Banner

Estadual

Jogos gerais da UFRN inscreve competidores de FIFA 2017

Imprimir
PDF

O Complexo de Esportes e Eventos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas, até o dia 28 de julho, para competidores na modalidade eletrônica FIFA 2017 – PS4, para os Jogos Gerais da UFRN.

As inscrições devem ser feitas pelo responsável de cada Centro ou Unidade Acadêmica entregando a ficha de inscrição disponível neste link na Secretaria do Complexo, localizada dentro do Ginásio 1 do Campus Central da Universidade.

Outras informações, no regulamento dos Jogos Gerais e pelo telefone (84) 3342-2397.

banner_carloschagas

Comentários (0)

UFRN: Extensionistas do Trilhas Potiguares seguem para 25 municípios do RN

Imprimir
PDF

Alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desembarcam a partir do dia 31 de julho em 25 municípios do Rio Grande do Norte, onde vão desenvolver atividades de extensão do Programa Trilhas Potiguares 2017.

Durante uma semana, 450 estudantes e 50 coordenadores serão divididos em equipes e irão cumprir um cronograma de trabalho conforme a demanda apresentada pela administração de cada cidade parceira do programa.

Sob a coordenação geral do pró-reitor de Extensão, Breno Cabral, os extensionistas graduandos e pós-graduandos de 40 cursos de todas as áreas de conhecimento vão conviver, repassar conhecimentos e aprender com as comunidades do interior do Estado. O retorno dos estudantes do Trilhas Potiguares para a capital está programado para o dia 5 de agosto.

banner_carloschagas

Comentários (0)

UFRN: Comperve divulga resultado de seleção para Educação Superior a Distância

Imprimir
PDF

O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou o resultado do processo seletivo para Educação Superior a Distância (Vestibular a Distância) para ingresso no segundo semestre de 2017.

Os candidatos podem consultar os resultados na página da Comperve por meio deste link. Ao todo foram ofertadas 1.610 vagas para os cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química. As vagas estão distribuídas entre os polos de Caicó, Guamaré, Currais Novos, Macau, Lajes, São Gonçalo do Amarante, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins e Nova Cruz.

O Edital de Cadastramento para os novos alunos será divulgado nesta nesta sexta-feira, às 18h. Mais informações podem ser obtidas no edital do processo de seleção ou junto à Comperve por meio do link.

supercopia_ok

Comentários (0)

Universidades e ITEP firmam parceria para doação de cadáveres

Imprimir
PDF

O Departamento de Morfologia (DMOR), do Centro de Biociências (CB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e o Instituto Técnico e Científico de Perícia (ITEP-RN) firmam parceria para doação de cadáveres não reclamados oriundos de mortes não criminosas ou violentas. A portaria de número 080/2017 do ITEP-RN dispõe de um protocolo referente a essas doações às instituições de ensino.

De acordo com a portaria, o fato decorre da necessidade da utilização de cadáveres nos cursos vinculados à área da saúde, especificamente nas escolas de medicina das instituições de ensino superior, com fins de estudo ou pesquisa científica. Atualmente, apenas a UFRN e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) encontram-se em acordo com a Lei federal 8.501/92, que trata do assunto.

Em reunião realizada no último dia 22 de junho, a UFRN, a UERN e o ITEP firmaram termos de compromisso para o encaminhamento dos corpos e a viabilização de melhorias significativas para o ensino na área médica.

Segundo o professor Expedito Nascimento, do Departamento de Morfologia da UFRN, a cada 50 cadáveres que chegam ao ITEP, um pode ser enquadrado com as características de ensino. "Os corpos irão suprir a demanda do curso médico na nossa instituição, não apenas na graduação nos campi de Natal e Caicó, como também para os cursos voltados para o treinamento de cirurgiões de toda a região Nordeste", destaca o professor.

O diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão, ressalta que essa é uma forma de desafogar os espaços que esses corpos não reconhecidos ocupam, assim como contribuir para a sociedade com a doação deles para o ensino. "No ITEP temos corpos não reclamados em grande volume, um inclusive que está aqui desde 2015, o que gera certo problema para receber e analisar outros. Essa portaria que estabelecemos é crucial para a formação de futuros profissionais da saúde que hoje são estudantes das universidades com as quais estamos contribuindo", ressalta o diretor.

Para o professor Fausto Guzen, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da UERN, a parceria proporciona uma melhor qualificação dos alunos. "Enfrentamos problemas todo o semestre com a falta de corpos para o ensino. No semestre passado, tínhamos apenas um corpo para as aulas, o que prejudicou bastante as disciplinas que necessitam do conhecimento anatômico. O aprendizado da anatomia do corpo humano é crucial para a qualidade da formação do aluno e também para melhoria do ensino", diz o professor.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte possui um Programa de Doação Voluntária de Corpos. Para conhecer o programa clique aqui.

banner_carloschagas

Comentários (0)

UFRN convoca classificados em Letras Libras para cadastramento

Imprimir
PDF

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza nesta quinta e sexta-feira, seis e sete de julho, o cadastramento dos candidatos selecionados para ingresso em 2017.2 no curso de Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras)/Língua Portuguesa como segunda língua. O atendimento acontece das 8h às 12h, na Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DACA), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), localizada no prédio da Reitoria, no Campus Central da UFRN.

São convocados os aprovados dentro do número de vagas, para cadastro e matrícula, e mais 50% do número de vagas de cada grupo para formação de cadastro de reserva. Os que não comparecerem ao cadastramento serão automaticamente eliminados do processo seletivo, ou seja, perderão o direito de vaga ou de permanecer no cadastro de reserva.

A lista de convocados e os documentos necessários estão disponíveis no edital de cadastramento, que pode ser acessado em www.prograd.ufrn.br

banner_carloschagas

Comentários (0)