Banner
08
Jun

Clínica Angelus conscientiza sobre perda de peso com saúde

Imprimir
PDF

angelus_amanda

EMAGRECER X PERDER PESO
Você sabe a diferença entre eles?
Muitas vezes, no consultório, percebemos grande preocupação dos pacientes que buscam "redução de peso" em relação ao seu peso na balança.
Essa preocupação, geralmente, aumenta quando o indivíduo, no retorno, ver que não obteve uma grande ou significativa redução do peso, ou até teve aumento do seu peso, mesmo tendo seguido a dieta e realizado os treinos tudo direitinho.
Mas como pode isso?
O peso corporal total, indicado na balança, é o peso de tudo que compõe nosso corpo (massas óssea, muscular e adiposa, água etc.). A composição corporal, medida através de bioimpedância ou outros médicos, é que vai dizer o quanto de massa gorda e massa muscular temos, sendo que o músculo pesa bem mais que a gordura.
No emagrecimento, objetivamos a redução da massa gorda e manutenção ou aumento da massa muscular. Neste caso, quando emagreço, eu posso reduzir a massa gorda e manter ou até aumentar a massa muscular, ao mesmo tempo, resultando em um balanço que mantém ou até aumenta o meu peso corporal total.
Na perda de peso (geralmente ocasionada por alimentação e estilo de vida desequilibrados), acontece a perda de massa gorda e massa muscular também, o que, com certeza, vai gerar redução do peso na balança, porém a perda de massa muscular não é interessante e saudável (discutiremos este assunto em outra oportunidade).
Então não ver diferença na balança, na maioria das vezes, não é um sinal ruim, pelo contrário. Isso pode dizer que sua composição corporal está mudando, onde podemos ver diferença nas medidas, e você está conseguindo emagrecer de forma adequada.

Gostaram do tema de hoje?

- Atendimentos nutricionais todas as SEXTAS e SÁBADOS na Clínica Ângelus, com a Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Amanda Laís @amandalaisnutricionista.
What: 99672 7552

Comentários (0)