Reitores das universidades federais pedem prioridade para educação

henrique_reitoresO presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta terça-feira (5) os diretores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior, entre eles, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Cruz. A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), também participou do encontro no gabinete da Presidência.

Os reitores reforçaram ao presidente da Câmara o pleito da Andifes para que os recursos da distribuição dos royalties do petróleo sejam direcionados para a educação. "Pelo que conheço desta Casa, não acredito que consigamos 100% dos royalties vinculados à educação, mas daremos prioridade à discussão desse assunto", assegurou Henrique Alves. O presidente também vai priorizar a análise do Plano Nacional de Educação, que está no Senado e deverá retornar à Câmara ainda este semestre.

Outra matéria entre as prioridades das universidades federais é o Código de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os reitores ainda devem apresentar uma minuta de projeto de lei da Andifes para assegurar a autonomia das universidades públicas. "Todas essas medidas são essenciais para que possamos oferecer mas vagas nas nossas instituições", ressaltou a vice-presidente da Andifes, Ângela Cruz. A reitora da UFRN disse ainda que, com mais autonomia a universidade poderá ampliar as parcerias com empresas como a Petrobras.

{BANNER}


Imprimir  

Artigos semelhantes