Banner

Acontece hoje à noite na praça do bairro Paraíso a 7ª Mostra de Quadrilhas Juninas de Santa Cruz.

 

O evento é promovido pelo Arte Viva e busca manter a tradição juninas nesta época do ano, que é uma das mais tradicionais do Nordeste e chama atenção pela beleza e a dança de todos os grupos do município.

 

A grande novidade deste ano é a importante parceria entre o Ponto de Cultura Arte Viva com o Governo Municipal de Santa Cruz, que está dando total apoio estrutural para a realização do evento junino já tradicional na cidade.

 

A 7ª Mostra de Quadrilhas Juninas de Santa Cruz acontecerá hoje a partir das 19h na praça do Paraíso e aberta a toda a população participar.

Comentários (0)

De acordo com a pesquisa TELEDATA divulgada ontem, o atual prefeito de Assú, Ivan Junior está liderando com folga a disputa para a prefeitura no próximo ano.

 

A criatura vai derrotando o seu criador e ex-prefeito do município, Ronaldo Soares. Veja os números da pesquisa que foi espontânea:

 

Ivan Júnior 26,89%

Ronaldo Soares 11,56%

Fátima Moraes 3,07%

Odelmo Rodrigues 0,94%

Tião da Lanchonete 0,24%

Wild Diniz 0,24%

Indecisos 4,24%

Brancos/Nulos 6,60%

Não sabe/Não respondeu 46,23%

Comentários (0)

Hoje será encerrada a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Cruz. Dezenas de pessoas, entre profissionais de saúde e a população em geral, as discussões estão buscando ações concretas para melhorar a qualidade do SUS.

 

A programação conta hoje com plenária final, aprovações das propostas e da eleição dos delegados que irão representar o município na VII Conferência Estadual de Saúde que deve acontecer em setembro deste ano.

 

A Conferência está sendo uma boa oportunidade para discutir os problemas de saúde. O que se esperta é que possam sair propostas concretas para que o SUS seja mais eficaz para a população.

Comentários (0)

padre-vicente-fernandes-neto-4-231x300O Pe. Vicente Fernandes incentivou durante toda a semana passada a unidade entre os Cristãos.

 

Durante seu programa de rádio Semeando a Esperança, veiculado diariamente na Rádio Santa Cruz AM, o atual pároco de Santa Rita de Cássia falou todos os dias sobre a unidade, pois estava havendo no país a Semana Nacional de Unidade entre os Cristãos.

 

O padre falou da importância de se manter um bom diálogo entre os fiéis de Cristo e ainda convocou os pastores da cidade para se unirem em orações para que todos todos os Cristãos tenham um bom diálogo e relacionamento.

Comentários (0)

Os Deputados Estaduais se solidarizaram com o ex-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) após denúncia do Governo do Estado de favorecimento.

 

O deputado estadual Tomba Farias (PSB) defendeu o ex-governador enfatizando que "está na hora de se desarmar os palanques da eleição de 2010". Tomba Farias disse que o governo foi infeliz ao tentar "manchar" os 40 anos de vida pública de Iberê Ferreira de Souza. Ele teve o apoio de parte dos parlamentares presentes na sessão. Os deputados Fábio Dantas (PHS), Gustavo Carvalho (PSB), George Soares (PR) e Poti Júnior (PMDB) também se solidarizaram com o ex-governador e disseram que a atual administração precisa desarmar o discurso.

 

Tomba Farias disse ainda que a denúncia feita pelo governo tem "cheiro de ilação" uma vez que, destacou, Iberê Ferreira está sendo cotado para para compor uma das diretorias Banco do Nordeste. O deputado Gustavo Carvalho lembrou que tem no ex-governador uma das pessoas mais íntegras do cenário político potiguar.

Comentários (0)

ibere


O ex-governador Iberê Ferreira de Souza se disse indignado com as denúncias do atual governo e negou que tenha feito qualquer acordo para quitar dívidas com o Bandern. Iberê destacou que fez um depósito judicial para pagar a dívida, da qual foi avalista, ainda em 1988 e que a partir disso considerava o caso como encerrado. Nos autos consta o pedido de extinção do processo face acordo, mas ele diz que não tinha conhecimento.

 

Em entrevista a Tribuna do Norte, o ex-governador afirmou que “era avalista de uma empresa cujo título foi executado, protestado, e recebi na minha casa um oficial de justiça me intimando para dentro de um prazo estabelecido pela justiça pagar, depositar ou dar bens à penhora do valor desse título que estava sendo executado. Dentro do prazo estipulado pela justiça eu fui fazer o pagamento. Foi lavrado o termo de penhora e eu tenho em mãos cópia do depósito judicial à vista, que foi devidamente autenticado. O depósito foi em dinheiro. Eu fiz perante à justiça lá de Brasília, onde eu morava à época. De lá para cá, até hoje, eu nunca mais recebi nenhum memorando, aviso, enfim, nada do banco e nem de lugar nenhum. Eu paguei aquilo que estavam me cobrando, fiz o depósito judicial, e o assunto estava liquidado, tanto é que faz 23 anos, e eu continuo tirando todas as certidões que são necessárias para candidaturas, para compra de apartamento, até hoje nunca constou nada”.

 

Iberê afirmou também que não fez nenhum acordo e sim pagou a dívida para quitá-la. “Eu não fiz acordo nenhum, eu paguei. Primeiro porque eu não era o devedor, eu era o avalista, então eu não tinha nem como fazer acordo. Acordo eu nunca tomei conhecimento, nunca assinei coisa nenhuma e não tenho o menor conhecimento. Se ele foi feito na época em que eu era governador é preciso que fique bem claro que eu exerci durante nove meses o cargo, eu não era fiscal de empresa pública ou de economia mista do estado. E se tiver alguma coisa mal feita neste período, que eu não tenha tomado conhecimento, dou total e integral apoio ao governo para apurar”, destacou o ex-governador.

Comentários (0)

Quem tem 16 e 17 anos e idosos até 68 agora também podem doar sangue, segundo novo regulamento técnico do Ministério da Saúde. Com as medidas, a previsão é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores. A portaria 1.353, que estabelece novos critérios para a doação de sangue no Brasil, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (14).

A Portaria 1.353 determina, ainda, que a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria. Ou seja, não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia.

Comentários (0)

Com o objetivo de continuar realizando com todas as parcelas de seu efetivo, o controle social dentro do município de santa Cruz, é que o Governo Municipal promove no dia de amanhã (17), a eleição que irá escolher os representantes da sociedade civil do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal da Assistência Social. O evento acontece às 9h, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro.

A eleição faz parte das políticas municipais empreitadas pela Secretaria de Assistência Social, visando a regulação e a participação efetiva de todos os membros da sociedade, a frente da luta pelos direitos do cidadão.

Ao todo serão eleitos oito conselheiros da assistência social, sendo quatro titulares e quatro suplentes, e 14 do direito, sendo sete titulares e sete suplentes. A eleição será presidida por comissão formada por três representantes de cada conselho, dentre eles estará a secretária municipal de assistência social, Marly Oliveira.

Com informações da Assessoria.

Comentários (0)

A Coordenação de Extensão realizará no IFRN Campus Santa Cruz, o Curso de Aperfeiçoamento em Dança e Pluralidade Cultural, sob a coordenação da Profª Drª Karenine de Oliveira Porpino.

Com início marcado para o dia 30 de junho, o curso tem carga horária de 180h, dividido em seis módulos e é destinado a professores graduados em Educação Física e Artes, ou professores da rede pública que já trabalham com dança a pelo menos um ano.

As inscrições podem ser feitas na sala da Coordenação de Extensão, até 20 de junho, das 13 às 17h e das 19 às 21h.

Confira abaixo os módulos do curso.

Módulo 1 – Dança e Pluralidade Cultural

Estudo sobre a dança no contexto da Educação com enfoque das discussões sobre corpo, etnia, classe social e gênero. Dança e inclusão social. Levantamento de danças e outras manifestações culturais.

Módulo 2 – Coreologia

Estudo das premissas e estruturas do movimento e suas relações com o dançarino, o espaço e o som, segundo os estudos de Rudolf Laban. Análise das manifestações culturais.

Módulo 3 – Dança na Escola

Estudo da dança como conteúdo no contexto do ensino fundamental e médio. Ensino das técnicas de dança no âmbito escolar. Diagnóstico das vivências em dança a partir dos contextos sociais onde os participantes do curso atuam como professores (Educação Básica).

Módulo 4 – Processos de criação em dança

Vivência de processos de criação em dança com enfoque na pesquisa de movimento e nos diversos repertórios da dança. Estudo de tema para produção coreográfica.

Módulo 5 – Ateliê de Composição Coreográfica I

Discussão de processos de criação em dança e elaboração de projeto de composição coreográfica a partir das referências locais.

Módulo 6 – Ateliê de Composição Coreográfica II

Acompanhamento e discussão dos projetos de composição desenvolvidos pelos participantes do curso. Organização e apresentação coreográfica. Socialização e entrega dos relatos de experiência.

Comentários (0)

O uso gratuito do celular funcional pelos integrantes do Governo do Estado será supervisionado e restrito a limite de minutos por mês de acordo com portaria nº 69, publicada no Diário Oficial. 


A medida vale para os celulares funcionais da administração direta e indireta e regula uso dos celulares da empresa Vivo, garantindo o uso racional do telefone. De acordo com a portaria, o telefone será custeado para os titulares das pastas no valor de até R$ 300 por mês, para os secretários-adjuntos e chefes de gabinete no valor de R$ 200, para os coordenadores o valor de R$ 100, para os subcoordenadores a quantia de gastos de até R$ 80 e os demais cargos comissionados no valor de R$ 60.

 

Com informações do NoMinuto.com.

Comentários (0)

melhorgseguaSanta Cruz já tem o local para encontrar seu Gás e sua água mineral de qualidade: Melhor Gás e Água, revendedor Liquigás e Água Mineral Cristalina, a água que leva a imagem de Santa Rita de Cássia.

 

O nosso leitor já tem uma opção basta ligar e receber em casa com atendimento de qualidade e garantia de um ótimo produto para melhor contribuir em sua residência e ajudar em sua casa, garantindo gás de qualidade e bom rendimento e água mineral Cristalina, líder no mercado local.

 

Então é só ligar: 0800-2812564, (84) 3291-2564 ou (84) 99255969. Melhor Gás e Água, revendedor Liquigás e Água Mineral Cristalina seu local com ótima qualidade.

Comentários (0)

A Auto Viação Jardinense terá que pagar indenização por danos morais, no valor de 50 mil reais, a família de um homem que morreu após a moto que pilotava se chocar com um ônibus da empresa.

 

O acidente aconteceu em 15 de junho de 2002, quando o motorista do ônibus tentou efetuar uma curva, invadiu a faixa contrária e colidiu frontalmente com a motocicleta conduzida pela vítima, fato comprovado através da perícia que embasou o inquérito policial realizado. O fato ocorreu no município de Caicó/RN.De acordo com a decisão no TJRN, o artigo 37 da Constituição Federal, responsabiliza as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos, pelos danos causados por seus agentes.Segundo o relator do recurso no TJRN, desembargador Amaury Moura Sobrinho, o fato lesivo e o nexo de causalidade ficaram devidamente comprovados, já que não restou dúvida de que a vítima foi morta pela colisão do ônibus com a motocicleta.

 

Com informações da Assessoria.

Comentários (0)

O projeto Cidadão do Amanhã está nos preparativos finais para a programação de seus 15 anos de existência. O principal projeto social do município comemora aniversário no próximo sábado, dia 18.

 

No dia em que comemora aniversário, próximo sábado, será celebrada uma missa em ação de graças, dentro dos festejos do padroeiro do Paraíso, São João Batista, na capela do bairro, a partir das 19h.

 

Nas próximas segunda e terça-feira acontecerá a exposição fotográfica sobre os 15 anos do projeto. Serão expostas cerca de mil fotos da historia do Cidadão do Amanhã e seu trabalho desenvolvido. A exposição será na Casa de Cultura de Santa cruz, aberta a população.

 

Um dos pontos fortes da programação será o Arraiá do Cidadão que será realizado na quarta-feira, dia 22, encerrando as comemorações.

 

O Cidadão do Amanhã é uma das principais instituições sociais de Santa Cruz e a cada ano expande seu trabalho com atividades sócio-culturais para cerca de 1.500 estudantes.

Comentários (0)

Caro amigo eleitor;

 

         Quero aqui esclarecer, as promessas enganosas de um ex-prefeito, hoje deputado que lançou o primo como todos sabem. E agora estar falando de lançar a esposa para fazer pior do que o primo, que até agora não fez nada. Preste bem atenção amigo eleitor, como todos nós sabemos que o ex-prefeito nos prometeu.

         Para o Bairro do Paraíso: prometeu a Vila Olímpica, um Parque de Vaquejada e a reforma do Centro de Saúde. No Alto do Cruzeiro: construção do Centro de Saúde, uma Escola e uma Bueira que se tornasse em uma Passagem Molhada. No centro da cidade ele garantiu cobrir toda feira livre, ampliar o mercado público e até agora não foi feito e nem será feito por este atual prefeito, porque até uma delegacia que é atribuição do Governo Estadual, até isso ele prometeu, somente para ficar na promessa... Aí eu pergunto... Onde estão os direitos dessas promessas.

         Para finalizar, com tantas promessas eu sei que a população vai dar um troco brevemente, na próxima eleição.

Nada mais de um amigo que sempre se preocupou com esta juventude e o povo carente do Paraíso e de toda Santa Cruz.

        

RONALDO BEZERRA DE FARIAS

Comentários (0)

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) foi assassinado no município de Serra do Mel, localizado no Oeste potiguar, distante 320 Km de Natal. Ednaldo Figueira, de 36 anos, foi executado às 22h de quarta-feira, 15, quando saía do trabalho na Vila Brasília.


Na cidade, poucas pessoas falam sobre o assunto. Por determinação da Secretaria Estadual de Defesa Social e Segurança Pública, o Ciosp do II Batalhão de Polícia Militar também não cede informações.Ednaldo estava saindo o trabalho quando foi abordado pelos assassinos, que atiraram sem chance de qualquer reação. Ainda não se tem informações concretas sobre os possíveis responsáveis pelo crime.

 

Com informações do Blog de Sidney Silva.

Comentários (0)

_MG_9666Na sessão desta quarta-feira (15), o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) protocolou na Assembleia Legislativa, requerimento solicitando que o Governo do Estado, faça um estudo para elaborar um projeto isentando taxas do IPVA, Detran e taxa de Bombeiros para proprietários de motocicletas e motonetas nacionais com até 150 cilindradas cadastradas no Registro Nacional de Veículos Automotores.


“O Estado da Paraíba tomou tal iniciativa e beneficiou mais de 120 mil paraibanos com essa isenção de taxas. Na Paraíba, as alterações foram feitas porque o valor da dívida era superior ao valor total do veículo. Tal medida também poderia ser encaminhada a Assembleia Legislativa do nosso Estado para virar lei e beneficiar o contribuinte de baixa renda”, argumentou Ezequiel.

Comentários (0)

A Emater está em greve. Uma grande faixa está posta em frente ao escritório de Santa Cruz avisando que os funcionários aderiram ao movimento grevista.

 

Este é mais um órgão da administração direta do estado que parou suas atividades. Os funcionários lutam por melhores salários e condições de trabalho.

 

Ainda não há previsão de quando o movimento irá acabar. O Blog acompanhará o desenrolar das negociações.

Comentários (0)

O Governo Municipal abre hoje as inscrições para o curso de camareira na cidade de Santa Cruz. As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Turismo, localizada no Teatro Candinha Bezerra. Ao todo estão sendo disponibilizadas 25 vagas gratuitas, sendo que todos os inscritos passarão por uma entrevista, que servirá como critério de avaliação.

No dia 22, o resultado da seleção será divulgado no endereço eletrônico da prefeitura www.muitomaissantacruz.com.br , na rádio Santa Cruz AM e na sede da Secretaria Municipal de Turismo. A comissão responsável pela avaliação irá notificar via telefone cada pessoa classificada.

O curso para camareira terá duração de duas semanas. A capacitação é uma promoção do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o SENAC estadual e o SEBRAE regional.

Comentários (0)

A greve atinge cerca de 50% dos professores de Santa Cruz. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), regional do município.

 

Segundo a instituição, o que mantém boa parte das escolas funcionando são os professores temporários, já que eles não podem aderir ao movimento, mas grande parte dos professores de carreira estão aderindo ao movimento grevista.

 

A greve não tem previsão para acabar, pois as propostas apresentadas pelo Governo do Estado não estão satisfazendo a categoria e por isto não se tem previsão de quando o movimento grevista terá fim. Só quem está prejudicado é o aluno e já passou da hora do Governo apresentar uma proposta concreta a categoria.

Comentários (0)

A Câmara dos Vereadores de Santa Cruz realiza hoje mais uma audiência pública. Desta vez o tema a ser discutido é segurança pública.

 

A audiência foi requisitada pelo vereador Lucicláudio Bezerra (PT) e acontecerá a partir das 15h com expectativa de reunir autoridades na área para discutir formas de melhorar a segurança em Santa Cruz.

 

O encontro, que acontece na sede do Legislativo Municipal, é aberto a toda à população.

Comentários (0)

eclipseAconteceu ontem no final da tarde o eclipse lunar. No Brasil, ele foi observado desde às 17h25min, dois minutos antes de o Sol se pôr.

 

A duração do fenômeno nos céus brasileiros foi de uma hora e quarenta minutos. A última vez que ocorreu um fenômeno desta duração foi em julho de 2000, quando durou 1h47.

Comentários (0)

Foi aberta ontem mais uma festa de São João Batista no bairro do Paraíso. Centenas de pessoas participaram da abertura dos festejos no maior bairro de Santa Cruz.

 

O tema da festa é “Eis o Cordeiro de Deus”, lembrando que São João Batista, segundo a tradição cristã, foi o precursor, aquele que veio antes de Cristo para preparar o caminho da evangelização.

 

Uma vasta programação foi preparada para evangelizar as pessoas do bairro. Novenas, missas, orações do terço e rosário, batizados, celebração da primeira comunhão e adoração faz parte da programação religiosa da festa.

 

Na parte social, a festa terá quermesse todas as noites, festival de prêmios, exposição cultural em frente à capela promovida pela Associação dos Moradores do Paraíso e festa social gratuita no dia do padroeiro, 24 de junho.

 

Toda a população é convidada a participar da festa que acontece até o dia 24 deste mês.

Comentários (0)

Com o aval do Supremo Tribunal Federal (STF), as "marchas da maconha" podem ser organizadas livremente em todo o País. Proibir as manifestações públicas em favor da descriminalização da droga configura, no entendimento dos ministros do STF, violação às liberdades de reunião e de expressão.

 

Por decisão do STF, o Estado não pode interferir, coibir essas manifestações ou impor restrições ao movimento. A polícia só poderá vigiá-las, somente para garantir a segurança e o direito dos manifestantes de expressar suas opiniões de forma pacífica.

Comentários (0)

Senhores pais,

 

O IFRN-Campus Santa Cruz comunica que, de acordo com o movimento dos demais servidores federais de todo o país – Universidades e Institutos – irá paralisar suas atividades nos dias 15 e 16 de junho do corrente.

 

Essa é uma paralisação de advertência ao Governo Federal, que se retirou do processo de negociação com os servidores, sobre o plano de carreira e salário. Além disso, há um Projeto de Lei do Senador Romero Jucá que prejudica substancialmente a categoria e, consequentemente, as instituições federais de ensino.

 

Durante estes dias, manteremos apenas as atividades desportivas, anteriormente programadas para evitar maiores problemas com o calendário acadêmico. Também faremos discussões e esclarecimentos com os nossos alunos acerca do nosso movimento.

 

Sem mais, reforçamos nosso compromisso com a educação de qualidade dos vossos filhos e colocamo-nos à vossa disposição para mais esclarecimentos.

 

SERVIDORES DO IFRN – CAMPUS SANTA CRUZ

Comentários (0)

mostrauva16A Transmissão da Cultura da Brincadeira, evento que esboçou variadas possibilidades de investigar fatores relacionados à transmissão da cultura do brinquedo.

 

A brincadeira pressupõe uma aprendizagem social, aprendem-se as formas, o vocabulário típico, os tipos de interações condizentes, as regras, o momento de enunciá-las etc. A investigação de tais categorias e dos fatores envolvidos em sua produção é importante para uma melhor descrição da brincadeira e da ocorrência de aprendizagem em situação natural e também para criar indicadores para a compreensão das relações entre os membros dos grupos de crianças, da socialização, da constituição do sujeito e da transmissão da cultura.

 

Agora é comemorar o sucesso do evento promovido pela UVA em parceria com a Casa de Cultura Palácio do Inharé.

 

Na parte externa da Casa de Cultura Popular, a viola, o repente e a poesia resgataram a alegria e as cores das feiras-livres do passado, onde os emboladores de coco é que eram reis, e a cantoria dos velhos mestres do passado ecoavam mais estridentes e penetrantes.

Foi um momento ímpar!

 

 

"A Cultura Popular é a mais importante de todas as culturas, porque ela é a raiz de tudo".

(Câmara Cascudo)

Comentários (0)

melhorgseguaSanta Cruz já tem o local para encontrar seu Gás e sua água mineral de qualidade: Melhor Gás e Água, revendedor Liquigás e Água Mineral Cristalina, a água que leva a imagem de Santa Rita de Cássia.

 

O nosso leitor já tem uma opção basta ligar e receber em casa com atendimento de qualidade e garantia de um ótimo produto para melhor contribuir em sua residência e ajudar em sua casa, garantindo gás de qualidade e bom rendimento e água mineral Cristalina, líder no mercado local.

 

Então é só ligar: 0800-2812564, (84) 3291-2564 ou (84) 99255969. Melhor Gás e Água, revendedor Liquigás e Água Mineral Cristalina seu local com ótima qualidade.

Comentários (0)

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Herman Benjamin deferiu às 18h, o pedido de habeas corpus impetrado pela comissão jurídica do movimento #ForaMicarla.

 

A decisão trouxe alívio a centenas de pessoas que ocupavam a Câmara e podiam ser forçados a deixar a Casa pela Polícia Militar que cumpriria decisão do TJRN.

 

Na decisão, o ministro deferiu parcialmente a liminar pleiteada para cassar os efeitos da ordem de desocupação mediante reforço policial, sem prejuízo de a administração ingressar em juízo com as medidas adequadas para fazer valer a sua pretensão.

Comentários (0)

sebraeO SEBRAE de Santa Cruz realiza na próxima terça-feira coquetel de lançamento do principal produto da instituição que terá mais uma edição em Santa Cruz: o EMPRETEC.

 

O coquetel acontecerá no Riviera Bar a partir das 19h e contará com 60 empresários locais convidados que conhecerão o EMPRETEC. Ao todo, 30 destes devem participar da formação, que é a principal do SEBRAE em todo o país.

 

O EMPRETEC volta a Santa Cruz depois de dois anos e acontecerá entre os dias 11 e 16 de julho. Os participantes tiram esta semana de dedicação exclusiva para a capacitação, considerada uma das mais completas na área empresarial do país.

Comentários (0)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do segundo semestre começam às 6h desta quarta-feira (15) e vão até as 23h59 de domingo (19), segundo o Ministério da Educação. As inscrições ocorrerão exclusivamente pela internet no endereço: www.sisu.mec.gov.br.

O SiSU oferece vagas em universidades estaduais e federais e institutos de educação profissional. O sistema foi criado pelo MEC para unificar a oferta de vagas em instituições públicas.

Neste semestre, serão oferecidas 26.336 vagas em 19 universidades federais, 23 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) e quatro universidades estaduais.

Comentários (0)