Banner
17
Aug

O Estado do Rio Grande do Norte foi incluído no Programa de Expansão do ensino superior e tecnológico lançado ontem, pela presidente Dilma Rousseff. O Estado ganha o campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para os municípios de Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi. Além deles, o RN está na lista das escolas de educação profissional em construção, com o município de São Gonçalo.

O campus de Pau dos Ferros será concluído até o ano que vem. Já as novas unidades de educação profissional vão estar prontas entre 2013-2014, conforme previsão do Ministério da Educação.

Na solenidade de lançamento, a Presidenta assinou o Projeto de Lei que será encaminhado ao Congresso Nacional, criando cargos para as novas instituições. O reitor da UFERSA, Josivan Barbosa, que participou da solenidade em Brasília, acredita que ate o fim do ano, a instituição vai promover concurso público para professor e pessoal administrativo.

IMG-20171205-WA0069

Comentários (0)
17
Aug

Seguindo movimento registrado em outras áreas da economia, o segmento registrou queda na geração de empregos formais em julho de 2011 no Rio Grande do Norte em comparação com o mesmo período de 2010 e 2009. Mas não foi o único a puxar o freio de mão. A economia potiguar, como um todo, dá sinais de desaceleração. E o número de empregos gerados no mês passado e no ano é prova disso.

Se considerado apenas o mês de julho, foram abertos 1.293 postos de trabalho com carteira assinada no estado, considerando todos os setores da economia. Em julho de 2010, foram 3.078. Em julho de 2009, 2.899. O resultado registrado no mês, em 2011, é o pior desde 2005, segundo o Ministério do Trabalho. O desempenho do estado nos primeiros sete meses do ano também ficou abaixo do esperado.

Entre janeiro e julho de 2011, o RN gerou 242 empregos formais (incluindo as informações declaradas fora do prazo) - número 46 vezes menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando criou 11.266 postos de trabalho formais.

banersaomiguel

Comentários (0)
17
Aug

A governadora potiguar Rosalba Ciarlini entregou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ofícios solicitando a construção de dois presídios: um para mulheres e outro para jovens entre 18 e 24 anos.

O ministro deverá responder aos pedidos até o dia 2 de setembro, quando lançará a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 no Rio Grande do Norte. Na viagem ao estado ele também deverá visitar a Penitenciária Federal de Mossoró.

Os dois presídios deverão ser construídos com recursos do Fundo Penitenciário Nacional, através de convênio a ser firmado entre o governo do Rio Grande do Norte e o Ministério da Justiça. No final de maio, Rosalba e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, reuniram-se com o ministro José Eduardo Cardozo para tratar sobre a superlotação do sistema prisional potiguar.

carto_bem_estar

Comentários (0)
16
Aug

ibereO ex-governador Iberê Ferreira anunciou em sua página oficial do Twitter, na manhã desta terça-feira (16), que está com um tumor no cérebro.

Iberê Ferreira contou que está em São Paulo, onde descobriu um pequeno tumor na área periférica do cérebro. "Amigos, estou diante d+ um desafio. Em SP, descobri novo tumor, esse bem pequeno e na área periférica do cérebro. Farei cirurgia logo mais", contou.

Em suas mensagens no Twitter, o ex-governador ressaltou a fé e a confiança em Deus. "Conto com as orações de todos vocês. Tenho muita fé e confio que Deus irá me ajudar a vencer mais essa batalha", disse.

Em março de 2010, Iberê Ferreira retirou um nódulo do pulmão esquerdo. A biópsia confirmou que a massa, com 1,9 centímetros e totalmente removida durante uma cirurgia, era um câncer. O ex-governador foi submetido a tratamento preventivo de quimio e radioterapia.

bannerpostagensumacasa

Comentários (0)
16
Aug

terrenodnerpronto2O IBGE construirá uma nova sede em Santa Cruz. A informação foi confirmada junto a servidores da instituição.

Segundo os servidores, a nova sede do IBGE será construída no terreno do DNIT em Santa Cruz, no bairro DNER às margens da BR-226. No mesmo local também serão construídas as sedes do Fórum Municipal, Promotoria de Justiça e TRE.

Engenheiros do IBGE vieram à semana passada para conhecer o local e planejar como será a construção da sede, que promete ser uma das mais modernas e amplas de todo o Estado, dando conforto aos funcionários e a população em geral.

Com isto, o grande terreno do DNIT será totalmente ocupado com quatro grandes prédios valorizando todo o bairro do DNER, que contará em breve também com a construção da REDEMAIS no terreno da antiga AABB.

banersaomiguel

Comentários (0)
16
Aug

A Paróquia de Santa Rita de Cássia, que compreende os municípios de Santa Cruz, Japi e São Bento do Trairí, retomará o projeto das Santas Missões Populares.

Amanhã, acontece uma reunião com todos os coordenadores dos setores missionários da Paróquia para avaliar como está atualmente a missão, saber o número exato dos missionários e ver como estão os trabalhos.

A partir deste encontro, a Paróquia fará um trabalho de cadastramento de novos missionários interessados em evangelizar casa a casa e participar dos diversos eventos religiosos de missão que a Igreja Católica promoverá na Paróquia.

O projeto deu certo entre os anos de 2004 e 2006 com vários encontros e grandes mobilizações que deram a Santa Cruz ser modelo em missão. Agora a Paróquia quer retomar o trabalho para evangelizar mais pessoas nas cidades que compõem a Paróquia.

banner_carloschagas

Comentários (0)
16
Aug

Mais de 9,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade já tomaram a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil, o equivalente a 66% do público-alvo. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite foi iniciada no último sábado (13). O Pará e o Acre são os estados com o menor percentual de cobertura vacinal até o momento, 35% e 44% respectivamente. Pernambuco e o Rio Grande do Sul apresentam os maiores índices de vacinação, acima de 80%.

A meta do governo federal é imunizar pelo menos de 14,1 milhões de crianças, o que corresponde a 95% da população com menos de 5 anos de idade.

O Brasil não registra um caso de poliomielite há 22 anos. A vacinação é necessária porque 26 países ainda têm casos da doença, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
16
Aug

O campus de Cuité da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) abriu ontem inscrições para o curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano.

As inscrições seguem abertas até o próximo dia 26 no campus da UFCG de Cuité. O curso é voltado para profissionais com curso de Graduação nas diversas áreas do conhecimento, priorizando os que atuam na Educação de Jovens e Adultos ou que desenvolvem atividades em projetos de Economia Solidária.

Ao todo são 40 vagas disponíveis. Para se inscrever o candidato deve ir ao campus portando os seguintes documentos: Requerimento de inscrição assinado pelo candidato ou seu procurador, devidamente habilitado, justificando seu interesse no curso; Cópia do Diploma de Graduação ou Certificado de conclusão de curso; Curriculum Vitae, com documentação comprobatória; Cópia da carteira de identidade e cópia do CPF; Duas fotos 3x4 recentes; Comprovante de quitação eleitoral; Comprovante de reservista.

O Curso será realizado na modalidade regular, em tempo integral, presencial, com duração de 12 (doze) meses, de forma ininterrupta, com aulas aos sábados. Mais informações no site da UFCG: www.ufcg.edu.br.

banner_odontopremium

Comentários (0)
16
Aug

O Governo Municipal informa que já estão disponíveis os certificados para quem participou do curso de capacitação de camareiras, realizado entre os dias 27 de junho a 1º de julho deste ano. Os documentos estão sendo entregues na sede da Secretaria Municipal de Turismo, localizada no Teatro Candinha Bezerra, Centro, das 8h às 12h e das 14h às 17h30.

Também estão disponíveis os certificados que apresentaram alguma pendência dos alunos que participaram dos cursos "noções básicas em orientação turística – orientador turístico" e "qualidade no atendimento ao turista – mototaxistas".

A secretária de turismo, Marcela Pessoa, informa que, quem ainda não foi buscar os certificados dos cursos realizados este ano, compareça a Secretaria e adquira o documento que comprava a qualificação de cada aluno. "Sem o certificado o profissional capacitado pelo Governo Municipal não tem como comprovar a sua qualificação perante o mercado de trabalho", notifica Marcela.

Todos os cursos realizados pelo Governo Municipal tem a finalidade de investir e qualificar a população local, e contam com a parceria do SENAC estadual e SEBRAE regional.

Com informações da Assessoria

IMG-20171205-WA0069

Comentários (0)
16
Aug

Começou ontem a retirada de uma parte dos 79 policiais militares que trabalham improvisadamente em delegacias de Polícia Civil no Rio Grande do Norte. As primeiras mudanças ocorreram em Mossoró e cidades vizinhas, inviabilizando o funcionamento de praticamente todas as delegacias da região. Em Apodi, o atendimento foi suspenso pela manhã. Em Areia Branca, 180 processos ficarão parados. Os delegados de Pau dos Ferros e Alexandria já anunciaram que vão "fechar" as portas sem seus militares.

O deficit de agentes e escrivães de Polícia Civil, estimado pelo sindicato da categoria em aproximadamente 5 mil no Rio Grande do Norte, forçou a utilização de policiais militares nas delegacias de Polícia Civil. Só em Mossoró e cidades vizinhas, quase 30 policiais militares foram removidos ontem. A ordem do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo Silva, é que os 79 policiais sejam reintegrados aos seus batalhões.

Um levantamento feito pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores do Itep (SINPOL) do Rio Grande do Norte, em setembro de 2009, mostra que apenas 22,7% dos municípios potiguares têm policiais civis (muitos com apenas um agente). Das 167 cidades potiguares, 129 delas não têm policiais civis e o trabalho de investigação vinha sendo feito com o apoio de policiais militares, que eram cedidos pelos batalhões às delegacias.

Com informações da Tribuna do Norte

banner_odontopremium

Comentários (0)