Banner

Estadual

Em Natal, “Dia Mundial da Limpeza” recolheu 13 toneladas de lixo, com a participação de cerca de três mil voluntários

Imprimir
PDF

campanhacontralixoTreze toneladas de lixo recolhidos e a participação de três mil voluntários. Esse é o resultado do mutirão do "Dia Mundial da Limpeza", realizado no último sábado, dia 15, em Natal. A ação, sob a coordenação geral da ativista Nayara Azevedo, contou com a participação de diversos parceiros e apoiadores, inclusive de empresas filiadas ao Sindicato Patronal das Empresas Prestadoras de Serviços de Locação de Mão-de-obra (Sindprest/RN). Para o empresário Edmilson Pereira de Assis, presidente da entidade, diante do sucesso da iniciativa, as empresas que atua no setor devem, cada vez mais, se engajar nesse projeto de responsabilidade ambiental, ampliando a participação nas próximas edições.

Além da orla marítima de Natal, da praia de Ponta Negra a praia da Redinha, também foram comtempladas com o mutirão de limpeza algumas praças e logradouros de Natal. Somente na orla marítima, a ação contou com oito pontos de concentração, para os quais convergiram voluntários de ONG´s, associações, escolas, Marinha do Brasil, empresários, profissionais liberais, entre outros.

"Foi uma iniciativa que agregou valores de vários segmentos e que contou com colaboradores motivados e focados nas causas do meio-ambiente" enfatizou Edmilson Pereira, ao ressaltar que a entidade tem as suas portas abertas para parceiros do gêneros.

Para Nayara Azevedo, o sucesso do mutirão de limpeza deverá se desdobrar em novos projetos de responsabilidade ambiental. "Essa ação foi apenas o início de um trabalho que não tem data para terminar. Junto com os nossos parceiros, vamos continuar o trabalho de conscientizar a população sobre a importância de manter o meio ambiente limpo, tanto para a natureza, como para os seres vivos", ressalta.

banersaomiguel

Comentários (0)

Comperve publica edital com normas para exame de proficiência

Imprimir
PDF

O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio do Norte (UFRN) publicou no site as normas e o formulário de inscrição para o exame de proficiência que será aplicado em outubro. O Exame é aberto para pessoas que pretendem ingressar em cursos de pós-graduação de qualquer universidade.

O período de inscrições é de 27 de agosto a 10 de setembro e a taxa de inscrição é R$ 50,00. A prova será aplicada no dia 14 de outubro. De acordo com o edital, independente da opção de língua estrangeira, o candidato poderá escolher, entre os municípios do estado do Rio Grande do Norte que ocorrem as provas, onde deseja realizar  o exame, que são: Natal, Caicó, Currais Novos ou Santa Cruz.

Mais detalhes através do site da Comperve e pelo edital.

carto_bem_estar

Comentários (0)

ADEPOL realiza pesquisa que quer saber da população potiguar o que ela quer para a área de segurança pública

Imprimir
PDF

adepolpesquisaOs delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte estão ouvindo a população sobre a segurança pública do Estado, e receberão propostas dos cidadãos para tentar resolver os problemas do sistema. A campanha Eu Decido a Segurança do RN foi lançada no início deste mês.

Segundo a Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol/RN), entidade realizadora do projeto, o objetivo é tentar extrair a percepção da população sobre a segurança pública, as necessidades de cada região, bem como as medidas que elegem como prioridades na área.

Para o acompanhamento do levantamento em tempo real e análise de dados, a Adepol firmou uma parceria com uma incubadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a inPACTA-UFRN.

Para acessar o site e deixar suas propostas CLIQUE AQUI!

bannerpostagensumacasa

Comentários (0)

Cidades Seguras: especialista fará palestra em Natal sobre as novas tecnologias voltadas para a segurança nos centros urbanos

Imprimir
PDF

eventomobilidadernEstá confirmada para o próximo dia 14 de agosto, no auditório do CDL Natal, a realização da palestra "Cidade Segura com a Utilização de Tecnologia", que será ministrada pelo consultor paulista e especialista em tecnologia, César Leonel, que irá expor para uma plateia composta por empresários, gestores públicos e privados, executivos e formadores de opinião como as novas tecnologias podem contribuir com a segurança nos centros urbanos. O evento terá início às 19 horas e a sua promoção é resultado da parceria entre o CDL Natal e o grupo potiguar Interfort Segurança, uma das maiores companhias de segurança privada do Nordeste, que emprega cerca de sete mil colaboradores em todo o País.

Segundo César Leonel, as inovações tecnológicas e os novos processos de gestão existentes são utilizados para melhorar a vida das pessoas que moram e trabalham nas cidades. "A palestra irá mostrar como a tecnologia pode ser utilizada para favorecer o quesito 'segurança', explica.

O especialista defende que os processos de gestão das tecnologias voltadas para o objetivo 'cidade segura' se adequam a qualquer centro urbano, seja Natal, São Paulo, Nova Iorque ou Paris. Ele relata que na cidade de Barueri (SP) foi implantado um sistema inteligente, programado para monitorar crimes e combater a violência através da adoção de tecnologia voltada para alarmar situações criticas.

César Leonel revela que não é recente a discussão sobre essas novas tecnologias no Brasil, mas lamenta que as iniciativas reais, além de muito jovens, não são implementadas em sua integralidade.

"Cidades Inteligentes tem que ser mais seguras, antes de tudo. Para isto as Cidades não poderão separar os aspectos de segurança física da implementação da segurança digital", explica.

Para o especialista, é preciso interromper a escalada dos trágicos indicadores de violência, que tornam o Brasil um dos países que mais perdem pessoas, não sendo um dos países que são zonas de Guerra. " Esse fato ameaça desestabilizar três das principais dimensões para o desenvolvimento humano: Indivíduos, tecido social e instituições democráticas.

Além do aproveitamento em questões que envolvem 'segurança', as novas tecnologias podem beneficiar as mais diversas áreas, como saúde, energia, educação, mobilidade urbana, meio ambiente, planejamento urbano, entre outras.

carto_bem_estar

Comentários (0)

UFRN: Cientec 2018 começa dia 28 no Campus Central

Imprimir
PDF

A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) 2018 começa na quinta-feira, 28 de junho, dentro da programação alusiva ao 60 anos de criação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O maior evento científico do Estado, que anualmente acontece em outubro, este ano foi antecipado para junho, e faz parte das comemorações de aniversário da Universidade.

A Cientec 2018 conta com três grandes dimensões: Mostra da Cientec, organizada em pavilhões que abrigam exposições interativas e transdisciplinares e que se constitui no espaço de troca de conhecimento e do diálogo de ideias; Reunião Acadêmico-Científica, onde serão realizados eventos acadêmicos como congressos, seminários, oficinas, cursos e exposição de pôsteres; Cientec Cultural, voltada à produção e integração acadêmico-cultural, com eventos artísticos, apresentações e exposições e suas discussões pedagógico-culturais.

A Cientec 2018 representa a vigésima quarta edição do evento e tem como tema este ano UFRN do ontem ao amanhã: 60 anos de evolução.

carto_bem_estar

Comentários (0)