Banner
26
Nov

assembleia_educadorinfantil

Os 10 anos da carreira de educador infantil da cidade do Natal foram comemorados na manhã desta segunda-feira (26), em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa. De iniciativa do deputado estadual Kelps Lima (SDD), a solenidade homenageou educadores infantis que se destacaram ao longo dessa década.

"Quero destacar o destino de crianças, que assim como eu, foi alterado por conta da educação. Todos os saltos que eu precisei dar na vida só foram possíveis por causa da minha base na educação. E só eu sei a revolução que isso trouxe. Não só na minha vida, mas no meu núcleo familiar. Quando um menino ou menina humilde consegue vencer, faz uma enorme transformação na família. Não haverá melhoria na qualidade de vida no nosso país se não passar pela educação", disse o propositor da homenagem.

As lutas de vitórias da categoria foram destacadas pela educadora Sírlia Sousa de Lima. "Esse é um momento de felicidade para cada um dos homenageados. Cada educador infantil aqui é um herói. Que sai de casa para a luta diariamente. Que dá carinho e amor para os filhos dos outros. Com amor e profissionalismo", destacou.

HOMENAGEADOS
Eliane Torres dos Santos; Jussara Quirino da Cunha; Sírlia Sousa de Lima; Maria Cleonice de Melo Penha; Ana Magna e Silva; Ana Maria Guimarães; Andreia Kátia Bezerra da Silva; Dalijane Marques Hermínio; Diomedes José de Azevedo; Edneide Vitor; Francisco Sarquiz Martins; Jannaína Barbosa de Lima; Valdeclécia Vitorino da Silva Bezerra; Josefa Neta da Costa e Silva; Joseane Tomás Ribeiro; Maria Edilma de Abreu; Maria do Desterro Sousa Barreto da Silva; Maria Eugênia de Andrade; Marluce Maria de Lima Nunes; Rejane de Souza Dantas; Solange Graciano da Costa; Maria da Conceição Borges da Silva; Francineide Custódio da Costa; Angélica Priscila Rodrigues; Eleide Lima de Oliveira; Edivânia Barbosa de Lima; Joyce Gleyce do Nascimento; Katia Sueli de Almeida Nunes; Maria da Conceição da Silva

banner_carloschagas

Comentários (0)
26
Nov

expotec2018-1

O campus de Santa Cruz do Instituto federal do Rio Grande do Norte (IFRN) encerrou na última sexta-feira a oitava edição da Exposição de Ciência, tecnologia e Cultura (EXPOTEC), principal evento realizado em um campus do instituto.

Paralelo a ele, também aconteceu à quarta Semana de Humanidade, com temas mais sociais. Os eventos mostraram trabalhos desenvolvidos ao longo do ano por estudantes em sala de aula ou laboratórios, apresentando à sociedade as ações cotidianas dos estudantes.

Além disso, diversas discussões importantes sociais aconteceram ao longo da semana, mostrando a preocupação do IFRN com o bem-estar social e com o desenvolvimento de políticas públicas que sejam importantes para toda sociedade.

A EXPOTEC apresentou os trabalhos científicos e tecnológicos promovidos pelos estudantes do IFRN. Trabalhos estes que já foram premiados, inclusive internacionalmente, mostrando a qualidade das ações desenvolvidas em Santa Cruz.

As ações de pesquisa são prioridade dentro do IFRN e buscam fomentar desenvolvimento na região e preparar os estudantes para o ensino superior, especialmente aqueles que seguem para áreas tecnológicas, melhorando sua qualidade de ensino.

Já a Semana de Humanidades buscou levar informações aos estudantes e comunidade sobre a importância de se debater sobre as diferenças sociais existentes e como as pessoas devem respeitar a todos.

expotec2018-2

expotec2018-3

expotec2018-4

expotec2018-5

expotec2018-7

Blog_Edipo_Autismo_1950x300px-FINAL

Comentários (0)
26
Nov

programacaoseminario2018aves

A Prefeitura de Santa Cruz definiu a programação do Seminário de Avicultura do Trairi, um dos eventos integrantes da Feira de Avicultura do Trairi, o Fest Frango 2018.

Este ano, o tema principal será o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que a gestão local quer implantar com a justificativa que a inspeção realizada no município irá atrair mais recursos para a cidade.

O Seminário de Avicultura do Trairi acontece na sexta-feira, dia 30, feriado municipal de Aniversário da cidade, a partir das 8h, no Instituto Cônego Monte.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
26
Nov

fatima-seguranca

A governadora eleita Fátima Bezerra anunciou a composição da cúpula da futura administração, indicando, inclusive, membros da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESED). Contudo, ignorou a escolha de um nome para o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CCBMRN).

Mal sinal, o esquecimento dá um tom negativo e preocupa a tropa, tendo em vista que pode ser o prenuncia de quatro anos de pouca valorização para a categoria. Vale salientar que o Corpo de Bombeiros Militares é a instituição de maior credibilidade do País. Não se pode ignorar a confiança que a população deposita nesses profissionais.

Por isso, a Associação de Bombeiros Militares do RN (ABMRN) vai permanecer atenta e vigilante quanto às garantias e os direitos desses valorosos profissionais. O novo governo tem o compromisso de focar na área da Segurança Pública, e assegurar que os bombeiros ganham sua devida importância.

carto_bem_estar

Comentários (0)
26
Nov

breno_cunhau1

A Breno Viagens e Excursões realizou no domingo da semana passada mais um bate e volta com sucesso com um grupo de Santa Cruz.

Desta vez, o grupo de 25 pessoas visitou a Praia de Genipabu, uma das mais bonitas do litoral potiguar e que atrai turistas do Brasil e do mundo.

A viagem ocorreu com tranquilidade na garantia dada pela Breno Viagens com serviço de bordo, guia credenciado e transporte seguro.

O próximo bate-volta de Breno Viagens será para a Praia e Lagoa de Jacumã, uma das mais visitadas no rio Grande do Norte.

breno_cunhau2

breno_cunhau3

Comentários (0)
23
Nov

IFRN_fachadaatualizadaok

O campus de Santa cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou edital para processo seletivo simplificado com uma vaga para professor substituto na área de computação.

Está sendo oferecida vaga de Professor Substituto da carreira de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, distribuída por Campus de lotação, da disciplina de Sistema da Computação. Requisitos mínimos, regime de trabalho e remuneração estão dispostos no Edital da seleção.

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas das 10h, do dia 26 de novembro de 2018, às 20h, do dia 03 de dezembro de 2018, exclusivamente via Internet, através do sítio do IFRN (http://professorsubstituto.ifrn.edu.br).

Os servidores quando ingressam no IFRN já tem um plano de carreira definido e sua atuação junto a instituição, conforme são lançados nos editais oferecidos pela instituição de ensino. A cada tem contrato de seis meses podendo ser renovada por até dois anos.

A contratação temporária no IFRN é corriqueira, pois muitos professores se afastam para especialização. Com isso, mesmo sendo oferecida apenas uma vaga neste edital, será feito um cadastro reserva para que, em caso de necessidade, outros professores sejam convocados.

Após o período de inscrição, a seleção acontece no mês de dezembro e o resultado final será divulgado até o final do ano a contratação deverá acontecer já para o próximo semestre letivo.

bannerpostagensumacasa

Comentários (0)
23
Nov

farmativos_drflaberto

Em mais uma parceria entre a Farmativos, sua farmácia de manipulação em Santa cruz, e o Blog do Édipo Natan, sortearemos para nossos leitores mais um produto campeão de vendas na farmácia.

Neste final de ano, o sorteio será de uma pasta de amendoim, um dos produtos mais utilizados hoje para quem pratica esportes e que traz benefícios para a saúde.

O sorteio será feito com quem COMPARTILHAR, COMENTAR OU CURTIR as postagens compartilhadas no Facebook ou Instagram. O sorteio será feito na segunda quinzena de dezembro. Quanto mais interagir, mais chances de ganhar.

pastaamendoimsorteioPARA QUE SERVE PASTA DE AMENDOIM:

A Pasta de Amendoim é um produto sem glúten e com baixo índice glicêmico que auxilia no ganho de energia e na diminuição do cansaço. Rico em Ômega 3 e 6, auxilia na diminuição do envelhecimento celular e da pressão arterial.

BENEFÍCIOS DA PASTA DE AMENDOIM:

Este suplemento possui vários benefícios, como:

- Baixo índice glicêmico;

- Auxilia no ganho de energia;

- Auxilia na diminuição do cansaço;

- Auxilia na saúde da pele;

- Auxilia no controle da pressão arterial;

- Fonte de ômegas 3 e 6;

- Fonte da vitamina B12.

COMO TOMAR PASTA DE AMENDOIM - FORCE UP:

A Pasta de Amendoim pode ser utilizada de diversas formas: pura (para dar energia antes do treino, principalmente), como ingrediente de receitas ou até mesmo substituindo manteigas, margarinas e/ou requeijões em pães.

Comentários (0)
22
Nov

NOVOSVEICULOS-001

Novos veículos que serão utilizados na limpeza pública foram entregues nesta quarta-feira (21) pela Prefeitura de Santa Cruz. São dois caminhões compactadores de lixo, além de uma caçamba.

Os três veículos foram adquiridos com recursos oriundos de emendar parlamentar do senador José Agripino (DEM).

Os dois caminhões compactadores e a caçamba reforçarão os serviços realizados pela secretaria municipal de Transportes e Obras Públicas, como ressalta o titular da pasta, Francisco Nogueira. "São dois carros compactadores que vão ajudar a melhorar o nosso serviço de coleta de lixo domiciliar, além da caçamba que também será utilizada nos serviços de limpeza pública, principalmente na retirada de entulhos em áreas urbanas", afirmou.

Os novos equipamentos adquiridos pela gestão municipal foram apresentadas à população no final da tarde desta quarta-feira (21).

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
22
Nov

everton_joaoferreira

Everton de Freitas no centro ao lado de professores da escola João Ferreira

O aluno Everton de Freitas Reinaldo, da Escola Estadual João Ferreira de Souza, foi premiado com medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2018).

A OBMEP está na sua 14ª edição e contou com duas etapas: A primeira fase, que contou da aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas. E a segunda, com a aplicação de prova discursiva aos alunos selecionados. As participações deram-se nos três níveis de ensino: Fundamental I, II e Médio.

Everton foi o único aluno da rede estadual de ensino a ser contemplado com medalha na cidade de Santa Cruz, ficando ao lado apenas de um aluno do IFRN na mesma modalidade de ensino.

Além disso, obteve um ótimo resultado nos concursos de redação estaduais, tais como o promovido pela SEEC, intitulado: "O Brasil começa aqui", com a redação eleita da aluna da 2ª série do curso técnico em ADM, Giliane Pontes. Produção textual orientada pela professora de Português, Cecília Nascimento, cuja premiação deu-se na Escola de Governo em Natal.

Também foi destaque estadual a aluna Andressa Nascimento, do 5º ano do Ensino Fundamental, premiada recentemente com o 1º lugar no estado no Concurso de vídeos culturais do SIMAIS. A discente recebeu a premiação no Hotel Holiday, em Natal, onde apresentou-se novamente recitando o cordel que lhe concedeu a vitória.

Outra conquista foi a obtenção do 3º lugar no Concurso Estadual de Cultura, com o resgate da dança regional da Araruna; projeto desenvolvido pela professora de Educação Física, Laíze Rufino, e apresentado em Santa Cruz e em Natal.

brenobannernovo

Comentários (0)
22
Nov

CONF.CRIANASEADOLESCENTE-001

Santa Cruz teve nesta terça-feira (20) a VI edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no auditório do Senai e promoveu debates em torno do tema "proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências".

Preparada pela secretaria municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a conferência teve em sua programação palestras, discussões em grupo sobre propostas e debates sobre a temática do encontro. Além disso, também foram escolhidos os delegados que participarão da etapa estadual da conferência.

Estiveram presentes profissionais que atuam em órgãos da administração municipal, de instituições que desenvolvem atividades com crianças e adolescentes e representantes da sociedade civil organizada.

A conferência foi mais uma etapa importante das ações que a gestão municipal vem desenvolvendo para fortalecer as politicas públicas voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes santa-cruzenses.

brenobannernovo

Comentários (0)