Banner
29
Out

Artigo: Desempenho de Fátima Bezerra em Santa Cruz é ilha na oposição e desempenho em pleitos municipais comprovam liderança de Tomba Farias no município

Imprimir
PDF

fatima-petronio-desempenho

O voto de Fátima Bezerra (PT) em Santa Cruz tem se mostrado independente ao longo dos pleitos eleitorais.

Fátima Bezerra tem recebido reconhecimento das urnas em Santa Cruz desde a consolidação dos campi de Santa Cruz da UFRN e do IFRN, conseguindo atrelar seu nome a expansão dos equipamentos de educação, e fazendo com que esse reconhecimento se transforme em votos.

Fatima Bezerra foi a mais votada em Santa Cruz desde 2010 para o cargo que disputou. Foi assim como deputada federal naquele ano, para Senadora da República em 2014 e agora, para governadora do estado.

A maior prova de enlace é que Fátima em 2006, obteve pouco mais de 2 mil votos, contra mais de 5 mil obtido naquela época por Fábio Faria, candidato do sistema governista. E nesse ano, ainda não se tinha campus de Santa Cruz da UFRN e do IFRN.

Outro exemplo que mostra que o voto de Fátima Bezerra é independente é o desempenho dela apoiando candidatos para o pleito municipal em Santa Cruz.

Em 2008, ano de criação da UFRN em Santa Cruz, o candidato apoiado por Fátima Bezerra teve o melhor desempenho nas urnas. Naquele ano, Dr. Petrônio Spinelli obteve mais de 8 mil votos na disputa pra prefeito, mas foi derrotado pelo ex-prefeito Péricles Rocha, que foi apoiado por Tomba Farias.

De lá para cá, Fátima Bezerra viu o seu apoio a candidatos diminuírem e o PT de Santa Cruz definhar.

Em 2012, Fátima Bezerra esteve presente na campanha de Dr. Petrônio Spinelli mais uma vez. Naquele ano, o candidato a prefeito obteve pouco mais de 1.200 votos, ficando em terceiro lugar na disputa.

Em 2016, com toda a oposição de Santa Cruz unida novamente, Fátima Bezerra fez campanha para Gilcelly Adriano, que perdeu por mais de 6 mil votos, na maior derrota da oposição de Santa Cruz em um pleito eleitoral municipal.

Além disso, Fátima viu o PT ter seu pior desempenho em um pleito municipal, obtendo pouco mais de 800 votos naquele ano com todos os candidatos a vereador do partido.

É inegável que Fátima Bezerra recebe o reconhecimento do eleitor santa-cruzense quando seu nome aparece nas disputas, mas quando o pleito é municipal, a liderança do deputado Tomba Farias prevalece e ele sempre tem obtido êxito desde o ano 2000 na capital do Trairi.

banner_odontopremium

Comentários (0)