Banner

Local

MEC anuncia desbloqueio de 3.182 bolsas de pós-graduação de cursos com alta avaliação

Imprimir
PDF

Fachada_do_Ministrio_da_Educao_MEC_15837724253

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (11) que vai desbloquear 3.182 bolsas de pós-graduação dos cursos mais bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A liberação custar vai R$ 22,4 milhões no orçamento 2019 da pasta.

Antes do anúncio desta quarta-feira, o MEC e a Capes já tinham anunciado em três oportunidades o bloqueio, o congelamento ou o corte de 11.811 bolsas. Com a liberação das mais de 3 mil desta quarta, outras 8.692 bolsas continuam suspensas.

banner_odontopremium

Comentários (0)

Prefeito Ivanildinho se reúne com consultores e debate metodologia do trabalho que será feito com os catadores de matérias recicláveis

Imprimir
PDF

REUNIAO-COLETA-CONSULTORIA-001

O projeto de coleta seletiva de lixo em Santa Cruz, prestes a ser implantado, foi tema de mais uma reunião, realizada na tarde desta segunda-feira (09), na sala de reuniões da Prefeitura.

O encontro contou com a participação do Prefeito Ivanildinho, da secretária de Assistência Social, Dayse Martins, representantes do setor jurídico da Prefeitura de Santa Cruz e representantes do Sebrae/RN.

Esse encontro serviu especificamente para tratar sobre os catadores e como será a atuação desses profissionais. A ideia é adequar a categoria para uma nova realidade que o município irá implantar com relação aos resíduos sólidos.

A gestão municipal conta com a parceria do Sebrae/RN e a experiência de consultores nessa área para o acompanhamento dos catadores e orientação desses profissionais, numa perspectiva de fortalecimento do associativismo e cooperativismo. Essas reuniões têm acontecido para encontrar a melhor metodologia a ser implantada para que, de forma didática, sejam apresentadas noções básicas que permitam aos catadores condições gerir o seu trabalho, de forma sustentável.

Ainda nesta segunda-feira (09), no início da noite, os consultores do Sebrae tiveram um primeiro contato com os catadores, no prédio do João de Dula, quando na ocasião foi apresentada a intensão dessas reuniões e os ganhos que a categoria terá com essa nova realidade que Santa Cruz irá oferecer a partir desse projeto de coleta seletiva.

O foco principal é levar para a categoria a importância do trabalho feito em conjunto, sem atravessadores, e que todo material que for produzido no galpão da coleta seletiva que está sendo edificado na Rua São Brás, no bairro Paraíso, resultará em mais rendimentos para os trabalhadores.

"O fim do lixão, o aterro controlado, o galpão de coleta seletiva, estão próximos de virar realidade e, sem dúvida, teremos um divisor de águas no nosso município no aspecto ambiental e social. A nossa gestão tem atuado em várias frentes para que o projeto alcance plenamente seus objetivos. Orientar bem, acompanhar os catadores de perto, torná-los capazes de conduzir o processo, de forma independente e rentável, mantendo todas as condições sanitárias é a meta a ser atingida a curto prazo", explicou o Prefeito Ivanildinho.

O prefeito Ivanildinho faz questão de ressaltar que todo esse processo que culminará com o fim do lixão a céu aberto, no bairro Paraíso, terá impacto positivo ao meio ambiente e na saúde das pessoas que moram próximo ao local, sem falar nos inúmeros benefícios na vida daqueles que lidam diretamente com o lixo.

Paralelamente ao trabalho de consultoria junto aos catadores, a Prefeitura de Santa Cruz prepara a execução de um plano de mídia, que será colocado em prática nos próximos dias, para conscientizar a população da importância da coleta seletiva e quão é fundamental a sua participação nesse processo.

REUNIAO-COLETA-CONSULTORIA-002

autoescolar3a1banner

Comentários (0)

Prefeitura e SEBRAE iniciam planejamento para criação de associação para catadores de lixo em Santa Cruz

Imprimir
PDF

REUNIO-CAPACITAO-CATEDORES-OK

A Prefeitura de Santa Cruz e o escritório local do SEBRAE iniciaram planejamento para criação de uma associação para os catadores de lixo da cidade. Um encontro semana passada iniciou o planejamento.

O município está em fase de desativação do lixão do bairro Paraíso e está sendo finalizado um galpão de triagem que os catadores vão utilizar para receber o lixo que pode ser reciclado para comercialização.

Para que o local possa ser administrado pelos catadores com sucesso no trabalho, será criada uma associação que irá definir como será a administração do local e como serão as regras para trabalho e todas as formalidades exigidas para a atividade.

A Prefeitura e o SEBRAE serão responsáveis pela legalização da associação e capacitação dos catadores para que a ação ocorra da melhor forma possível e que os catadores do município trabalhem com dignidade.

Presente ao encontro, o prefeito Ivanildinho destacou que o trabalho será muito importante, pois vai tirar os catadores de um local que prejudica sua saúde e coloca-los em um ambiente mais adequado, com os equipamentos de segurança necessários para seu trabalho cotidiano.

banner_carloschagas

Comentários (0)

Com tema sobre Nordeste, Desfile Cívico em Santa Cruz chama atenção pela criatividade e homenagens; fotos

Imprimir
PDF

DESFILE-2019-001

O tradicional desfile cívico de "7 de Setembro" foi o principal evento em Santa Cruz/RN deste fim de semana, que movimentou a comunidade escolar e toda a sociedade local.

A cerimônia de abertura do desfile ocorreu com as palavras do prefeito Ivanildinho e com o desfile dos policiais militares da 4ª Companhia Independente da PM. Coube ao Corpo de Bombeiro Civil fazer o encerramento do desfile.

O tema da edição 2019 foi "Patrimônio Cultura: Os bens culturais e imateriais do Nordeste brasileiro", que trouxe para as escolas uma oportunidade de desenvolver a criatividade para homenagear a cultura da nossa região. "Com esse tema estamos incentivando assim o reconhecimento e a promoção dos bens culturais e imateriais do nosso povo e da nossa gente. Se faz necessário conhecer o nosso passado e preservar a memória do nosso povo. Isso faz parte da base da nossa história. É compreendendo aqueles que nos antecederam que agimos criticamente nos espelhando ou não em suas ações. Quero parabenizar cada uma das 25 instituições que participaram deste desfile cívico, em especial as nossas escolas que se preparam com muito afinco para os temas que foram apresentados", disse o prefeito Ivanildinho.

Começando no meio da tarde do sábado da independência, o desfile reuniu um grande público distribuído pela Rua João Bianor Bezerra, nos dois lados da via, com concentrações de escolas na Praça da Bíblia, Rua Eloy de Souza e Avenida Rio Branco. A dispersão acontecia ao lado da Prefeitura Municipal, no cruzamento das ruas João Ferreira Chaves e Manoel Cícero de Lima.

O final do desfile foi por volta das 22h, com uma avaliação positiva por toda a comunidade.

A ordem dos desfiles foi a seguinte:

Polícia Militar

Filarmônica Mestre João Roberto Paz e União

Grupo de Escoteiros

CMEI – Geraldo Alves da Silva (Paraíso)

Escola Municipal Sossego da Mamãe

Creche Municipal Pedro Severino Bezerra

CMEI – Gizalda Barbosa Lins

Escola Sorriso de Criança

Escola Municipal Rita Nely Furtado

Escola Municipal Theodorico Bezerra

Escola Municipal Professora Palmira Barbosa

Escola Municipal Miguel Lula de Farias

Centro Municipal de Ensino Rural Tequinha Farias

Escola Municipal Paulo Venâncio de Medeiros

Escola Municipal José Rodrigues da Rocha

Escola Municipal Aluízio Bezerra

Instituto Educacional Santa Lúcia

CREART

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Escola Estadual Quintino Bocaiuva

Escola Estadual José Ferreira de Souza

IESC

CEDAP

Escola Estadual Professora Rita Nely Furtado

Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti

Agentes de Endemias

ETEF

Corpo de Bombeiro Civil

DESFILE-2019-002

DESFILE-2019-007

DESFILE-2019-009

brenobannernovo

Comentários (0)

Show de Lucas Loketa E Fabinho Sofrência em Santa Cruz acontece próxima semana

Imprimir
PDF
lucasloketa

carto_bem_estar

Comentários (0)