Banner

Estadual

Comissão aprova obrigatoriedade de atendimento psiquiátrico público em Natal

Imprimir
PDF

Comisso_de_Justia_aprova_atendimento_psiquitrico_em_Natal_-_Foto_Marcelo_Barroso_1

A Comissão de Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara Muncipal de Natal aprovou, à unanimidade, o projeto de lei que obriga a Prefeitura a ofertar o atendimento psiquiátrico de forma pública nas quatro zonas de Natal.

O vereador Preto Aquino (PATRI), autor da matéria, explicou que o projeto visa apenas garantir o atendimento e que não cita detalhes que são inierentes ao Poder Executivo.

"Nós não falamos como esse serviço será prestado, não falamos de escalas, não entramos em detalhes que são de responsabilidade da Secretaria de Saúde. O que propomos foi garantir o atendimento em todos os distritos sanitários, uma vez que a Prefeitura já dispõe desse serviço", contou.

O parlamentar lembrou que as doenças que atingem a saúde mental estão afetando cada vez mais a população. Números da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que um em cada 10 pessoas precisa de cuidados de saúde mental em algum momento da vida.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)

No Cariri, aplicativo auxilia profissionais da atenção básica sobre sinais do câncer infantojuvenil

Imprimir
PDF

IACC_lana_aplicativo_Amigos_da_Cura_imagem_IACC

Quando o assunto é câncer infantojuvenil o diagnóstico precoce aparece como um grande aliado na cura. Diante da importância dessa conscientização a Campanha Ação Infância e Vida promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), em parceria com o Banco do Brasil, apoia diretamente ações realizadas por filiadas em todo país, alertando sobre a importância de identificar sinais do câncer infantojuvenil. Em todas as regiões do país as filiadas à Coniacc desenvolvem ações voltadas para bem estar das crianças assistidas assim como também contribuem para o fortalecimento do diagnóstico precoce.

O Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC), localizado em Barbalha no Ceará, está disponibilizando na Play Store e App Store, o aplicativo para diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil "Amigos da Cura". A novidade é uma ideia dos colaboradores do Instituto, que perceberam durante algumas capacitações a agentes de saúde a existência de dúvidas sobre informações corretas acerca do sintomas do câncer infantil. A ferramenta foi pensada para auxiliar estes profissionais da atenção básica. No APP são disponibilizadas vídeo aulas e fóruns para informar sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Serão contemplados 45 municípios do Ceará com a novidade. Segundo a gerente de marketing do IACC e uma das idealizadoras do "Amigos da Cura", Ana Carmem, "há uma expectativa de que pelo menos 80% dos profissionais da saúde façam uso dessa plataforma, e que posteriormente ela se torne uma política pública". Ela destacou ainda a importância da ferramenta para otimizar o atendimento e facilitar o tratamento precoce do câncer. Serão realizadas capacitações para uso do aplicativo em todos os 45 municípios, através de parceria com as secretarias municipais de saúde. O projeto é financiado com recursos do edital do projeto Ação Infância e Vida do Banco do Brasil em parceria com a CONIACC.

A Ação Infância e Vida é considerada uma das mais importantes do Brasil para a divulgação de informações sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e a realização do diagnóstico. O objetivo desta ação é a arrecadação de recursos financeiros para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer, formado pelas 50 instituições filiadas da Coniacc.

Na última edição, realizada em 2018, a campanha arrecadou mais de meio milhão de reais, distribuídos entre a Coniacc e as filiadas para projetos voltados à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes assistidos. Confira mais detalhes da Ação no site bb.com.br/infanciaevida. Para doações em reais você pode transferir qualquer valor utilizando a conta da Coniacc no BB:

Banco: 001

Agência: 2870-3

C/C: 33000-0

CNPJ: 10.807.169/0001-01

brenobannernovo

Comentários (0)

Pesquisadores identificam óleo nos parrachos de Pirangi

Imprimir
PDF

Petro_Anast-1-1024x512

Manchas de óleo em corais e sedimentos marinhos foram encontradas nos parrachos de Pirangi do Sul, litoral leste do Rio Grande do Norte, durante trabalho de campo realizado pelo grupo do Laboratório de Geologia e Geofísica Marítima e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que esteve no local na última quarta-feira, 16. A avaliação aconteceu em no ambiente recifal e suas adjacências estendendo-se cinco quilômetros costa afora entre o estuário do Rio Pium e o mar, onde foram coletadas 30 amostras de sedimentos do fundo marinho para estudos posteriores, que servirão para diagnosticar os impactos causados nas condições ambientais que suportam a vida marinha.

A presença de óleo foi identificada em corais a três metros de profundidade. "Esse é um alerta importante, pois aparentemente o óleo não está mais apenas na superfície. É necessário um estudo mais detalhado para verificar se o produto está em profundidades e dimensões maiores", destaca a coordenadora do laboratório, Helenice Vital, ao adicionar que as preocupações dos órgãos ambientais devem ser concentradas também na região marinha e não apenas na linha de costa do Nordeste, de onde já foram recolhidas quase 200 toneladas de resíduos de óleo, segundo a Petrobras.

Sobre o óleo encontrado nos corais, ainda não é possível afirmar que seja o mesmo da costa, pois sua procedência ainda deve ser verificada por análises químicas, como a refletância de vitrinita. No entanto, segundo os pesquisadores, a presença do material é recente, visto que não foi identificado em amostras coletadas há menos de um ano pela mesma equipe. O trabalho de campo da última quarta-feira foi conduzido pela pesquisadora visitante do Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica (PPGG/UFRN) Patrícia Eichler, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Juntamente com alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica (PPGG/UFRN), a docente observou in loco que também apareceram manchas escuras nos sedimentos – material de areia, lama e fragmentos de organismos vivos localizados na superfície do fundo do mar. A presença do óleo foi observada tanto na camada superficial como interna, situação que pode impedir trocas gasosas e provocar alterações no pH essencial para a vida dos seus habitantes da superfície, chamada de epifauna, e do interior do sedimento, a infauna. Entre eles estão os foraminíferos, microrganismos utilizados para prospecção de petróleo e como parâmetro de avaliação dos impactos ambientais, cuja mortalidade provoca um desequilíbrio geral na vida marinha.

banersaomiguel

Comentários (0)

Oportunidade: Cei Mirassol e Cei Zona Sul abrem seleção para bolsas de estudos e matrícula para novos alunos

Imprimir
PDF

Seleo_para_bolsas_de_estudo

Consideradas entre as melhores escolas da rede privada de ensino do Rio Grande do Norte, os colégios CEI Mirassol e o CEI Zona Sul abriram processo de matriculas para novos alunos, que podem concorrer, através de processo seletivo, a bolsas de estudos que contemplam descontos na mensalidade de até 50 por cento, concedidos para estudantes que se destacarem no exame para admissão no estabelecimento de ensino.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://www.estudecei.com.br/selecao2020/ até o dia 8 de Novembro e o processo seletivo para as bolsas de estudos é destinado para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º) e Ensino Médio. As provas acontecem no dia 9 de novembro às 9 horas, com duração de duas horas.

O processo de ingresso no CEI Mirassol e CEI Zona Sul também prevê, para dezembro, um período de adaptação destinado para alunos do ensino infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, iniciativa que oferece a oportunidade dos estudantes conhecerem o espaço físico e recursos da escola.

BOLSAS

A quantidade bolsas de estudos é limitada e o benefício será concedido de acordo com o aproveitamento do aluno na prova de seleção e a disponibilidade de vagas existente na escola.

A Seleção CEI é grátis e não prevê pagamento de qualquer tipo de taxa.

carto_bem_estar

Comentários (0)

Governo municipal de Felipe Guerra inicia recuperação da Adutora do Mulungu

Imprimir
PDF

Retroescavadeira_realizando_trabalho_para_escavao_de_novo_local_para_colocao_de_canos_da_Adutora_de_Mulungu.Foto_2

Teve início na manhã deste sábado (19), através de uma equipe de força tarefa de funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e com a ajuda de pessoas da comunidade, a recuperação da Adutora de Mulungu, localizada na zona rural do município de Felipe Guerra.

De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, Suelliton de Brito, "O problema dos canos terem sido queimados foi por causa de um fogo na chapada do Apodi e atingindo grande parte dos canos da adutora de Mulungu.

Ainda de acordo com as informações dele, a equipe montada da força tarefa que esteve trabalhando de manhã até o período da tarde deste sábado (19) para a remoção dos canos queimados.

Depois da retirada dos canos queimados uma equipe com uma retroescavadeira está trabalhando na escavação de um novo canal para a colocação de novos canos na Adutora de Mulungu.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Suelliton de Brito informou que todo o trabalho está sendo acompanhado de perto pelo o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira e que o gestor felipense tem se colocado à inteira disposição para que o problema que ocorreu seja resolvido o mais breve possível.

A normalização na distribuição de água pela Adutora de Mulungu deverá acontecer ainda dentro de poucos dias.

A adutora de Mulungu tem aproximadamente uns cinco quilômetros de extensão e o consumo da água nela atende toda a comunidade do Mulungu e adjacências.

banner_carloschagas

Comentários (0)