Banner
30
Nov

Assembleia entrega título de cidadão a Mairton França e Clauder Arcanjo

Imprimir
PDF

souza

O professor Mairton França, titular da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do RN, e o engenheiro, professor e escritor Clauder Arcanjo são os mais novos cidadãos norte-riograndeses. Os títulos foram entregues na manhã desta quarta-feira (30) em sessão proposta pelo deputado Souza Neto (PHS) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O parlamentar destacou o extenso currículo dos homenageados e a importância da outorga do título. "Minha fala é revestida de um caráter especial e pessoal. Tenho certeza que os títulos de cidadania que o Poder Legislativo do RN entrega hoje ao professor Mairton França e ao engenheiro, professor e escritor Clauder Arcanjo, são, de fato, manifestação de reconhecimento e também de justiça. Os agraciados passam a ser irmãos, conterrâneos, parte de nós mesmos", disse.

Natural de Fortaleza, José Mairton França foi breve em seu discurso. "O lugar de onde somos é aquele que nos identifica. Que escolhemos ser, viver e ser felizes. Para mim, este lugar é o Rio Grande do Norte. Minha terra das oportunidades. Desde criança ouço minha avó, a mãe do meu pai falar do povo daqui sempre com muita admiração. E ela me falou que a origem do meu sobrenome é potiguar. Uma alegria para mim", destacou.

Um pouco mais emocionado, o também cearense Clauder Arcanjo agradeceu à família e amigos. "Obrigado. Estou muito emocionado e feliz. Nesta terra de Cascudo estou há quase 30 anos. Minha Santana do Acaraú está um pouco enciumada, sabe que estou morrendo de amores pelo solo potiguar, mas devo dizer que nunca rompemos com nossa terra natal. Mas o solo potiguar está marcado em minha memória afetiva", discursou.

LANÇAMENTO

Depois da entrega dos títulos o professor Clauder Arcanjo lançou o livro Cambono, de sua autoria, na Assembleia Legislativa. Em formato de novela-folhetim , o autor constrói uma trama labiríntica em que o cotidiano dos moradores da fictícia Licânia é retratado de forma surpreendente.

OS HOMENAGEADOS

Antônio Clauder Alves Arcanjo (Clauder Arcanjo)

Engenheiro civil, formado, em 1985, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é natural de Santana do Acaraú-CE. Escritor, publicou as seguintes obras: Licânia (contos), Lápis nas veias (minicontos), Novenário de espinhos (poemas), Uma garça no asfalto (crônicas), e o livro de aforismos, edição bilíngue português-espanhol, Pílulas para o silêncio (Píldoras para el silencio), lançado em outubro de 2014, em Salamanca – Espanha. No prelo, obras inéditas nos seguintes gêneros: romance, resenhas literárias e novela. Reside em Mossoró-RN, desde 1986, sendo um dos editores da Sarau das Letras. É membro da Academia Mossoroense de Letras (AMOL), da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Norte (AMLERN), da Sociedade Brasileira para Estudos do Cangaço (SBEC) e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP). Cronista semanal dos jornais Gazeta do Oeste e O Mossoroense, além de colaborador de diversos sites literários. Clauder Arcanjo é, também, um dos coordenadores do programa Pedagogia da Gestão, na Tv Cabo Mossoró (TCM), programa este voltado para o incentivo às boas ações de gestão, educação e cultura na região.

José Mairton Figueiredo de França

Nasceu na cidade de Fortaleza - CE. Em 1990 chegou ao Rio Grande do Norte para residir com a família na cidade do Natal, onde morou até 1994. É economista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ocupou os cargos de Diretor de Pós-Graduação e Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação no período de 1998 a 2000 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). No campo da pesquisa acadêmica, o Prof. Mairton França foi líder do grupo de pesquisa sobre "estudos de eficiência e produtividade" da Faculdade de Ciências Econômicas da UERN. Na Prefeitura Municipal de Mossoró em janeiro de 2005, assumiu a função de assessor técnico da Secretaria Municipal da Cidadania, e depois o cargo de Gerente Executivo da Gestão Ambiental (em outubro de 2005 a dezembro de 2012). Atuou no Grupo de Trabalho Local para a elaboração do Plano Diretor de Mossoró-RN, na elaboração do Código Municipal de Meio Ambiente e como colaborador na elaboração do Código de Obras, Edificações e Posturas e dos Planos de Mobilidade Urbana e de Gestão dos Resíduos Sólidos do Município de Mossoró. Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, onde preside o Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CONERH, o Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONEMA e o Conselho de Administração da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte-CAERN, tem conseguido através de reiteradas visitas ao ministério da Integração à liberação de Recursos para obras importantes como a Barragem de Oiticica e projetos de integração de Bacias hidrográficas, bandeiras defendidas pelo Secretário e pelo Governo do Estado.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)