Banner
29
Jul

BANNER-JESC

Após três meses de intensa preparação, a Prefeitura de Santa Cruz abre na tarde desta segunda-feira (29) a primeira edição dos Jogos Escolares de Santa Cruz (JESC).

O planejamento foi iniciado ainda no mês de abril. Reuniões com diretores e professores de educação física, criação de um comitê gestor exclusivo para os jogos e organização em conjunto envolvendo todas as secretarias municipais, fizeram parte do planejamento para que os jogos fossem viabilizados.

Os números já impressionam. Nesta primeira edição, os Jogos Escolares de Santa Cruz contarão com a participação de 17 instituições de ensino, das zonas urbana e rural, e 838 atletas nas 13 modalidades esportivas disponibilizadas pelos jogos.

São 17 escolas que participarão dos jogos nesta primeira edição. As escolas participantes são as seguintes: Escola Municipal Aluízio Bezerra, CEDAP, Escola Estadual Cosme Ferreira Marques, CREART, IESC, IFRN, Escola Municipal João de Oliveira, Escola Estadual João Ferreira de Souza, Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, Escola Municipal Miguel Lula de Farias, Escola Municipal Palmira Barbosa, Escola Municipal Paulo Venâncio, Escola Estadual Pedro Severino Bezerra, Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, Escola Estadual Quintino Bocaiuva, Escola Estadual Rita Nelly Furtado e escola estadual Isabel Oscarlina Marques.

As modalidades da primeira edição do JESC são as seguintes: Atletismo, Basquete, Capoeira, Futebol de Areia, Futebol de Campo, Futsal, Gincana Cultural, Judô, Karatê, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Dupla e Xadrez.

Os Jogos Escolares de Santa Cruz 2019 irão acontecer de hoje (29) até o dia 8 de agosto, buscando reunir centenas de alunos de, praticamente, todas as escolas de Santa Cruz, em um grande momento esportivo para nossa cidade.

Nesta segunda (29), acontecerá a abertura oficial dos jogos. A partir das 3h da tarde, as escolas participantes irão se concentrar no pátio da Matriz de Santa Rita de Cássia e, juntas, desfilarão pelas principais ruas da cidade.

Os Jogos Escolares de Santa Cruz (JESC) é a primeira competição dedicada exclusivamente a disputa entre os atletas escolares da cidade e deverá movimentar Santa Cruz nos próximos dias.

banner_carloschagas

Comentários (0)
29
Jul

ivanildinho_saojoaquim1

O prefeito Ivanildinho esteve neste domingo (28) na comunidade de São Joaquim, na zona rural de Santa Cruz.

Acompanhado do vice-prefeito Glauther Adriano, da primeira-dama Myllena Bulhões Ferreira e do presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Dias, Ivanildinho participou do encerramento da festa de São Joaquim, padroeiro da comunidade. Na zona rural, Ivanildinho tem visto que os agricultores estão empolgados e agradecidos pelo ano de chuvas e fartura.

A gestão municipal tem garantido apoio ao homem do campo no desenvolvimento de políticas públicas que garantam a geração de emprego e renda ao agricultor familiar.

ivanildinho_saojoaquim2

ivanildinho_saojoaquim3

ivanildinho_saojoaquim4

autoescolar3a1banner

Comentários (0)
29
Jul

Nova-Imagem

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que a atividade do setor registrou queda menos intensa em junho e continuou abaixo do padrão usual para o período, tendência que se repete interruptamente desde fevereiro de 2013. O nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO), por sua vez, cresceu de 41% para 43% entre maio e junho. Acompanhando a moderação no declínio da da atividade, o número de empregados caiu em menor intensidade.

No segundo trimestre de 2019, as condições financeiras das empresas do setor melhoraram em relação ao trimestre anterior. Entretanto, os indicadores continuam abaixo dos 50 pontos, refletindo insatisfação com as margens de lucro e a situação financeira, além de dificuldades de acesso ao crédito. Os empresários também apontaram que os preços médios das matérias-primas tiveram aumento menor do que no primeiro trimestre.

O principal problema do trimestre, na opinião dos empresários da Indústria da Construção, foi a elevada carga tributária; seguida pela falta de capital de giro, pela demanda interna insuficiente, pela inadimplência dos clientes e pela burocracia excessiva.

Em julho, os indicadores de expectativas são pessimistas pelo quarto mês consecutivo, após registrarem perspectivas positivas em março. Ou seja, os empresários da Indústria da Construção preveem queda no nível de atividade, nas compras de insumo e matérias-primas, nos novos empreendimentos e serviços e no número de empregados nos próximos seis meses. Por outro lado, o indicador de intenção de investimento apresenta melhora pelo segundo mês seguido, o índice de 34,5 pontos representa aumento de 3,2 pontos na comparação com junho (31,3 pontos) e de 8,4 pontos em relação a julho de 2018 (26,1 pontos).

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 26/07 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais esperam crescimento no nível de atividade, nas compras de insumo e matérias-primas, nos novos empreendimentos e serviços e no número de empregados nos próximos seis meses.

Com informações do Agora RN

carto_bem_estar

Comentários (0)
27
Jul

FOTO-SEDE-PREFEITURA

A Prefeitura de Santa Cruz lançou novo edital convocando dois aprovados no último concurso público. Estão sendo convocados RAFAEL PONTES BARROS e CINTHIA MARIA CIBELLE DE LIMA SOUZA para ocupar o cargo de médico no quadro efetivo da administração municipal.

De acordo com o Edital de Convocação nº 024/2019, o prazo para os candidatos aprovados se apresentarem na secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz) vai de 29 de julho a 02 de agosto de 2019, das 08h às 11h e de 14h às 17h, de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira o horário é das 08h às 11 horas.

No site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br) é possível acessar o Edital de Convocação 024/2019, que traz informações detalhadas sobre prazo, horário e documentação exigida na apresentação do candidato.

bannerfestajapi

Comentários (0)
27
Jul

OFICINA-OLP-001

Professores do ensino fundamental (5º ao 9º ano) e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Santa Cruz participaram, na manhã desta quinta-feira (25), no auditório da Escola Miguel Lula, da oficina "Compartilhando Experiências em Sala de Aula" com gêneros textuais, poesia, memórias literárias e crônicas. A capacitação é uma das fases da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP).

A oficina, que objetivou a troca de experiência entre os participantes, foi ministrada por professoras de escolas estaduais parceiras, Débora Raquiel e Rita de Cássia (Escola José Bezerra Cavalcanti) e Luzia Pessoa (Escola Isabel Oscarlina Marques).

A oficina da OLP foi coordenada pelos professores Erivan Justino, Lucineide Ivo e Dilma Carla, que integram a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEME).

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. A Iniciativa é do Ministério da Educação e do Itaú Social e integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

O período é de oficinas nas escolas e, de 12 a 19 de agosto, será a etapa para os diretores escolares organizarem as comissões julgadoras e enviarem as produções que representarão a escola na Olimpíada.

No dia 09 de dezembro acontece o evento de premiação e a revelação dos 28 alunos vencedores e seus professores.

OFICINA-OLP-002

brenobannernovo

Comentários (0)
27
Jul
27
Jul

CASADESEMENTES-001

O prefeito Ivanildinho participou da inauguração da Casa de Sementes Crioulas "Francisco Pinheiro Dantas", na comunidade rural de Baixio do Roçado, na manhã desta quinta-feira (25).

O gestor municipal destacou a importância da valorização das sementes, que são livres de agrotóxicos e plantadas há várias gerações em nossa zona rural.

O projeto é encabeçado pela Associação de Apoio às Comunidades do Campo (AACC) e conta com parceria da Prefeitura de Santa Cruz para o desenvolvimento de atividades que favoreçam ao agricultor familiar.

Ivanildinho ressaltou em suas palavras que a gestão municipal tem trabalhado para garantir que o agricultor familiar tenha autonomia financeira e possa gerar emprego e renda na zona rural, melhorando sua qualidade de vida. O prefeito ainda agradeceu o carinho de todos que participaram do evento.

A programação integrou a Semana Municipal da Agricultura Familiar, que será encerrada nesta sexta-feira (26) com a Ferinha da Agricultura Familiar, que acontece no pátio da Matriz.

CASADESEMENTES-002

CASADESEMENTES-003

banersaomiguel

Comentários (0)
27
Jul

ufrn_logo

O desenvolvimento de novas parcerias institucionais e o aperfeiçoamento de programas de estágio para os estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram os temas debatidos durante reunião na manhã desta quinta-feira, 25, na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria, entre o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e a superintendente Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Maria Angélica Teixeira.

Na oportunidade, a superintendente detalhou a criação recente do Fórum de Estágios, local de discussão sobre problemas comuns às instituições de ensino superior e de estabelecimento de uma comunicação para fortalecer a contribuição mútua.

"Precisamos preparar os alunos para o mercado de trabalho e é necessário sempre dar o feedback a respeito de melhores práticas para as lacunas observadas. O estágio, ressalto, é um ato educativo, não é a substituição de mão de obra e, tanto para as empresas como para a universidade, é um desafio à plena compreensão dessa relação", colocou Maria Angélica Teixeira.

A superintendente, ressaltando que para o fortalecimento do programa de estágio é essencial que ele esteja sempre em processo de renovação, exemplificou as novas nuances que as ferramentas advindas da indústria 4.0 propiciam.

Presente à reunião, a pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, ressaltou que a UFRN está atenta aos movimentos da sociedade no que diz respeito às novas necessidades. "Um exemplo é que estamos iniciando neste semestre um debate para proposição de atualização dos projetos pedagógicos na área das engenharias, o que implica, em um segundo momento, a participação do sistema de indústria", frisou.

O reitor da UFRN destacou que há questões a serem melhoradas, mas que, por outro lado, elas não podem inviabilizar o estágio em si, ferramenta prevista nas diretrizes curriculares. "Entendemos que o estágio é muito importante no processo de formação do aluno e o Fórum é muito importante para o aperfeiçoamento e a evolução das práticas, bem como para a conscientização a respeito das questões legais. Uma sugestão que dou é uma feira de estágios, um evento para debater e promover a área", pontuou Daniel Diniz.

banner_carloschagas

Comentários (0)
26
Jul

VISITAATERRO-002

O prefeito Ivanildinho visitou, na manhã desta quarta-feira (24), o aterro controlado de Santa Cruz e recebeu a notícia que o local está pronto para ser utilizado.

De acordo com o secretário de Transporte e Obras Públicas de Santa Cruz, Francisco Nogueira, que acompanhou o prefeito na visita, foi cavada a primeira vala, que tem cerca de 200 metros de extensão, por 3,5 metros de altura e 8 metros de largura, local que servirá para acumular resíduos sólidos por cerca de um ano.

À medida que a vala for enchendo, outras valas serão abertas ao longo do terreno que foi isolado pela Prefeitura de Santa Cruz para ser o aterro controlado da cidade.

Agora, os esforços da gestão se concentram para concluir o galpão para coleta seletiva da cidade. O local servirá para os catadores de lixo reciclar resíduos sólidos, como papelão, alumínio, entre outros, e possam garantir sua renda, em um ambiente mais adequado que o atual lixão a céu aberto de Santa Cruz.

De acordo com a secretaria municipal de Transporte e Obras Públicas, o serviço deve ser concluído nas próximas semanas, fazendo com que o aterro controlado de Santa Cruz comece a funcionar o mais breve possível.

O prefeito Ivanildinho destacou os esforços da gestão municipal para concluir a obra rapidamente para que o aterro esteja em funcionamento, garantindo que os moradores do Paraíso não convivam mais com o lixão existente no bairro.

A atual área do lixão, quando desativada, será isolada e se tornará no futuro uma área verde recuperada pelo município através de um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que já existe e será posto em prática após o início do funcionamento do aterro controlado.

VISITAATERRO-001

VISITAATERRO-004

Blog_Edipo_Autismo_1950x300px-FINAL

Comentários (0)
26
Jul

20190725-Etilmetro-Passivo

A Polícia Rodoviária Federal já está realizando fiscalizações nas rodovias federais do RN, com o uso dos etilômetros passivos, aparelhos recém-chegados. Além de dar celeridade à fiscalização e permitir que mais pessoas sejam abordadas, o aparelho representa economia para a instituição, pois reduz os gastos com os bocais.

Em apenas alguns segundos, o etilômetro passivo é capaz de indicar se o condutor fez ou não o uso de bebida alcoólica. Após o motorista assoprar na direção do aparelho, uma luz verde, amarela ou vermelha se acende. Com a luz verde, o motorista é liberado. Com a luz amarela e vermelha, o condutor realiza o teste no etilômetro tradicional, para quantificar o valor da ingestão.

O novo aparelho funciona como uma espécie de triagem, liberando rapidamente o motorista que não apresenta nenhum vestígio de álcool e direcionando a fiscalização para aqueles com indícios da ingestão.

Nos primeiros seis meses deste ano (2019), a PRF registrou um aumento de mais de 10% nas autuações de alcoolemia nas rodovias federais do RN, comparado com o mesmo período de 2018. Em relação à quantidade de testes, no ano passado foram realizados 24.276 e neste ano, 29.041, somente no primeiro semestre.

brenobannernovo

Comentários (0)