Banner

Estadual

TCU atende pedido de bancada potiguar e libera obra de duplicação da Reta Tabajara

Imprimir
PDF

reta-3

A bancada federal do Rio Grande do Norte teve pleito atendido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e as obras de duplicação da Reta Tabajara serão reiniciadas.

Parte da bancada federal esteve reunida com representantes do TCU para tentar sensibilizá-los sobre a importância da obra, que estava paralisada há quatro meses, pois um trecho de três quilômetros estava com problemas estruturais para ser executado.

O pleito da bancada era para que o TCU liberasse a obra dos outros 24 quilômetros da duplicação enquanto o setor de engenharia da empresa responsável desenvolve um projeto para resolver o problema dos três quilômetros com problemas.

De acordo com o Senador José Agripino, o pleito foi atendido e as obras deverão ser retomadas em breve. "Estive com parte da bancada potiguar e pleiteamos que a obra fosse inciiada isolando o trecho de três quilometros que estão com probelmas e o TCU foi bastante solícito e vai liberar a retomada da obra tão importante e sonhada pelo povo potiguar", destacou o Senador.

A BR 304 é a principal via de acesso das regiões do Seridó e Oeste do estado a Natal. O setor conhecido por Reta Tabajara é um dos de maior tráfego do Rio Grande do Norte e a obra de duplicação é pleiteada há vários anos pela população e classe política potiguar.

Comentários (0)

Progesp nomeia 12 aprovados em concurso público da UFRN

Imprimir
PDF

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da Universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN) divulgou, na última segunda-feira, 21, a nomeação de 12 novos aprovados em concurso para diversos cargos técnico-administrativos em educação.

Os aprovados têm prazo de 30 dias para tomar posse a partir da data da publicação da nomeação. Após a posse, os selecionados devem entrar em exercício, no máximo, em até 15 dias.

Para outras informações, os servidores devem entrar em contato com a Progesp pelo telefone (84) 3342-2296. As nomeações podem ser consultadas na página do Diário Oficial da União.

banner_carloschagas

Comentários (0)

UFRN: Departamento de Geografia realiza evento sobre globalização

Imprimir
PDF

O Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, nos dias 21 e 23 de agosto, o seminário Globalização, cidadania, finanças éticas e economias alternativas: estratégias para uma cidadania global. O evento será realizado das 13h30 às 16h30, no auditório do DGE, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

O objetivo é problematizar questões ligadas ao processo de globalização, mundo do trabalho, cidadania, finanças éticas, economias sociais, solidárias e alternativas e financiamentos de projetos sociais, pensando estratégias para uma cidadania global.

O professor Fransualdo Azevedo coordena o evento, que será ministrado por Marti Boneta I Carrera, professor do Consejería de Educación de la Generalitat de Catalunya e presidente do banco popular Oikocredit. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no local.

O seminário é destinado a estudantes e docentes dos cursos de graduação em Geografia e Turismo, bem como estudantes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTur), além dos demais interessados no tema. Os inscritos receberão certificado de 8h por participação.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ffazevedo@gmail.com.

banner_carloschagas

Comentários (0)

Pelo terceiro mês consecutivo, cresce geração de empregos no Nordeste

Imprimir
PDF

Em julho, o Nordeste gerou 6.641 novos postos de trabalho com carteira assinada. A maior parte deles encontra-se na indústria de transformação, mais especificamente na indústria de alimentos e bebidas. Este foi o terceiro mês consecutivo com saldo positivo na Região. No entanto, no acumulado de janeiro a julho, o déficit ainda é de 89.689 postos.

"Desde maio, a Região vem apresentando saldo positivo na movimentação de empregos formais. Isso configura uma tendência favorável ao mercado de trabalho regional, ainda que modesta", explica Hellen Leão, autora de pesquisa do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), que analisa dados do Ministério do Trabalho.

Segundo a economista, o bom resultado no mês de julho foi impulsionado por cinco dos oito setores de atividade econômica: Indústria de Transformação (+2.883 postos), Agropecuária (+2.878 postos), Serviços (+2.637 postos), Administração Pública (+260 postos) e Extrativa Mineral (+32 postos). Os setores deficitários foram Comércio (-1.879 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (-117 postos) e Construção Civil (-53 postos).

A íntegra da pesquisa está disponível no endereço www.bnb.gov.br/diario-economico-2017. O Etene é o órgão de estudos econômicos do Banco do Nordeste.

banner_odontopremium

Comentários (0)

Safra recorde de soja impulsiona exportações nordestinas

Imprimir
PDF

Nos primeiros sete meses do ano, as exportações do Nordeste totalizaram US$ 9,3 bilhões, incremento de 33,3% em relação ao mesmo período de 2016. O resultado foi impulsionado, principalmente, pela safra recorde de soja que motivou aumento de 97,2% no volume de vendas externas e 91,2% na quantidade embarcada.

Principal item da pauta, a soja responde por 13,9% das exportações nordestinas. Os principais exportadores são a Bahia (46,1%), o Maranhão (38,3%) e o Piauí (14,8%).

A decomposição das exportações nordestinas por fator agregado mostra que, no período em análise, as vendas dos produtos básicos (22,8% da pauta) aumentaram 35% frente ao período de janeiro a julho de 2016. As exportações de semimanufaturados (30,4%) e manufaturados (44,2%) cresceram 24,7% e 38,7%, respectivamente.

Quanto aos países de destino das exportações nordestinas, China (20,6%), Estados Unidos (15,5%) e Argentina (11,6%) foram responsáveis por 47,7% do total exportado e registraram crescimento de 52%, 29,6% e 39%, respectivamente, nos primeiros setes meses do ano.

banner_carloschagas

Comentários (0)