Banner

Local

Estudantes do IFRN Santa Cruz participam da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

Imprimir
PDF

ifrn_estudantesetapajogosAté acontecendo até o próximo domingo à etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFS). O evento esportivo acontece em Poços de Caldas, Minas Gerais.

O IFRN será o maior representante da Região Nordeste, com uma delegação de 90 pessoas, sendo 74 atletas, 12 professores de educação física, 02 profissionais da saúde e 02 profissionais da imprensa, com equipes nas modalidades de Atletismo, Natação, Judô, Voleibol de Areia, Voleibol (masculino e feminino); Xadrez e Tênis de Mesa (feminino); e Futebol de Campo (masculino).

O Campus Santa Cruz também terá representantes no evento com os atletas João Heitor Santos e Emerson Farias (atletas do voleibol) e o professor João Dias (técnico do voleibol e voleibol de areia feminino).

Para o Professor de Educação Física João Dias, os JIFs Etapa Nacional é a última etapa de um longo trabalho que foi desenvolvido ao longo de todo o ano de 2017, que começou pelos Jogos Intercampi do IFRN (Fases Regionais e Fase Final) e JIFS Etapa Nordeste. "Nossos atletas tiveram uma longa trajetória até chegar aqui, de muitos treinos, competições e disputas acirradas. Eles estão muito bem preparados e prontos para manter a tradição e força do IFRN nos jogos dos Institutos, que a cada ano se consolida como uma das grandes forças esportivas da rede federal", destacou o docente.

banner_odontopremium

Comentários (0)

Prefeitura de Santa Cruz convoca AYANE SAIMARA FERREIRA NEVES para cargo de professor temporário

Imprimir
PDF

FOTO-PROFESSOR

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando AYANE SAIMARA FERREIRA NEVES para a efetivação no cargo de professor temporário, no âmbito da secretaria municipal de Educação.  Ela é uma das candidatas classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2016).

AYANE SAIMARA FERREIRA NEVES terá um prazo de três dias úteis para comparecer ao setor de recursos humanos da secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz), 05, 06 e 09 de outubro, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h, com exceção da sexta-feira (06) quando o horário de atendimento é apenas das 08h30 às 11h30. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital de Convocação 012/2017 (CLIQUE AQUI).

banner_carloschagas

Comentários (0)

Mãe santacruzense participa de campanha nacional da EBSERH pelo aleitamento materno

Imprimir
PDF

anabezerraaleitamentomulher

A Rede Ebserh, em seu site oficial tem uma seção denominada "Minha história com a Rede Ebserh". Lá são contadas histórias reais de usuários dos hospitais que fazem parte da Rede. O Hospital Universitário Ana Bezerra – HUAB é um deles. E aqui encontramos a Rosimere Araújo, que conta sua história de doadora de leite materno para o hospital. Uma atitude importante, rara e de grandes benefícios para outras mães e seus filhos. Eis o seu relato:

"Olá! Meu nome é Rosimere Silva de Araújo. Moro na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte e tenho 29 anos de idade. Acho muito legal contar um pouco da minha história com a rede Ebserh, mais precisamente com o Hospital Universitário Ana Bezerra. Aliás, é tão familiar que me refiro a ele simplesmente como o Ana Bezerra!

E minha história com o Ana Bezerra começa exatamente no meu primeiro dia de vida! Isto mesmo, eu nasci lá há 29 anos!

O tempo passou, eu cresci, casei, engravidei e a vida me levou ao Ana Bezerra novamente. Moradora de um sítio, sem unidades de saúde próximas, caminhava cerca de 2 horas para fazer as consultas do pré natal. E por fim tive minha filha Fernanda. Importante dizer que sempre me senti em casa, sempre fui muito bem tratada e orientada.

Depois da Fernanda, veio o Felipe e agora mais recentemente chegou a Felícia. E junto com ela chegou também uma fartura de leite, que foi logo percebida pelo pessoal do Ana Bezerra, e que, por sugestão da Técnica de Enfermagem Rachel, comecei a doar o excedente, ainda enquanto estava internada.

Foi uma dádiva divina. De repente eu via Felícia muito bem alimentada e ainda a possibilidade de doar o leite que sobrava para alimentar outras crianças. E já estava triste por ir embora e achar que teria de interromper a doação. Mas que nada! O pessoal do Ana Bezerra disse que se eu quisesse continuar eles viriam a minha casa buscar. A felicidade tomou conta de mim. Lá se vão mais de três meses de doação contínua. Toda semana eles vêm pegar os frascos de leite aqui em casa. Quando acordo, todo dia, a primeira coisa que lembro é de ir colher o leitinho das minhas crianças....

E só agora que fiquei sabendo que já são aproximadamente 60 litros de leite que doei neste tempo. Na Semana Mundial do Aleitamento Materno deste ano de 2017 fui até homenageada! E fico muito feliz em saber que estou ajudando a alimentar muitas crianças cujas mães não tiveram a sorte de ter o leite em quantidade suficiente. E são crianças aqui de Santa Cruz e também de Natal e cidades vizinhas. O que sobra aqui, e não é pouco, é enviado para o Banco de Leite da Maternidade Escola Januário Cicco – MEJC, em Natal, que também é da Rede Ebserh.

Quando converso com outras mães que estão amamentando digo para fazerem o mesmo que eu, se o leite for bastante. Ah! e digo também que o segredo é beber muita água. E deixar o bebê mamar o tempo que quiser. Quanto mais o bebê mamar, mais leite vai ser produzido.

Enquanto Felícia estiver mamando e eu produzindo leite suficiente, vou continuar esta ação de caridade e amor ao próximo, que me deixa muito feliz! E minha história com a rede Ebserh e com o Ana Bezerra ainda vai durar muito tempo!

Agora vou ali colher o leitinho das minhas crianças!" - Rosimere Araújo

Homenagem/agradecimento a Rosimere na Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2017

autoescolar3a1banner

Comentários (0)

Tomba Farias prestigia encerramento da festa de padroeiro de Lajes Pintadas

Imprimir
PDF

tomba_lajespadroeiro2017-1

O deputado estadual Tomba Farias participou na tarde desta quarta-feira (04) do encerramento da festa de São Francisco de Assis, padroeiro do município de Lajes Pintadas.

Acompanhado pela oposição do município, Tomba Farias prestigiou o evento por mais um ano e destacou a importância da festa, não só para manter as tradições religiosas, mas para movimentar a economia do município e reunir as famílias nos movimentos sociais.

Tomba Farias ainda se colocou a disposição da população lajespintadense, lembrando que foi parceiro durante toda a administração do ex-prefeito Nivaldo Alves, com liberação de emendas e apoio político nos pleitos do município.

tomba_lajespadroeiro2017-2

tomba_lajespadroeiro2017-3

tomba_lajespadroeiro2017-4

supercopia_ok

Comentários (0)

FACISA promove seminário para discutir incidência de infecções sexualmente transmissíveis nas regiões Trairi e Potengi

Imprimir
PDF

Facisa_certook

A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), campus de Santa Cruz da UFRN, realiza hoje e amanhã o 1º Seminário de Controle de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais da instituição de ensino.

Durante os dois dias serão abordadas temáticas que levem profissionais em saúde, professores e alunos a desenvolver material para trabalhar sobre as infecções sexualmente transmissíveis e como deve ser o acompanhamento destes pacientes.

Além disso, o seminário capacitará os técnicos dos municípios das regiões Trairi e Potengi, que compõe a 5ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), de como diagnosticar, receber o paciente e encaminhar para órgãos responsáveis em saúde e assistência social.

A expectativa da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) é colaborar com a formação regional para profissionais e estudantes, garantindo que a assistência aos pacientes seja cada vez mais adequada e que as doenças tenham a incidência minimizada.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)