Banner
30
Out

ddd3effdc0dff6bc7818f0ab1cff7a69

O projeto de lei que institui a Política Estadual do Trabalho, Emprego e Renda do RN (Peter/RN), o Fundo Estadual do Trabalho do RN (FET/RN) e que dispõe sobre o Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e renda do RN, foram aprovados pela Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do RN (CFF) na manhã desta quarta-feira (30). O projeto de Lei que autoriza Caern a realizar o pagamento de contrapartidas de obras de saneamento básico em Natal e interior do Estado também foi aprovado.

"Esse projeto de lei é importante porque com a provação dele, o Rio Grande do Norte ficará habilitado a receber recursos fundo a fundo do programa de fomento ao trabalho. Além do mais, ele não gera impacto financeiro ao Estado", destacou o deputado Francisco do PT.

O outro projeto apreciado e votado na reunião da CFF, autoriza a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) a realizar o pagamento de contrapartidas de convênios celebrados entre a União e o Estado para obras de saneamento básico em Natal e interior do Estado.

"O projeto foi aprovado com emenda que limita o uso de recursos da Companhia a R$ 9 milhões para serem aplicados nas obras de esgotamento sanitário que estavam ameaçadas de paralisação na capital e cinco cidades do interior – São José do Seridó, São João do Sabugi e Parelhas, na região do Seridó; São Paulo do Potengi, na região do Potengi e Pendências, no Vale do Açu. Esse projeto é muito importante pois vai beneficiar os municípios da região Oeste", explicou o presidente da comissão, Tomba Farias (PSDB).

Participaram da reunião os deputados Tomba Farias (PSDB), Getúlio Rego (DEM), Cristiane Dantas (SDD) e Francisco do PT.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
30
Out

Parque-da-Ciencia-MCC_17Jan19_Cicero-Oliveira-BR25-300x200Um espaço para explorar os cinco sentidos humanos: olfato, audição, tato, paladar e visão. Essa é a proposta de criação do Jardim Sensorial, que será inaugurado nesta quinta-feira, 31 de outubro, às 8h30, no Parque das Ciências, no Museu Câmara Cascudo (MCC), em Natal. Além da inauguração, será realizada, durante todo o dia, uma vasta programação com compartilhamento de experiências, cursos práticos, atividades lúdicas e visitas guiadas.

O Jardim Sensorial nasceu de um projeto de extensão dentro do programa do Parque das Ciências, idealizado este ano. A proposta foi encaminhada para o Circuito Urbano do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e foi aprovada, sendo o único evento que faz parte do Circuito Outubro Urbano da ONU no estado. "Nós fomos o único projeto selecionado este ano no edital do Habitat no RN", revela a professora Magnólia Araújo, uma das coordenadoras do Parque das Ciências.

Segundo ela, os jardins sensoriais nasceram como espaços de inclusão de pessoas cegas e são muito comuns na Europa, mas, no Brasil, existem poucos espaços como esse. "No Jardim Sensorial do MCC, a experiência começa com a sequência de plantas que estimulam o olfato, muitas delas são medicinais, depois passamos para as que estimulam a visão, o paladar, o tato e a audição", ressalta.

O percurso todo é acessível a cadeirantes e as plantas são identificadas com letras ampliadas, para quem tem baixa visão, e também em Braille, para cegos. Segundo Magnólia Araújo, o Jardim também terá abordagem voltada para educação em ciência. "Há vários temas que podem ser explorados no Jardim Sensorial, então escolas também podem agendar visitas", explica.

Para visitar o espaço, os interessados podem ir ao local ou fazer agendamentos de grupos com visitas acompanhadas por monitores do Parque, da terça-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As visitas podem ser agendadas entrando em contato com o Parque das Ciências, pelo Facebook ou Instagram, ou mesmo pelo email parquedaciencianatal@gmail.com.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
30
Out

Coronel_Azevedo_sesso_plenria

O deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) voltou a cobrar prioridade do Governo estadual no pagamento aos servidores públicos efetivos, em detrimento àqueles que ocupam cargo em comissão.

O parlamentar externou sua opinião em pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira, 29, na Assembleia Legislativa. "Infelizmente, ontem, Dia do Servidor Público, não tivemos nada a celebrar, somente a lamentar que o governo tenha ignorado a ordem cronológica de pagamento e dado a prioridade aos que ocupam os cargos comissionados", disse.

Coronel Azevedo lembrou o atraso de salários dos servidores públicos estaduais e os problemas que isso têm acarretado aos cidadãos, que dependem do pagamento dos vencimentos por parte do Executivo estadual.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
30
Out

Caminho_Senai_Curso_Seap

Cinquenta internas do Complexo Penal Dr. João Chaves Feminino, na Zona Norte de Natal, participam de cursos de qualificação profissional numa ação promovida pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e o Senai. A Seap montou 12 turmas em unidades penais do Estado, através de um contrato com o Senai no valor de R$ 245 mil. "São oito cursos profissionalizantes. Nosso objetivo é muito claro, manter o controle do sistema e levar educação e trabalho às unidades penais", explicou o secretário Pedro Florêncio.

A diretora do presídio, Jacinta Costa, disse que o curso teve início no último dia 21 e se estenderá até 19 de dezembro. São 160 horas aula com atividades teóricas e práticas. "A aceitação foi muito positiva. Aqui estamos com os cursos de padeira e costureira", falou.

A instrutora do Senai, Nayara Oliveira, que ministra o curso de panificação, explicou que as internas estão sendo capacitadas a fazer pães, biscoitos, bolos e salgados. Para viabilizar as aulas, o Senai levou vários equipamentos ao presídio, como um forno industrial, e uma unidade móvel para o curso de Costureira.

A interna Daniele Pereira, que participa do curso de panificação, disse que está "agarrando a oportunidade com muito empenho". "É uma chance de sair daqui ressocializada, com uma atividade e quem sabe até empreender", contou. Todas as atividades são supervisionadas por uma equipe de agentes penitenciários, que cuidam de toda rotina de segurança. "Nós percebemos o compromisso das internas e dos agentes penitenciários com essa oportunidade de ressocialização", observou Jacinta Costa. A João Chaves Feminina abriga atualmente 131 internas em regime fechado.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
29
Out

Aniversrio_Tomba_Farias

Uma missa de Ação de Graças, que acontecerá na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, marcará, nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, o início da comemoração do aniversário do deputado estadual tomba Farias (PSDB), que estará recebendo amigos e representantes da classe política potiguar durante o dia de festividades, que terá como ponto alto a realização de shows com a banda Grafith e os cantores Giannini e Edyr Vaqueiro, a partir das 22 horas, na Vila de Todos.

Como acontece todos os anos, os shows serão abertos ao público e deverão reunir cerca de 10 mil pessoas, vindas de diversas regiões do estado. Para Tomba Farias, a comemoração de seu aniversário já é uma tradição e uma oportunidade de rever e abraçar os amigos que sempre estiveram ao seu lado ao longo de sua trajetória política.

A missa de Ação de Graças será celebrada pelo padre Vicente Fernandes, pároco e reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia. Segundo o sacerdote, o ato religioso será também uma oportunidade para que os paroquianos possam externar gratidão pelo parlamentar que mudou perfil econômico da cidade de Santa Cruz. "A nossa linha de pensamento será a gratidão, pelo amor que o aniversariante tem por Santa Cruz e pelo trabalho que desenvolve para manter o nosso município no caminho do progresso, prosperidade e desenvolvimento", explica o sacerdote.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
29
Out

AES-ASSEMBLEIA02

A Prefeitura de Santa Cruz foi parceira, neste domingo (27), de uma ação social promovida pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ceifeiros da Última Hora, localizada no bairro Paraíso.

A secretaria municipal de Saúde disponibilizou a Unidade Móvel de Saúde com atendimentos de verificação de pressão arterial, teste de glicemia, orientações nutricionais e um médico atendendo a população durante a manhã deste domingo (27).

Além disso, a Igreja articulou cortes de cabelos gratuitos para a população e outras atividades.

O prefeito Ivanildinho esteve no local e parabenizou as lideranças da Igreja Assembleia de Deus Ceifeiros da Última Hora pelo trabalho, além de ter disponibilizado a Prefeitura para ações futuras que beneficiem a população.

AES-ASSEMBLEIA01

AES-ASSEMBLEIA03

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
29
Out

996260072d33333341a31675b4cb9f10

Uma comitiva de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Fiern, foi recebida nesta terça-feira (29), pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB) e demais deputados estaduais para tratar da importância do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento à Indústria (Proedi) para a economia do Estado.

De acordo com o diretor da FIERN, João Batista Gomes Lima, a participação da Assembleia Legislativa, como mediadora entre o Governo e as prefeituras, é fundamental para que o programa seja implantado no RN. "Nosso objetivo é sugerir que a Assembleia seja a mediadora desses conflitos que envolvem o Proedi, um programa de incentivo, tão importante para o crescimento da economia do nosso Estado", ressaltou João Lima.

Ainda de acordo com João Lima, que também é presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem do RN, para o empresariado, é impossível que o Rio Grande do Norte perca um programa de incentivo fiscal como o Proedi. "Este programa veio para ajudar a competitividade das indústrias locais. Fortalecer as empresas que já estão aqui e possibilitar que outras indústrias cheguem ao nosso Estado. Estamos saindo dessa reunião satisfeitos e confiantes", frisou.

Para o deputado Hermano Morais, os deputados se comprometeram em mediar, junto ao executivo estadual, as discussões em torno da implantação do Proedi no Estado. "Tenho certeza que vai prevalecer o bom senso, que vamos chegar a um ponto comum. Preservando os interesses de todos, mas principalmente do povo do Rio Grande do Norte que é neste momento, a geração de emprego e renda, que tanto precisamos" resumiu Hermano Morais.

De acordo com o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), deputado Raimundo Fernandes (PSDB), o projeto já se encontra na Casa para ser apreciado. "Estamos analisando e buscando encontrar um meio termo. Não podemos beneficiar um lado, prejudicando o outro. É preciso bom senso de todas as partes", disse Raimundo.

PROEDI

O PROEDI chega para substituir o antigo PROADI. O objetivo do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte é fomentar o desenvolvimento da atividade industrial no Estado, através da concessão de crédito presumido referente ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias, e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, o ICMS. O Proedi tem validade até 30 de junho de 2032 e para ser beneficiado pelo programa, a empresa precisa atender alguns critérios, entre eles estar regular com suas obrigações tributárias e não inscrito na Dívida Ativa do Estado.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
29
Out

A Caminhada Histórica de Natal chega à sua oitava edição no dia 30 de novembro, firmando o compromisso de resgatar a cultura e a identidade natalenses, por meio do rico acervo histórico da cidade. Neste ano, o evento conta ainda com novidades que abrangem questões ambientais e de acessibilidade, além de concursos que premiarão estudantes, músicos e fotógrafos.

Sucesso no calendário de eventos de Natal, a Caminhada Histórica tornou-se referência no resgate cultural da cidade e na valorização de todo o patrimônio histórico, enriquecendo ainda mais o potencial turístico da capital potiguar. O percurso terá início às 15 horas, na Praça André de Albuquerque e passará por 50 locais de destaque da cidade, contemplando monumentos e atrações históricas, com a contextualização e a explicação sobre a importância de cada um, até finalizar na praça da Igreja do Bom Jesus Das Dores. A inscrição poderá ser feita com a doação de 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal) por pessoa, que vão ser entregues a instituições parceiras. As doações poderão ser realizadas a partir do dia 1º de novembro nos seguintes postos de troca: Avohai Centro, Videira e Supermercados Favoritos da Ayrton Senna e de Ponta Negra.

Este ano, a preocupação com as questões ambientais será de grande relevância em todas as etapas de realização do evento. Durante a divulgação, todo o material impresso utilizado terá o selo FSC, uma certificação internacionalmente reconhecida que garante a procedência a partir de manejo florestal responsável. Além disso, durante a Caminhada, catadores devidamente cadastrados e identificados estarão trabalhando para impedir o acúmulo de lixo nas ruas e promover a coleta seletiva. As ações de cunho ambiental que têm como mote a frase "Quem ama preserva e cuida do próximo", reforçam ainda mais o objetivo principal da Caminhada em valorizar a cidade como um todo.

Pensando na importância da participação de todos os natalenses, a organização prepara um ambiente inclusivo e acessível. A ideia é que todos possam interagir durante o percurso. Para isso, haverá interprete de Libras traduzindo, em tempo real, para a comunidade surda todo o conteúdo da Caminhada. Também estão sendo feitas parcerias com instituições responsáveis por crianças com Síndrome de Down e Autismo.

"A Caminhada tem como objetivo promover a integração entre a população e sua identidade. Queremos mostrar todo o potencial turístico de Natal, que já é internacionalmente conhecido por suas belas praias, avançando para questões históricas e culturais, por meio do rico acervo que está à nossa disposição. Nossa expectativa é que o público seja de 5 mil pessoas e que possamos arrecadar mais de 10 toneladas de alimentos", destacou Jarbas Filho, diretor da Viva Entretenimento, idealizador e promotor do evento.

Mais uma novidade para esse ano é o I Concurso de Redação da Caminhada Histórica, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do RN. Com tema voltado para a história e a cultura de Natal, o concurso pretende aproximar os estudantes da riqueza cultural da cidade. O edital já está disponível no site da ALRN. Os vencedores serão anunciados no dia do evento. Além disso, serão realizadas as segundas edições dos concursos de música e fotografia, que foram sucessos no ano passado e premiaram grandes talentos locais. As fotografias deverão ser tiradas durante a Caminhada e as músicas, cuja inspiração deve ser a cidade de Natal, serão apresentadas no dia do evento. Serão premiados os três primeiros lugares em cada categoria.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
28
Out

IVANILDINHO-CONGRESSO-004

O prefeito Ivanildinho prestigiou na noite desta sexta-feira (25) a abertura do 10º Congresso de Senhoras da Igreja Assembleia de Deus, a USADESC. O evento é um dos principais realizados pela igreja em Santa Cruz e reuniu grande quantidade de membros da Assembleia de Deus em um culto de louvor a Deus.

A pregação da noite ficou sob a responsabilidade de Miss. Lelei Silveira, que emocionou a todos com a experiência com Deus que ela testemunhou.

Acompanhado pela primeira-dama Myllena Bulhões Ferreira e outros auxiliares da administração, o prefeito Ivanildinho agradeceu a acolhida de todos, em especial do Pastor Manoel Xavier e a irmã Maria das Graças, e enfatizou a importância do trabalho a Assembleia de Deus para o município, ajudando a melhorar a vida de pessoas através da experiência com Deus, salvando vidas.

O Congresso de Senhoras da Assembleia de Deus segue neste final de semana com intensa programação aberta a comunidade.

IVANILDINHO-CONGRESSO-002

IVANILDINHO-CONGRESSO-001

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
28
Out

INSS-DIGITAL-CAMPOREDONDO

A Prefeitura Municipal de Campo Redondo firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional do Seguro Social e inaugurou na manhã desta sexta-feira (25) um posto do INSS Digital, que funcionará na sede do CampoPrev. A solenidade contou com a presença do prefeito Alessandru Alves, vereadores, autoridades e a comunidade, além da gerente executiva do INSS Natal, Elaine Câmara e Jassen Kladno, Chefe da Seção de Atendimento da Gerencia Executiva de Mossoró. Campo Redondo é a primeiro município da região a receber a iniciativa. O Digital é um novo, moderno e ágil sistema de atendimento do INSS, destinado a atender todos os cidadãos para a requisição de benefícios, encurtando a tramitação e análise das solicitações. Os atendimentos serão realizados gratuitamente de segunda a sexta, das 7 as 13 horas.

Nesse modelo, não é mais necessário as pessoas deixarem cópias dos documentos, uma vez que eles são digitalizados e encaminhados virtualmente. Ao final, o requerente recebe um número, permitindo que ele acompanhe todo processo.

"É motivo de comemorar este importante passo que Campo Redondo está dando, sendo pioneira com o serviço oferecido a nossa população. Esta parceria vai encurtar caminhos e facilitar de modo significativo à vida dos moradores do município que utilizam os serviços da Previdência Social", contou Alessandru.

"A previdência social é conhecida por ser um importante mecanismo de distribuição de renda da cidade para o campo. Isso, a sua grande importância, nos pequenos municípios ela supera em mais de 70% a renda do fundo de participação. Não podemos estar em todos os municípios, e os prefeitos que encamparam a ideia, como Alessandru aqui em Campo Redondo, que abraçou o projeto e fez um grande empreendimento para sua população. Aqui o cidadão não precisará mais ir a Currais Novos, Santa Cruz, Natal, fazer um agendamento, onde as vezes esperava três, quatro meses. Aqui em Campo Redondo será feito tudo isso e todo processo será acompanhando através da prefeitura, tendo sua resposta aqui mesmo", contou Elaine Câmara.

O Posto do INSS Digital está situado na Rua Coronel Severino Bezerra, 226 - mesmo endereço do CampoPrev, no centro da cidade.

SERVIÇOS

A celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre o INSS e a Prefeitura de Campo Redondo possibilitará a realização de: aposentadoria, certidão de tempo de serviço, agricultura, BPC, auxílio doença, emissão de extratos previdenciários e guias da previdência social, formalização de inscrição de segurados, agendamentos, simulações de tempo de contribuição, orientação e informação aos usuários, sob supervisão do INSS, e demais serviços.

INSS-DIGITAL-CAMPOREDONDO5

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)