Banner

Estadual

UFRN: DNUT oferece oficina de culinária sobre Intolerâncias Alimentares

Imprimir
PDF

A Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Departamento de Nutrição (DNUT), abre inscrições entre os dias 15 e 27 de setembro, para a Oficina Culinária de Intolerâncias Alimentares ao Glúten e à Lactose.

A Oficina Culinária tem como objetivo auxiliar servidores da UFRN que apresentam intolerância alimentar, visando reduzir os sintomas relacionados à ingestão de alimentos que contêm glúten e lactose. O encontro acontece no dia 29 de setembro, das 13h às 17h30, sendo dividido em dois momentos: palestra sobre o tema central da oficina, na sala B do Departamento de Nutrição, e preparo de receitas no Laboratório de Técnica Dietética do mesmo Departamento.

Os servidores interessados deverão se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), seguindo o seguinte caminho: Menu Servidor > Capacitação > Inscrições > Realizar Inscrição. A relação dos inscritos será disponibilizada no dia 28 de setembro, a partir das 15h, na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).Para participar é necessário apresentar atestado médico que comprove o diagnóstico de intolerância ao glúten e/ou à lactose. E no dia da Oficina os inscritos deverão comparecer de sapato fechado antiderrapante e calça comprida. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (84) 3342-2296 (opção 4) e 9 9474-6674 ou pelo e-mail viveremharmonia@reitoria.ufrn.br.

banner_carloschagas

Comentários (0)

Banco do Nordeste consulta setor produtivo no planejamento do FNE 2018

Imprimir
PDF

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), operacionalizado com exclusividade pelo BNB, está em fase de planejamento para o ano de 2018. Entidades empresariais norte-rio-grandenses do Comércio, Serviços e Indústria, além de representantes de entidades ligadas ao campo foram convidados para definir a política de aplicações dos recursos no Estado. Instituições como o Sebrae-RN, IBGE e Secretarias de Governo também contribuem para o trabalho. Todos os atores envolvidos participam de encontro, marcado para o dia 20 de setembro, com o objetivo de definir a programação do FNE.

Foram realizadas duas reuniões temáticas preparatórias, para empreendimentos urbanos e rurais. A sistemática consiste  no compartilhamento de estratégias, programas e projetos do Governo do Estado e da iniciativa privada para a construção da programação do FNE 2018. O Banco do Nordeste colhe subsídios que vão contribuir para orientar a aplicação dos recursos do Fundo, que prevê disponibilizar R$ 805 milhões somente no Rio Grande do Norte.

A análise da necessidade de mais recursos e quanto será destinado para cada setor da economia são as principais questões a serem respondidas. A sistemática de trabalho desenvolvida pela equipe do BNB analisa quais atividades apresentam maior potencial de crescimento para 2018; quais as ações estruturantes existentes no Estado e como contribuir para sua ampliação; e como alavancar setores com crescimento abaixo do potencial.

supercopia_ok

Comentários (0)

UFRN: Escola de Saúde oferece 220 vagas em cursos técnicos para 2018

Imprimir
PDF

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN) publicou edital sobre a abertura de 220 vagas para os cursos técnicos de Enfermagem, Registros e Informações em Saúde, Agente Comunitário em Saúde e Massoterapia, para ingresso no semestre letivo de 2018 com horários nos turnos matutino e vespertino.

As inscrições para o processo seletivo começam no dia 25 de setembro e seguem até o dia 23 de outubro no site do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve). A taxa de inscrição custa R$ 30. Aqueles que desejam concorrer ao curso de Massoterapia devem ter certificado de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente e ser maior de 18 anos.

Para os demais cursos podem se candidatar estudantes a partir dos 16 anos que estejam cursando o segundo ano do ensino médio; os que já concluíram ou estejam cursando o terceiro ano; e ainda aqueles que comprovarem por meio do exame supletivo, a pendência em até duas disciplinas para conclusão do último ano escolar.

Serão reservadas 50% das vagas, por curso, para os candidatos que cursaram ou estejam cursando o ensino médio, integralmente, em escolas públicas. As provas serão aplicadas no dia 19 de novembro em Natal, em locais divulgados posteriormente pela Comperve. Mais informações sobre a seleção são acessíveis pelo edital.

banner_carloschagas

Comentários (0)

Sinfônica da UFRN faz concerto dentro da programação do Setembro Cidadão

Imprimir
PDF

Sinfonica_Logo

O Setembro Cidadão tem em sua programação a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFRN, que sobe ao palco neste sábado (16), na Escola de Música da UFRN, para o "V Concerto Oficial" da Temporada 2017 em duas sessões, às 18h e 20h.

O maestro André Muniz explica que a Sinfônica da UFRN vem se firmando como um dos principais conjuntos orquestrais do Nordeste. "Devido a este trabalho intenso de busca pela excelência, a Sinfônica da UFRN hoje é um patrimônio musical do Rio Grande do Norte. Nosso público vem aumentando de forma expressiva, mas nossa sala de concerto é a mesma de quando começamos", afirma.

O quinto concerto traz as obras de alto nível orquestral. José Maurício Nunes Garcia – Abertura em Ré e Johannes Bhrams: Concerto duplo para violinoe violoncelo em la menor.

A Orquestra

Constituída por alunos dos cursos técnico, graduação e de pós-graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Está sob a direção do maestro André Muniz .  A Orquestra Sinfônica da UFRN começa as atividades no ano de 2009 e vem firmando-se com um dos principais ensembles orquestrais do Nordeste e uma das mais atuantes do Rio Grande do Norte. O grupo recebeu importantes premiações, como o "Prêmio Hangar" de melhor espetáculo do ano de 2011 e também o "Troféu Cultura" de "Melhor Show do ano" de 2012. Teve participações em renomados festivais de música do Brasil: Mostra de Música Internacional de Olinda (MIMO) e SESC-SP em parceria sinfônica com a Orquestra de Heliópolis. A OSUFRN recebeu mais de 18 solistas de vários lugares do mundo, entre eles: Martin Ostertag (violoncelo), Italo Balbini (violoncelo), Fany Solter (piano)e Stefano Algieri (tenor). Foi a primeira orquestra universitária do país a fazer turnê pela Europa (2015). Hoje é grupo permanente da UFRN.

banner_carloschagas

Comentários (0)

Pureza lança o Setembro Cidadão em Festa da Padroeira

Imprimir
PDF

Pblico_na_praa

O município de Pureza realizou na noite desse sábado (09) o lançamento do Setembro Cidadão, com as presenças dos seus idealizadores, o Juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira. O lançamento aconteceu dentro das comemorações da Festa da Padroeira, que este ano celebra os 100 anos da aparição de Nossa Senhora da Pureza. A grande festa, que contou com a presença de mais de 3 mil pessoas, aconteceu na Praça 5 de Abril, com shows de Forró Pegado, Lindinho Estilizado e Wonney Saraiva.

Na abertura das festividades, Lígia Limeira e Jarbas Bezerra, acompanhados do prefeito Neto Moura, subiram ao palco e falaram para o público sobre o objetivo do Setembro Cidadão e o como a Educação Cidadã é importante para a vida de todos. O município sinaliza a adesão da implantação da Educação Cidadã nas escolas públicas do município através do Programa Brasileiro de Educação Cidadã – Probec.

A adesão ao Probec pelo município de Pureza vai permitir a capacitação de coordenadores pedagógicos e professores, em cada instituição de ensino, para realizar o planejamento de implantação da Educação Cidadã para todos os estudantes.

autoescolar3a1banner

Comentários (0)