Banner
08
Sep

torneiomc_4

Um grupo de amigos se reuniu neste 7 de Setembro e realizou o 1º Torneio da Independência do Condomínio Monte Carmelo.

Quatro times de futsal foram formados e disputaram, de forma sadia, o título da competição de peladeiros. Após a realização do torneio, aconteceu uma confraternização onde todos comemoraram a superação de participar da brincadeira esportiva.

E para ficar registrado, o time deste blogueiro que vos escreve foi o campeão do torneio.

torneiomc_8

torneiomc_7

torneiomc_3

torneiomc_6

torneiomc_2

torneiomc_5

supercopia_ok

Comentários (0)
08
Sep

O astrofísico e professor da UFRN José Dias do Nascimento assina, como co-autor, o artigo que anuncia a descoberta de um planeta gasoso localizado na direção da constelação de Monoceros e distante cerca de 1.200 anos-luz da terra. O achado vem sendo apontado como uma importante conquista para a ciência nacional, visto que este é o primeiro planeta descoberto por uma equipe totalmente composta por astrônomos brasileiros.

A equipe de cientistas é formada por sete pesquisadores de universidades de diferentes regiões do Brasil: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade de São Paulo (USP) e Observatório Nacional do Rio de Janeiro (ON).

O trabalho científico sobre o novo astro foi publicado esta semana na prestigiada revista britânica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society e apresentado na XLI Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, evento que acontece em São Paulo, até sexta-feira, dia 8 de setembro.

O planeta descoberto possui o tamanho aproximado de Saturno, mas com metade de sua massa. Trata-se de um corpo celeste gasoso, assim como Júpiter, que orbita uma estrela parecida com o Sol. Sua massa é 8% maior, seu raio 21% menor e sua temperatura 200°C mais quente. Os pesquisadores indicam que a densidade do planeta é menor que a densidade da água e exemplificam que, se existisse um oceano grande o suficiente para conter o planeta, ele flutuaria. Para fazer as medidas foram analisadas observações feitas pelo satélite CoRoT (Convection Rotation and Planetary Transits), construído e operado pela Agência Espacial Francesa, pela Agência Espacial Europeia e pelo Brasil.

A técnica utilizada para encontrar o planeta é chamada trânsito planetário, semelhante ao fenômeno dos trânsitos de Mercúrio e Vênus frente ao nosso Sol, por meio da qual os cientistas observam a diminuição do brilho da estrela quando o planeta passa à sua frente. A confirmação da existência do planeta foi realizada utilizando a técnica de espectroscopia, com um instrumento chamado HARPS (High Accuracy Radial Velocity Planet Searcher), localizado no Observatório de La Silla, no Chile.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
06
Sep

bancobrasil_6setembroA agência de Santa Cruz do Banco do Brasil está sofrendo diversas criticas nas redes sociais pelo mal atendimento a população nos últimos dias.

As filas intermináveis e a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos tem sido uma crônica nos últimos dias, fazendo com que a demanda só aumente e a oferta não esteja suprindo a necessidade da população.

Existe um sério problema de que outras agencias na região não estejam em funcionamento por causa de explosões a banco, mas em período de pagamento, tem sido impossível utilizar a agência com uma demanda que tem trazido constrangimento a população.

Fica a imagem constrangedora dos clientes formando filas intermináveis, com dificuldade atendimento e problemas que tem sido constantes.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)
06
Sep

pontoeletrnicoSeguindo orientação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, a Prefeitura de Santa Cruz está começando a instalar pontos eletrônicos nas unidades de saúde que compõe todo o sistema existente na capital do Trairi.

O trabalho foi iniciado pela Secretaria Municipal de Saúde em sua sede e nas Unidades Básicas de Saúde, das zonas urbana e rural. Até meados de setembro, todo o trabalho deve ser concluído e o ponto eletrônico entrar em funcionamento.

O investimento está sendo feito para garantir maior transparência no serviço público e fazer com que todos os servidores cumpram, de forma correta, sua carga horária de trabalho, sem prejuízos ao erário público.

A secretária de Saúde de Santa Cruz, Myllena Bulhões Ferreira, explica como será o funcionamento do ponto eletrônico nas repartições de saúde. "Hoje é uma realidade de diversos municípios e estamos se adequando para dar maior transparência tanto para a gestão, que saberá sobre o trabalho dos servidores, quanto aos próprios servidores que comprovarão que estão trabalhando corretamente em sua carga horária de contrato. A ação é importante para a apopulação também já que estamos trabalahndo com dinheiro público e isso será totalmente transparente", ressalta Myllena Bulhões Ferreira.

Além da ação ser um exigência do Ministério Público, o município sentiu a necessidade da instalação dos equipamentos para melhorar a qualidade dos serviços e ter um controle mais eficaz do trabalho em todas as unidades de saúde.

Segundo expectativas da Secretaria Municipal de Saúde, até o final do ano, todas as unidades ligadas ao serviço público de saúde municipal, incluindo o Hospital Regional Aluízio Bezerra, deverão estar com o ponto eletrônico instalado e em funcionamento.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
06
Sep
06
Sep

O Nordeste registrou saldo positivo na movimentação dos trabalhadores com carteira assinada, em julho. Com a diferença, entre admitidos e desligados, de 6.641 novas vagas preenchidas, a Região teve alta de empregos formais em sete de suas nove unidades federativas. Ceará (1.871 postos de trabalho), Maranhão (1.567 postos), Rio Grande do Norte (963 postos) e Bahia (847 postos) puxaram o crescimento.

Proporcionalmente, quando comparado o número de habitantes, o Rio Grande do Norte obteve o resultado mais expressivo. O Estado tem apenas metade da população maranhense, 38% da cearense e 22% da baiana. Os principais responsáveis pelo desempenho foram os setores da Agropecuária (921 postos) e Serviços (412 postos de trabalho). Mossoró (778 postos), Parnamirim (109) e Apodi (103) foram os municípios potiguares que mais ganharam vagas.

Os números estão disponíveis em recente levantamento do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão de estudos econômicos do Banco do Nordeste, que analisa dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) compilados pelo Ministério do Trabalho.

banner_carloschagas

Comentários (0)
05
Sep

PREPARACAO-DESFILE-001

A equipe intersetorial da Prefeitura de Santa Cruz esteve reunida na última quinta-feira (31), no Centro Administrativo, para deliberar sobre os preparativos do "Desfile Cívico de 07 de Setembro". No encontro foram debatidas questões relacionadas à estrutura de som, de isolamento, interdição de ruas, evolução dos desfiles das escolas, entre outros pontos. O objetivo dessa última reunião foi listar todas as providências que precisam ser tomadas para que o sucesso de anos anteriores se repita e que na próxima quinta-feira (07) tudo esteja pronto para as comemorações pelos 195 anos de independência do Brasil.

O Desfile Cívico desse ano em Santa Cruz/RN contará a história do próprio município. Com o tema: "Revisitando a História do Município de Santa Cruz", as escolas e instituições lembrarão os fatos marcantes, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município e as transformações pelas quais Santa Cruz passou.

Bandas Marciais

PREPARACAO-DESFILE-004

Na mesma quinta-feira (31), o Maestro Camilo Henrique, responsável por coordenar as bandas marciais que irão participar do desfile, se reuniu com os representantes dos grupos para definir questões de logística e organizar a participação de cada banda no evento.

Entre bandas marciais convidadas e das escolas, além da banda de música Mestre João Roberto Paz e União (Santa Cruz/RN), serão 16 grupos, responsáveis pelo acompanhamento das 22 instituições que irão desfilar.

Fardamento

PREPARACAO-DESFILE-003Para possibilitar que todos os alunos das escolas municipais possam desfilar, a Prefeitura de Santa Cruz concluiu, na semana passada, a entrega do novo fardamento. Foram distribuídos entre os alunos matriculados mais de 3400 kits (camiseta e short para as crianças e camiseta e calça para os adolescentes).

Segundo a secretaria municipal de Educação, todos os alunos da rede municipal foram beneficiados e o novo fardamento servirá não só para o Desfile Cívico, mas também para que os alunos passem a frequentar as salas de aulas com novo uniforme.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
05
Sep

DEPUTADO_ESTADUAL_TOMBA_FARIAS

Indo de encontro a retórica do Partido dos Trabalhadores (PT), o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior (PT), firmou diversos contratos de terceirização de mão de obra, envolvendo um valor global superior a três milhões e 800 mil reais, beneficiando as empresas CSA Construções e Serviços Ambientais, Transloc Transporte, Locação, Construção, Limpeza, conservação e Serviço  e Lemon Terceirização e Serviços. O governante petista também não paga desde o último mês de janeiro de 2017 piso salarial nacional aos professores do município.

A postura de Odon Júnior, que mostra a distância entre o discurso e a prática dos governos petistas, foi denunciada na tarde de hoje, na Assembleia Legislativa, pelo deputado estadual Tomba Farias (PSB).

"Eu não consigo entender como é que se questiona a terceirização e se executa aquilo que se questiona. Para minha surpresa, vejo ainda no Diário Oficial a publicação de Atas de terceirização de mão de obra para a prefeitura, que tem 487 funcionários contratados. O valor dessas Atas ultrapassa os R$ 3 milhões e através delas vão fazer a terceirização de serviços no município", enfatizou o parlamentar.

PISO SALARIAL

Tomba Farias também revelou que Odon Júnior, desde o início do ano em curso, não paga o piso salarial nacional aos professores do município. O parlamentar fez um apelo para que o chefe do Executivo de Currais Novos cumpra a lei e pague aos professores de acordo os termos do art. 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que estabelece a atualização anual do piso nacional do magistério, sempre a partir de janeiro.

"Na cidade de Currais Novos até hoje não é pago o piso salarial dos professores. Eu quero cobrar aqui ao prefeito, para que ele passe a pagar aos professores. Toda vez que vou à cidade de Currais Novos sou cobrado sobre esse assunto", destacou.

Segundo o parlamentar, na cidade  de Santa Cruz, a prefeita Fernanda Costa paga regularmente o piso dos professores, enquanto em Currais Novos essa conquista do magistério não vem sendo cumprida.

"Se isso acontecesse  na cidade de Santa cruz, o mundo caia e os professores iam para as ruas, pedindo a prefeita que o piso fosse pago. É preciso que o prefeito de Currais Novos repense e comece a tomar como ponto de partida da sua gestão o pagamento do piso dos professores".

DIRIO_OFICAL_-_ATA_TERCEIRIZAO

banner_odontopremium

Comentários (0)
05
Sep
cinemanoteatro_setembro2017

supercopia_ok

Comentários (0)
05
Sep

PASSEIO-001

Pelo sexto ano, o "Passeio Ciclístico Cultural da Independência" fez parte da programação da Semana da Pátria de Santa Cruz/RN. O evento, promovido pelo Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz/RN, aconteceu na manhã do último domingo (03) e reuniu dezenas de ciclistas.

No Pátio da Matriz, ponto de largada do passeio, houve hasteamento dos pavilhões e benção do Padre Francisco. Em seguida, foram percorridos os 7km que levaram os participantes até a comunidade Boa Hora, onde fica localizado o Museu Rural Auta Pinheiro. No local foi servido um café da manhã, além de sorteios de prêmios entre os ciclistas inscritos.

A Semana da Pátria em Santa Cruz/RN foi iniciada no último dia 01 de setembro e segue até a próxima quinta-feira (07), culminando com o Desfile Cívico.

banner_carloschagas

Comentários (0)