Banner

Política

Rafael Motta visita fazenda de energia solar na China

Imprimir
PDF

rafael_usinachinaO deputado federal Rafael Motta (PSB) visitou uma "solar farm", uma especie de fazenda de energia solar, na cidade chinesa de Jiangshan. O local alia produção energética ao cultivo de plantas medicinais chinesas. "A China é hoje o maior produtor de energia solar do mundo e podemos adaptar experiências positivas como essas para o Brasil, em especial o Nordeste, que tem grande potencial devido às condições climáticas da região e a irradiação solar", afirmou o deputado federal.

A solar farm visitada por Rafael Motta tem mais de 700 mil células fotovoltaicas, instaladas pela Chint, mesma empresa que assinou um protocolo de intenções com o Governo do Estado para a instalação de uma fábrica de produção de placas para captação de energia solar no Rio Grande do Norte.

"A solar farm tem mais de 400 hectares e 200 megawatts instalados. Além disso, no espaço há também cultivo de plantas medicinais, feito pela comunidade local, gerando renda não só para os técnicos, como também para os pequenos agricultores", afirmou o parlamentar.

Integrante da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados e secretário da Frente Parlamentar de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Econômica, Rafael Motta visitou a China em missão oficial.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

Rogério participa de debate em Brasília e recebe sugestões da CNI para modernização da lei trabalhista

Imprimir
PDF

Rogrio_com_presidente_da_CNIRelator da Comissão Especial que trata da modernização das leis trabalhistas, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) continua recebendo sugestões e participando de debates com os mais diversos segmentos da sociedade. Nesta terça-feira (21), o parlamentar participou da reunião/almoço com a diretoria da Confederação Nacional da Indústria, à convite do presidente da instituição, Robson Braga. À noite, esteve em um debate promovido pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb).

Na reunião com a CNI, onde também estiveram presentes o presidente da Fiern, Amaro Sales, e diversos presidentes de federações do país, o parlamentar recebeu algumas sugestões para inclusão no relatório e apresentou parte do que já está sendo discutido pela Comissão instalada na Câmara.

Já no debate, que ocorreu no auditório do Iesb, participaram ainda o ministro do TST, Douglas Alencar Rodrigues, Presidente da CUT, Vagner Freitas, gerente executiva de relações do Trabalho na CNI, Sylvia Lorena, presidente da NCST, José Calixto e presidente nacional da UGT, Ricardo Patah. O Seminário teve como tema "Desafios contemporâneos para os direitos sociais", e foi bastante concorrido.

Na parte da tarde, a Comissão Especial voltou a se reunir na Câmara, quando aprovou mais 75 requerimentos apresentados pelos deputados. Entre as propostas, a de realização de debates sobre o tema em 14 cidades do país. Rogério Marinho reafirmou que, até 4 de maio, já terá apresentado o seu relatório no colegiado.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)

Relator da modernização das leis trabalhistas apresentará parecer em maio

Imprimir
PDF

Rogrio_na_comisso_trabalhista___foto_Alexssandro_LoyolaRelator da proposta que visa modernizar a legislação trabalhista brasileira, o deputado Rogério Marinho (PSDB) anunciou que apresentará seu parecer até 4 de maio. Na terça-feira (14), o tucano detalhou o plano de trabalho da comissão especial.

O cronograma apresentado pelo parlamentar do PSDB prevê a realização de 11 audiências públicas para ouvir o Ministério do Trabalho, representantes de entidades sindicais e associações de classe e do Ministério Público do Trabalho (MPT), entre outros. O deputado estima que o relatório seja votado na comissão até julho. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, o relator tem dez sessões de Plenário para apresentar seu parecer.

O primeiro debate será nesta quinta-feira (16), com a participação do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Filho, que recebeu o próprio Rogério em seu gabinete para oficializar o convite, que foi aceito prontamente. No TST, também participaram da reunião o vice-presidente da instituição, o potiguar Emanuel Pereira, e o presidente da comissão especial, deputado Daniel Vilela (PMDB).

banner_carloschagas

Comentários (0)

Rafael Motta integra comitiva potiguar que vai a China buscar investimentos para o RN

Imprimir
PDF

rafaelmotta_discursofimsemestreO deputado federal Rafael Motta (PSB) embarca para a China em missão oficial, acompanhando a comitiva potiguar que se reunirá com empreendedores chineses visando trazer investimentos para o Estado. A comitiva é composta pelo governador do Estado Robinson Faria, secretários estaduais, prefeitos e empresários potiguares.

Entre os grupos visitados na missão à China para a assinatura de protocolos de intenções para o desenvolvimento de atividades econômicas no RN, está o CHiNT, um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos e componentes elétricos. Reuniões entre este grupo chinês e o Governo do Rio Grande do Norte já haviam ocorrido no Brasil, por intermédio do deputado Rafael Motta, que agora participa da assinatura desses acordos.

"Esta viagem é muito importante para buscar investimentos para o RN, e tenho trabalhado em favor do diálogo entre o governo, empresários e o grupo chinês CHiNT, que tem uma linha de produtos destinados ao setor elétrico, setor com grande potencial e que precisa crescer no nosso Estado", afirmou Rafael Motta.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

Em menos de uma semana, Rafael Motta se reúne com 40 prefeitos potiguares

Imprimir
PDF

rafaelmotta_40prefeitosO deputado federal Rafael Motta (PSB) se reuniu nos últimos dias com 40 prefeitos do Rio Grande do Norte com o objetivo de discutir parcerias político-administrativas, como a destinação de emendas para os municípios potiguares. Além disso, o deputado colocou o gabinete dele a disposição para buscar a liberação de recursos já destinados e intermediar audiências em ministérios do Governo Federal.

"Nesta semana, não ficamos só reunidos em nosso gabinete. Fomos também ao Ministério dos Esportes, ter uma audiência com o ministro Leonardo Picciani sobre ações e parcerias com municípios potiguares. Estamos colocando o nosso mandato a disposição dos prefeitos para trabalhar na liberação de recursos em Brasília, pois muitas vezes os recursos ficam retidos por meras pendências burocráticas", afirmou o deputado Rafael Motta, que visitou o ministério dos Esportes acompanhado dos prefeitos Joaz Oliveira, de Extremoz; e de Haroldo Ferreira, de Felipe Guerra; e da prefeita Iraneide, de Areia Branca.

Em menos de uma semana, tanto em Natal, quanto em Brasília, Rafael Motta recebeu 40 prefeitos potiguares e dois presidentes de Câmaras Municipais para discutir parcerias político-administrativas nesse sentido. "Debatemos, também, a destinação de emendas, priorizando, principalmente, a saúde, a educação e a pavimentação de ruas, que são as demandas mais apresentadas pela população potiguar", acrescentou o deputado.

O deputado federal Rafael Motta se reuniu na última semana com os prefeitos:

Edilson Júnior, de Sítio Novo;
Fábio Rodrigues, de Galinhos;
Joaz Oliveira, de Extremoz;
Dr. Cassio, de Ielmo Marinho;
Manuel Gustavo, de Montanhas;
Haroldo Ferreira, de Felipe Guerra;
Iracema Campelo, de São Vicente;
Iraneide Xavier, de Areia Branca;
Babá, de São Tomé;
Marcos Cabral, de Vera Cruz;
Tiquinho, de Ruy Barbosa;
Naldinho, de São Paulo do Potengi;
Maria Dalva Miúda, de São José do Seridó;
Lidyce Brito, São João do Sabugi;
Leonardo Lisboa, Passa e Fica;
Assis do Hospital, Touros;
Lusimar Porfírio, São Francisco do Oeste;
Severino Rodrigues, de Monte Alegre;
Grimaldi Ferreira, de Senador Eloi de Souza;
Zé Arnor, de Jundiá;
Dr. Thiago, de Carnaubais;
Adolfo, de Francisco Dantas;
Jailton Félix, Monte das Gameleiras;
Jodoval, de Japi;
Pedro Sales, de Varzea;
Chico Bertoleza, de Afonso Bezerra;
Bastinho, de Taipu;
Dr. Fernando Cunha, de Macaíba;
Polion, de São Fernando;
João Gomes, de Brejinho;
Wilson Filho, de Rodolfo Fernandes;
Deda Terto, de Serrinha;
Luiz Jairo, de Upanema;
Marina Marinho, de Jandaíra;
Mara Cavalcanti, de Riachuelo;
Fátima Marinho, de Canguaretama;
Manoel Veras, de Campo Grande;
Neto Mafra, de Barcelona;
Alessandru Alves, de Campo Redondo;
Sérgio Fernandes, de Serra Negra do Norte;
E os presidentes de câmaras municipais::
Humberto Gondim, de Parelhas;
Gelson Lima, de Macaíba;

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)