Banner
30
Dez

WhatsApp_Image_2019-12-27_at_06.08.43

Alunos do colégio CEI Mirassol aproveitaram os últimos dias de 2019 para realizar uma ação filantrópica, doando latas de leites especiais, como o Neocate, Pregomin e Nan Comfor, além de fraldas, material escolar e brinquedos para as crianças internadas no Hospital Varela Santiago. A inciativa, capitaneada pelo grêmio estudantil do estabelecimento de ensino é o resultado de uma campanha de ação social que foi elaborada pelos estudantes, após conhecerem in loco neste mês de dezembro a unidade hospitalar e constatarem a necessidade de se destinar para as crianças carentes o alimento especial.

Além das doações que foram entregues, os alunos Felipe França, Ana Clara Duarte, Ana Clara Gomes e Caio Valença, interagiram com as pessoas que são auxiliadas pela instituição e dedicaram um tempo para brincarem e conversarem com pacientes infantis do setor de Oncologia.

Segundo o presidente do Grêmio Estudantil, Caio Valença, os estudantes escolheram o Varela Santiago pelo fato de ser uma instituição que lida com enfermidades pediátricas de difícil tratamento, amparando crianças com problemas oncológicos. "Como esses tratamentos são extremamente caros, decidimos ajudar como podíamos e foi uma experiência bastante gratificante para todos nós", disse.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
30
Dez

banco-do-nordeste_logo

Promovida pelo Banco do Nordeste, a Campanha Natal Social arrecadou 77,4 toneladas de alimentos não perecíveis. Os mantimentos foram doados para instituições sociais que atendem a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade em todo o Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Além das doações em alimentos, também foram arrecadados itens de material escolar, higiene pessoal e brinquedos.

O presidente do BNB, Romildo Rolim, ressaltou que todas as unidades da instituição foram mobilizadas pela campanha, incluindo a sede, em Fortaleza, e a rede de 292 agências.

"Cada agência foi orientada a identificar instituições, em seu município, para realizar a ação solidária local, de forma a aproximar ainda mais o Banco do Nordeste das redes locais de solidariedade", afirmou Rolim.

Somente no Rio Grande do Norte, foram arrecadadas 8,4 toneladas de alimentos, 265 itens de higiene pessoal e 400 brinquedos. Foram atendidas instituições como o Lar da Vovozinha, em Natal, o Lar da Criança Pobre, em Mossoró, a Casa da Caridade de Caicó, o Lar Espírita do Ancião de Parnamirim, entre outras.

Em Assú, a campanha beneficiou o projeto De Mãos Estendidas. Em João Câmara, onde foi arrecadada 1,4 tonelada de alimentos, foram beneficiados oito bairros e comunidades carentes.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
30
Dez

Fiscalizao_no_Walfredo_Gurgel

A Juíza Federal Gisele Leite deferiu, na tarde desta sexta-feira (27), o pedido de medida liminar, com prazo de 48 horas, para que o Governo do Estado promova o abastecimento da farmácia do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel/Clovis Sarinho. A decisão judicial vem a favor da Ação Civil Pública movida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte - CREMERN em desfavor do Estado, buscando, inclusive por meio de medida liminar, que a Sesap abasteça as unidades hospitalares com antibióticos descritos no Relatório da Fiscalização do Conselho recentemente realizada, para que não ocorra a suspensão dos serviços.

No último dia 13 de dezembro, após diversas denúncias, por seu corpo técnico, o CREMERN realizou fiscalização no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, na qual foram constatadas inúmeras irregularidades, que estão descritas no Relatório de Vistoria n.º 162/2019/RN. Com base nessa inspeção, foi verificado o grave desabastecimento de antibiótico, medicamento indispensável para o atendimento dos pacientes, situação que acarreta o aumento do índice de infecção hospitalar, com suas consequências para a saúde dos pacientes. Dos 42 itens de antibióticos padronizados no hospital, estão em falta 23, ou seja cerca de 55%. A SESAP está ciente deste fato e há promessa de que alguns itens serão abastecidos ainda este mês.

De acordo com a decisão judicial, caso não haja o cumprimento da medida no prazo acima determinado, fica de logo autorizado o bloqueio de valores das contas públicas do Estado, via BACENJUD, no valor de R$ 1.682.452,40 (um milhão, seiscentos e oitenta e dois mil, quatrocentos e cinquenta e dois reais e quarenta centavos), quantia suficiente para compra dos antibióticos faltantes, aquisição que será realizada pela Direção Geral do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel/Clovis Sarinho, por meio de procedimento administrativo próprio.

Para o presidente do Cremern, Marcos Lima de Freitas: "A decisão judicial é a favor da boa prática da Medicina e da saúde da população", declarou.

A Ação Civil Pública Nº: 0813327-56.2019.4.05.8400 foi movida pela Assessoria Jurídica do Cremern, tendo como responsáveis os advogados Klevelando Santos e Tales Barbalho.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
30
Dez

Rveillon_2020_Felipe_Guerra.Foto.Divulgao

O município de Felipe Guerra, na região Oeste do Rio Grande do Norte está em contagem regressiva para a realização de mais uma grande virada de ano novo, quando estará mantendo a tradição de realizar um dos maiores réveillon do interior do estado do Rio Grande do Norte.

"As nossas expectativas é que iremos realizar mais uma grandiosa festa de fim de ano", afirmou o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira ao também comentar das bandas que serão as atrações musicais estando no gosto do povo.

Uma das maiores cantoras de forró romântico, a ex-vocalista da banda Mastruz Com Leite, a cantora Kátia Cilene estará apresentando um novo repertório de sua carreira solo, além dos cantores Cezar Cardoso, Claudinho e Juninho, ambos das bandas Forró Balanciar e Forró da Mídias,respectivamente estarão apresentando um novo repertório para festejar o novo ano que estará chegando.

Desde o dia 11 deste mês que oficialmente o gestor felipense Haroldo Ferreira fez a apresentação das atrações, informando toda uma infraestrutura que será montada para receber os milhares de visitantes e turistas que chegam nessa época do ano para celebrar a virada do ano na cidade de Felipe Guerra.

Dos estacionamentos para acomodar carros e motos, além de banheiros químicos, seguranças, bombeiros, equipe de policiais e de profissionais da saúde que estarão de plantão e uma ambulância estando em posição de ponto estratégico para eventuais casos de socorros.

Com mais de 12 minutos de queima de fogos de artifícios, o réveillon de Felipe Guerra apresenta aos olhos dos milhares dos habitantes, visitantes e turistas um verdadeiro show pirotécnico consagrando-se numa das mais belas celebrações do interior do estado do Rio Grande do Norte.

Dos seus pontos mais altos, o réveillon em Felipe Guerra foi constituído ao longo dos últimos sete anos como uma das grandes marcas da gestão do Prefeito Haroldo Ferreira com sua organização, boas atrações, sendo destacados a sua tranqüilidade numa festa celebrativa de rara beleza para todos que festejam do ano novo.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
26
Dez

Deputado_Tomba_projeto_de_emenda_parlamentar_sem_a_necessidade_de_convnios

Está tramitando na Assembleia Legislativa um Projeto de Emenda à Constituição (PEC) do Rio Grande do Norte, que garantirá aos municípios potiguares o direito de receber, do governo do Estado, recursos provenientes das emendas parlamentares impositivas, sem a obrigatoriedade de celebração de convênios ou instrumentos congêneres, como ocorre atualmente. A alteração na Constituição do Estado, proposta pelo deputado estadual Tomba Farias (PSDB), permitirá aos municípios mais autonomia e agilidade, uma vez que os recursos financeiros poderão ser utilizados, conforme a necessidade da municipalidade, seja para a execução de obras de infraestrutura, saneamento, ou até mesmo aquisição de máquinas ou veículos.

"Com a destinação direta dos recursos às Prefeituras haverá maior agilidade na transferência de verbas, possibilitando aos prefeitos a pronta utilização nos projetos de seus interesses e necessidades", defende Tomba Farias, que é deputado municipalista e direciona o seu mandato para a defesa dos interesses dos municípios potiguares.

De acordo com a da PEC das emendas impositivas, embora as prefeituras passem a receber os recursos sem a necessidade da celebração de convênio, há critérios definidos para a utilização do dinheiro que será aportado diretamente nos cofres municipais. As prefeituras não poderão utilizar a verba, por exemplo, para pagar despesas com pessoal e encargos sociais relativas a ativos, inativos e pensionistas, nem tampouco encargos referentes ao serviço da dívida.

A PEC prevê o aporte de recursos através de dois instrumentos: "transferência com finalidade definida", onde a verba deverá ser utilizadas para os fins específicos previstos na emenda de inciativa dos deputados e " transferência especial", na qual os prefeitos deverão destinar pelo menos 70% dos valores em infraestrutura nos seus municípios.

Para Tomba Farias, a aprovação da PEC representa um avanço na administração pública dos municípios. "Com a alocação direta dos recursos para as Prefeituras, haverá maior agilidade na transferência dos mesmos, possibilitando aos prefeitos a pronta utilização nos projetos de seus interesses e necessidades. Ao final desse processo, toda a população dos municípios ou, mais especificamente, as pessoas carentes que dependem da ação das Prefeituras serão as maiores beneficiadas", explica o parlamentar.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
26
Dez

Laboratrio-de-espctrometria-de-massa-no-ICB-IV-004-16-Foto-Marcos-Santos20160108_002-750x500

Em 2019, Natal registrou um caso de dengue, zika ou chikungunya a cada 20 minutos. Entre os dias 1º de janeiro e 7 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já contabiliza 24.509 casos notificados das três arboviroses, além de 50 mortes.

Os dados foram coletados para o mais recente boletim epidemiológico da SMS, realizado na primeira semana deste mês, e mostram que foram notificados 15.733 casos de dengue, 8.290 de chikungunya e outros 486 de zika.

As três arboviroses são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O inseto tem hábitos diurnos e está adaptado ao ambiente urbano. As altas temperaturas e a umidade constante favorecem ao desenvolvimento do vetor.

As regiões Leste e Sul concentram o maior número das três doenças, representando 53% dos casos notificados em Natal. A distribuição por grupo de faixa etária mostra que os mais atingidos são os do grupo entre 20 e 39 anos, seguido do grupo entre 40 e 59 anos.

O bairro com maior número de registros é o do Planalto, na zona Sul, com 2.042 casos, sendo 1.723 de dengue, 298 de chikungunuya e 21 de zika. Ainda de acordo com os dados sobre dengue, a capital potiguar vai terminar o ano com o maior número de casos notificados da doença desde 2003 – data em que os levantamentos epidemiológicos começaram a ser emitidos município.

O recorde anterior era de 2008, ano da maior epidemia registrada na capital, com 15,5 mil casos. Com relação ao número de mortes, 31 dos 50 óbitos foram relacionados com a dengue, outros 17 com o vírus da chikungnya e duas pessoas morreram com suspeita de zika.

Dados:

Casos de arboviroses: 24.509

Dengue: 15.733 casos

Chikungunya: 8.290 casos

Zika: 486 casos

Mortes: 50

Fonte: Boletim Entomoepidemiológico das Arboviroses

Com informações do Agora RN

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
26
Dez

sem-titulo-2

As vendas no Natal subiram 9,5% em termos nominais, sobre 2018, segundo informou a Alshop, associação dos lojistas de shopping centers, nesta quinta-feira (26). É o melhor desempenho desde 2014, início da crise econômica, a pior da história do país, que afetou duramente as vendas do varejo até 2018.

"Tem que festejar porque o Natal foi bastante positivo. E a expectativa é que até o dia 31 esse ritmo mais forte se mantenha por causa das vendas pré-réveillon e do período de trocas de produtos", disse Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.

A retomada da geração de empregos neste ano, a liberação do saldo do FGTS, a queda da taxa de juros da economia especialmente ao longo de 2019 e a redução da inflação explicam o desempenho do fim do ano, diz Sahyoun.

Com informações do G1

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
24
Dez

matriz_prontafesta

Véspera de Natal e a Paróquia de Santa Rita de Cássia já prepara sua programação para atrair os fiéis para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

Este ano, a novidade da programação é que haverá apenas uma celebração da missa do Natal em Santa Cruz.

A missa será celebrada na Matriz de Santa Rita de Cássia, a partir das 19h. Nós anos anteriores, aconteciam celebrações nas capelas dos bairros, mas esse ano, tudo ficou concentrado para a Matriz em um horário mais universal para a população.

A Paroquia de Santa Rita de Cássia ainda realizará amanhã, dia 25, às 10h missa do Natal no Santuário de Santa Rita de Cássia.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
24
Dez

20191223212039VHM395

Os correntistas do Banco do Brasil (BB) não pagarão a tarifa sobre o cheque especial que entrará em vigor em junho do próximo ano. Em nota oficial, a instituição financeira informou que optou pela isenção para os atuais e os novos clientes ao longo de 2020.

Segundo o BB, a medida tem como objetivo fortalecer a relação com os clientes. "A isenção da tarifa no cheque especial demonstra proporcionar a melhor experiência para nossos clientes está no centro da nossa estratégia. A medida demonstra que buscamos cada vez mais aliar a oferta de produtos e serviços de qualidade, com a definição de preços e taxas ainda mais competitivos", disse o presidente do banco, Rubem Novaes, em nota.

Em novembro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) limitou os juros do cheque especial a 8% ao mês, o equivalente a 151,8% ao ano. Atualmente, a taxa está em 12,4% ao mês, o equivalente a 305,9% ao ano.

O teto dos juros entrará em vigor em 6 de janeiro. Para financiar em parte a queda da taxa, o CMN autorizou as instituições financeiras a cobrar, a partir de 1º de junho do próximo ano, tarifa de quem tem limite do cheque especial maior que R$ 500 por mês. Equivalente a 0,25% do limite que exceder R$ 500, a tarifa será descontada do valor devido em juros do cheque especial.

Fonte: Portal Grande Ponto

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
24
Dez

20191223200856185456a

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2020 já têm data marcada. Estudantes de todo o país poderão começar a se inscrever no dia 28 de janeiro. O prazo vai até as 23h59 de 31 de janeiro.

As informações sobre o calendário do programa foram publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23), em edital do Mistério da Educação. Os interessados podem se inscrever no portal do Prouni.

O ProUni oferta bolsas de estudo integrais (100%) ou de 50% a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. O programa tem dois critérios de avaliação: desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e renda.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)