Banner
01
Dec

BPC

Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem ficar atentos para o prazo final dado pelo Governo Federal para que todos tenham o Cadastro Único dos programas sociais brasileiros.

Desde o início de 2017, o governo federal está convocando todos aqueles que são beneficiários do programa para realizar o cadastro Único. O prazo final para os idosos é o que mais preocupa, pois vai até dezembro deste ano.

O cadastramento está sendo feito nas sedes dos Centros de Referência em Assistência Social ou no Centro Administrativo. O ato é obrigatório para idosos e deficientes e todos os membros da família devem ser informados no cadastro.

Caso não haja adesão dos beneficiários ao Cadastro Único dos programas sociais, o beneficio deve ser bloqueado para os idosos a partir de janeiro de 2018, o que traria prejuízos para aqueles que dependem do programa. O prazo para os deficientes realizarem o cadastro é até dezembro do próximo ano.

banner_odontopremium

Comentários (0)
01
Dec

pescadorokokok

A Colônia dos Pescadores Z-44, que tem sede em Santa Cruz, está alertando os profissionais da pesca para o recadastramento nacional que está ocorrendo.

Cada município deve ficar atento para convocar seus pescadores e realizar o procedimento, que é obrigatório, e simples de ser feitos, garantindo que todos os pescadores estejam em situação regular para futuros projetos do Governo Federal.

O recadastramento ocorre na próxima sede da Colônia de Pescadores e cada um deve fazer o procedimento. O prazo para o cadastro é até o final do ano, por isso o alerta para os pescadores procurarem o mais rápido possível a Colônia e realizar o procedimento.

banner_carloschagas

 

Comentários (0)
30
Nov

al_servicosmacau

Sidileide Fernandes, mãe dos pequenos Mario Davi, de 4 anos, e Maria Alice, de 6, acordou cedo nesta quinta-feira (30) para ir à escola Edinor Avelino, em Macau, aproveitar o segundo dia de ação do projeto "Assembleia e Você", desenvolvido pelo Legislativo Estadual com o intuito de oferecer serviços gratuitos de cidadania, assistência social, lazer, educação e saúde à população, além de atendimentos e orientações ao consumidor. Após percorrer com os filhos as salas de atendimento pediátrico e odontológico disponibilizados pelo programa, a dona de casa comemorou a presença da Assembleia Legislativa em seu município.

"Essa ação é uma excelente oportunidade de acesso à uma variedade de serviços essenciais à população. Tanto é que, ao saber do programa, trouxe toda a minha família para cá. Além dos atendimentos médicos, aproveitei ainda para retirar a minha carteira de identidade e também a dos meus filhos. Essa atividade supre a carência de serviços no município", disse ela.

Instalado desde a manhã de ontem na cidade, o projeto segue promovendo atendimentos à população da região Salineira durante todo o dia de hoje. Dentre os serviços disponibilizados, constam ações como emissão de carteiras de identidade, num total de 700 RGs, corte de cabelo (em parceria com o SENAC), atividades educativas, jogos e apresentações culturais. Na área da Saúde, estão sendo oferecidos, nesta edição, atendimentos em clínica geral, pediatria, cardiologia, ortopedia, odontologia, nefrologia e nutrição.

Assim como Sidileide, quem também não perdeu tempo e correu para aproveitar os serviços do "Assembleia e Você" foi o aposentado Expedito Gonzaga, que ao lado de sua esposa, recorreram ao salão de cabeleireiros do projeto para dar uma melhorada no visual. "Não poderíamos deixar passar uma oportunidade dessas de, em um só lugar, adiantarmos muitos serviços", destacou. Para a dona de casa Thaís Samara, a ação dá vez aos mais necessitados. "Para quem não tem condições financeiras de arcar com certos serviços, é bom usufruir dos mesmos de forma gratuita", argumenta.

Uma das responsáveis pelas ações do projeto, Bárbara França acredita que o sucesso de público do evento se dá em razão da pesquisa prévia que a equipe promove para identificar as principais demandas por serviços no município. "O diferencial em nosso atendimento é que elaboramos um diagnóstico sobre os serviços mais carentes para a população local e da região", enfatiza ela.

Outro serviço disponibilizado pelo "Assembleia e Você" e também presente em Macau, são os atendimentos ao consumidor oferecidos pelo Procon Legislativo. Por meio de sua unidade móvel, o órgão vem prestando esclarecimentos e promovendo encaminhamentos à consumidores locais, como é o caso de Lucicleide Melo, que buscou informações sobre como proceder mediante um conflito na compra de um produto que fez pela internet. "Paguei por ele e a empresa alega que não efetuei o pagamento. Mas agora, com a ajuda do Procon, espero solucionar esse impasse", afirmou.

De acordo com informações da coordenadoria da unidade, mais de 70 atendimentos já foram realizados até o meio da manhã desta quinta-feira, e as dúvidas e reclamações mais comuns na cidade estão relacionadas ao fornecimento de água e energia elétrica.

O projeto "Assembleia e Você" congrega em um só programa ações mantidas pelo Legislativo Estadual, como a Assembleia Cidadã, Saúde pelo RN e Procon Legislativo. O evento em Macau teve início ma manhã da última quarta-feira, oportunidade em que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), acompanhou o início das atividades no município e disse que o projeto democratiza os serviços do Parlamento Estadual.

"A Casa Legislativa sai de sua estrutura física para atender a população do interior do Estado, levando solidariedade a uma parcela da sociedade carente em serviços de educação, saúde e cidadania", falou o deputado na ocasião.

A presença do projeto em Macau marca a segunda edição da ação este ano, que também beneficiou a população da cidade de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal.

al_servicosmacau2

supercopia_ok

Comentários (0)
30
Nov

tomba_103santacruz

O deputado estadual Tomba Farias parabenizou, nesta quinta-feira (30) os habitantes da cidade de Santa Cruz, que hoje comemora 103 anos de fundação. De acordo com o parlamentar, apesar de ser um município relativamente jovem, Santa Cruz, através da força do turismo, já é destaque no Brasil como destino de turismo religioso.

"Para mim, mais do que uma honra, é motivo de imensa satisfação ter na minha consciência o sentimento de que dei a nossa modesta contribuição para o desenvolvimento do município e a qualidade do seu povo. Sempre lutarei para que a nossa cidade cresça ainda mais", disse.

A hoje Santa Cruz foi primitivamente habitada pelos índios Tapuios, no século XVIII. Somente em 1831, José Rodrigues da Silva, proprietário da Fazenda Cachoeira, na localidade Cachoeira, aliou-se aos irmãos, João da Rocha e Lourenço da Rocha, e deram início à fundação da povoação de Santa Rita da Cachoeira.

O povoado foi mudando de nome com o passar dos anos. Depois de Santa Rita da Cachoeira, mudou para Santa Cruz do Inharé, depois para Santa Cruz da Ribeira do Trairi e, finalmente, em 30 de novembro de 1914, com a lei estadual 372, a vila é elevada à condição de cidade, tendo sua denominação sido alterada para "Santa Cruz", conservada até os dias atuais.

FOTO_SANTA_CRUZ

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
30
Nov

V-FEST-FRANGO-OK

No dia em que Santa Cruz completa 103 anos de história, 30 de novembro, começa a quinta edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango). O evento terá três dias de intensa programação, com eventos voltados para a parte técnica, buscando aprimorar a avicultura no município, e eventos voltados para o lazer e entretenimento da população.

Nesta quinta-feira, feriado municipal, começa o Festival Gastronômico, além de apresentações culturais, oficinas sobre alimentação, atividades recreativas, show do "Trio Arapuá" e outras atrações. A programação começa a partir das 18h, no Pátio da Matriz.

O V Fest Frango é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e as parcerias com Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Abrasel, SESI, Fiern e Sesc.

banner_odontopremium

Comentários (0)
30
Nov

santacruzok_caninde

Hoje é mais um dia especial para a capital do Trairi. O município completa 103 anos de aniversário e tem muito a comemorar.

Com história marcada por homens que lutaram pela terra e sempre apostaram no desenvolvimento, Santa Cruz hoje é uma das cidades que mais cresce no estado e recebe cada vez mais pessoas apostando no seu futuro.

O turismo e o ensino superior é uma realidade que faz com que Santa Cruz seja um exemplo e tenha mais pessoas acreditando em seu crescimento e desenvolvimento. São empregos gerados a cada dia com a cadeia turística, uma nova realidade que a cidade enfrenta e que está se acostumando, mas que já começa a dar retornos significativos.

Mas, o melhor de Santa Cruz é o santa-cruzense. Tem cidade melhor que está, com povo hospitaleiro e acolhedor, para se tornar uma cidade turística? Isso faz com que o processo de mudança seja mais rápido e que mais pessoas venham conhecer a cidade.

Parabéns a Santa Cruz e parabéns aos santa-cruzenses por este aniversário. Q1ue os próximos 103 anos sejam ainda melhores.

Foto Canindé Soares

supercopia_ok

Comentários (0)
29
Nov

al_acoesmacau29ok

A Assembleia Legislativa deu início nesta quarta-feira (29) a mais uma edição do projeto "Assembleia e Você", desenvolvido com o intuito de oferecer serviços de cidadania, lazer, educação e saúde à população, além de atendimentos e orientações ao consumidor. Instalada na Escola Edinor Avelino, no município de Macau, a ação legislativa segue de hoje até amanhã (30), das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, atendendo a população da cidade e região Salineira. Presente na solenidade de abertura do evento, o presidente da Casa Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), destacou a importância do projeto.

"Esse projeto democratiza os serviços da Assembleia Legislativa, que sai de sua estrutura física para atender a população do interior do Estado, trazendo solidariedade a uma parcela da sociedade carente em serviços de saúde e cidadania. É a força do Legislativo Estadual e de todos os que compõem a Casa do Povo em favor do norte-riograndense", disse  Ezequiel Ferreira durante o evento, oportunidade em que descerrou placa alusiva à instalação do programa na cidade, acompanhado também pelo vice-prefeito de Macau, Rodrigo Aladim (PSDB), e pelo presidente da Câmara Municipal, Jairton Medeiros (PCdoB).

O projeto "Assembleia e Você" congrega em um só programa as ações mantidas pelo Legislativo Estadual, como a Assembleia Cidadã, Saúde pelo RN e Procon Legislativo. A primeira delas consiste na oferta de serviços como corte de cabelo (em parceria com o SENAC), atividades educativas, jogos e apresentações culturais. A emissão de carteiras de identidade é uma das atividades do programa com grande procura por parte dos usuários e, para essa edição, está prevista a emissão de um total de 700 RGs.

A dona de casa Ana Luiza da Silva é exemplo disso. Tão logo tomou conhecimento da presença do "Assembleia e Você" em sua cidade, a jovem chegou cedo ao local do evento e rapidamente saiu de lá com a segunda via de seu RG em mãos. Assim como Ana Luiza, centenas de macauenses estão aproveitando a permanência da ação no município para solicitarem novas vias do documento de Registro Civil. O cadeirante João Batista Pereira recebeu prioridade no atendimento e comemorou a solicitação da carteira de identidade. "O trabalho está sendo bem desenvolvido. É importante que atividades como essa possam privilegiar essa demanda da população", falou ele. A estudante Elaine Cristina Fonseca também enalteceu a ação. "Avalio de forma positiva essa iniciativa, oferecendo serviços gratuitos que muitas vezes não chegam até a gente ou que são de difícil acesso", afirmou a jovem ao receber a primeira via de sua carteira.

Também bastante procurados, os serviços na área da Saúde contemplam, nesta edição, atendimentos em clínica geral, pediatria, cardiologia, ortopedia, odontologia, nefrologia e nutrição. Uma das pessoas que aproveitou a gama de serviços médicos disponibilizados foi a dona de casa Maria de Lourdes Martins. Necessitando de atendimento ortopédico, ela foi devidamente consultada e orientada. "É uma benção podermos contar com esse tipo de trabalho aqui em Macau. Facilita muito a nossa vida esse mutirão de serviços oferecidos ao mesmo tempo. O médico que me atendeu é muito bom, atencioso e me prescreveu uma medicação para iniciar meu tratamento", elogiou ela.

Membro da equipe responsável pelas ações da Assembleia Cidadã, Lucianna Lourenço reforça o papel do projeto. "A Assembleia Cidadã, parte integrante do projeto Assembleia e Você, vem beneficiando a população carente de municípios potiguares com atendimentos gratuitos em áreas carentes na saúde, educação e assistência social, sempre com responsabilidade, qualidade e organização, marca registrada da ação", explica.

Outro serviço abraçado pelo "Assembleia e Você", e de relevante utilidade para a sociedade, são os atendimentos em defesa dos direitos dos consumidores oferecidos pelo Procon Legislativo. Também presente em Macau, por meio de sua unidade de atendimento móvel, o órgão vem prestando esclarecimentos e promovendo encaminhamentos a consumidores locais. Quem atesta os serviços é a empregada doméstica Ângela Maria Barbosa. Com problemas em sua fatura de energia elétrica, ela levou a sua queixa até os atendentes e recebeu expirações sobre como proceder para solucionar o conflito. "Com a ajuda da equipe, agora estou por dentro dos meus direitos e sei como agir mediante a situação", revelou ela.

Segundo o coordenador do Procon da Assembleia, Dary Dantas, a cidade vem enfrentando problemas de abastecimento de água e, em razão disso, grande parte da procura da população pelos serviços do órgão é relacionada à questão. "Além disso, as transações com instituições financeiras e operadoras de telefonia móvel também lideram as reclamações", explica.

As ações do projeto "Assembleia e Você" no município de Macau vêm atraindo centenas de pessoas e seguem durante toda a tarde desta quarta-feira, sendo novamente oferecidas amanhã, no mesmo local e horários, sempre com serviços gratuitos à população. Esta é a segunda edição da ação, que este ano beneficiou também a população da cidade de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal.

banner_odontopremium

Comentários (0)
29
Nov

tomba_encontroturismonovembro2017-1

O deputado estadual Tomba Farias participou de mais um encontro importante para a execução da obra do Teleférico de Santa Cruz.

Acompanhado pelos senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Alves Filho (PMDB), Tomba esteve nesta tarde de quarta-feira (29) com o ministro do Turismo, Marx Beltrão. Na pauta, o projeto do teleférico e como ele é viável para o turismo em Santa Cruz e no Rio Grande do Norte.

Após o encontro, Tomba Farias saiu satisfeito com o resultado e confiante que a obra aconteça o mais rápido possível. "É mais um encontro na luta pela liberação dos recursos para o Teleférico de Santa Cruz. Estamos felizes com a articulação dos senadores Garibaldi e José Agripino que possibilitou essa reunião decisiva com o ministro do Turismo e que tenho certeza vai ajudar na liberação de recursos necessários para a obra", ressaltou o legislador estadual.

Tomba Farias encerra uma série de encontros com ministros ao longo da semana, sempre em pauta a liberação e verbas para melhoria da qualidade de vida da população potiguar.

tomba_encontroturismonovembro2017-2

supercopia_ok

Comentários (0)
29
Nov

FOTO-SANTURIO-DE-SANTARITA-001

Santa Cruz/RN recebe nesta quarta-feira (29) um "Famtour de Turismo" religioso com operadores da Platanus Turismo, de São Paulo/RN, e Benvenuto Viagens, de Florianópolis/SC. O grupo visitará a estrutura turística da cidade durante todo o dia.

A programação em Santa Cruz/RN tem visitas ao Santuário de Santa Rita, à Igreja Matriz e capelas, além de recital de cordel que acontecerá no início da noite no Teatro Candinha Bezerra. Nesta quinta (30) o grupo ainda fará, pela manhã. uma visita ao Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra.

O grupo, composto por oito pessoas, ficará no Estado até o próximo dia 02 de dezembro. Além de Santa Cruz/RN, roteiro do Famtour inclui passeios e visitas em Natal/RN, São Gonçalo do Amarante/RN, Santa Cruz/RN e Canguaretama/RN.

Famtour

O Famtour é uma forma de promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico. Consiste em convidar agentes de viagem para visitar o destino para que conheçam o local e saibam o que estão oferecendo aos seus clientes.

supercopia_ok

Comentários (0)
29
Nov

FERNANDA-TJRN-OK

A Prefeita Fernanda Costa, que reassumiu o cargo de chefe do Executivo Municipal depois de 10 dias afastada para compromissos pessoais, foi homenageada pelo Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), em sessão solene realizada nesta segunda-feira (27), no auditório da sede do TJRN, em Natal.

O certificado que foi entregue pela desembargadora Zeneide Bezerra para a prefeita Fernanda Costa simboliza o reconhecido do TJRN da importância da parceria com a Prefeitura de Santa Cruz na realização de suas ações no município, a mais recente delas foram os casamentos comunitários realizados no último mês de agosto.

O evento fez parte das comemorações dos 10 anos de atuação do NAPS.  Na ocasião, cerca de 200 parceiros e colaboradores do Núcleo foram homenageados.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)