Banner

Estadual

Banco do Nordeste reforça papel de maior agente financeiro da carcinicultura na Fenacam'19

Imprimir
PDF

banco-do-nordeste_logo

As aplicações do Banco do Nordeste em projetos de carcinicultura, no Rio Grande do Norte, cresceram de R$ 8,6 milhões para R$ 11 milhões, no período de 1.º de janeiro a 30 de setembro deste ano. O acréscimo corresponde a 28% em relação ao mesmo período do exercício anterior.

Por conta do apoio dado pela instituição ao setor e como principal agente financeiro da atividade na região, o Banco do Nordeste será homenageado com placa de reconhecimento pela 16ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam'19), nesta quinta-feira, 14, no Centro de Convenções de Natal às 19h. A feira prossegue até sexta-feira.

Sentimento comum entre os participantes do evento é que o crescimento nos financiamentos sinaliza momento de retomada da carcinicultura, com aumento gradativo da produção e possibilidade, já em 2020, de o camarão voltar com força à pauta de exportações do país.

Os negócios realizados no setor, em 2019, no Rio Grande do Norte, localizam-se nos municípios de Guamaré, Macau, Mossoró, Canguaretama, Vila Flor e Ceará-Mirim, com predominância de projetos de pequeno e médio portes

Durante a programação da feira, nesta quarta-feira, 12, o superintendente estadual do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte, Jorge Bagdeve, palestrou sobre "Linhas de financiamento para o setor carcinicultor e aquicultor".

No pavilhão da Fenacam'19, com quase 200 expositores, estão sendo aguardados 5 mil visitantes ao longo do evento, que engloba outras iniciativas técnicas, científicas e empresariais. Dezenas de palestrantes nacionais e internacionais abordam temas sobre a carnicicultura e a aquicultura, brasileira e mundial.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Justiça absolve ex-reitor da UFRN em processo sobre licenciamento de software

Imprimir
PDF

WhatsApp-Image-2019-11-12-at-16.42.30-750x500

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte absolveu o ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Ivonildo Rego e mais cinco dirigentes da Universidade, além dos sócios da ESIG, os empresários Gleydson Lima e Raphaela Galhardo, em ação penal movida pelo Ministério Público Federal no RN e declarou que o contrato firmado entre a empresa ESIG e a UFRN para licenciamento de uso de sistemas de informática seguiu o que determina a Lei de Inovação, estando todo o processo dentro da legalidade. A decisão foi proferida pelo juiz federal Mário Jambo, que acatou a tese da defesa.

Antes dessa decisão, o caso já tinha passado pela análise do Tribunal de Contas da União, em que já havia sido expedida decisão favorável no processo pela aplicabilidade da Lei de Inovação, e não da Lei das Licitações, como questionou equivocadamente o MPF/RN. O próprio TCU concluiu pela ausência de elementos que configurassem irregularidades, levando em conta que a dispensa de licitação para contrato de licenciamento de software está contemplada na Lei de Inovação.

Na decisão, o juiz frisou ainda que a própria Universidade chegou a firmar contratos equivalentes com outras três empresas de desenvolvimento de softwares, o que comprova que todo o procedimento ocorreu dentro da legalidade. As próprias testemunhas, em seus depoimentos, declararam que o processo tramitou normalmente, sem qualquer suposta celeridade excepcional.

Outro ponto de destaque da sentença é que ficou comprovado que não houve prejuízo ao erário, uma vez que ficou configurado nos autos que as atividades realizadas pela empresa licenciada são diferentes dos da Universidade quando esta realiza termos de cooperação. A defesa fez constar nos autos o caso da Universidade Federal do Piauí, que após contratar a ESIG teve expressivos resultados na implementação das tecnologias, gerando de fato economia aos seus contratantes. Além disso, após licenciamento outorgado à ESIG houve incremento de receita para a UFRN através de royalties pagos pela empresa.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Crianças internadas em hospital infantil lançam livro em Natal

Imprimir
PDF

whatsapp-image-2019-11-11-at-10.57.45

Crianças e adolescentes internados no Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal, vão lançar um livro nesta terça-feira (12). O lançamento faz parte das comemorações de 10 anos do projeto Classe Hospitalar, que permite que os pacientes continuem sua formação escolar mesmo durante o tratamento na unidade.

O evento começa às 9h e, além do lançamento do livro livro "Os Super Heróis do Hospital", terá homenagens, apresentação musical e sessão de autógrafos com os pacientes autores.

A Classe Hospitalar do Varela Santiago tornou-se referência no Rio Grande do Norte na garantia do direito básico à educação para crianças e adolescentes internados. A ideia por iniciativa da professora Simone Maria da Rocha. Ela implementou no hospital há dez anos o projeto denominado "Escola no Hospital", com o objetivo de realizar atendimento pedagógico educacional para as crianças internadas, de maneira voluntária.

Iniciou-se depois, no mesmo ano, um movimento de mobilização da instituição para responsabilização dos entes públicos sobre escolarização hospitalizada. O Hospital Varela Santiago implementou por conta própria a Classe Hospitalar, em 1° de junho de 2009. No entanto, somente no ano de 2010, o serviço foi legalmente reconhecido e se formalizou a primeira parceria com o município de Natal.

Com informações do G1/RN

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Concursos da Caminhada Histórica do Natal têm inscrições prorrogadas até 15 de novembro

Imprimir
PDF

Capturar

A 8ª edição da Caminhada Histórica de Natal acontece no próximo dia 30 de novembro, com o objetivo de resgatar a cultura e a identidade natalenses, valorizando o rico acervo histórico da cidade e as produções locais no âmbito da arte. Para isso, os concursos de fotografia e música se repetem este ano, e o I Concurso de Redação da Cidade do Natal, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do RN, vem para incrementar as atividades relacionadas ao evento. Serão premiados os primeiros lugares de cada categoria.

O II Concurso de Fotografia virá apenas posteriormente, uma vez que abrangerá as imagens captadas durante a Caminhada. Mas os outros dois já estão com as inscrições abertas e prorrogadas até o dia 15 de novembro. Com o tema "A importância da história de Natal para o Turismo", o edital do concurso de redação já está disponível ao clicar em um banner no site da ALRN (http://www.al.rn.gov.br/portal/). Para o Concurso de Música, também há um edital, que pode ser solicitado através das redes sociais da Viva Entretenimento (@vivapromocoes). As músicas inscritas devem ter como inspiração a cidade do Natal. A edição do ano passado foi um grande sucesso e se mostra uma excelente oportunidade para promover o cenário da música natalense. Serão 12 músicas selecionadas para se apresentarem no encerramento da Caminhada Histórica, além de premiação em dinheiro para os vencedores. Mais informações através do número (84) 9 8790-1373.

Sucesso no calendário de eventos de Natal, a Caminhada Histórica tornou-se referência no resgate cultural da cidade e na valorização de todo o patrimônio histórico, enriquecendo ainda mais o potencial turístico da capital potiguar. O percurso terá início às 15h, na Praça André de Albuquerque, e passará por 50 locais de destaque da cidade, contemplando monumentos e atrações históricas, com a contextualização e explicação sobre a importância de cada um, até finalizar na praça da Igreja do Bom Jesus Das Dores. A inscrição pode ser feita com a doação de 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal) por pessoa, que vão ser entregues a instituições parceiras. As doações já estão sendo recebidas desde o dia 1º de novembro nos seguintes postos de troca: Avohai Centro, Comunidade Cristã Videira e Supermercados Favoritos da Ayrton Senna e de Ponta Negra.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Fórum Negócios supera expectativas e já inicia as vendas para 2020

Imprimir
PDF

Thiago-Nigro---Aurino-Borges

Com a última palestra encerrando às 2h do domingo, sob o comando de um empolgado Thiago Nigro, o 'Primo Rico', o Fórum Negócios 2019 superou as expectativas. Consolidado como o 'Rock in Rio do Empreendedorismo', o evento, que aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro, sexta-feira e sábado, na Arena das Dunas, em Natal, já iniciou as vendas para 2020. E ainda no sábado, o jornalista e CEO do FN, Jean Valério, anunciou em primeira mão uma grande atração para o próximo ano. Trata-se do professor e escritor Leandro Karnal. Para mais informações: www.forumnegocios.com.br.

O maior evento corporativo do Nordeste do Brasil cresceu duas mil pessoas em relação à edição de 2018 e levou cerca de cinco mil pessoas por tarde-noite. Os 30 palestrantes selecionados criteriosamente pela organização do Fórum promoveram uma overdose de conteúdo transformador e inspirador. "Valeu muito à pena ter participado desse evento. Parabéns aos organizadores pela coragem e disposição. E obrigado por trazer à Natal um evento desse nível", agradeceu George Oliveira, da Pizzaria Maranata Delivery.

"Já estou sentindo falta de ir ao Fórum Negócios, depois de passar dois dias com tanta gente fera, passando conteúdo top. Obrigado pela experiência", comentou Renan Barbosa, da Ativa, expressando sua admiração no aplicativo do FN, já no domingo.

Seguem mais alguns comentários dos participantes, no app do Fórum: "A iniciativa de trazer para a região Nordeste nomes tão importantes do empreendedorismo brasileiro é uma enorme conquista que deve ser comemorada por todos nós", avaliou Kenedy Lima, do Club Master Poker On-line. "Foi demais. Sensacional o evento. Assim como 2018, o Fórum conseguiu superar as expectativas e entregar uma experiência única", vibrou Rútilo Góis, da Sunow Energia Solar & Livezap, que também expôs na feira de oportunidades do evento.

"Evento maravilhoso e entregou o que propôs: conhecimento, gigantes trazendo o seu know-how, networking...", elogiou Glenda Lima, da SEEC/RN. "Tenho orgulho de ter um evento desse porte em minha cidade", destacou Evandro Regis, da Click Pão. "Evento transformador. O resultado final é de expansão de consciência e amplificação de trocas, numa energia incrivelmente evolutiva", disse Bianca Sladanha, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. "Experiência únida vivenciar um evento fantástico como esse, com palestrantes muito top", Fernanda Garcia, da Plena Representações.

Os palestrantes também deixaram as suas impressões sobre a edição 2019 do Fórum Negócios, que mais uma vez aconteceu num estádio de futebol: Arena das Dunas. "Que evento maravilhoso. Parabéns Natal, em especial, ao meu querido amigo Jean Valério", comentou Silvia Patriani, a mestre dos palestrantes. "É maravilhoso perceber que a vida é como um avião, onde possui várias janelas para se ver uma experiência de diferentes ângulos. Obrigada, Fórum Negócios, por essa energia incrível e encantadora", disse a irreverente Leila Navarro, que teve uma saída triunfal do palco na noite do sábado.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)