Banner
11
Nov

Pesquisas da Escola da Assembleia são discutidas em congresso no Chile

Imprimir
PDF

chile

A participação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte continua destacada no XXI Congresso Internacional do Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), realizado até esta sexta-feira (11), em Santiago, no Chile. Pesquisas desenvolvidas por professores e alunos que atuam no curso de mestrado da Escola da Assembleia foram debatidos entre membros de casas legislativas da América Latina.

"A parceria entre a Escola do Legislativo e UFRN tem gerado pesquisas consistentes para o desenvolvimento de ações que otimizam o trabalho no Poder Público e, principalmente, no Legislativo. A área de pesquisa na Escola do Legislativo recebe nossa atenção porque acreditamos que poderá fazer a diferença na qualidade dos serviços públicos no Rio Grande do Norte", disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB).

Através de um Núcleo de Inovação, com pesquisa dos Tribunais de Conta estaduais, municipais e da União, o estudo comandado pelo professor Hironobu Sano criou um instrumento de pesquisa e análise quanto ao controle, responsabilização e transparência. O projeto de pesquisa "Transparência e Accountability: O Acesso à Informação nos Tribunais de Contas", que é comandado pelo professor doutor em Administração Pública e Governo, buscou avaliar o papel destes tribunais como órgãos auxiliares do Poder Legislativo no controle externo da administração pública.

No entendimento dos profissionais que atuam no estudo, a análise deste instrumento de pesquisa nos tribunais de contas poderá se tornar uma importante ferramenta para mensurar a atuação das casas legislativas em geral quanto ao controle e transparência de seus atos. O estudo conta ainda com a participação do servidor da Assembleia Legislativa e mestrando, George Pereira de Azevedo Maia.

Ainda no congresso, o professor Fábio Resende, graduado em Nutrição e doutor em Administração, apresentou pesquisa relacionada à nutrição escolar na cidade de Santa Cruz. O estudo, apresentado também com a presença do diretor da Escola do Legislativo, Carlos Russo, aponta para a necessidade de melhorias e desenvolvimento para o setor, sugerindo alternativas para o funcionamento de maneira mais eficiente.

"Estamos muito satisfeitos com a participação da Escola do Legislativo no congresso. Foi importante para a troca de experiências e dividir um pouco que está sendo desenvolvido", disse Carlos Russo.

banner_carloschagas

Comentários (0)