Banner
01
Dec

Santa Cruz comemora 103 anos; entenda a diferença entre o aniversário da cidade e a emancipação política

Imprimir
PDF

SANTACRUZ-VISTAPARCIAL

Santa Cruz completou ontem, 30 de novembro, 103 anos de elevação de município para a categoria de cidade, isso aconteceu através da lei nº 372 de 30 de novembro de 1914, sancionada por Joaquim Ferreira Chaves. A principal cidade da região Trairi faz, portanto, aniversário nesta quinta-feira, feriado municipal.

Nos últimos anos uma dúvida surgiu quanto a real data de aniversário da cidade e qual a diferença de aniversário para emancipação politica. Estamos falando do "30 de novembro" e "11 de dezembro". O professor e historiador, Edgar Santos, atual secretário municipal de Cultura, foi pesquisar e encontrou a resposta.

Segundo Edgar Santos, em um dia como ontem, em 1914, Santa Cruz recebia o título honorífico de cidade. Anos antes, em 1876, em 11 de dezembro a lei nº 777, sancionada por Dr. Antônio Passos de Miranda, desmembrou Santa Cruz/RN de São José de Mipibú/RN lhe dando autonomia administrativa, política e jurídica. Ele explicou que, por muitos anos, se comemorou, de forma equivocada, a emancipação politica de Santa Cruz.

São dois momentos distintos, porém, igualmente importantes para história da capital do Trairi. 103 anos  de aniversário da cidade de Santa Cruz comemorados ontem (30) e no próximo dia 11 dezembro, 141 anos de Emancipação Politica.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)