Banner
02
Set

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) já está preparado para receber, até o final de 2012, nada menos do que 475 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cujo projeto de lei, aprovado quarta-feira, 31.08, pela Câmara dos Deputados, vai agora à votação do Senado.

Caso o projeto de lei 1209/2011, que cria o Pronatec, passe a tempo no Senado, 80 mil vagas no SENAI já estarão disponíveis no próximo mês de outubro, revelou, em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara, nesta quinta-feira, 1º.09, o diretor de Operações do SENAI, Gustavo Leal. "Estamos nos mobilizando desde o lançamento do Pronatec, no final de abril, para oferecer cursos ao programa ainda este ano", declarou.

Garantiu que os cursos oferecidos dentro do Pronatec terão a mesma qualidade de qualquer outro curso do SENAI. "Os nossos cursos têm a vantagem de estarem alinhados com as necessidades do mercado, independentemente da região", assinalou Leal.

Com informações da Assessoria

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
01
Set

Hoje se inicia a Semana da Pátria em Santa Cruz.

Os alunos da rede municipal se reunirão todos os dias a partir das 8h para o asteamento da bandeira e às 17h para o arreamento. A programação será desenvolvida sempre na Praça Getúlio Vargas, a Praça da Matriz.

A culminância da Semana da Pátria será a programação desenvolvida no dia 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, onde escolas e instituições participarão do tradicional desfile em Santa Cruz.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
01
Set

O pré-candidato a prefeito de Santa Cruz Iraquitan Costa é mais um que será entrevisto na série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito do município que o Blog promoverá em outubro.

"Desde já agradeço pelo espaço a mim concedido, estarei com toda certeza contribuindo neste debate de idéias", afirmou Iraquitan.

Na próxima semana o Blog promoverá um encontro com os assessores dos candidatos para definir as regras que nortearam a série de entrevistas que serão gravadas ainda neste mês e exibidas em vídeo durante o mês de outubro.

A série de entrevistas será exibida em outubro e já conta com apoio da Tok Music Produções (contato: (84) 9928-8825) e Panificadora e Restaurante Seridó.

bannerfestajapi

Comentários (2)
01
Set

Com relação ao debate sobre a distribuição dos recursos oriundos para os artistas locais, quero deixar bem claro que o Blog apóia a iniciativa da classe juntamente com o vereador José Lucicláudio.

Ao mesmo tempo em que a idéia é interessante ela não deixa de ser controversa. O projeto pode sim se tornar politiqueiro nas próximas gestões, se não for bem cuidado. Fica a cargo da Secretaria de Cultura contratar os artistas, mas ela pode pegar um grupo de artistas ligados ao sistema governista e apenas beneficiá-lo.

Outra questão é com relação a estas verbas. Geralmente este dinheiro é destinado para eventos como Festa da Padroeira, Festival de Quadrilhas e pode beneficiar uma pequena parte de artistas, deixando de fora outro grande leque de pessoas que trabalham na área.

O que se tem de concreto é que os 20% já não existem mais. A Câmara aprovou emenda de apenas 10% serem destinados. Falta um pouco mais de dialogo para que o projeto não fique de interesses de grupos políticos, mas de toda classe artística local.

banersaomiguel

Comentários (4)
01
Set

fardamentocidadaoO Governo Municipal continua distribuindo os fardamentos escolares para os 4.600 alunos do município, isso inclui também os projetos sociais, como o Cidadão do Amanhã, que contemplou durante o dia de ontem (30) seus 1.000 alunos com novos uniformes e tênis esportivos.

A sessão de entrega durou os dois turnos, onde tanto os pais quanto os próprios alunos podiam receber o material. De acordo com o diretor do projeto, Edgar Santos, essa iniciativa veio em boa hora. "O prefeito teve a preocupação de renovar os fardamentos a tempo da apresentação anual do 7 de setembro, essa atitude deixou diretores e alunos bastante felizes", comenta Edgar.

banersaomiguel

Comentários (0)
01
Set

O governo propõe no Projeto de Lei do Orçamento da União para 2012 a correção do valor do salário mínimo em vigor em 13,6%. Isso representaria um reajuste dos atuais R$ 545 para R$ 619,21, a partir de janeiro de 2012. A informação é da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que hoje (31) entregou aos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Marco Maia (PT-SP) o projeto de lei e o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2012 a 2015.

O relator do Orçamento para 2012, na Comissão Mista de Orçamento, será o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). O valor seguiu acordo firmado entre o então governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o Congresso de ter como regra para o reajuste anual do salário mínimo a inflação do ano anterior e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Por essa fórmula, o mínimo de 2012 considera a inflação de 2011 mais o crescimento do PIB de 2010.

brenobannernovo

Comentários (0)
31
Ago

Hoje é o Dia do Nutricionista. Para comemorar a FACISA, campus da UFRN de Santa Cruz, realiza na tarde hoje um workshop de Nutrição.

O evento, que será no auditório do IFRN a partir das 13h, discutirá os novos rumos da Nutrição, principalmente nas áreas de ficoterapia e habilidades específicas que possam ser desenvolvidas pelos formandos.

Cerca de 160 pessoas, entre alunos, professores e profissionais de nutrição da região, participarão do evento que ainda reunirá os participantes em uma grande confraternização pelo dia do profissional. Parabéns a todos os nutricionistas e os futuros, que Deus abençoe a cada um em seu dia a dia na profissão.

banner_odontopremium

Comentários (0)
31
Ago

A segunda etapa do Curso de Gestão Pública, promovido pelo Governo Municipal de Santa Cruz e Fundação Ulysses Guimarães, será realizada amanhã.

O curso foi iniciado na última segunda-feira e seria realizado até a sexta. Como houve uma interrupção na seqüência de dias, o curso agora será ministrado por etapas, sendo a segunda ministrada amanhã às 19h no Teatro Candinha Bezerra.

A organização do curso ainda informa que a capacitação é aberta para os que já se inscreveram e não serão abertas novas inscrições. Ao todo serão 7 etapas desenvolvidas.

banersaomiguel

Comentários (0)
31
Ago

euemeAtenção aos críticos! Esta matéria é daquelas que podem me chamar de babão como for, mas ser babão de Edilza Alcântara vale à pena, principalmente quando se é filho dela.

A pouco mais de seis anos a história da minha família começou a mudar com uma vitória da eleição do Conselho Tutelar de Edilza Alcântara com oito votos de diferença.

O trabalho incansável de minha mãe começou pouco tempo depois quando ela tomou posse na instituição. "Fui eleita presidente do Conselho Tutelar por unanimidade pelos meus amigos Conselheiros que íamos trabalharmos durante três anos, sem experiência do trabalho, me entreguei nas mãos de Deus e disse: seja feito a tua vontade me guia para o lugar certo. Tive o prazer de trabalhar com uma pessoa muito seguro que foi o Conselheiro Messias, a quem quero agradecer de todo coração, entramos para trabalhar sem estrutura física dentro da sede do Conselho Tutelar, para notificar quem precisava usamos os próprios pés, ou a moto do meu companheiro de trabalho (Messias), tinha um computador que vivia mais quebrado do que nunca, redigi muitos ofícios para Promotor, Juiz, prefeito e Secretaria de Assistência Social a mão. Fui muito criticada com essas atitudes, mas tinha que encaminhar os relatórios, não tinha computador fazia manuscrito, com minha pouco experiência fui lutando para conseguir pelo menos o essencial para desenvolver nossos trabalhos" explica Edilza.

O tempo se foi passando. Era difícil para minha família ver o carro da Polícia praticamente todas as semanas, ou ver ela indo para outras cidades, mas a missão de defender os direitos das crianças e adolescentes era bem maior para minha mãe e seu trabalho foi constante. "Avalio muito positivo, o Conselho Tutelar me fez crescer, me fez olhar em todos os ângulos, fiz cumprir aquilo que estava dentro das atribuições como Conselheira Tutelar, ajudei aquelas pessoas menos favorecidas, excluídas, trabalhei sempre pensando no bem estar das crianças/adolescentes sem olhar, cor, raça e nem condições financeiras, para mim eram todos iguais", destaca Edilza Alcântara.

Foram seis anos de luta, de vitórias, de dificuldades, de preocupações, mas de ajuda a pessoas menos favorecidas e de buscar dar uma estrutura melhor a famílias ou a crianças desamparadas em nossa comunidade.

Depois desses seis anos, que se encerram hoje, tenho orgulho de dizer que sou filho de Edilza Conselheira, uma mulher de fibra, que ganhou título de cidadã santa-cruzense pelo seu grande trabalho, que lutou e luta pelas famílias e que busca ajudar com todas as suas forças a quem mais precisa, por isto só tenho a me orgulhar de Edilza Alcântara, a melhor Conselheira Tutelar que Santa Cruz já teve.

banersaomiguel

Comentários (5)
31
Ago

O projeto que destina 20% dos recursos oriundos para eventos para os artistas locais tem que ser melhor debatido, pois pode virar um projeto politiqueiro.

Pelo projeto, os artistas locais recebem 20% dos recursos destinados para contratação de bandas em eventos locais, mas até onde isto pode beneficiar a classe artística local? Ou existem artistas para tudo isto?

Com o passar do tempo, como é o prefeito que fica encarregado de contratar os artistas, corre o risco de apenas parte da classe pode ser beneficiada, a parte ligada ao prefeito que estiver na atual gestão.

A matéria tem que ser bem discutido, pois o prefeito Péricles da Rocha deu uma idéia interessante de colocar as verbas destinadas aos artistas no Orçamento do município do próximo ano, beneficio que poderá ser melhor aproveitado para a classe artística local.

bannerfestajapi

Comentários (7)