje grande valor de mercado - são comercializadas pela Galeria Lume, de São Paulo.

As fotos de Alberto Ferreira são famosas não só no Brasil. Ele já participou de  exposições em vários outros países. A foto da "bicicleta" de Pelé já foi símbolo de três Copas do Mundo – a do México (1970), do Japão e Coréia do Sul (2002) e da Alemanha (2006).  Apaixonado por esporte, Alberto Ferreira acompanhou como fotógrafo sete Copas do Mundo e quatro Olimpíadas. Mas também fez incursões pelo mundo político e das artes. Uma de suas fotos retrata o Palácio do Planalto, sede do governo, ainda em construção, com os pés de operários refletidos em um espelho d'água.

A foto do Palácio do Planalto, chamada de "Pés de Brasília", fez parte da exposição do Museu Louvre, de Paris, em 2005, que integrou a mostra do Ano do Brasil na França. Alberto Ferreira faz parte da lista dos maiores fotógrafos do mundo, ao lado do também brasileiro Sebastião Salgado e de outros fotógrafos igualmente famosos como os franceses Cartier Bresson e Pierre Verger.

A exposição "Memórias Afetivas – Passado e Presente", tem curadoria de Carlos Ferreira, filho de Alberto Ferreira. Carlos é proprietário do restaurante "Jangadeiro de Sabores", em São Miguel do Gostoso.

banner_carloschagas

Comentários (0)