Banner
04
Apr

Profissionais do Ana Bezerra são capacitados para acolher e coletar vestígios de vítimas de violência sexual da região Trairi

Imprimir
PDF

huab_capacitacaovestigiosProfissionais do Hospital Universitário Ana Bezerra - HUAB participaram no último mês de março de capacitação promovida pela 5ª Unidade Regional de Saúde em parceria com a SESAP (Secretaria de Saúde do RN) e a Maternidade Escola Januário Cicco – MEJC sobre Acolhimento às Vítimas de Violência Sexual na Região com Coleta de Vestígios.

A 5ª. URSAP (5ª. Unidade Regional de Saúde) em conjunto com a SESAP (Secretaria de Saúde do Estado do RN) e a Maternidade Escola Januário Cicco – MEJC promoveram no auditório do Hospital Universitário Ana Bezerra – HUAB, e com a participação de profissionais do próprio HUAB, do Hospital Regional Aluízio Bezerra, de Santa Cruz e ainda de órgãos da saúde e do Hospital de São Paulo do Potengi, RN, uma Capacitação dos profissionais de Saúde para o Acolhimento e Coleta de Vestígios às Vítimas de Violência Sexual.

Os objetivos desta ação foram: promover a sensibilização e capacitação dos profissionais acerca do acolhimento humanizado e coleta de vestígios das crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência sexual; e, organizar os serviços de saúde, nas redes que são portas de entrada para o atendimento deste grupo populacional.

Os atendimentos ocorrerão 24h por dia, sete dias por semana em locais específicos e reservados para acolhimento, registro de informações e coleta de vestígios e a guarda provisória de vestígios. O objetivo é tornar o atendimento mais humanizado e eficaz, evitando assim a revitimização e reduzindo a exposição da pessoa que sofreu a violência, além de oferecer às autoridades policiais elementos que identifiquem os autores da violência e comprovem o ato.

O HUAB está em processo de habilitação deste serviço. Nesta perspectiva, além desta capacitação, outras ações já foram desenvolvidas: Capacitação da equipe em Brasília; fóruns locais para os profissionais do serviço e região; aprovação do pleito na CIR (Comissão Intergestores Regional) e CIB (Comissão Intergestores Bipartite), dentre outras. Deste modo, a unidade espera que em breve possa ser efetivamente habilitada pelo Ministério da Saúde e assim iniciar a prestação de mais este serviço, tornando-se instituição de referência neste tipo de atendimento.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)