Banner
25
Set

38ef79af376b40df41708bd19a171aa6

Numa iniciativa do deputado Sandro Pimentel (PSOL), a Assembleia Legislativa vai promover audiência pública nesta quarta-feira (25), com o tema "Os desafios do combate à LGBTFOBIA". O debate irá acontecer no auditório Cortez Pereira, a partir das 14h30 e vai reunir representantes dos órgãos e entidades relacionados ao tema.

"Queremos jogar luz nas estratégias de enfrentamento dos crimes de orientação LGBTfóbica e discutir como, institucionalmente, essa violência apresenta-se dentro das estruturas públicas de poder", defende o deputado. O parlamentar apresentou dados revelando que, somente no ano passado, o Grupo Gay da Bahia registrou 15 mortes relacionadas com a orientação sexual e/ou a identidade de gênero no RN.

A nível nacional, as estatísticas são ainda mais alarmantes: a cada 20 horas, um LGBT é barbaramente assassinado ou se suicida, vítima da LGBTfobia, o que confirma o Brasil como campeão mundial de crimes relacionados às minorias sexuais. "Existe uma perspectiva da LGBTfobia pouco debatida, a que acontece dentro do aparato do estado. É o caso da negação de atendimento policial para vítimas de violência lgbtfóbica e da negação de que pessoas trans e/ou homossexuais possam doar sangue, por exemplo", esclarece o deputado.

Outro ponto do debate será a necessidade de regulamentação da lei 9036/2007, que dispõe sobre penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em razão da orientação sexual. Também será apresentado projeto de lei de autoria do parlamentar, em tramitação na Casa, que dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de cartazes em órgãos públicos e privados, informando que a Lei Estadual n° 9036/2007 proíbe e pune atos de discriminação em virtude de orientação sexual e identidade de gênero.

banner_carloschagas

Comentários (0)
25
Set

Ficha-limpa2-750x500

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN) e o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco) lançaram nesta segunda-feira, 23, um projeto de lei que impede a nomeação de "fichas sujas" (pessoas com condenação na Justiça em segunda instância ou superior por crimes contra o poder público) para cargos comissionados da administração pública estadual.

O projeto é o primeiro no Estado de iniciativa popular via digital. Os apoiadores podem aderir à proposta preenchendo um rápido formulário no aplicativo "Mudamos", disponível para baixar em dispositivos Android e iOS. Para que o projeto seja enviado para análise da Assembleia Legislativa, é necessário que pelo menos 1% do eleitorado potiguar assine, ou seja, no mínimo 23,8 mil pessoas.

O promotor de Justiça Rafael Galvão, coordenador do Marcco, explica que a possibilidade de apresentar à Assembleia um projeto de lei de iniciativa popular via digital é algo inovador no Rio Grande do Norte. "Existe a possibilidade de coletar assinaturas por meio físico, mas é muito difícil, principalmente para atestar se as assinaturas são válidas. Agora, a coleta pode ser por meio digital. A pessoa baixa, faz um simples cadastro e, se a pessoa quiser, adere ao projeto", comentou, em entrevista à rádio 96 FM nesta segunda-feira.

Para se cadastrar no Mudamos e assinar este ou outros projetos, basta baixar o aplicativo no celular ou tablet, informar um e-mail válido para acesso, criar uma senha e inserir dados pessoais como nome completo, CPF e nome da mãe. É possível, ainda, fazer login a partir de uma conta no Facebook, o que simplifica o processo.

Rafael Galvão conta que o objetivo do projeto é acabar com brechas legais existentes atualmente que permitem a nomeação de "fichas sujas". "Ficha suja não pode se candidatar (em eleições), mas nada impede que assuma um cargo comissionado. É um contrassenso. Esse projeto visa fechar essa brecha", complementa o promotor.

banner_carloschagas

Comentários (0)
25
Set

IDOSOS-CERROCORA

A Prefeitura de Santa Cruz abriu nesta segunda-feira (23) a Semana Municipal do Idoso. As atividades visam atender demandas dos idosos atendidos nos clubes de convivência do município.

A programação foi aberta com um encontro no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no bairro Paraíso, para discutir e fortalecer as ações que já são discutidas com os idosos ao longo do ano.

Nesta terça-feira (24), os idosos atendidos pelos clubes de convivência participaram de um passeio para Cerro Corá, município localizado na região Seridó, onde acontece um intercâmbio com os idosos daquele município.

A programação segue ao longo da semana, com destaque para uma atividade com o NASF na quarta-feira (25), de promoção à saúde, e encerrado os eventos na sexta-feira (27) com a primeira edição dos Jogos da Maturidade, onde os idosos irão participar com atividades físicas e lúdicas, mostrando como é desenvolver ações esportivas na melhor idade.

A gestão municipal quer ampliar as atividades de conscientização dos direitos dos idosos e melhorar o serviço oferecido para o público alvo, garantindo melhoria da qualidade de vida para as pessoas que tem mais de 60 anos em Santa Cruz.

IDOSOS-CRAS

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
25
Set

CAPA-UFRN-forma-mais-de-1800-gestores-da-sade-em-todo-o-Brasil

Referência no mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro se propõe a ser universal, assegurando atendimento público, gratuito e de qualidade. Um dos fatores para cumprir o seu propósito é a gestão, que exige qualificação e conhecimento desta área complexa. Desde 2013, um projeto da UFRN tem ajudado estados e municípios a qualificar seus gestores e promover melhorias significativas na atuação das equipes em território nacional. Em sete anos, já foram atendidas 1.822 pessoas em 712 municípios.

O curso a distância de Especialização e Aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, criado pela equipe do Observatório de Recursos Humanos (Observatório RH/UFRN) e localizado no Núcleo de Estudos da Saúde Coletiva (NESC/UFRN), consiste em problematizar atos diários e normalizados pelos gestores de saúde. O objetivo é que, com essa problematização, os alunos consigam mudar suas práticas e consigam otimizar a força de trabalho.

Em parceria com o Ministério da Saúde, o curso tem duração de dez meses e um livro composto por quatro unidades, com textos e atividades práticas. "O livro é como uma conversa com o aluno. 'Vai lá no seu serviço, procure esse dado, traz pra gente', e assim voltamos a discutir com ele", conta a professora Janete Castro, coordenadora do projeto. Com essas atividades, o aluno consegue aprender o conteúdo, problematizando-o no seu trabalho. "Quando trabalhamos em uma perspectiva de extensão, qualificando alguém que está na atuação do serviço e se deparando com todas as dificuldades que essa pessoa tem para estar naquele processo de qualificação, com todas as suas resistências e com hábitos criados no serviço, buscamos conseguir que o aluno do curso ressignifique aquilo e modifique sua prática", acrescenta Janete.

A atividade final para encerrar o curso, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em criar um projeto de intervenção que possa ser aplicado na unidade de trabalho. Alguns deles já foram até acatados e implantados no SUS. "Fazer o curso me proporcionou enxergar no meu município realidades que eu posso modificar. Fazer a ponte entre academia e trabalho foi de grande valia. Esse é o grande diferencial do curso: pegar a teoria e fazer a aplicabilidade dela na prática", diz Matheus Moutinho, coordenador de Vigilância em Saúde, em Recreio, no estado de Minas Gerais.

banner_carloschagas

Comentários (0)
25
Set

Deputado_estadual_Bernardo_Amorim_em_visita_ao_municpio_de_Felipe_Guerra.Foto

Neste domingo (22), o deputado estadual, o médico Bernardo Amorim esteve realizando atendimento para a população e logo após o período de consultas, ele foi recepcionado pelo líder maior do município de Felipe Guerra, o Prefeito Haroldo Ferreira e a sua esposa, a primeira-dama Girlene Ferreira na sua residência oficial.

Depois do café regado de muitas conversações, o gestor Haroldo Ferreira e o deputado estadual Bernardo Amorim foram realizar visitar em uma comunidade na zona rural.

Dos assuntos na pauta os cenários atuais da conjuntura política e econômica municipal, estadual e nacional, e entre os presentes o registro do pré-candidatíssimo ao governo municipal de Felipe Guerra, vice-prefeito Salomão Gomes, os vereadores da base governista Pedro Cabral, Marcos Aurélio e Francisco Canindé (Chicão), secretários Clezimar de Brito (Finanças) e Luiz Agnaldo (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos) e contando com mais correligionários do grupo situacionista.

Segundo o prefeito Haroldo Ferreira "A visita é um momento bom para que possamos cada vez mais estreitar os laços, assim como sempre fizemos em nossa gestão quando pautamos o compromisso maior de ouvir o povo",afirmou o gestor felipense.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
23
Set

FOTO-PREFEITURA

A Prefeitura de Santa Cruz realizará nesta terça-feira, dia 24 de setembro, mais um leilão de terrenos com o objetivo de arrecadar recursos para a obra de Teleférico.

Serão leiloados seis lotes de terrenos no Conjunto Cônego Monte, na rua que dá acesso ao Hospital Regional Aluízio Bezerra, e outros três lotes no bairro Miguel Pereira Maia, próximo à sede do IBGE de Santa Cruz.

O leilão ocorrerá no formato de "maior lance ou oferta", em sessão pública que ocorrerá no dia 24 de setembro, no Teatro Candinha Bezerra, a partir das 10 horas. Os valores dos lances iniciais variam de R$ 25 mil a 40 mil, dependendo do lote.

Esse é o segundo leilão de terrenos que a Prefeitura de Santa Cruz realiza e, desta vez, serão leiloados os lotes não arrematados no leilão que aconteceu no último mês de agosto e que arrecadou mais de R$ 340 mil.

CLIQUE AQUI e acesse o edital do leilão com todas informações necessárias sobre os lotes e como se habilitar para efetuar lances.

brenobannernovo

Comentários (0)
23
Set

6a4b29a4efef4739bc801293027ab892

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu, em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (23), o aluno Francisco Fernando Café, acompanhado do diretor da Escola Estadual Tristão de Barros, Jayre Freitas. O encontro atende um convite de Ezequiel Ferreira, com o intuito de apresentar ao estudante, eleito como representante do RN no Parlamento Jovem do Mercosul, o dia a dia da Casa Legislativa e os trâmites do Poder Legislativo do RN.

"Hoje tive a alegria de receber esse jovem que representará o nosso Estado no Parlamento Juvenil do Mercosul, já com uma viagem marcada para o Uruguai. Mostrei a Fernando como funciona a Casa Legislativa e o trabalho dos 24 deputados do RN. Um momento de muita alegria ao ver um jovem, oriundo da escola pública, se destacar pela sua dedicação, comprometimento e seriedade com que leva seus estudos", disse Ezequiel.

Acompanhado do diretor da escola em que estuda, Fernando Café se mostrou atento a todas as informações repassadas pelo presidente da Assembleia, aproveitou para tirar algumas dúvidas sobre o legislativo potiguar e agradeceu pela receptividade.

"Foi uma manhã muito proveitosa. Sinto-me mais preparado para chegar ao Uruguai e defender os meus projetos e os meus requerimentos enquanto Parlamentar Jovem. Agradeço a atenção e o zelo do deputado Ezequiel comigo", ressaltou o estudante.

Francisco Fernando Café foi eleito por meio da submissão do seu projeto "Idiomas Sem Fronteiras" que possibilitará a expansão de uma língua estrangeira nas escolas municipais de Currais Novos. O projeto obteve 301 votos válidos para a fase final do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Seu mandato foi iniciado em 2018 e prossegue até 2020.

Fernando tem 17 anos e cursa a segunda série do ensino médio na Escola Estadual Tristão de Barros, em Currais Novos. Para ele, a possibilidade de ajudar outros estudantes através do seu projeto, é gratificante.

Espaço de encontro

O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de nível médio público dos países membros e associados do bloco, um espaço de encontro e diálogo que incentive o protagonismo juvenil para geração de propostas sobre temáticas de interesse comum.

Em suas diferentes fases e instâncias, o PJM significa uma experiência formativa para os jovens envolvidos. Os participantes, além de ampliar seus conhecimentos, vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade para expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para formulação de propostas que reflitam suas necessidades.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
23
Set

ufrn_logo

Com o objetivo de melhorar a cultura de segurança dos pacientes nos hospitais do país, estudantes de graduação e pós-graduação do grupo de pesquisa CNPq, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (QualiSaúde), da UFRN, lançaram o E-Questionário de Segurança Hospitalar. Trata-se de um sistema que integra dois softwares para a coleta, armazenamento, análise e relatórios automáticos sobre a cultura de segurança de pacientes em hospitais.

Desenvolvido na UFRN, o sistema foi lançado na última terça-feira, 17, quando a ANVISA, no âmbito do Dia Nacional da Segurança do Paciente, recomendou seu uso em todos os mais de 5.000 hospitais do país.

Como funciona?

Os hospitais se cadastram no Sistema, identificam e inserem os contatos dos profissionais de saúde do seu hospital no sistema e ele dispara automaticamente e-mails para os profissionais pedindo a resposta a um questionário sobre cultura de segurança do paciente. O sistema faz lembretes aos profissionais que não responderam e os profissionais dos hospitais podem abordar os respondentes com um aplicativo desenvolvido para a coleta presencial de informações. Em tempo real com a resposta dos profissionais, um relatório é produzido com tabelas e gráficos customizados que apontam fortalezas, fragilidades e todos os indicadores de cultura de segurança do paciente, tornando este tipo de avaliação mais rápida e eficiente para os hospitais. Com isso, o gestor hospitalar pode medir as várias dimensões da cultura organizacional e, a partir daí, planejar intervenção de melhoria de qualidade dos serviços de saúde.

A Anvisa e a UFRN informam que o questionário poderá ser respondido até o dia 30 de novembro de 2019. Para saber mais sobre o assunto e contribuir com informações, acesse o E-Questionário de Cultura de Segurança Hospitalar.

brenobannernovo

Comentários (0)
23
Set

FOTO-SEDEPREFEITURA-SITE

A Prefeitura de Santa Cruz lançou um novo editado convocando médicos aprovados no último concurso público no município.

O Edital de Convocação 030/2019 traz o nome de um médico convocado, BRUNO HENRIQUE DE MEDEIROS BRITO, e de outros quatro candidatos que solicitaram reclassificação por meio de requerimento, HERIBERTO CABRAL DA SILVA, HELOÍSA OLIVEIRA DE MEDEIROS, DJANINO FERNANDES DA SILVA e ISRAELYNE MIRANDA PETRÔNIO BRITO.

De acordo com o edital, os candidatos têm um prazo que vai de 23 a 27 de setembro para comparecer na secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz, das 08h às 11h e de 14h às 17h, de segunda a quinta-feira e, excepcionalmente, na sexta-feira o horário é das 08h às 11h.

Acesse no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br) o Edital de Convocação 030/2019 com todas as informações necessárias sobre a convocação.

banersaomiguel

Comentários (0)
23
Set

Chapa_Fora_e_unio

Nesta terça-feira (24), a chapa "Força e União" estará concorrendo a nova direção da Associação Norte-riograndense dos Advogados Trabalhistas – ANATRA RN, para o triênio 2019-2022. A eleição acontecerá na sede da OAB/RN, em Natal, das 9h às 17h. O voto deve ser presencial.

A chapa "Força e União" tem como candidato a presidente o advogado Glaydson Soares da Silva, e como vice-presidente o advogado Renato André Mendonça Rodrigues. No total, a chapa é composta por 12 nomes incluindo toda a Diretoria, Conselho Fiscal e os suplentes, além do representante da ABRAT.

Como proposta principal a chapa "Força e União" propõe a continuação do desenvolvimento da ANATRA, buscando inovação e a tecnologia, da interiorização como prioridade em todas as regiões do RN e a instalação de Comissões Temáticas para promover atividades específicas na busca de uma maior integração.

banner_carloschagas

Comentários (0)