Banner
29
Nov

joserodrigues_projeto2017-7

A Escola Municipal José Rodrigues da Rocha realizou neste mês de novembro uma atividade alusiva ao Programa Brasileiro de Educação Cidadã com a presença do projeto Príncipe Feliz, com alunos da UFRN.

Em um sábado letivo, dia 18 de novembro, uma manhã de atividades cidadãs foi realizada no teatro Candinha bezerra, destacando o estudo da cartilha Cidadania A-Z que tem como objetivo ser uma ferramenta para o exercício da cidadania, com vistas reverter o cenário pelo qual passa nosso país de acordo com o juiz Jarbas Bezerra e advogada Ligia Limeira, autores do Programa Brasileiro de Educação Cidadã.

"O projeto proporcionou momentos de lazer, distribuição de donativos e belíssimo show com músicas, danças e a escola teve sua participação com Edu e Cidinha personagens da cartilha onde deixaram uma linda mensagem para todos os presentes no Teatro Candinha Bezerra em especial aos colegas da escola e familiares junto a turma do 5º ano cantando a musica A Paz de Roupa Nova", ressaltou a gestora da instituição de ensino, Marinalva Ludovico.

Com a ação desenvolvida, a escola busca fortalecer o ensino do Programa Brasileiro de Educação Cidadã, fortalecendo a cidadania como mola propulsora de melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

joserodrigues_projeto2017-2

joserodrigues_projeto2017-8

joserodrigues_projeto2017-3

joserodrigues_projeto2017-1

joserodrigues_projeto2017-10

joserodrigues_projeto2017-13

joserodrigues_projeto2017-15

joserodrigues_projeto2017-12

banner_carloschagas

Comentários (0)
29
Nov

VFESTFRANGO-CHAMADA02

O V Fest Frango terá três dias de uma intensa programação voltada para pessoas de todas as idades. O evento começa nesta quinta-feira (30 de novembro) e segue até sábado (02 dezembro) em uma estrutura que está sendo montada na Praça Presidente Vargas (Pátio da Matriz).

São oficinas sobre alimentação, Festival Gastronômico, seminário sobre avicultura, atividades recreativas e educativas, apresentações culturais e os shows que acontecem todos os dias. Na quinta-feira (30) a animação ficará por conta do Trio Arapuá.  Ericleidson Lima e Messias Paraguai animam a sexta-feira (01) e Gerliane Souza e Isaque Galvão se apresentam no sábado (02).

O V Fest Frango é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e as parcerias com Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Abrasel, SESI, Fiern e Sesc.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
29
Nov

FOTO-SEDE-PREFEITURA

A Prefeitura de Santa Cruz começa nesta quarta-feira (29) o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de novembro. Recebem neste primeiro dia o pessoal do FUNDEB 40%, servidores da secretaria de Assistência Social (Conselho Tutelar, PETI, CRAS, CREAS, Bolsa Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), e demais secretarias municipais, com exceção da Saúde.

Na quinta-feira (30), segundo dia de pagamento, recebem os servidores da secretaria de Saúde e dos programas ligados à pasta (ESF, PACS, Saúde Bucal e Agentes de Endemias, CAPS, NASF e CER). Na sexta-feira (31), terceiro e último dia de pagamento, será a vez dos professores do ensino infantil e fundamental.

Segundo a secretaria municipal de Finanças, o valor líquido da folha do mês de outubro totalizou R$ 1.723.932,00 (um milhão setecentos e vinte e três mil novecentos e trinta e dois reais).

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
29
Nov
28
Nov

ezequiel_georgeparlamentarano

Os jornalistas que atuam nos jornais, rádios, TVs, blogs e sites e que cobrem diariamente as atividades da Assembleia Legislativa elegeram, na manhã desta terça-feira (28), o deputado estadual George Soares (PR) como o Parlamentar do Ano de 2017. Ele foi escolhido com 24 votos dos 32 registrados.

"Estou muito feliz, muito emocionado também, com essa indicação por parte dos jornalistas que tem essa presença muito forte aqui na atividade dos 24 parlamentares, e agradecer em meu nome, em nome da minha família e a todos que fazem o meu gabinete", disse George. "Estamos há 7 anos na Casa, mas representamos uma história", afirmou George.

O Parlamentar do Ano de 2017, que foi cumprimentado pelos demais parlamentares, disse que se sente satisfeito em receber, pela primeira vez, o título para a região do Vale do Açu, mas ressaltou que divide o prêmio com os outros 23 deputados. Ele disse que o título conquistado nesta terça-feira aumenta a sua responsabilidade como homem público.

A deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB), Parlamentar do Ano de 2016, ficou em segundo lugar com 2 votos. Também foram votados os deputados Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), eleito parlamentar do ano em 2015, Galeno Torquato (PSD), Hermano Morais (PMDB), Fernando Mineiro (PT), José Dias (PSDB), e Nelter Queiroz (PMDB), com um voto cada.

"Esse ano tivemos uma participação expressiva e mais uma vez os jornalistas escolheram o deputado que teve uma boa performance. Isso não quer dizer que os demais deputados não tiveram uma boa participação, mas só um pode ser eleito, e este termina representando toda a Assembleia", disse Oliveira Wanderley, presidente do Comitê de Imprensa, responsável pelo processo eleitoral.

A eleição se realiza desde o ano de 1972, quando o primeiro eleito pelos jornalistas foi o ex-deputado Roberto Furtado. De acordo com as regras do Comitê, todos os jornalistas que realizam a cobertura jornalística das atividades legislativas têm direito ao voto para escolher o parlamentar que mais se destacou durante o ano. No final de quatro anos, é escolhido o deputado que mais se destacou na Legislatura.

supercopia_ok

Comentários (0)
28
Nov

tomba_ministrosaude2017novembro

Deputado Tomba em encontro com ministro da Saúde, Ricardo Barros

O deputado estadual Tomba Farias está em Brasília em busca de recursos para Santa Cruz e participou de duas importantes reuniões com ministros nesta segunda-feira (27).

A primeira delas foi com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Com o ministro foi tratada a liberação de uma emenda do Senador José Agripino para inicio das obras de reforma e revitalização do Mercado Público de Santa Cruz.

A obra é tratada como prioridade na gestão Fernanda Costa e deixará o mercado público de Santa Cruz como mais uma opção turística da cidade, beneficiando o comercio local. Segundo Tomba, o ministro foi solicito com o pleito e disse que após aprovação da Caixa, libera a emenda. "Ficamos felizes com o resultado do encontro com o ministro Maggi e vamos iniciar o mais rápido possível essa obra que irá gerar emprego e renda e se tornada mais um ponto turístico em Santa Cruz", ressaltou Tomba Farias.

Outro encontro importante que o deputado Tomba Farias participou foi com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. É pleito do município de Santa Cruz o aumento do teto de gastos do Hospital Regional Aluízio Bezerra para que os serviços sejam ampliados, inclusive com realização de cirurgias eletivas e outros serviços.

O ministro se mostrou sensível ao pleito do deputado Tomba Farias e ficou de realizar uma analise para que a verba seja ampliada. "Estamos melhorando a estrutura existente, comprando novos equipamentos com emendas minha e do senador José Agripino, mas precisamos de verba maior para que os serviços também sejam ampliados e ter um melhor atendimento à região. O ministro se mostrou disposto a discutir esse aumento de verba e estamos confiantes que isso acontecerá pelo bem de Santa Cruz e região Trairi que se utiliza do equipamento de saúde", destacou o legislador potiguar.

Os encontros do deputado Tomba Farias com os ministros foram articulados e acompanhados pelo senador José Agripino e o deputado federal Felipe Maia.

tombaministroagricultura2017novembro

Tomba com ministro da Agricultura, Blairo Maggi

banner_carloschagas

Comentários (0)
28
Nov

missabelezanegrajoaoferreira

Concurso Miss Beleza Negra da Escola João Ferreira de Souza

As escolas estaduais José Bezerra Cavalcanti e João Ferreira de Souza realizam diversas atividades de conclusão de projetos ao longo dos últimos dias.

Na última sexta-feira, a escola José Bezerra Cavalcanti concluiu a segunda etapa do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP), que reuniu atividades em todas as disciplinas, tendo como base a musicalidade.

Ao longo do ano, os alunos foram envolvidos no projeto que buscou fazer com que as aulas lúdicas pudessem atrair os estudantes em cada área de conhecimento, garantindo um novo olhar de aprendizado na instituição de ensino.

A culminância das atividades aconteceu com uma feira para estudantes e pais de alunos, na última sexta-feira, com atividades desenvolvidas na área de tecnológica, pois na área de humanas já havia sido feita uma feira em meados de 2017.

Na escola João Ferreira de Souza, na última sexta-feira aconteceu o encerramento do Projeto Despertar, que é desenvolvido em parceria com o SEBRAE e visa estimular o empreendedorismo entre os estudantes.

Para o encerramento das atividades, aconteceu a Feira do Despertar. Na atividade, os alunos comercializaram projetos a comunidade externa da escola e os recursos eram voltados para os próprios estudantes, que sempre tem bons êxitos nas vendas.

Já nesta segunda-feira, a escola João Ferreira de Souza encerrou mais um projeto.  Para buscar diminuir os preconceitos, foi desenvolvido ao longo do ano o projeto de Consciência Negra e Valorização da Cultura Afrobrasileira.

Em sala de aula os professores desenvolveram atividades que buscassem debater a temática e o encerramento aconteceu com apresentação de cartazes, musicas rítmicas e o concurso de Miss Beleza Negra João Ferreira.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
28
Nov

FINAIS-002

O Estádio Iberezão recebeu no último sábado (25) as finais do Campeonato Municipal e do Ruralzão. As duas partidas tiveram todos os ingredientes possíveis de jogos que decidem título, estádio com grande número de torcedores, muita disputa e emoção até o fim. As competições foram organizadas pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, e foram encerradas em grande estilo, com o Atlético Araraú e o Juventude dando a volta olímpica e festejando o título de campeão.

Na tarde/noite de decisões, o primeiro duelo foi para definir o campeão do Ruralzão. O confronto entre Atlético Araraú e São Joaquim foi marcado pelas chances desperdiçadas. Os dois times perderam muitas oportunidades de gols durante o tempo regulamentar, com isso, a decisão foi para os pênaltis. Com 100% de aproveitamento nos tiros livres da marca da cal, o Atlético Araraú venceu por 5 x 4 e ficou com o título.

Já era noite quando a bola rolou para Flamengo x Juventude, finalistas do Campeonato Municipal. Novamente os torcedores que foram ao estádio presenciaram uma partida marcada pelo equilíbrio, a diferença para o primeiro foi que as equipes conseguiram balançar as redes, um gol para cada lado. O empate em 1 x 1 levou também a definição do campeão para os pênaltis. O Juventude acertou todas as cobranças, venceu por 5 x 4, e soltou o grito de "é campeão".

As finais foram acompanhadas pelo prefeito em exercício de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira, pelo deputado estadual, Tomba Farias, pelo secretário de Esportes e Lazer, Jackson Jaedyson, além de outras autoridades locais.

FINAIS-005

supercopia_ok

Comentários (0)
28
Nov

O Projeto chamado Tactile Glove (luva tátil em português) foi um dos 10 que ganharam Prêmio Tecnologias de Impacto - Novas soluções wireless e IoT 2017. Promovido pela empresa Qualcomm com o apoio institucional do INPI, CNPq e CNI (Confederação Nacional de Indústrias) o Prêmio Tecnologias de Impacto contemplo 10 projetos em todo Brasil, em uma cerimônia no dia 22 de novembro, na cidade São Paulo.

Os pesquisadores premiados irão ganhar uma semana no programa Imersão em Ecossistemas de Inovação, que inclui visita aos laboratórios e centros de pesquisa e inovação na Califórnia, Estados Unidos. A viagem será organizada pela Mobilização Empresarial pela Inovação, da CNI.

O projeto Tactile Glove é coordenado pelo professor Marcelo A. C. Fernandes, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPGEEC) e do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA). Atualmente, o projeto é formado por alunos de Doutorado e Mestrado do PPGEEC e alunos de Graduação do DCA. Em fevreiro deste ano foi matéria do Boletim Especial da UFRN: http://www.ufrn.br/imprensa/materias-especiais/1091/equipe-do-departamento-de-engenharia-da-computacao-e-automacao-da-ufrn-desenvolve-projeto-de-internet-tatil

O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Sistemas Embarcados e Computação Reconfigurável (GSECR) no Laboratório de Aprendizagem de Máquina e Instrumentação Inteligente (LAM_II) ambos coordenados pelo prof. Marcelo A. C. Fernandes. O LAM_II está localizado no Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) do IMD/UFRN.

supercopia_ok

Comentários (0)
27
Nov

al_centenariobombeiros

O centenário de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, celebrado em novembro de 2017, foi comemorado em sessão solene na Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira (27). A solenidade, proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB), homenageou praças que realizaram atos de bravura reconhecidos pela corporação, a primeira mulher a ingressar no Corpo de Bombeiros, além da homenagem in memoriam ao soldado João Batista de Macedo. Ele foi o primeiro herói do Corpo de Bombeiros do RN ao morrer em serviço, no ano de 1964. O deputado Hermano Morais (PMDB) também participou da solenidade.

"É uma grande honra ser a propositora desta homenagem pela comemoração dos 100 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. Um século de serviço à sociedade a ser reverenciado em reconhecimento à dedicação no que há de mais nobre no ser humano: arriscar a própria vida para salvar vidas", disse Cristiane Dantas.

Enquanto agradecia a homenagem em nome da corporação, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sócrates Vieira de Mendonça Junior, contou um pouco dos 100 anos de história dos bombeiros no estado e destacou a parceria com os poderes Executivo e Legislativo para manutenção das ações.

"São poucas as instituições que conseguiram atingir o respeito alcançado pelo Corpo de Bombeiros do RN ao longo do tempo. Sabemos que estamos passando por uma crise econômica em todo país, por isso temos buscado soluções viáveis, que possam trazer o Corpo de Bombeiros Militar para junto daquelas populações que ainda não têm o serviço da corporação. Agradecemos a atuação em conjunto com o poder Executivo e o poder Legislativo, como no caso da aprovação do Código de Segurança contra Incêndio e Pânico, que deu aos bombeiros a necessária celeridade nos processos, auxiliando o fomento da economia do estado", disse.

TÍTULO
Também por iniciativa da deputada Cristiane Dantas, foi concedido o título de Cidadão Norte-riograndense ao comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sócrates Vieira de Mendonça Junior. Natural de Pernambuco, ele tem 18 anos de serviços prestados à instituição militar, onde, ao longo da carreira, já exerceu diversas funções administrativas e técnicas.

HOMENAGEADOS
Soldado João Batista de Macedo (in memorian)
Sargento Eunildes Martins de Souza Júnior
3º Sargento Walderey Saldanha
Major Denise Maria Bezerra Figueiredo

al_centenariobombeiros2

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)