Banner
28
Nov

SANTACRUZ-VISTAPARCIAL

Santa Cruz/RN completa, na próxima sexta-feira (30 de novembro), 104 anos de elevação de município para a categoria de cidade, isso aconteceu através da lei nº 372 de 30 de novembro de 1914, sancionada por Joaquim Ferreira Chaves. No aniversário da capital do Trairi é feriado municipal e muitos serviços não funcionarão, igualmente aos feriados estaduais e nacionais.

Nos últimos anos uma dúvida surgiu quanto a real data de aniversário da cidade e qual a diferença de aniversário para emancipação politica. Estamos falando do "30 de novembro" e "11 de dezembro".

Professor e historiador, Edgar Santos, pesquisou e encontrou a resposta. Segundo ele, no dia 30 de novembro de1914, Santa Cruz recebia o título honorífico de cidade. Anos antes, em 11 de dezembro 1876, a lei nº 777, sancionada por Dr. Antônio Passos de Miranda, desmembrou Santa Cruz/RN de São José de Mipibú/RN lhe dando autonomia administrativa, política e jurídica. Edgar Santos explicou que, por muitos anos, se comemorou, de forma equivocada, a emancipação politica de Santa Cruz/RN.

São dois momentos distintos, porém, igualmente importantes para história da capital do Trairi. 104 anos de aniversário da cidade de Santa Cruz que serão comemorados nesta sexta-feira (30) e no próximo dia 11 dezembro, 142 anos de Emancipação Política.

brenobannernovo

Comentários (0)
28
Nov

thiagofonseca_lider

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante da decisão do Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de reformar a decisão de absolvição e cassar o mandato do Vereador de Santa Cruz, Thiago Fonseca, vem sua defesa esclarecer que:

Inicialmente, frise-se, que o Vereador Thiago Fonseca, foi ABSOLVIDO pela Justiça Eleitoral presente na cidade de Santa Cruz, sob o fundamento de que não foram encontradas provas de cometimento de crime eleitoral contra o mesmo, uma vez que em momento algum aparece em qualquer documento ou prova apresentado pela acusação.

Em relação especificamente ao julgamento realizado na tarde de ontem (27/11), esclarece que a decisão dos desembargadores do TRE foi dividida, tendo ocorrido entendimento de parte dos desembargadores, no sentido de confirmar a sentença de primeiro grau, ABSOLVENDO novamente o Vereador Thiago Fonseca, o que corrobora com o entendimento da justiça de Santa Cruz e com a defesa.

A defesa do Vereador respeita a decisão de parte dos desembargadores, embora não concorde em absoluto com o resultado de cassação do mandato, uma vez que completamente desprovida de qualquer fundamento jurídico, como já reconhecido em primeiro grau e por parte dos desembargadores do TRE.

Por fim, garantimos que combateremos a estranha insistência de condenação ao Veredor e apresetaremos o competente recurso, bem como tomaremos TODAS as medidas necessarias e iremos a todas as instâncias para manutenção do mandato do Vereador Thiago Fonseca, bem como PROVAREMOS NOVAMENTE à inexistência de qualquer prova que o vincule aos fatos constantes nos autos.

Dr. Thiago Jofre
Advogado

banner_carloschagas

Comentários (0)
28
Nov

SEMINARIOTURISMO2018-0001

Com grande público no Teatro Municipal Candinha Bezerra, foi realizado na noite desta quarta-feira (28) o V Seminário de Turismo de Santa Cruz. Com o tema "Empreendedorismo digital, um novo olhar para o Turismo", o evento contou com duas grandes palestras e foi considerado sucesso absoluto.

O seminário foi promovido pela Prefeitura de Santa Cruz, escritório regional do Sebrae/RN e Paróquia de Santa Rita de Cássia.

A programação foi iniciada com a palestra de Marta Poggi sobre "Turismo digital, como embarcar nessa era", mostrando para os empresários presentes formas de se trabalhar o marketing utilizando todo o potencial da internet.

O momento mais esperado da noite era a palestra do escritor e poeta Bráulio Bessa, com o tema "A arte de empreender". O palestrante contou um pouco da sua vida, da importância de aproveitar as oportunidades e de como os meios digitais lhe ajudaram na propagação do seu trabalho. Bráulio Bessa, em vários momentos de sua explanação, ressaltou tambéma a necessidade de se valorizar cada vez mais o movimento que ele representa, o da cultura popular nordestina.

"A nossa avaliação é a melhor possível, superou todas as nossas expectativas. As pessoas que vieram prestigiar o nosso evento saíram satisfeitas com as palestras desta noite. É um evento que nessas cinco edições já realizadas tem apresentado temáticas variadas de fortalecimento da nossa economia com um olhar para o nosso turismo religioso e a cada ano o público vem aumentando e o seminário crescendo", afirmou a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz, Marcela Pessoa.

O Seminário de Turismo é um evento gratuito, desenvolvido para fortalecer a atividade turística no município.

SEMINARIOTURISMO2018-0002

SEMINARIOTURISMO2018-0005

SEMINARIOTURISMO2018-0008

Blog_Edipo_Autismo_1950x300px-FINAL

Comentários (0)
28
Nov

FOTO-SEDEPREFEITURA-SITE

Santa Cruz vive, a partir de hoje, uma fase de incertezas.

Após a cassação da prefeita Fernanda Costa, o vice-prefeito Ivanildo Ferreira e mais seis vereadores, ficam os questionamentos de como será feito o processo de mudança na gestão e quem assumirá de forma interina a gestão municipal.

O nome atual seria do atual vice-presidente da Câmara, Gean Paraibano. Gean assumirá interinamente a presidência do Legislativo, com a cassação do atual presidente Monik Melo, e dará posse aos seis vereadores suplentes que assumirão os cargos.

Mas, a partir daí uma série de incertezas se inicia.

Segundo regimento interno da Casa, não existem suplentes para assumir a Mesa Diretora da Câmara. Com isso, uma nova eleição deveria ser convocada para eleger uma nova Mesa Diretora.

Outra dúvida que surge é que, a atual Mesa tem validade até dezembro, e em janeiro assume novos integrantes, que é o período de mudança de gestão dentro do poder Legislativo de Santa Cruz.

A Mesa que assumiria em janeiro foi cassada, e o presidente seria Raimundo Fernandes. Com isso, uma nova eleição para Mesa Diretora em janeiro precisa ser feita.

Com isso, teríamos uma eleição tampão até dezembro e outra em janeiro, ou a eleição seria unificada? Quem responde é o regimento interno da Casa.

A eleição da Mesa Diretora é essencial para sabermos quem será, ou serão, o prefeito(s) interino de Santa Cruz, pois o cargo é para o presidente do Legislativo Municipal.

Então, Gean Paraibano será prefeito por cinco dias (até convocação de nova eleição para a Mesa Diretora até final de dezembro), por cerca de 40 dias (até final do mandato da atual Mesa Diretora) ou terá capital político para se eleger presidente do Legislativo a partir de janeiro?

Paralelo a isso, existe o recurso dos cassados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que se tiver decisão liminar favorável aos réus, tudo volta ao que era anteriormente a essa decisão do TRE.

Incertezas que deixa a máquina pública de Santa Cruz parada, podendo prejudicar o município nos próximos meses e que somente o Tribunal Regional Eleitoral dará as devidas respostas.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
28
Nov

camara-municipal-de-santa-cruz-rn

Com a cassação de seis dos nove vereadores de Santa cruz, a Câmara Municipal deverá empossar os suplentes das coligações ligadas a prefeita Fernanda Costa.

Com duas coligações feitas, assumirão o cargo de vereador três de cada coligação, os suplentes diretos dos vereadores que perderam o mandato com a decisão judicial.

Os novos vereadores que assumirão, de forma imediata, o cargo, como determinado pelo tribunal Regional Eleitoral (TRE), são os seguintes:

Na coligação MDB/DEM/PTN: Marco Celito, Tarcisio das Horteiras e Renato Locutor.

Pela coligação PSB/PDT/PRB/SD: Jackson Renê, Fábio Dias e Edmilson Silva.

Com estes novos eleitos, a configuração política de Santa cruz ficaria da seguinte forma, atualmente:

Aliados de Tomba Farias e seu grupo político:

Marco Celito

Tarcísio das Horteiras

Renato Locutor

Fábio Dias

Edmilson Silva

Oposição de Tomba Farias e seu grupo político:

Gean Paraibano

João victor

Paulo César Beju

Jackson Renê

Segundo regimento interno da Câmara de Vereadores, como a Mesa Diretora da Casa ficou sem três integrantes, o presidente interino da Casa, vereador Gean Paraibano, atual vice-presidente, terá cinco dias para nomear os novos integrantes da do Legislativo e realizar uma nova eleição para a Mesa Diretora. O novo presidente eleito deverá ser o prefeito interino, enquanto não ocorrem novas eleições, ou não há nenhuma outra decisão jurídica favorável a Fernanda Costa e seus aliados.

Mas, todas estas confirmações, jurídicas e políticas, só serão definidas nos próximo dias, pois o ambiente de incerteza continua em Santa Cruz.

bannerpostagensumacasa

Comentários (0)
27
Nov

dra.fernanda_freimiguelinho16-fernanda

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante da decisão do Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de confirmar a cassação do mandato da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, e torná-la inelegível, sob a alegação de ter cometido suposto abuso do poder político e econômico nas eleições municipais do ano de 2016, esclarecemos:

A defesa respeita, mas discorda, da decisão proferida na tarde de hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte e apresentará o competente recurso e as medidas que forem necessárias à manutenção do mandato da Prefeita Fernanda Costa Bezerra e à demonstração da inexistência de abuso de poder econômico na eleição de 2016.

André Castro

advogado

banner_odontopremium

Comentários (0)
27
Nov

fernanda-ok

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por unanimidade, manteve a decisão de primeira instância e cassou o mandato da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, o vice-prefeito Ivanildinho Ferreira e os atuais seis vereadores da situação: Jefferson Monik, Tarcísio Reinaldo, Mário Farias, Ana Fabrícia, Thiago Fonseca e Raimundo Fernandes.

A sentença é do processo sobre abuso de poder político e econômico em que a situação é acusada de um esquema de distribuição de remédios em uma farmácia da cidade. Com as provas testemunhas e físicas apresentadas, os desembargadores, por unanimidade, mantiveram a cassação.

Além disso, na decisão, o pleno do TRE determinou o afastamento imediato de todos os condenados até que novas eleições sejam marcadas. A decisão deve ser observada quando o acórdão por publicado.

Assumirá a gestão do município, de forma interina até as novas eleições, o vereador Gean Azevedo (Gean Paraibano), atual vice-presidente do Legislativo Municipal, já que o atual presidente também foi cassado pela decisão judicial.

Além disso, assumirão seis suplentes da coligação de Fernanda Costa para os cargos de vereador, no lugar dos cassados nesta decisão judicial.

A decisão cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas enquanto não é julgado, as mudanças devem ocorrer de forma interina.

Além da cassação, todos os envolvidos tiveram seus direitos políticos cassados por oito anos, menos o atual vice-prefeito de Santa Cruz, Ivanildinho Ferreira.

carto_bem_estar

Comentários (0)
27
Nov

MAESTROCAMILO-0001

O maestro Camilo Henrique, responsável pela Filarmônica João Roberto Paz e União (Banda de Música de Santa Cruz), representou Santa Cruz na I Bienal Funarte de Bandas de Música. Promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), o evento aconteceu em Mogi das Cruzes, interior do estado de São Paulo, de quarta-feira (21) até sexta-feira (23).

A Bienal Funarte de Bandas de Música faz parte das ações do Projeto Bandas de Música e teve o objetivo de estimular uma rede de comunicação entre regentes, compositores, arranjadores e apoiadores do movimento de desenvolvimento da banda de música como fator de transformação social e cultural.

O evento possibilitou que os participantes compartilhassem suas experiências com banda de música em suas respectivas regiões e as debatessem em grupo. O mastro Camilo Henrique participou, no segundo dia do evento, de um dos debates da bienal, que teve como tema: "O papel das bandas na sociedade atual". Em sua fala, o maestro santa-cruzense destacou a Lei 711/2016, aprovada pela Prefeita Fernanda Costa, e que reconhece a banda de música como patrimônio histórico e imaterial do município e ressaltou o importante papel social que ela tem em Santa Cruz.

O maestro Camilo Henrique também participou de um grupo de trabalho, formado por representantes de vários estados, que definiu diretrizes para serem encaminhadas para a Funarte. Entre elas, a criação de uma associação nacional de bandas e a criação de uma rede de informação para que assuntos relacionados às bandas, como leis de incentivo e de politicas públicas, possam ser acessados e compartilhados mais facilmente.

"Diante de tudo que ouvimos, conseguimos colher muitas coisas boas. Voltamos para Santa Cruz cheios de ideias para fortalecer cada vez mais o trabalho que é desenvolvido na nossa cidade relacionado ao movimento de banda de música", afirmou Camilo Henrique.

A participação do maestro Camilo Henrique na I Bienal Funarte de Bandas de Música foi viabilizada por meio da parceria entre a Funarte e Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social.

banner_carloschagas

Comentários (0)
27
Nov
27
Nov

bemestarprorrogada

A promoção foi um sucesso tão grande que a Drogaria Bem Estar prorrogou à campanha Black Friday e nesta semana continua toda a farmácia está com descontos arrasadores.

Somente nesta semana, todos os medicamentos Éticos (originais) com 10% de desconto e todo restante da Drogaria com 15% de desconto. Isso mesmo, 15% de Desconto. Venha Conferir!!! Descontos especiais somente nesta sexta feira.

Drogaria Bem Estar, cuidando de sua saúde e de sua família.

TELE-ENTREGA: 3291- 4892 OU WATSAPP 9 9997 5656.

RUA DR. PEDRO MEDEIROS, 172 – NA RUA DA FEIRA LIVRE – CENTRO – SANTA CRUZ.

Comentários (0)