Banner

Política

Sob comando de Rogério Marinho, PSDB triplica de tamanho no RN

Imprimir
PDF

Rogrio20Marinho20PSDBO PSDB foi o partido que mais cresceu no Brasil com o resultado das urnas deste domingo (02) de eleições, e o resultado não foi diferente no Rio Grande do Norte, onde o partido triplicou de tamanho. Enquanto em 2012 apenas três prefeitos tucanos saíram vencedores, este ano foram eleitos 10 gestores, além de 10 vice-prefeitos. Há quatro anos, apenas 56 vereadores conseguiram êxito pela legenda, neste domingo 104 parlamentares tucanos foram vitoriosos.

Para Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Estado, o resultado fortalece o partido e mostra que a legenda está próxima do pensamento da maior parte da população brasileira. "Só temos a agradecer aos eleitores pela confiança e trabalhar ainda mais para corresponder aos anseios de todos. O país passa por um momento difícil e será muito importante o empenho de cada um para que nossos municípios voltem a crescer", disse o parlamentar.

A partir de 2017, o PSDB governará importantes cidades para a economia do RN, como é o caso de Caicó, com Batata Araújo, eleito com 37,12% dos votos; e Ceará-Mirim, com Marconi Barretto, que recebeu 55,87% do apoio dos eleitores. Respectivamente o sexto e sétimo colégio eleitoral do Estado. Além disso, o PSDB obteve quase 52 mil votos em Mossoró, segunda maior cidade do RN, com a candidatura de Tião Couto, atingindo 39,39%.

O PSDB também saiu vencedor em Carnaubais, Tenente Laurentino Cruz, Serra Negra do Norte, Nísia Floresta, Angicos, Espírito Santo, Santa Maria e Ipanguaçu. O partido ainda participou como apoiador de dezenas de outras candidaturas de outras legendas que saíram vitoriosas do pleito deste domingo.

ARTE_PARA_BLOG

Comentários (0)

PEN amplia número de vereadores na Câmara Municipal de Natal

Imprimir
PDF

Luiz-Gomes-Foto-DivulgaoO Partido Ecológico Nacional (PEN) consolidou um dos projetos políticos para 2016 no pleito de ontem e ampliou o número de cadeiras na Câmara Municipal de Natal. Passando de um para duas, um crescimento de 100%.

O presidente estadual do PEN, Luiz Gomes, pontuou que o PEN nas eleições de 2012 não um vereador sequer em Natal e que agora já possui duas cadeiras. "Nós conseguimos ao longo dos últimos anos fazer boas alianças e fortalecer o partido. Em 2012, o partido não elegeu ninguém. Agora elegemos dois: Preto Aquino e Nina Souza. Mesma marca de partidos tradicionais como o PT, por exemplo. Estávamos com um vereador e agora dobramos. O PEN sai dessas eleições bastante fortalecido", disse.

Preto Aquino foi eleito com 4.206 votos e Nina Souza foi eleita com 2.289 votos. Para as eleições desse ano, o PEN na proporcional lançou quase 40 candidatos a vereador e se coligou com o PP.

Comentários (0)

Santa Cruz: Ministério Público Eleitoral, PF e Justiça Eleitoral cumprem mandados de busca e apreensão

Imprimir
PDF

Com apoio da Polícia Federal e servidores da Justiça Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral coordenou o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 16ª Zona Eleitoral, tendo como objetivo apurar a suposta distribuição de medicamentos e combustível a eleitores, vereadores e servidores públicos da Prefeitura e Câmara de Vereadores do Município de Santa Cruz/RN, sendo as despesas custeadas pelo poder público municipal.

Durante o cumprimento dos mandados, policiais federais, servidores da Justiça Eleitoral e promotores eleitorais apreenderam diversos cadernos e fichários - com referência a nomes de vereadores, candidatos e servidores públicos - em uma farmácia e um posto de combustível, que foram alvos das buscas.

As investigações a respeito da suposta captação ilícita de sufrágio e abuso de poder político continuarão e serão aprofundadas.

Comentários (0)

IBOPE mostra vitória no primeiro turno de Carlos Eduardo em Natal

Imprimir
PDF

CARLOS-EDUARDOPesquisa Ibope divulgada nesta sexta sexta-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para a Prefeitura de Natal:

Carlos Eduardo (PDT) – 66%
Kelps Lima (SD) – 12%
Fernando Mineiro (PT) – 8%
Márcia Maia (PSDB) – 7%
Robério Paulino (PSOL) – 7%
Freitas Júnior (Rede) – 0%*
Rosália Fernandes (PSTU) – 0%*

* Cada um dos dois indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Segundo o Ibope, a "pesquisa indica reeleição de Carlos Eduardo no domingo". A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi.

Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

Carlos Eduardo (PDT) – 55%
Kelps Lima (SD) – 10%
Fernando Mineiro (PT) – 7%
Márcia Maia (PSDB) – 6%
Robério Paulino (PSOL) – 6%
Freitas Júnior (Rede) – 0%
Rosália Fernandes (PSTU) – 0%
Brancos e nulos: 12%
Não sabe: 4%

O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 29 de setembro. Foram entrevistados 805 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) sob o número RN-08808/2016.

Com informações do G1

supercopia_ok

Comentários (0)

Eleições 2016: Cosern fará plantão especial com 140 profissionais neste final de semana

Imprimir
PDF

cosern_logo_okokokAs eleições municipais de 2016 ocorrerão no próximo domingo (02) e a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, organizou um regime de plantão especial para reforçar a garantia no fornecimento de energia elétrica durante a realização desse importante exercício de cidadania que é ir às urnas.

Durante todo o processo de votação e apuração, a Concessionária trabalhará em esquema especial para atender às solicitações de emergências. Um contingente formado por 140 profissionais estará de prontidão, em escala de plantão, para atuar em caso de necessidade.

O Centro de Operações e Informação (COI), responsável pela operação do sistema elétrico da distribuidora, que funciona 24 horas por dia, estará apto a adotar todas as providências necessárias caso ocorra alguma eventualidade no dia do pleito eleitoral. Para facilitar a comunicação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Cosern disponibilizou um contato direto com o COI por meio do qual o acionamento das equipes de plantão será priorizado.

As redes e circuitos das zonas e seções eleitorais, além dos centros de apurações, foram inspecionados e passaram por manutenção preventiva nas últimas semanas. A operação especial incluiu, entre outras ações, a substituição de cabos e transformadores, instalação de postes e a poda de árvores.

O trabalho da Cosern, no entanto, não está restrito ao dia da votação. Há duas semanas, a Distribuidora fez um alerta à sociedade e aos partidos políticos sobre o perigo que representa a propaganda eleitoral irregular colada em postes e caixas de medidores.

SANTACRUZ460X67-adek

Comentários (0)