Banner
23
Jan

Hospitais Universitários do RN realizam ação ao Janeiro Branco

Imprimir
PDF

ananbezerraO Janeiro Branco é uma campanha de conscientização em favor da saúde mental, criada em 2014, em Minas Gerais, e que hoje cresce em todo o país.  A exemplo do Outubro Rosa e do Novembro Azul, a iniciativa pretende introduzir uma nova temática na agenda nacional, destacando a atenção à saúde mental como condição necessária à vida moderna.

No Rio Grande do Norte, as três unidades hospitalares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), ambos em Natal, e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), em Santa Cruz, planejaram uma programação voltada à Saúde Mental para este mês. Com o tema Quem cuida da mente, cuida da vida, a programação, que segue até o dia 31, inclui mesas-redondas, exibição de filmes, oficinas de meditação, rodas de conversas e uma caminhada no Parque das Dunas.

A psicóloga organizacional da MJEC, Monique Pimentel, explica a ideia da campanha e seu objetivo:  "O Janeiro Branco é uma campanha idealizada por psicólogos de Uberlândia cujo principal objetivo é refletir sobre saúde mental, qualidade de vida e o que pode ser feito para melhorar essa condição".

Monique ainda comenta o significado da cor e o porquê de o mês ser janeiro: "É um mês propício por ser um marco temporal voltado à reflexão. A cor branca representa a paz e também uma nova página que temos para escrever ao longo do ano. É uma oportunidade de repensarmos nossa qualidade de vida e nossa saúde mental, além de definir planos e projetos que envolvem o bem-estar", afirma.

A abertura oficial do evento, realizada no último dia 17 no auditório Mariano Coelho, no Huol, contou com a presença de representantes dos três hospitais e da UFRN. Na ocasião, aconteceu uma mesa-redonda abordando o tema da campanha.

supercopia_ok

Comentários (0)