Banner
09
Apr

Hospital Universitário Ana Bezerra desenvolve Semana da Qualidade e Segurança na Assistência ao Paciente

Imprimir
PDF

Secretaria_Estadual_de_SadeNo período de 02 a 05 de abril aconteceu a Semana de Qualidade e Segurança na Assistência ao Paciente no HUAB. O evento foi promovido pelo Setor de Vigilância em Saúde, em parceria com a Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP) e contou com o apoio da Comunicação na sua divulgação e cobertura de toda a programação.

Durante estes dias foram apresentadas as principais estratégias de qualificação da assistência na instituição, principalmente aquelas relacionadas ao gerenciamento de risco assistencial e tecnológico. Houve o reforço para a equipe em relação aos mais diversos protocolos relacionados à Segurança do Paciente, já implantados no HUAB, tais como o de Higienização das Mãos e Identificação Segura e que contou com interessantes ações itinerantes.

Também foram destacadas as ações de qualificação da assistência realizadas em parceria e transversalmente com diversos setores do HUAB. Na oportunidade houve a retomada das ações, pela Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, da promoção do preenchimento da Lista de Verificação do Parto Seguro, já adaptada para a realidade local e a apresentação das ações de melhoria da adesão da Lista de Verificação da Cirurgia Segura, inclusive com a apresentação de sua nova versão pela equipe da Unidade de Cirurgia. Para a equipe do Centro Cirúrgico também houve um momento de reflexão sobre o uso do Antibioticoprofilatico em Cirurgias.

As ações de Vigilância Ambiental e de segurança na medicação também foram trazidas para a semana e apresentadas pelos executores das ações, respectivamente, a Unidade de Hotelaria Hospitalar e Unidade de Farmácia Clínica. A Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-intensivos (UCIS) participou de dois importantes momentos, na apresentação da sua experiência na prevenção das Lesões de Pele e nas ações de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde.

Outras temáticas importantes do dia a dia da instituição também foram abordadas, tais como a necessidade da qualificação do preenchimento da Declaração de Óbito (DO) pela equipe médica, no intuito de evitar o retorno de familiares para a correção desta. Neste dia todos os médicos da instituição terão a oportunidade de conhecer detalhes e tirar dúvidas com profissionais que são referência no estado no preenchimento deste importante documento. Outro importante assunto também recebeu destaque no mesmo dia pela Comissão de Prontuários e Documentação Médica: o preenchimento dos prontuários e dos registros eletrônicos no hospital.

UHH_2

banersaomiguel

Comentários (0)