Banner

Estadual

8ª Caminhada Histórica de Natal acontecerá no dia 30 de novembro

Imprimir
PDF

A Caminhada Histórica de Natal chega à sua oitava edição no dia 30 de novembro, firmando o compromisso de resgatar a cultura e a identidade natalenses, por meio do rico acervo histórico da cidade. Neste ano, o evento conta ainda com novidades que abrangem questões ambientais e de acessibilidade, além de concursos que premiarão estudantes, músicos e fotógrafos.

Sucesso no calendário de eventos de Natal, a Caminhada Histórica tornou-se referência no resgate cultural da cidade e na valorização de todo o patrimônio histórico, enriquecendo ainda mais o potencial turístico da capital potiguar. O percurso terá início às 15 horas, na Praça André de Albuquerque e passará por 50 locais de destaque da cidade, contemplando monumentos e atrações históricas, com a contextualização e a explicação sobre a importância de cada um, até finalizar na praça da Igreja do Bom Jesus Das Dores. A inscrição poderá ser feita com a doação de 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal) por pessoa, que vão ser entregues a instituições parceiras. As doações poderão ser realizadas a partir do dia 1º de novembro nos seguintes postos de troca: Avohai Centro, Videira e Supermercados Favoritos da Ayrton Senna e de Ponta Negra.

Este ano, a preocupação com as questões ambientais será de grande relevância em todas as etapas de realização do evento. Durante a divulgação, todo o material impresso utilizado terá o selo FSC, uma certificação internacionalmente reconhecida que garante a procedência a partir de manejo florestal responsável. Além disso, durante a Caminhada, catadores devidamente cadastrados e identificados estarão trabalhando para impedir o acúmulo de lixo nas ruas e promover a coleta seletiva. As ações de cunho ambiental que têm como mote a frase "Quem ama preserva e cuida do próximo", reforçam ainda mais o objetivo principal da Caminhada em valorizar a cidade como um todo.

Pensando na importância da participação de todos os natalenses, a organização prepara um ambiente inclusivo e acessível. A ideia é que todos possam interagir durante o percurso. Para isso, haverá interprete de Libras traduzindo, em tempo real, para a comunidade surda todo o conteúdo da Caminhada. Também estão sendo feitas parcerias com instituições responsáveis por crianças com Síndrome de Down e Autismo.

"A Caminhada tem como objetivo promover a integração entre a população e sua identidade. Queremos mostrar todo o potencial turístico de Natal, que já é internacionalmente conhecido por suas belas praias, avançando para questões históricas e culturais, por meio do rico acervo que está à nossa disposição. Nossa expectativa é que o público seja de 5 mil pessoas e que possamos arrecadar mais de 10 toneladas de alimentos", destacou Jarbas Filho, diretor da Viva Entretenimento, idealizador e promotor do evento.

Mais uma novidade para esse ano é o I Concurso de Redação da Caminhada Histórica, realizado em parceria com a Assembleia Legislativa do RN. Com tema voltado para a história e a cultura de Natal, o concurso pretende aproximar os estudantes da riqueza cultural da cidade. O edital já está disponível no site da ALRN. Os vencedores serão anunciados no dia do evento. Além disso, serão realizadas as segundas edições dos concursos de música e fotografia, que foram sucessos no ano passado e premiaram grandes talentos locais. As fotografias deverão ser tiradas durante a Caminhada e as músicas, cuja inspiração deve ser a cidade de Natal, serão apresentadas no dia do evento. Serão premiados os três primeiros lugares em cada categoria.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Grupo Vida fecha programação em comemoração ao Dia do Idoso com passeio em praia no Ceará

Imprimir
PDF

Grupo_Vida_fechou_programao_em_celebrao_ao_Dia_do_Idoso.Foto.Divulgao

Com uma extensa agenda comemorativa ao Dia do Idoso, ocorrido no dia 1 deste mês, desde as atividades que começaram com um café da manhã, seguido da primeira Amostra de Artesanato e por último neste sábado (26), coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o Grupo Vida esteve realizando um passeio na Praia de Tremembé, localizada no município de Icapuí, litoral do estado do Ceará.

No passeio considerado de um momento para relaxamento e diversão dos idosos, o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, Vice-prefeito Salomão Gomes, secretária de Saúde, a primeira-dama Girlene Ferreira, secretária de Assistência Social, Fátima Motta, secretário de Esportes, Ducivan Fernandes e uma equipe da secretaria Municipal de Assistência Social estiveram acompanhando o desenvolvimento da programação festiva.

A programação foi realizada no Hotel Casa do Mar, tendo banhos nas piscinas, passeio e com o acompanhamento de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, composta de um enfermeiro e um técnico, acompanhados em uma ambulância para caso necessitasse ser realizado atendimentos aos idosos.

"Os idosos do grupo Vida viveram um dia mais do que especial por vários motivos, desde eles poderem estar celebrando a vida, viverem mais e melhor, além deles terem visitado uma praia pela primeira vez", informou a Secretária de Assistência Social, Fátima Motta.

Para ela todo o desenvolvimento dessa programação, desde o café da manhã, a primeira Amostra de Artesanato e o passeio deste sábado com os idosos somente é possível graças à dedicação, empenho e o irrestrito apoio do Prefeito Haroldo Ferreira de quem todos que fazem parte do Grupo Vida são agradecidos.

"Sempre tive um apreço pelo trabalho desenvolvido do Grupo Vida e por saber que estamos podendo proporcionar uma vida melhor aos idosos do município de Felipe Guerra, partindo do princípio de que quando estamos ofertando não é somente um passeio, mas sim uma oportunidade para eles de terem esse contato mais próximo da natureza", afirmou o gestor felipense Haroldo Ferreira.

O trabalho tem sido recompensador por ambas as partes, desde os idosos e por parte do Governo Municipal de Felipe Guerra quando vem trazendo resultados significativos para melhor sua qualidade de vida e consequentemente tendo excelentes resultados trazendo impactos positivos para a autoestima dos idosos do município de Felipe Guerra que são assistidos pelo Grupo Vida.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Ceará-Mirim registra terceiro incêndio florestal em menos de 15 dias

Imprimir
PDF

a9835f79-7004-48da-bac5-ca75ecb0ab69-750x515

O município de Ceará-Mirim, localizado na Região da Grande Natal, está acionando a Polícia Federal para abrir inquérito de investigação, no sentido de apurar as causas dos incêndios florestais que estão ocorrendo com frequência.

No final da tarde da quinta-feira, 24, Ceará-Mirim registrou mais um incêndio, o terceiro em menos de quinze dias, desta vez, às margens da BR-406, próximo ao Bairro Barretão, no sentido Natal/Taipu.

As chamas foram combatidas na sua totalidade por volta das 21h30, com a união dos agentes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Defesa Social (Defesa Civil), Guarda Municipal, Bombeiros Civis (Thiago Alves, Júnior Alves, Júnior Rufino, Aurélio Leão, Thiago Leandro, César Vilela, Dailton Fonseca e Miezia Amorim), e Bombeiros Militar, além de voluntários e carro-pipa cedido pela Prefeitura.

A medida foi tomada no início da semana pelo prefeito interino Ronaldo Venâncio, através dos órgãos ambientais do município, como forma de prevenção, e também para responsabilizar os responsáveis, no caso de crime ambiental.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rivaldo Fernandes, a decisão do prefeito Ronaldo Venâncio deve-se ao aumento do número de incêndios florestais no município, que tem gerado danos à fauna e à flora, além de outros impactos.

"Este período do ano é mais propício ao surgimento de focos de incêndio, por causa da baixa umidade relativa do ar e aumento da intensidade dos ventos, mas não podemos descartar as causas criminosas", pontua o secretário.

Com informações do Agora RN

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

Campanha Ação Infância e Vida recebe doações até final do mês

Imprimir
PDF

Criana_auxiliada_por_instituio_de_apoio_1

Você ainda pode ajudar! Continua até o final deste mês a campanha Ação Infância e Vida promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) em parceria com o Banco do Brasil. A ação tem o intuito de mobilizar funcionários, clientes do BB e a sociedade em geral para apoiar as instituições que lutam pela visibilidade e, principalmente, pela cura do câncer infanto-juvenil em todo o País. A campanha se estende até o dia 31 de outubro, mas as doações também podem ser feitas após esse período.

A Ação Infância e Vida é considerada uma das mais importantes do Brasil para a divulgação de informações sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e a realização do diagnóstico. O objetivo desta ação é a arrecadação de recursos financeiros para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer, formado pelas 50 filiadas da Coniacc. Entre essas filiadas, no estado Rio Grande do Norte estão: CACC - Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva – Natal; AAPCMR – Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região e o GACC - Grupo de Apoio à Criança com Câncer do RN – Natal.

Na última edição, realizada em 2018, a campanha arrecadou mais de meio milhão de reais, distribuídos entre a Coniacc e as filiadas para projetos voltados à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes assistidos. Confira mais detalhes da Ação no site bb.com.br/infanciaevida. Você pode doar em reais, pontos Livelo, Dotz e Pontos pra Sua Empresa.

Para transferir qualquer valor, utilize a conta da Coniacc no BB:

Banco: 001

Agência: 2870-3

C/C: 33000-0

CNPJ: 10.807.169/0001-01

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)

UFRN e Idema planejam ações voltadas à presença de óleo no litoral potiguar

Imprimir
PDF

ufrn_logo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema) articulam ações conjuntas para solucionar os problemas decorrentes do aparecimento de óleo nas praias do litoral potiguar. As possibilidades de parcerias foram discutidas entre o pró-reitor de Extensão da UFRN, Aldo Aloisio Dantas da Silva, e o diretor do Idema, Leonlene Aguiar, em reunião na última quarta-feira, 23, na sede do Idema.

Além de avaliar o fornecimento de equipamentos necessários para manejo do óleo, a UFRN convidará professores interessados em auxiliar na capacitação de aproximadamente mil voluntários cadastrados pelo Idema. O Instituto também solicitou a realização de laudos geológicos, geofísicos, químicos e de outras áreas do conhecimento que viabilizem ao máximo o conhecimento das informações sobre a composição do óleo e os seus impactos na fauna marinha.

Esse trabalho já foi iniciado no Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos (NUPPRAR/UFRN), que tem elaborado laudos de balneabilidade e análises do solo em alguns pontos definidos pelo Idema. "Como existe o consenso entre especialistas de que a contaminação vai continuar durante um bom período, o monitoramento será mantido pela equipe", afirma Aldo Dantas, ao acrescentar que o Laboratório de Geotecnologias Aplicadas e Modelagem Costeira e Oceânica (GNOMO/UFRN) também realiza trabalho em parceria com o Idema.

De acordo com o pró-reitor, as atividades favorecem o cumprimento do compromisso social da UFRN. "Uma das nossas atribuições é contribuir para a resolução dos problemas da sociedade de um modo geral, o que também inclui questões ambientais. A UFRN tem o dever de fazer o possível para mitigar e resolver as situações diversas que envolvem a população", esclarece.

Banner_Queijeira_1950x300

Comentários (0)