Banner
29
May

INTERIOR

Com o propósito de interiorizar os debates e ampliar a participação popular, a Assembleia Legislativa tem realizado com cada vez mais frequência audiências públicas no interior do Rio Grande do Norte. Na última sexta-feira (26), Mossoró foi cenário, pela segunda vez desde 2015, de uma discussão proposta pelo legislativo estadual. Parnamirim, Areia Branca, Assú e Patu também já sediaram audiências. Baraúna é o próximo destino da Casa.

"A dinâmica desses debates itinerantes permite a discussão de problemas in loco, ampliando o diálogo entre o Poder Legislativo e a sociedade, com os deputados estaduais se deslocando e indo ao encontro das pessoas, para ouvir as suas considerações e sugestões", justifica o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

As audiências públicas são convocadas pelos deputados estaduais a qualquer tempo na Assembleia Legislativa, para discutir as mais diversas questões que pautam o cotidiano dos potiguares, seja pelo impacto coletivo ou pela contemporaneidade dos mesmos. Agora, os debates deixaram de acontecer apenas no espaço físico da sede do parlamento e passaram a ser realizadas com mais regularidade em diferentes municípios do Estado.

Em Mossoró, os debates foram sobre saúde pública e a reativação do Aeroporto Dix-Sept Rosado, por proposição do deputado Souza (PHS), que também requereu discussão sobre segurança pública em Areia Branca. O mesmo tema foi objeto da audiência pública promovida em Patu, a pedido do deputado Carlos Augusto Maia (PSD). O parlamentar também foi o autor do requerimento que levou a Assembleia Legislativa a Parnamirim, para tratar da implementação de um "hub terrestre", em 2015.

O legislativo estadual também foi a Assú, onde se deu o debate sobre a ampliação das atividades da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) no município, por iniciativa do deputado George Soares (PR). Na próxima sexta-feira (2), a segurança pública volta a pautar discussões propostas pela Assembleia Legislativa. Desta vez, na cidade de Baraúna, por provocação da deputada Larissa Rosado (PSB).

Desde 2015, já aconteceram 115 debates sobre os mais diversos temas na Casa. Foram 56 no primeiro ano, 40 em 2016 e esse número já está em 19 apenas nos primeiros meses de 2017. Sempre contemplando discussões sobre assuntos de interesse da sociedade potiguar, como a adoção, a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes e a reabertura das agências bancárias explodidas por bandidos no interior do Estado, além dos assuntos que motivaram o deslocamento do parlamento para o interior.

Comentários (0)
29
May

carlaosilva

O santa-cruzense Carlão Silva foi um dos destaques da 73ª edição do Shooto Brasil, um dos principais eventos de MMA do país. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal Combate, o especializado em lutas, e pelo SporTV, das organizações Globo.

Ele lutou no card principal da competição na categoria até 73 quilos. Seu adversário foi Roger Paralelepípedo. O santa-cruzense venceu por nocaute no terceiro round após uma sequencia que incluiu chutes e murros no adversário.

Carlão Silva chegou a sua 10ª vitória em lutas profissionais e é um dos atletas promissores no MMA do Nordeste, orgulhando a todos de sua terra-natal, Santa Cruz.

supercopia_ok

Comentários (0)
29
May

plantaopolicial-ok

A cidade de Tangará, região Trairi do estado, registrou dois homicídios nas últimas horas.

O primeiro caso foi na noite de ontem. Foi vitima por disparos de arma de fogo o homem identificado por Luzimar Pereira da Silva, 41 anos, popularmente conhecido por Babá. Ele foi morto no bairro Nossa Senhora de Fátima, (Bubú).

Já na madrugada desta segunda-feira, outro homicídio por disparos de arma de fogo foi registrado. Desta vez a vítima foi identificada pelo nome de Dickson. Ele tinha 18 anos. Homens se aproximaram e dispararam contra ele.

O ITEP foi acionado para remoção dos corpos. Os casos serão investigados pela Polícia Civil de Tangará.

Comentários (0)
29
May

dudu_secretarioevento

A secretaria municipal de Agricultura de Santa Cruz alerta os produtores do município para a oportunidade que o Banco do Brasil está oferecendo para a liquidação das operações rurais, de acordo com a Lei 13.340/2016.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Medeiros (Dudu), a renegociação é destinada para os produtores que contraíram crédito rural até 31 de dezembro de 2011. Os descontos variam de 20% a 95%. Trata-se de uma oportunidade para os produtores resolverem suas pendências bancárias, ficarem livres de suas dívidas e terem o crédito restituído.

A agência de Santa Cruz do Banco do Brasil está apta para fazer a liquidação e informa que as operações poderão ser feitas até 29 de dezembro de 2017. As condições de repactuação das dívidas variam de acordo com o valor e com o período da contratação dos empréstimos.

banner_carloschagas

Comentários (0)
28
May

tomba_santaritanatal2017O deputado estadual Tomba Farias participou da festa de Santa Rita de Cássia, no bairro de Ponta Negra, em Natal, na noite da última sexta-feira.

Tomba foi um dos homenageados da noite do novenário, que é um dos mais tradicionais em Natal. O legislador lembrou que existe uma ligação forte entre os fiéis de Ponta Negra e Santa Cruz, que participação de devotos de Natal por diversos anos na capital do Trairi.

A festa de Santa Rita de Cássia em Ponta Negra, Natal, é uma das que atrai mais fieis na capital potiguar.

supercopia_ok

Comentários (0)
28
May

ifpublicosimbolo

A coordenação do cursinho preparatório do IFRN, IF + Público, divulgou o resultado final da seleção para os 120 alunos que irão participar das aulas oferecidas pela instituição.

A seleção acontece desde o início do mais. Foram mais de 230 alunos inscritos para as 120 vagas. As aulas já começam na terça-feira, dia 30.

Denominado "IF + Público", o cursinho visa preparar os estudantes selecionados para o exame de seleção que acontece no segundo semestre. São ministradas aulas de português e matemática, semanalmente, com bolsista do IFRN para garantir o suporte necessário para aprovação do estudante.

CLIQUE AQUI  e veja o nome dos aprovados.

arraiaradiobanner2017

Comentários (0)
28
May

academiasaudeprefeitura

A parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Associação Santa-cruzense de Basquete (ASB) permitirá que atletas que pratiquem a modalidade esportiva no município utilizem a academia do Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha (CT) para o aprimoramento da preparação física, visando às atividades regulares, que inclui participações em competições intermunicipais.

Da mesma forma como vem ocorrendo com outras modalidades, os atletas do basquete terão a disposição uma moderna estrutura, com equipamentos de ponta. A expectativa é que esse reforço na preparação reflita de forma positiva no rendimento esportivo dos atletas.

Desde que o CT foi reformado e ampliado, a Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, vem desenvolvendo ações que objetivam democratizar o acesso ao equipamento público, firmando parcerias com instituições como, por exemplo, a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), que executa no CT aulas práticas de seus cursos.

Comentários (0)
28
May

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece 55 vagas para reingresso de segundo ciclo com entrada no período 2017.2, distribuídas entre os cursos de Ciências da Computação (25 vagas) e Engenharia de Software (30 vagas). Podem participar do processo seletivo os alunos formados ou concluintes do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação de primeiro ciclo na UFRN.

As inscrições começam nesta segunda-feira, 29, e seguem até dois de junho, mediante entrega dos documentos na secretaria da coordenação do curso de Tecnologia da Informação, no Instituto Metrópole Digital (IMD), localizado no campus central da UFRN. Outras informações estão disponíveis no edital do certame, que pode ser acessado no site da Pró-Reitoria de Graduação da UFRN.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
26
May

LILAS

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), confirmou o apoio da Casa no Agosto Lilás, promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres. A campanha marca os 11 anos de vigência da Lei Maria da Penha.

“Essa campanha é muito importante para conscientizar as mulheres sobre a importância da denúncia. Os números são alarmantes e a Assembleia Legislativa não pode negar esse apoio e é entusiasta desse trabalho, por isso também é parceira no projeto”, disse Ezequiel Ferreira.

De acordo com dados apresentados pela secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Flávia Lisboa, no Brasil a cada dois minutos cinco mulheres são espancadas; a cada quatro horas, uma mulher é assassinada; uma em cada três mulheres já sofreu violência e seis a cada 10 pessoas conhece uma mulher que já foi vítima de violência.

“Precisamos fazer o RN pensar e se conscientizar na questão da violência contra a mulher. E também lembrar que essa violência não é apenas física. E que essa violência é o início de tudo”, destacou Flávia Lisboa.

A programação do Agosto Lilás será formada por atividades em escolas, palestras, debates cursos, rodas de conversa e atendimentos psicossocial e jurídico.

Configura violência doméstica e familiar contra a mulher, qualquer ação ou omissão, baseada no gênero, que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

Agosto Lilás na Assembleia Legislativa

A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) é autora do projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa, em maio de 2016, que define o mês de agosto como período para a administração estadual promover eventos e ações de combate à violência contra a mulher.

“É muito importante levar proteção à mulher. Esta atuação faz a divulgação dos direitos individuais e coletivos, orienta sobre a legislação e trabalha a prevenção”, destaca a parlamentar.

Comentários (0)
26
May

joaocarlosamorimensookO padre-cantor João Carlos, natural de Recife, e uma das referencias na música católica do país, estará em Santa Cruz amanhã.

Acompanhando por um grupo de turistas e fieis de Santa Rita de Cássia da capital pernambucana, Pe. João Carlos visitará o Santuário e presidirá a celebração da missa na igreja de São João Batista, no bairro Paraíso, a partir das 19h.

Pe. João Carlos foi uma das atrações de inauguração do Santuário de Santa Rita de Cássia no ano de 2010. Ele emocionou a todos os presentes no evento com seus sucessos marcantes "Meu Bom Deus", "É Hora", "Purifica-me" e "Quem me tocou?".

supercopia_ok

Comentários (0)