Banner
09
Dec

A Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN) abre vagas para seleção de profissionais para atuarem como Professores Mediadores Presenciais do Curso Técnico de Gerência de Saúde no âmbito da Rede e-Tec Brasil/MedioTec EAD.

O curso é ofertado na modalidade a distância, com encontros presenciais, e há vagas para atuação nos polos de Assú, Currais Novos, Mossoró, Pau dos Ferros e Santa Cruz. Os selecionados formarão cadastro de reserva.

As inscrições são gratuitas e realizadas no período de 9 a 15 deste mês, pelo e-mail gerenciaetec@gmail.com de acordo com as orientações constantes no edital.

Informações pelo telefone (84) 3342-2290 (ramal 114).

banner_odontopremium

Comentários (0)
08
Dec

ananbezerra

O Hospital Universitário Ana Bezerra tem enfrentado uma nova realidade nos últimos meses, o de superlotação em diversos plantões, que tem feito à unidade trabalhar com 100% dos seus serviços oferecidos.

Com pactuação para atender a 21 municípios, da jurisdição da 5ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), regiões Trairi e Potengi, a maternidade tem recebido pacientes de mais de 60 municípios do Rio Grande do Norte e Paraíba, especialmente Seridó e Agreste potiguar, fato que tem trazido uma demanda bem maior para a unidade de saúde.

Com demanda sempre em torno de 180 partos por mês até o primeiro semestre, nestes últimos meses, a demanda subiu para mais de 250 partos/mês, com aumento a cada dia, causando a superlotação e aumentando a demanda por serviços oferecidos pela maternidade, que é referencia no Rio Grande do Norte.

Mesmo com os serviços feitos com algum tipo de transtorno, a unidade de saúde tem garantido a realização dos procedimentos necessários para que os partos ocorram sempre seguros para paciente e seu bebê.

O Hospital Universitário Ana bezerra atende porta aberta, com serviços ligados a parto humanizado e oferecendo até alta complexidade, com leitos de UTI neonatal, que garantem atendimento bem estruturado para atender as gravidas do Rio Grande do Norte.

banner_carloschagas

Comentários (0)
08
Dec

V-FESTFRANGO

A V Feira de Avicultura de o Trairi (Fest Frango), encerrada no último sábado (02), teve números extremamente positivos. O Festival Gastronômico comercializou mais de 1 mil pratos, o Seminário de Avicultura teve recorde de participação e os três dias de evento (30 de novembro, 01 e 02 de dezembro) contaram com intensa participação popular.

Consolidado no calendário do Município, o Fest Frango contempla atualmente duas importantes atividades, a produção de frango e o turismo. A sua programação contou mais uma vez com eventos técnicos, esse ano com o debate sobre tecnologias destinadas à criação de galinhas caipiras, e atrações de entretenimento e lazer voltadas para pessoas de todas as idades.

A avaliação da Prefeitura de Santa Cruz, promotora do evento, é a melhor possível. O Fest Frango recebeu inúmeros elogios e conseguiu alcançar todos os seus objetivos.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
07
Dec

tomba_asinaturacentronefrologia

Um difícil e intensa luta foi vencida por Santa Cruz nesta quinta-feira (07).

Após intensa articulação do deputado Tomba Farias, o Centro de Nefrologia Santa Rita assinou contrato com a Secretaria Estadual de Saúde e pode ser habilitado pelo Ministério da Saúde para receber mais pacientes. Esse era o passo decisivo para o funcionamento permanente da estrutura e acabar com a possibilidade de fechamento do Centro de Nefrologia.

A luta pela assinatura do contrato foi desgastante e contou com participação decisiva do deputado Tomba Farias. O centro de Nefrologia chegou a anunciar que fecharia suas portas, caso o impasse não fosse resolvido, pois sem a assinatura de contrato, o Centro funcionava apenas com pacientes cedidos por outra clínica de hemodiálise em Natal.

Com o contrato assinado e a garantia que o serviço será efetivo e sem problemas, o centro de Nefrologia deve aumentar o número de pacientes, pois em outubro tinha uma fila de espera de mais 50 pacientes, e poderá ampliar seus serviços na capital do Trairi.

Para Tomba Farias, esse foi mais uma importante conquista para Santa Cruz e região. "Não foi simples a luta política que travamos junto ao Governo do Estado e a Secretaria de Saúde. Cotidianamente estávamos falando com o secretário, com a coordenação da secretaria e cobrávamos a assinatura de contrato, pois a população de Santa Cruz e região tinha opção de fazer o tratamento mais perto de casa. Foi difícil, mas hoje tivemos esse ato histórico na secretaria de Saúde. Agradeço ao secretário e sua equipe e a todos que colaboraram com essa conquista e dizer que o Centro de Nefrologia Santa Rita funcionará permanentemente na capital do Trairi", comemorou Tomba Farias.

Participaram do encontro de assinatura de contrato o deputado Tomba Farias, o secretário de Saúde Sidney Domingos Souza, o coordenador do Programação e Controle Ambulatorial e Hospitalar Edivomar Varela da Silva e uma das sócios do Centro de Nefrologia.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
07
Dec

operacao-pipa

A Operação Pipa coordenada pelo Exército Brasileiro no Rio Grande do Norte está passando por regras mais rígidas quanto a distribuição de água nas zonas rurais dos municípios, fato que atingiu a operação em Santa Cruz.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, o exército está fiscalizando mais os pipeiros quanto a quantidade de água que é destinada para cada comunidade rural, para que não hajam excessos e que a quantidade enviada seja a que realmente é exigida por lei.

Com isso, a população tem sentido na pele esta mudança, pois com a quantidade exata de água deixada, sem haver excessos, como acontecia anteriormente, uma nova realidade surgiu para que as pessoas possam utilizar aquilo que é determinado pela operação, de 20 litros de água por dia por pessoa.

A Operação Pipa abastece mais de 5 mil pessoas atualmente na zona rural de Santa Cruz, é uma das maiores do estado e requer uma atenção especial ao exército Brasileiro, que tem feito fiscalizações corriqueiras.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
07
Dec

corridarusticamunicipal

A Prefeitura de Santa Cruz promove no próximo domingo (10) a I Corrida Rústica de Emancipação. O evento está sendo organizado pela secretaria municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) e faz parte das comemorações pelos 141 anos de Emancipação Política do município.

A largada dos atletas acontecerá no Sitio Furnas, a partir das 07h, com chegada marcada para o Estádio Iberê Ferreira de Souza (Iberezão). A organização do evento informa que um ônibus conduzirá os atletas, a partir das 6h30, para o local de largada. A concentração ocorrerá em frente ao ginásio Marcilio Furtado.

A corrida conta com premiação financeira para os primeiros colocados e inscrições gratuitas, que podem ser feitas na sede da SEMEL (Centro de Treinamento) até o próximo dia sexta-feira (08), das 8h às 12h e das 14h às 17h.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
07
Dec

Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu, nesta quarta-feira, 6 de dezembro, o processo seletivo para residência médica integrada ao mestrado profissional de Educação, Trabalho e Inovação em Medicina. O curso é voltado para os programas sediados nos campi de Caicó e Currais Novos, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação (MEC). As inscrições seguem abertas até o dia 2 de janeiro.

São oferecidas 17 vagas, distribuídas nos Programas de Acesso Direto para Cirurgia Geral (campus Currais Novos), Clínica Médica (Caicó) e Medicina de Família e Comunidade (campi Caicó, Currais Novos). Os candidatos que forem aprovados para residência médica estarão automaticamente pré-aprovados no mestrado profissional, devendo submeter-se ao edital de matrícula que será lançado no segundo semestre de 2018.

A seleção terá etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, e consiste na realização de um prova objetiva que será aplicada no dia 21 de janeiro, composta por 100 questões de múltipla escolha sobre Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade/Saúde Coletiva, sendo 20 questões sobre cada área.

As inscrições são via Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
07
Dec

cfc_20decimo

A Auto Escola Três a Um dá mais um passo a frente e faz uma super promoção de fim de ano para os clientes da região Trairi. É a promoção, Com seu 13º a CNH está mais barata.

Você utiliza a renda extra do fim de ano para retirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com desconto de 20%. Só a auto escola que é referencia na região Trairi para fazer uma promoção destas, além de dar maior qualidade do seu serviço.

Uma promoção que só vem a fortalecer o trabalho desenvolvido pela Autoescola Três a Um, que tem credibilidade nos seus serviços e confia em seus clientes que desejam retirar de forma simplificada sua Carteira Nacional de Habilitação.

Para ter acesso aos serviços, visite hoje mesmo a autoescola que é exemplo para a região e dê entrada na sua Carteira Nacional de Habilitação, com melhor preço e formas de pagamento.

O Centro de Formação de Condutores do Trairi, o CFC Três a Um funciona no bairro Três a Um, as margens da BR-226. Entre em contato nos telefones: (84) 3291-4581 / 99959-9945 / 98858-9230.

Comentários (0)
05
Dec

feiradehumanidadessbt

A Escola Estadual Maria Lídia, de São bento do Trairi, desenvolve nesta terça-feira sua primeira Feira de Humanidades. O evento é coordenado pelos professores das disciplinas de humanas como história, geografia, português, entre outras.

A ação visa levar o expectador a um passeio pela história da moda, da música e de outras atividades desde os anos de 1950 até atualmente, focando na importante dessas atividades para o desenvolvimento humano.

O projeto é pioneiro na escola e será desenvolvido ao longo de todo o dia. Os 414 alunos da instituição de ensino estão envolvidos na elaboração do projeto e a expectativa da organização do evento é que centenas de pessoas visitem a exposição.

A expectativa da direção da Escola Estadual Maria Lídia é que centenas de pessoas participem da Feira de Humanidades e possam conhecer um pouco da história de forma lúdica e com linguagem atraente para todos os públicos.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
05
Dec

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para o curso de mestrado em Engenharia de Produção, com início no primeiro semestre de 2018. Podem participar da seleção pessoas que residem no Brasil com graduação em curso superior com conclusão realizada até 1º de março de 2018.

As inscrições estão abertas até o dia 21 de janeiro de 2018 e devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário online disponibilizado na página do Sigaa. Os candidatos devem entrar na página do Sigaa, ir em Processos Seletivos - Stricto Sensu e, em seguida, na opção Mestrado em Engenharia de Produção. Além disso, os interessados devem anexar os documentos solicitados e enviar uma proposta de pesquisa.

Ao todo, são oferecidas 39 vagas para alunos regulares, sendo três direcionadas para servidores da UFRN. A seleção conta com prova escrita na primeira fase (realizada no dia 2 de fevereiro de 2018) e, posteriormente, análise de currículo Lattes e arguição do projeto de pesquisa.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 9 de março de 2018. Outras informações podem ser encontradas no edital do processo.

supercopia_ok

Comentários (0)