Banner
11
Nov

Parlamento paraguaio busca referência em Planejamento Estratégico

Imprimir
PDF

parlamento

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se destacou durante os primeiros dias da 21ª edição do Congresso Internacional sobre Reforma do Estado e a Administração Pública, promovido pelo Centro Latino Americano para o Desenvolvimento (CLAD), em Santiago, Chile. O Planejamento Estratégico do Legislativo Potiguar, apresentado durante o congresso, tornou-se referência para o parlamento do Paraguai.

"É uma grande satisfação saber que o nosso projeto tem sido tão bem aceito também no exterior. O Planejamento Estratégico tem trazidos resultados expressivos e já é uma realidade no Poder Legislativo", disse o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB).

Na manhã desta quinta-feira (10), o coordenador técnico do Planejamento Estratégico da ALRN, Carlos Russo, encontrou-se com o representante do Poder Legislativo do Paraguai, servidor efetivo, Mário Joia, para discussão do modelo implementado no Legislativo potiguar. Ao conhecer o planejamento da ALRN, apresentado no fórum de discussão legislativa de quarta-feira (9), o representante do Paraguai demonstrou interesse no tema e disse que o modelo será levado ao país vizinho.

Segundo Mário Joia, jamais foi realizado no legislativo paraguaio um plano semelhante e, por isso, ele buscou referências, que vão desde a execução, como também nos primeiros resultados que estão apresentados pela Assembleia Legislativa potiguar no congresso.

"Ao final do encontro, ofereci ao parlamento paraguaio a cópia de nosso Planejamento Estratégico 2015-2016 e informei que estamos trabalhando no 2017-2018, que será ainda mais completo e abordando nova realidade da Casa. É uma troca de experiência positiva para todos os lados", disse Carlos Russo.

Comissão

Ainda durante o congresso, que vai até a sexta-feira (11), o coordenador técnico do Planejamento Estratégico da Assembleia participou do painel "Pilares da Administração Legislativa: capacitação, qualidade e autonomia como ferramentas de uma administração de excelência", realizado pela Câmara dos Deputados de San Juan (Argentina), pelo poder legislativo de La Rioja (Argentina) e pelo Senado da Nação Argentino, que citou em sua apresentação o Planejamento Estratégico da ALRN, conhecido no Congreso Internacional en Governo, Administração e Políticas Públicas (GIGAPP 2016), realizado em Madri, na Espanha.

Além de discutir com representantes dos parlamentos latinos, o representante da Assembleia Legislativa participou da criação de um fórum de discussão específico para o Poder Legislativo mundial, oferecendo a ALRN como candidata para sediar o primeiro evento com ênfase mundial.

"Inclusive, já iniciamos as conversas concretas com o representante do Senado Argentino, Mario Roberto Nitti, para definição das temáticas de discussão", disse Carlos Russo.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)