Banner

Local

Hospital Ana Bezerra tem passado por superlotação atendendo a pacientes de mais de 60 municípios do RN e Paraíba

Imprimir
PDF

ananbezerra

O Hospital Universitário Ana Bezerra tem enfrentado uma nova realidade nos últimos meses, o de superlotação em diversos plantões, que tem feito à unidade trabalhar com 100% dos seus serviços oferecidos.

Com pactuação para atender a 21 municípios, da jurisdição da 5ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), regiões Trairi e Potengi, a maternidade tem recebido pacientes de mais de 60 municípios do Rio Grande do Norte e Paraíba, especialmente Seridó e Agreste potiguar, fato que tem trazido uma demanda bem maior para a unidade de saúde.

Com demanda sempre em torno de 180 partos por mês até o primeiro semestre, nestes últimos meses, a demanda subiu para mais de 250 partos/mês, com aumento a cada dia, causando a superlotação e aumentando a demanda por serviços oferecidos pela maternidade, que é referencia no Rio Grande do Norte.

Mesmo com os serviços feitos com algum tipo de transtorno, a unidade de saúde tem garantido a realização dos procedimentos necessários para que os partos ocorram sempre seguros para paciente e seu bebê.

O Hospital Universitário Ana bezerra atende porta aberta, com serviços ligados a parto humanizado e oferecendo até alta complexidade, com leitos de UTI neonatal, que garantem atendimento bem estruturado para atender as gravidas do Rio Grande do Norte.

banner_odontopremium

Comentários (0)

V Fest Frango teve recorde de público e mais de 1 mil pratos comercializados em três dias

Imprimir
PDF

V-FESTFRANGO

A V Feira de Avicultura de o Trairi (Fest Frango), encerrada no último sábado (02), teve números extremamente positivos. O Festival Gastronômico comercializou mais de 1 mil pratos, o Seminário de Avicultura teve recorde de participação e os três dias de evento (30 de novembro, 01 e 02 de dezembro) contaram com intensa participação popular.

Consolidado no calendário do Município, o Fest Frango contempla atualmente duas importantes atividades, a produção de frango e o turismo. A sua programação contou mais uma vez com eventos técnicos, esse ano com o debate sobre tecnologias destinadas à criação de galinhas caipiras, e atrações de entretenimento e lazer voltadas para pessoas de todas as idades.

A avaliação da Prefeitura de Santa Cruz, promotora do evento, é a melhor possível. O Fest Frango recebeu inúmeros elogios e conseguiu alcançar todos os seus objetivos.

banner_odontopremium

Comentários (0)

Exército Brasileiro deixa mais rígida Operação Pipa e quantidade de água é distribuída sem excessos na zona rural de Santa Cruz

Imprimir
PDF

operacao-pipa

A Operação Pipa coordenada pelo Exército Brasileiro no Rio Grande do Norte está passando por regras mais rígidas quanto a distribuição de água nas zonas rurais dos municípios, fato que atingiu a operação em Santa Cruz.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, o exército está fiscalizando mais os pipeiros quanto a quantidade de água que é destinada para cada comunidade rural, para que não hajam excessos e que a quantidade enviada seja a que realmente é exigida por lei.

Com isso, a população tem sentido na pele esta mudança, pois com a quantidade exata de água deixada, sem haver excessos, como acontecia anteriormente, uma nova realidade surgiu para que as pessoas possam utilizar aquilo que é determinado pela operação, de 20 litros de água por dia por pessoa.

A Operação Pipa abastece mais de 5 mil pessoas atualmente na zona rural de Santa Cruz, é uma das maiores do estado e requer uma atenção especial ao exército Brasileiro, que tem feito fiscalizações corriqueiras.

Banner_EdipioNatan_484x68px

Comentários (0)

Após intensa articulação do deputado Tomba, Secretaria Estadual de Saúde assina contrato para funcionamento permanente do Centro de Nefrologia de Santa Cruz

Imprimir
PDF

tomba_asinaturacentronefrologia

Um difícil e intensa luta foi vencida por Santa Cruz nesta quinta-feira (07).

Após intensa articulação do deputado Tomba Farias, o Centro de Nefrologia Santa Rita assinou contrato com a Secretaria Estadual de Saúde e pode ser habilitado pelo Ministério da Saúde para receber mais pacientes. Esse era o passo decisivo para o funcionamento permanente da estrutura e acabar com a possibilidade de fechamento do Centro de Nefrologia.

A luta pela assinatura do contrato foi desgastante e contou com participação decisiva do deputado Tomba Farias. O centro de Nefrologia chegou a anunciar que fecharia suas portas, caso o impasse não fosse resolvido, pois sem a assinatura de contrato, o Centro funcionava apenas com pacientes cedidos por outra clínica de hemodiálise em Natal.

Com o contrato assinado e a garantia que o serviço será efetivo e sem problemas, o centro de Nefrologia deve aumentar o número de pacientes, pois em outubro tinha uma fila de espera de mais 50 pacientes, e poderá ampliar seus serviços na capital do Trairi.

Para Tomba Farias, esse foi mais uma importante conquista para Santa Cruz e região. "Não foi simples a luta política que travamos junto ao Governo do Estado e a Secretaria de Saúde. Cotidianamente estávamos falando com o secretário, com a coordenação da secretaria e cobrávamos a assinatura de contrato, pois a população de Santa Cruz e região tinha opção de fazer o tratamento mais perto de casa. Foi difícil, mas hoje tivemos esse ato histórico na secretaria de Saúde. Agradeço ao secretário e sua equipe e a todos que colaboraram com essa conquista e dizer que o Centro de Nefrologia Santa Rita funcionará permanentemente na capital do Trairi", comemorou Tomba Farias.

Participaram do encontro de assinatura de contrato o deputado Tomba Farias, o secretário de Saúde Sidney Domingos Souza, o coordenador do Programação e Controle Ambulatorial e Hospitalar Edivomar Varela da Silva e uma das sócios do Centro de Nefrologia.

supercopia_ok

Comentários (0)

Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para a I Corrida Rústica de Emancipação; evento acontece domingo

Imprimir
PDF

corridarusticamunicipal

A Prefeitura de Santa Cruz promove no próximo domingo (10) a I Corrida Rústica de Emancipação. O evento está sendo organizado pela secretaria municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) e faz parte das comemorações pelos 141 anos de Emancipação Política do município.

A largada dos atletas acontecerá no Sitio Furnas, a partir das 07h, com chegada marcada para o Estádio Iberê Ferreira de Souza (Iberezão). A organização do evento informa que um ônibus conduzirá os atletas, a partir das 6h30, para o local de largada. A concentração ocorrerá em frente ao ginásio Marcilio Furtado.

A corrida conta com premiação financeira para os primeiros colocados e inscrições gratuitas, que podem ser feitas na sede da SEMEL (Centro de Treinamento) até o próximo dia sexta-feira (08), das 8h às 12h e das 14h às 17h.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)