Banner

Local

Redução na taxa de juros do FNE beneficia clientes de todos os portes no Banco do Nordeste

Imprimir
PDF

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal fonte de recursos do Banco do Nordeste, conta com juros mais baixos desde o início de janeiro. A redução média de 9% nas taxas beneficia produtores e empresas de todos os portes  em vários segmentos da economia.

As novas taxas vigoram até março, em acordo à decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), e devem fomentar a aplicação dos recursos do Fundo, que disponibiliza R$ 21 bilhões em crédito para aplicação em 2017.

A maior redução ocorreu para financiamento de projetos de ciência, tecnologia e inovação, que têm agora taxa de 8,10% ao ano, com 9,50%para clientes de grande porte.

Operações com finalidade de investimento, inclusive com capital de giro associado, contam com encargos de 9% anuais, sendo 10,59% para empreendimentos de grande porte.

Já propostas de crédito destinadas à capital de giro e comercialização podem ser contratadas com juros de 13,75% ao ano para clientes de micro a médio porte e 15,90% aos de grande porte.

Os clientes do Banco do Nordeste também fazem jus a bônus de 15% sobre o valor das parcelas pagas até a data do respectivo vencimento.

supercopia_ok

Comentários (0)

Paróquia entra na reta final da revitalização da Matriz de Santa Rita de Cássia

Imprimir
PDF

matrizfachadareformadaA revitalização da Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, está chegando a sua etapa final.

Após cerca de quatro meses de obras, apenas alguns detalhes e a, tão sonhada, cúpula dá Igreja falta ser colocada para que o trabalho seja finalizado. A expectativa é que até o final de janeiro a obra esteja encerrada.

Com investimentos de cerca de R$ 500 mil, a igreja teve toda a sua parte externa recuperada, com nova calçada, acessibilidade e detalhes que deixaram a Matriz ainda mais bela. Foi feita uma nova pintura interna e externa, troca de todo o telhado do templo, além de colocação de vitrais e da cúpula.

A expectativa da Paróquia de Santa Rita de Cássia é que, com a reforma, a Matriz de Santa Rita se torne um local para visitação dos turistas e romeiros que chegam a Santa Cruz, propiciando momentos de fé para os devotos da padroeira da cidade.

Comentários (0)

Monik Melo é eleito primeiro secretário na diretoria da Federação das Câmaras Municipais do RN

Imprimir
PDF

monik_fecamNa manhã desta quarta-feira (4), o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Monik Melo, tomou posse como 1º Secretário da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte.

O presidente eleito da FECAM é o vereador natalense, Raniere Barbosa.

O Vereador Monik Melo irá representar a região do Trairi nos proximos 2 anos como membro da Diretoria da FECAM.

banner_carloschagas

Comentários (0)

Amanhã tem a festa de São Sebastião no sítio Umbu

Imprimir
PDF
festaumbu2016ok

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

Governador sanciona lei que trata da gestão democrática das escolas estaduais

Imprimir
PDF

Governador_sanciona_lei_que_trata_da_gesto_democrtica_das_escolas_estaduais_1O Governador do Estado, Robinson Faria sancionou a lei que dispõe sobre a gestão democrática e participativa da Rede Pública Estadual de Ensino. A lei complementar nº 585 foi sancionada em 30 de dezembro de 2016 e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição do dia 31 de dezembro 2016.

Proposta pelo Executivo Estadual, a lei é resultado de estudos da Comissão Estadual Central de Gestão Democrática que elaborou o texto base e das discussões realizadas nos 16 fóruns regionais e no fórum estadual.

O intuito é promover o debate na comunidade escolar, visando fortalecer a Gestão Democrática, através da eleição para Diretores e Vice-Diretores das unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino. A lei fortalece a democratização e a autonomia dos processos da gestão do sistema estadual, adequando sua legislação para que as escolas possam, de fato, vivenciar uma democracia participativa em todos os aspectos.

Uma das principais alterações é a ampliação do mandato dos diretores e vice-diretores das escolas. A partir das próximas eleições, os gestores terão mandato de três anos à frente da administração da escola, ao invés de dois.

Outra mudança é o fim da obrigatoriedade de o candidato ter pelo menos dois anos de atuação na escola. Com a nova lei, o gestor precisa atuar no mínimo por um ano na unidade para concorrer a uma das vagas de gestor.

"As mudanças incluídas na lei resultam de um processo democrático construído num fórum com várias entidades educacionais. Trouxemos aperfeiçoamentos no processo que acolhe a participação de estudantes, pais, professores, servidores e comunidade escolar na construção de uma escola mais justa e que atenda as necessidades da população", explica a secretária de estado da Educação, Cláudia Santa Rosa.

A Lei 585 revoga a Lei Complementar Estadual nº 290, de 16 de fevereiro de 2005, e o Decreto nº 18.463, de 24 de agosto de 2005.

supercopia_ok

Comentários (0)