Banner
02
Dez

45534234614_0f966b4241_b

O Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN reúne, na próxima semana, pesquisadores nacionais e internacionais para discutir os últimos avanços e desdobramentos de suas pesquisas e trocar experiências sobre as neurociências. O House Symposium, que está em sua 5ª edição, será aberto nesta segunda-feira, 2, às 14h, pela diretora do Instituto, neurocientista Kerstin Schmidt, e segue até quarta-feira, dia 4, com palestras e apresentações entre às 9h e 17h. Tendo como língua oficial o inglês, o evento é aberto a todos os públicos, mas as inscrições para apresentações já estão encerradas.

Todos os anos, a atividade atrai pesquisadores de toda a região e de outras partes do mundo interessados em conhecer as pesquisas desenvolvidas nos laboratórios do Instituto. Neste ano, segundo o neurocientista Adriano Tort, membro da coordenação, pelo menos um terço dos participantes são de outras instituições e países. Uma comitiva de 10 pesquisadores da Universidade de Uppsala, da Suécia, virá participar das atividades, sendo um deles o Professor Klas Kullander, responsável por ministrar a palestra de encerramento.

"Tivemos 176 inscritos para o evento deste ano, dos quais cerca da metade é diretamente vinculada ao ICe. Da outra metade, a maioria é formada por membros da comunidade acadêmica da própria UFRN, e uma pequena parte vem de outros estados. No entanto, em termos de palestrantes, há muitos convidados externos neste ano. Cerca de um terço das palestras será ministrada por pesquisadores de fora da UFRN", reforça Adriano.

O House Symposium não tem um foco específico. Como nos anos anteriores, será apresentada uma gama de resultados em diversas áreas das neurociências, desde pesquisas básicas, realizadas em níveis moleculares e celulares, até pesquisas aplicadas em seres humanos. As palestras foram agrupadas em cinco módulos temáticos.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
29
Nov

VISITA-BRASILIA-001

O prefeito Ivanildinho esteve em Brasília/DF, ao longo desta semana, e participou de encontros importantes em ministérios e com parlamentares em busca de garantir recursos para Santa Cruz/RN.

A visita começou na segunda-feira (25) na residência oficial do presidente do senado, Davi Alcolumbre. Acompanhado do deputado Tomba Farias e do ex-senador José Agripino, Ivanildinho pleiteou recursos para diversas obras importantes do município que estão com recursos para serem liberados em alguns ministérios.

No Ministério da Saúde, na companhia do deputado Tomba Farias e do ex-senador José Agripino, o prefeito de Santa Cruz se reuniu com o chefe de gabinete do Ministério, Alex Machado Campos, para tratar da liberação de recursos para atenção básica, que estão destinados ao município.

Já no Congresso, Ivanildinho visitou, também ao lado do deputado Tomba Farias, o gabinete do deputado federal General Girão, que assegurou atenção especial para pleitos de Santa Cruz, além de encontro realizado entre o prefeito e o deputado federal Rafael Motta, que também garantiu destinar recursos de emendas parlamentares para o município.

O prefeito Ivanildinho fez saldo positivo da viagem e agora aguarda que os recursos sejam empenhados o mais rápido possível para que as obras planejadas comecem a ser executadas em breve. O gestor municipal retorna nesta quinta-feira (28) para Santa Cruz.

VISITA-BRASILIA-003

VISITA-BRASILIA-002

VISITA-BRASILIA-004

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
29
Nov

finep-2

Visando a promoção do desenvolvimento socioeconômico por meio da ciência, tecnologia e inovação, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, se reuniu com o analista técnico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fernando Vieira da Cunha, na tarde desta quinta-feira, 28, no Gabinete do Reitor. O representante da empresa financiadora fez um balanço positivo sobre as visitas técnicas realizadas durante a semana aos projetos da instituição de ensino.

Para Fernando Cunha, a avaliação das visitas às obras foi bastante positiva, devido ao empenho da universidade em concluir tudo que se propõe a fazer. Ainda conforme o analista, a forma como a UFRN conduz seus projetos é exemplar, se comparado a outras instituições. "O objetivo da visita foi conhecer de perto o que apoiamos, tanto as pesquisas como as obras, para verificar o que avançou e quais as principais dificuldades no que foi financiado", explica após visitar 12 obras, entre elas o edifício de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, o Laboratório de Sistemas Complexos, além de construções das Biociências e da Meteorologia.

O reitor Daniel Diniz agradeceu a visita e o balanço positivo relatado pelo analista da Finep, atribuindo o sucesso à equipe da UFRN, que vem trabalhando de forma dedicada e com espírito de coletividade. "Temos uma equipe muito empenhada, que sabe superar as adversidades e aproveitar as oportunidades. Dessa forma, há um esforço coletivo para acompanhar todos os projetos, pensando no crescimento da instituição", considera.

Participaram ainda da reunião o diretor da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), André Maitelli, a pró-reitora de Pesquisa, Sibele Pergher, e o superintendente de Infraestrutura da UFRN, Luiz Pedro de Araújo.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
27
Nov

IVANILDINHO-RADIO

Em seu programa de rádio, "Bom Dia Prefeito", desta quarta-feira (27), o prefeito Ivanildinho anunciou que fará grande investimento em recuperação de escolas em Santa Cruz.

Após o setor de engenharia da Prefeitura concluir os projetos, todas as escolas da cidade serão reformadas e terão estruturas mais adequadas para alunos e profissionais da educação.

Serão investidos quase R$ 1 milhão para recuperar todas as escolas e creches de Santa Cruz, um investimento recorde que atenderá às demandas das escolas.

Os projetos já foram encaminhados para o setor de Licitações da Prefeitura e a expectativa é que as obras aconteçam durante as férias de verão dos alunos, que começam neste final de ano.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
27
Nov

FOTO-FEIRA-OK

Para acabar com as dúvidas da população santa-cruzense, a Prefeitura confirmou que a feira livre não será antecipada e acontecerá normalmente no próximo sábado (30), mesmo sendo feriado municipal.

Como não haverá nenhum grande evento nesta data e os comerciantes registram sempre uma queda significativa nas vendas quando há uma antecipação da feira livre, a gestão municipal resolveu mantê-la em seu dia tradicional, o sábado.

Quanto ao feriado de 30 de novembro, de emancipação politica do município, esse pode ser o último ano que o feriado aconteça nesta data. A explicação está nos argumentos de vários historiadores locais que afirmam que há um equívoco histórico e que a verdadeira data de emancipação de Santa Cruz é 11 de dezembro.

A Prefeitura de Santa Cruz pretende reunir nos próximos dias alguns dos historiadores que levantaram a tese do erro na data para juntar todas as informações que foram colhidas em pesquisas e formular um projeto de lei objetivando alterar a data do feriado de emancipação política para 11 de dezembro, a partir de 2020.

Entenda a principal tese defendida

Nos últimos anos uma dúvida surgiu quanto a real data de aniversário da cidade e qual a diferença de aniversário para emancipação política. Estamos falando do "30 de novembro" e "11 de dezembro".

Santa Cruz/RN completa, no próximo sábado (30 de novembro), 105 anos de elevação de município para a categoria de cidade, isso aconteceu através da lei nº 372 de 30 de novembro de 1914, sancionada por Joaquim Ferreira Chaves. Nesta data é feriado municipal na capital do Trairi.

O professor, Edgar Santos, é um dos que apontam o erro na comemoração. Ele foi pesquisar e encontrou a resposta.

Segundo Edgar Santos, no dia 30 de novembro de 1914, Santa Cruz recebia o título honorífico de cidade, mas bem antes, em 11 de dezembro 1876, através da lei nº 777, sancionada por Dr. Antônio Passos de Miranda, desmembrou Santa Cruz/RN de São José de Mipibú/RN lhe dando autonomia administrativa, política e jurídica, a chamada emancipação política.

De acordo então com essas informações levantadas, a data de 30 de novembro se refere apenas ao título de cidade, mas a emancipação política de fato já havia sido conquistada anos antes, na data de 11 de dezembro de 1876.

Para Edgar Santos por muitos anos se comemorou, de forma equivocada, a emancipação política de Santa Cruz/RN.

São dois momentos distintos, porém, igualmente importantes para história da capital do Trairi. 105 anos de aniversário da cidade de Santa Cruz, que serão comemorados no próximo sábado (30), e no próximo dia 11 dezembro, 143 anos de emancipação política.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
27
Nov

unnamed

O Hospital Universitário Ana Bezerra realiza na próxima quarta-feira ação que lembra o Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre a prevenção do HIV/AIDS.

A programação ocorrerá aberta a população pela manhã, em frente a unidade de saúde, com testes rápidos de HIV/AIDS, distribuição de preservativos e panfletos e orientações às pessoas.

À tarde, acontecerá uma programação com alunos da Escola Estadual Professor Ribeiro, com uma roda de conversa retirando duvidas dos alunos sobre a temática.

Todos são convidados a participar da programação em frente a Unidade de Saúde e se informar mais sobre o assunto.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
27
Nov

FOTO-ASSINATURA

O prefeito Ivanildinho sancionou, na semana passada, a Lei 774/2019 que institui Programa Municipal de Prevenção à Dengue, Chikungunya e Zika no município de Santa Cruz.

De autoria da própria Prefeitura de Santa Cruz, o programa visa trazer as responsabilidades da gestão municipal e da população para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite as perigosas doenças.

Ficou determinado por lei que a secretaria municipal de Saúde manterá trabalho permanente de esclarecimentos e orientações sobre as formas de prevenir a Dengue, Chikungunya, Zika Virus e Febre Amarela, por meio dos seus setores responsáveis. A equipe da secretaria vai começar diversas campanhas educativas para conscientizar a população a não deixar água parada e evitar que o mosquito se prolifere.

Já a população será responsável por adotar as medidas necessárias à manutenção de suas propriedades e terrenos limpos, sem acúmulo de lixos e materiais inservíveis, de modo a evitar as condições que proporcionem a instalação e proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti.

A lei determinado ainda que os proprietários de terrenos ou estabelecimentos residenciais, comerciais e públicos, que tiverem irregularidades nos locais, receberão um alto de infração e posteriormente, caso o problema persista, eles podem ser multados, para que a situação seja sanada.

Segundo Ivanildinho, a lei é essencial para que todos possam saber de seu papel neste combate e cumprir o que for determinado. "Este ano, enfrentamos uma epidemia de Dengue e o hospital regional Aluízio Bezerra ficou super lotado com nossa população, situação que não queremos ver no próximo ano acontecer, pois a saúde das pessoas tem que ser em primeiro lugar e a prevenção é a melhor forma de se evitar graves problemas", enfatizou o prefeito município.

Como Santa Cruz é um dos municípios que tem alto risco de epidemia para o próximo ano, algumas medidas já estão sendo tomadas em busca de minimizar as chances do mosquito se proliferar.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
27
Nov
27
Nov

Foto_Divulgao_2

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), investirá R$ 1.027.299,32 num novo espaço para a sua Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), ampliando a capacidade do serviço e tornando a estrutura mais eficiente, moderna e confortável para pacientes e profissionais de saúde. O contrato da obra foi assinado este mês e os recursos são provenientes do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), do Ministério da Educação.

De acordo com o chefe da Oncologia do HUOL, Elio Barreto, o impacto na assistência será o benefício mais importante, pois "além de aumentar a capacidade de atendimentos ambulatoriais e tratamentos quimioterápicos, o projeto irá liberar 6 leitos adicionais, ampliando a disponibilidade de internações", explica.

O gestor ainda acrescenta que as doenças e agravos não transmissíveis são a principal causa de adoecimento e morte da população, sendo o câncer a segunda causa mais prevalente desses óbitos. "O INCA estima 600 mil casos novos/ano em 2018 e 2019 no país. Até 2040, é estimada uma ampliação de casos em quase 80% e aumento da mortalidade em torno de 95,5%. E isso ocorre diariamente! Então, é indispensável que os serviços de saúde se fortaleçam e ampliem suas ofertas, pois há uma avalanche oncológica diante dessa terrível perspectiva de dobrar o número de mortes".

A gerente administrativa, Zilmar Fernandes, destaca que a governança do hospital vem acompanhando os indicadores de crescimento dos casos de câncer. "A Unacon reiteradamente nos transmite dados da necessidade de ampliação da área de atendimento, de modo que nos mobilizamos para viabilizar essa demanda".

"O projeto é fruto da soma de forças de diversas áreas, tanto assistenciais quanto administrativas. A Ebserh sede teve papel fundamental na contratação, pois foi a via do apoio financeiro, entendendo prontamente a necessidade prioritária e estratégica da ação no âmbito do HUOL", encerrou Zilmar.

O prazo de entrega da estrutura é de 6 meses, sendo a AC Engenharia Ltda responsável pela reforma e a Arplan Engenharia Térmica encarregada da climatização.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)
25
Nov

CAMPANHA-COLETAALUNOS-005

Alunos da escola municipal José Rodrigues da Rocha estão fazendo um trabalho de conscientização da população com relação à Coleta Seletiva.

Após visita realizada pelos estudantes ao galpão de triagem e ao aterro controlado, os estudantes, estimulados por seus professores, saíram casa a casa no Conjunto Cônego Monte, bairro em que a escola é situada, para entregar panfletos e repassar informações de como funciona a coleta seletiva na cidade.

O trabalho deve continuar nas próximas semanas, garantindo que as pessoas possam ajudar na seleção do lixo para que os catadores de resíduos reciclados tenham cada vez mais materiais para comercialização, além de todos ajudarem a proteger o meio ambiente.

CAMPANHA-COLETAALUNOS-001

CAMPANHA-COLETAALUNOS-003

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)