Banner
01
Out

ivanildinhoposse1

O prefeito Ivanildinho prestigiou na sexta-feira (27) da semana passada a posse da nova direção da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), campus de Santa Cruz da UFRN.

Tomaram posse, a diretora eleita Joana Marques e o vice-diretor, Klayton Galante. A cerimônia aconteceu no auditório da instituição e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o reitor da UFRN, professor José Daniel Diniz, que conduziu a posse.

Ivanildinho cumprimentou a diretora e reafirmou o compromisso de parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Facisa, na qual o município abre espaço para estágios dos alunos e a universidade auxilia nos atendimentos em saúde para a população.

O prefeito afirmou ainda que a Facisa é importante para o desenvolvimento da cidade e quer ampliar as parcerias possíveis na área de saúde, em prol da população.

ivanildinhoposse2

banner_carloschagas

Comentários (0)
01
Out

798c4edacc62ff8fcb398cad4e8f1693

Em sua pauta da reunião desta terça-feira (1º), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou Projeto de Lei do deputado Ubaldo Fernandes (PL) que institui o Programa de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária do Rio Grande do Norte.

Entre os objetivos do projeto, que foi relatado pelo deputado Coronel Azevedo (PSC), estão o fortalecimento da comunicação comunitária no Estado, através do sistema de radiodifusão comunitária; apoiar a manutenção e o desenvolvimento de projetos continuados realizados pela radiodifusão e fortalecer o serviço, favorecendo a produção local.

"Existem 120 rádios comunitárias regularizadas no Rio Grande do Norte que prestam serviços importantes para as comunidades. Por esse Projeto os órgãos públicos vão poder divulgar campanhas contribuindo para que as emissoras possam se manter", disse o relator da matéria, que vai prosseguir tramitando para votação final no Plenário da Assembleia Legislativa.

De acordo com a justificativa do autor da propositura, o fomento à radiodifusão comunitária vem complementar a posição centralizada assumida pela comunicação nos processos e sistemas sociais das comunidades, fazendo justiça à cidadania.

Durante a reunião foram discutidos e votados outros 27 projetos, sendo 18 aprovados, oito baixados em diligência e um anexado a projeto semelhante já em tramitação.

Participaram da reunião os deputados Raimundo Fernandes (PSDB), Kleber Rodrigues (Avante), Hermano Morais, Allyson Nogueira (SDD), George Soares (PL), Isolda Dantas (PT) e Coronel Azevedo (PSC).

banersaomiguel

Comentários (0)
01
Out

ananbezerra

A cada ano, aproximadamente 29 mil crianças nascem com cardiopatias congênitas no Brasil. Ocasionadas por defeitos anatômicos no coração, essas anomalias produzem insuficiências e outras consequências graves para os recém-nascidos. Uma maneira eficiente de detectá-las é por meio do Teste do Coraçãozinho, procedimento indolor que usa um aparelho para medir a quantidade de oxigênio no sangue dos neonatos.

Na última sexta-feira, 27, o projeto Interiorização do Teste do Coraçãozinho, coordenado pela cardiopediatra Gisele Leite, realizou a primeira capacitação voltada para profissionais de saúde lotados fora da região metropolitana. A atividade aconteceu no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), no município de Santa Cruz, e contou com a integração do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). A ação capacitou 37 participantes e recebeu profissionais de saúde de outros municípios da região.

A cardiopediatra Gisele Leite destacou a organização do HUAB, cujo sistema de monitoramento da triagem neonatal inclui o Teste do Coraçãozinho com bons percentuais. "98% de neonatos são triados, desconsiderados os natimortos e os encaminhados à UTI neonatal. É um modelo digno de exemplo para outras unidades", enfatizou.

O projeto desenvolvido em Santa Cruz deixou importantes contribuições para os profissionais do Ana Bezerra. "Os profissionais da instituição perceberam e pontuaram revisões e melhorias possíveis aos protocolos de realização do Teste do Coraçãozinho, assumindo compromisso de realizar as adequações necessárias", explicou Gisele.

Além disso, a equipe do projeto recebeu inúmeras demandas de realização da atividade em outras localidades do interior. "Pretendemos atender a todas as solicitações", garantiu a coordenadora da iniciativa.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
01
Out

 Outubro_Rosa_-_Clinica_de_Oncologia_e_Mastologia

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. De acordo com o INCA, só este ano de 2019 o Brasil deve ter 59.700 novos casos estimados de câncer de mama.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas com objetivo promover indicar a adesão ao movimento.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

A Clínica de Oncologia e Mastologia de Natal é referência no assunto e dispõe de médicos especialistas no assunto. Para contribuir com a divulgação do Outubro Rosa, neste dia 1º, em frente a clínica localizada na Av. Afonso Pena, 1071, Tirol, em Natal, haverá uma ação a partir das 16h, com apresentações de coral, chorinho e outras atrações. Tudo gratuito!

banersaomiguel

Comentários (0)
01
Out

santarita_santuario

A Pastoral da Comunicação de Santa Cruz abriu o período de formação de mais uma turma de agentes pastorais. Este é o quarto processo de formação de turmas de agentes, que tem a obrigatoriedade mínima de um ano para conclusão.

Nesta primeira etapa, os cursos serão de Liturgia e Serviço Pastoral, com o Padre Antônio Almeida, e Fotografia, com o jornalista Wallace Azevedo. Os cursos também serão abertos para a comunidade em geral, tendo a seguinte programação:

04 de Outubro

Curso de Liturgia

Local: Instituto Cônego Monte (Rua Cosme Ferreira Marques, Centro da cidade)

Horário: 19h

05 de Outubro

Curso de Fotografia - Parte Teórica

Local: Centro Pastoral Nossa Senhora de Lourdes

(Rua Nossa Senhora das Graças, Conjunto Cônego Monte)

Horário: 18h às 21h

06 de Outubro

Curso de Fotografia - Continuação da Parte Teórica

Local: Centro Pastoral Nossa Senhora de Lourdes

(Rua Nossa Senhora das Graças, Conjunto Cônego Monte)

Horário: 8h às 12h

Aula Prática

Local: Santuário de Santa Rita de Cássia

Horário: 14h às 17h

As inscrições são exclusivamente pela internet, no formulário contido no link: https://forms.gle/QDH8nd9wwgUNcJLB9. Para o público em geral a taxa de inscrição custa R$ 20,00, enquanto o agente PASCOM efetua o pagamento de R$ 15,00.

banner_odontopremium

Comentários (0)
30
Set

6e7714a7af223821d0810af216f90fd4

Com a presença de diversos agentes que atuam da área de segurança pública do Rio Grande do Norte, a Assembleia Legislativa instalou, na manhã desta segunda-feira (30), a Frente Parlamentar da Segurança Pública. O grupo de trabalho já inicia com uma marca: o com o maior número de deputados, nove ao todo. Presidida pelo deputado Coronel Azevedo (PSC), a frente é composta pelos deputados Allyson Bezerra (SDD) e vice-presidente da frente, Cristiane Dantas (SDD), Getúlio Rêgo (DEM), Doutor Bernardo (AVANTE), Kleber Rodrigues (AVANTE), Kelps Lima (SDD), Francisco do PT e George Soares (PL).

"A segurança pública é um assunto preocupante e que merece dedicação. A escassez de efetivo e os atrasos salariais são os grandes desafios para os operadores de segurança pública do RN. Precisamos debater esse tema com mais intensidade e buscar soluções a curto, médio e longo prazo para nossa segurança pública se reerguer. Sem partidarismo ou ideologias. Vamos contribuir para que a segurança pública se restabeleça", afirmou o deputado Coronel Azevedo.

Presente no ato da instalação, o vice-governador, Antenor Roberto, falou sobre a concepção do plano de segurança de Governo Estadual. "A integração é o nosso ponto de partida. Na prática discutimos a política do plano com a questão da integração e nesse segundo momento, abrimos para outros órgãos como o Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário, universidade e todos segmentos que possa contribuir nessa discussão. O conceito desse plano é que a segurança é responsabilidade de todos", detalhou Antenor Roberto.

O promotor de justiça Vitor Emanuel de Medeiros Azevedo considera a questão orçamentária como o maior desafio para a segurança pública. "É sabido que o investimento em recursos humanos e materiais é a solução para os problemas. Por isso penso que esse é o maior desafio dessa frente parlamentar, é encontrar e dispor de recursos nas leis orçamentárias. É o mais complexo", disse.

Os parlamentares que compõem a Frente também se pronunciaram durante o ato de instalação da frente parlamentar que tem como objetivo debater e sugerir proposições referentes à segurança pública do Rio Grande do Norte. Também participaram do ato de instalação, o secretário estadual da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, o secretário adjunto do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Osmir Monte, o promotor de justiça Gláucio Pinto Garcia, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Djairlon Henrique Moura.

De acordo com o processo nº 1044/2019, a Frente Parlamentar objetiva "recuperar este importante setor da administração pública do Rio Grande do Norte". Ainda dentro deste documento, "é salutar a criação e instalação da presente Frente Parlamentar como forma de ser um espaço no Legislativo para tratar a problemática e servir como instrumento para convergência de ideias e soluções que venham a ser definidas posteriormente".

banner_odontopremium

Comentários (0)
29
Set

AKUWC7R2DHGKWEU5H3436ZCXMIAs dramáticas fotos de uma Amazônia em chamas que atraíram a atenção mundial em agosto não correspondem à queima de florestas tropicais, e sim a áreas que foram desmatadas ao longo de 2019 e incendiadas em agosto para concluir sua conversão para uso agrícola. É o que revela um relatório divulgado esta semana pelo Projeto de Monitoramento da Amazônia Andina (MAAP) ao qual a Mongabay teve acesso exclusivo antes de seu lançamento.

Pelo menos 125.000 hectares (o equivalente a 172.000 campos de futebol) foram desmatados desde o início de 2019 e depois queimados em agosto, segundo o relatório. A maioria das ocorrências foi observada no Amazonas, onde 39.100 hectares foram desmatados e depois queimados, ou cerca de 30% do total. A mesma sobreposição também foi detectada em Rondônia e no Pará, onde houve numerosos focos de incêndio em agosto. Esses foram os últimos números disponíveis pelo estudo antes da publicação desta reportagem.

O MAAP divulgou um mapa inédito que liga o desmatamento de 2019 aos focos de incêndio, além de 16 vídeos em time-lapse de alta resolução como evidências complementares da sobreposição de áreas de desmatamento e queimadas na Amazônia.

Com informações do El País

banersaomiguel

Comentários (0)
27
Set

RUA-SO-BRAZ

A Prefeitura de Santa Cruz irá pavimentar a Rua São Braz, uma das maiores avenidas localizadas no bairro Paraíso. A obra teve recursos garantidos através de emenda liberada pelo deputado Tomba Farias. Serão investidos R$ 186.000,00 para a execução dos serviços.

O Prefeito Ivanildinho ressaltou em seu programa de rádio "Bom Dia Prefeito", a importância da obra, já que a na rua está localizado o galpão de triagem para coleta seletiva, uma quadra poliesportiva, a Colônia dos Pecadores da cidade, além de comerciantes e populares.

Ivanildinho ainda enfatizou a parceria com o deputado Tomba Farias, que tem destinado sempre recursos para obras estruturantes para Santa Cruz, sendo um importante parceiro da administração municipal santacruzense.

banner_odontopremium

Comentários (0)
27
Set

Posse_FACISA_27Set19_Ccero_Oliveira_BR18-1024x576

Com a missão de educar, produzir e difundir conhecimento em saúde de qualidade, a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Facisa-UFRN) empossou os novos diretores, Joana Cristina Medeiros Tavares Marques e Klayton Galante de Souza, para o quadriênio de 2019 a 2023. A solenidade foi presidida pelo reitor José Daniel Diniz Melo, na manhã desta sexta-feira, 27, no auditório Hugo Tavares Dutra, localizado no município potiguar de Santa Cruz.

O reitor Daniel Diniz registrou agradecimentos a todos os diretores que passaram na Facisa, assim como a todas as pessoas que contribuíram para o crescimento da unidade ao longo dos anos. O gestor ressaltou ainda a importância que a Faculdade vem desempenhando na educação e saúde públicas da região. "Sou entusiasta do trabalho realizado aqui, pelo intuito de ser referência nacional e internacional, objetivo que representa bem a Facisa e é o que temos de expectativa para a UFRN: de procurar fazer o melhor dentro da nossa responsabilidade social de instituição pública".

A nova diretora da Facisa, Joana Marques, contou que seu histórico acadêmico começou na UFRN, como aluna do curso de Ciências Biológicas, até assumir como professora da unidade. A docente afirmou que, apesar do contexto sociopolítico e econômico do país, é preciso acreditar que "juntos podemos desenvolver estratégias criativas e inclusivas, corroborando com a expansão da interiorização do ensino público superior".

O então diretor em exercício da unidade, Dimitri Taurino Guedes, relembrou o dia de sua posse junto ao professor Edvaldo Vasconcelos [atual pró-reitor adjunto de Extensão], bem como citou as principais conquistas durante a gestão, como a oferta de línguas estrangeiras; projeto pedagógico da unidade acadêmica; aprimoramento das Mostras de Profissões no interior; novo regimento da Facisa; desenvolvimento de atividades de cunho cultural e esportivo; reforma do prédio anexo Miguel Lula; além da implantação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho e a oferta de qualificação em nível de mestrado para os servidores.

Nova direção

A professora Joana Cristina Medeiros Tavares Marques é bióloga licenciada e bacharel pela UFRN; mestre em Genética e Biologia Molecular; doutora em Biotecnologia com ênfase na Saúde e docente na UFRN desde 2008. Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com foco em genética humana e biologia molecular.

O professor Klayton Galante de Souza é graduado em Fisioterapia pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural Patrocínio; mestre em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis; doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2015) e professor adjunto no Curso de Fisioterapia e Residência Multiprofissional da UFRN desde 2013.

Facisa

A Facisa-UFRN tem compromisso com a melhoria das condições de vida da população, desenvolvendo e utilizando tecnologias em todos os níveis de atenção à saúde, por meio da interação com a sociedade, poderes públicos, setor produtivo e movimentos sociais. A unidade integra o campus de Santa Cruz da UFRN juntamente com o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB). Atualmente, a Faculdade oferta quatro cursos de graduação (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia) e dois cursos de pós-graduação (Mestrado em Saúde Coletiva e Mestrado em Ciências da Reabilitação). Com dez anos de história, a Facisa possui em seu quadro 69 professores e 48 técnicos, tendo formado ao longo dos anos mais de 600 profissionais da saúde.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
27
Set

0afde79593717a91edce3bfa3ac39f23

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, através da Escola da Assembleia, a primeira edição do projeto Conexão Cidadão, durante todo o dia de hoje (26), no Centro Estadual de Educação Profissional Lourdinha Guerra - CEEP, em Nova Parnamirim.

A quinta-feira começou com uma visita de servidores da Escola da Assembleia as instalações do Centro profissionalizante, que atende 469 alunos do ensino médio, em tempo integral. O evento continuou com ciclo de palestras divididas nos turnos matutinos e vespertinos.

Para o professor João Maria de Lima, diretor da Escola da Assembleia, o Conexão Cidadã objetiva apoiar a educação cidadã de jovens e adolescentes, através de palestras de instituições parceiras, trazendo cidadania e a oportunidade de debates com temáticas que não estão presentes no dia a dia escolar.

Sandra Pimentel, diretora do CEEP, afirmou que ações como as oferecidas pela Assembleia Legislativa são importantes para a educação por irem além da vida acadêmica e contribuem de forma positiva para inserção na sociedade.

A participação dos alunos foi primordial para o sucesso desta primeira edição. Enzo Gabriel, aluno da 1° série falou que momentos como esses auxiliam e orientam na hora de lidar com situações e tomar decisões.

O Conexão Cidadã é baseado na Lei Complementar N° 494, de 27 de agosto de 2013, que dispõe sobre o Dia Estadual da Educação Cidadã. As palestras tiveram a participação do Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Tribunal Regional Eleitoral e OAB, além do Memorial Itinerante da própria Assembleia que busca o despertar para a importância da participação política.

banner_carloschagas

Comentários (0)