Banner
18
Jun

Tratamento da Covid-19: líderes debatem número de UTI’s criadas pelo governo

Imprimir
PDF

alliderescovid

A transparência dos dados relativos ao número de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para pacientes de Covid-19, criadas pelo Governo do Estado, foi debatida pelos líderes da Assembleia Legislativa do RN, durante a sessão ordinária remota desta quinta-feira (18). O deputado estadual Francisco do PT fez esclarecimentos aos questionamentos do deputado Gustavo Carvalho (PSDB) sobre os números reais.

"Estou me intrigando com os números. Vejo o governo falar do investimento em 300 leitos de UTI e, no Regula Saúde, site do Governo do Estado, diz que hoje, o Governo do RN tem 213 leitos de UTI. Isso com os que tinham. Como dizem que instalou 300? Cabe ao governo ser sincero com o RN. Aonde foram investidos os recursos? Quais os hospitais? É preciso revelar aonde fez esses investimentos. É muito importante a clareza num momento como esse", questionou Gustavo Carvalho.

O deputado Francisco do PT explicou que, atualmente, o Estado possui 381 leitos para pacientes com Covid-19, sendo 194 leitos clínicos e de estabilização e 187 leitos de UTI. "Nas notas que recebo do Governo do Estado não diz que são 300 leitos de UTI, mas sim mais de 300 leitos para o combate à Covid-19. Esses dados estão publicados e acessíveis para toda a população potiguar", esclareceu diante do questionamento feito pelo deputado Gustavo Carvalho. Francisco do PT ressaltou ainda que existe a previsão de abertura para mais 55 leitos nos próximos 15 dias.

Dentro do debate em torno das medidas para tratar e combater a Covid-19, a deputada Eudiane Macedo (Republicanos) comemorou a liberação de emenda destinada à Secretaria Municipal de Saúde de Natal para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e investimento em ações no combate à Covid-19. "O Governo do Estado já tinha liberado e eu queria agradecer", disse.

Francisco do PT ainda convidou todos para debater com a Secretaria Estadual de Educação do RN e diversas entidades representativas do setor educacional sobre a importância da renovação do novo Fundeb, durante reunião remota da Comissão de Educação na tarde desta quinta-feira (18).

Futuro

O futuro do futebol potiguar também foi discutido na sessão desta quinta-feira. Gustavo Carvalho sugeriu a avaliação de protocolos para restabelecer a volta dos treinos das equipes de futebol, assim como em outros estados brasileiros. "São Paulo, Bahia e Pernambuco já estabeleceram protocolos para esses treinamentos. Nossa governadora deveria analisar esses processos, caso contrário, ABC, América e todos os nossos times terão dificuldade para se manterem", destacou.

Pesar

A deputada Eudiane Macedo (Republicanos) e o deputado Francisco do PT se solidarizaram com a família do empresário Nevaldo Rocha, que faleceu na noite de ontem (17). "Eu trabalhei na fábrica da Guararapes. Minha mãe e meu irmão também trabalharam quando a fábrica era na Bernardo Vieira. É uma perda irreparável. Lembro que nas comunidades, especialmente na zona Norte, tinha muitos cursos de capacitação", recordou Eudiane. Francisco destacou os benefícios dos investimentos feitos pelo grupo Guararapes que atendiam muitas famílias da região Seridó.

EdipoNatan_1950x300px

Comentários (0)