Ações contra as Hepatites virais encerram os eventos de julho no Hospital Ana Bezerra

IMG_20190731_090825274

O dia Nacional de combate as Hepatites virais é o dia 28 de julho. Este ano caiu num domingo. Por conta disto, aqui no Huab resolvemos comemorar a data no dia 31.

A atividade foi aberta a toda comunidade de Santa Cruz, aos usuários do Huab, aos profissionais de saúde de todos os municípios que fazem a 5ª. Região de Saúde do estado.

O Huab se propôs a oferecer muita orientação aos usuários, uma capacitação básica para os Agentes Comunitários de Saúde de toda a região, além de fazer testagem rápida para hepatites B e C, além da vacinação para os casos indicados.

À tarde foi realizado um Seminário sobre Hepatites virais, da prevenção ao tratamento. A palestrante principal foi a médica Vanessa Melo, infectologista do Huab, e tratou de um pequeno histórico dos estudos das Hepatites. Posteriormente fez uma descrição dos principais tipos da doença. Falou sobre as formas que a doença é contraída pelas pessoas, seus principais sintomas, e o tratamento protocolar de cada tipo, e até daquelas que eventualmente não tem e não precisam de tratamento. Segundo Vanessa os principais tipos de hepatites "vão do tipo A até o tipo E". Ao final de sua fala respondeu a diversos questionamentos feitos pelos presentes.

Ainda no Seminário, Iranmil Guedes e Roseane Gomes da V URSAP falaram sobre os dados epidemiológicos das Hepatites no Estado e Região, sobre rede de assistência às pessoas vivendo com hepatite B e C, no âmbito regional e estadual, sobre notificação das Hepatites. Dr. Joel Santos e Danielle Umbelino (médico e enfermeira da Epicentro II) falaram sobre suspeita de casos de Hepatites, orientações e tratamento e ainda sobre a prevenção (orientações, vacinação e uso de preservativos), teste rápido.

IMG_20190731_145041793

{BANNER}


Imprimir  

Artigos semelhantes