Banner

Assembleia Legislativa

Advogado André de Castro recebe título de cidadão norte-riograndense

Imprimir
PDF

ADVOGADO

A Assembleia Legislativa promoveu, nesta terça-feira (22), sessão solene para entrega de título de cidadão norte-riograndense ao advogado André Augusto de Castro. A solenidade foi proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e contou com a presença de parlamentares, advogados, familiares e amigos do homenageado.

"Hoje é um dia de muita alegria. O Rio Grande do Norte, por meio desta Casa Legislativa, reconhece mais um filho. Mesmo vindo de outra terra, colocou debaixo dos seus pés a quente areia do solo e das belas praias potiguares e fez aqui a estrada para trilhar seu caminho reto e justo. Fincou os pés no Estado para nunca mais deixá-lo. Em retribuição mais do que justa e merecida, tu te tornas um filho querido desta terra. Hoje tu és cidadão norte-riograndense", disse Cristiane Dantas.

Usando a tribuna do plenário, a deputada fez um discurso destacando a trajetória profissional e familiar do advogado André de Castro no RN. "No ano 2000 recebeu a inscrição de número 3.898 na Ordem dos Advogados Seccional Rio Grande do Norte, iniciando assim, uma trajetória sempre pujante no meio jurídico potiguar. Carreira até hoje marcada pela competência, comprometimento, seriedade e credibilidade", falou ela.

Emocionado com a deferência prestada pela Casa Legislativa, o advogado agradeceu a homenagem e dedicou o título aos amigos e familiares. "Costumo dizer que sou filho adotivo desta terra potiguar, tão pungente em todas as suas regiões. Recebo hoje aqui a minha segunda certidão de nascimento como filho deste solo que tão bem me acolheu e me deu tudo. Serei eternamente grato pelo dia de hoje. Só tenho a agradecer aos meus pais, irmão, familiares e amigos", declarou André de Castro.

Presente na solenidade, o também advogado e sócio de André, Gustavo Smith, falou em favor do homenageado. "Os caminhos traçados em sua vida o trazem a uma trajetória de sucesso no Rio Grande do Norte. Além de sócio, é praticamente um irmão para mim. Um profissional que preza pela ética, abnegado no desejo de corresponder aos que os seus constituintes lhe confiam. André construiu e possui envergadura para essa homenagem tão justa pela Casa Legislativa", afirmou Smith.

André Augusto de Castro nasceu em Recife/PE e mudou-se com a família para o RN na década de 80. O advogado foi membro do Conselho de Recursos Fiscais do Estado, Tribunal Administrativo Municipal de Tributos de Natal e procurador-geral do município de Galinhos. Atualmente é um dos profissionais à frente da sociedade CASTRO, SMITH, DUARTE E ROCHA ADVOGADOS, com dedicação ao Direito Público e Eleitoral. Em 2014, André foi homenageado pela Assembleia em sessão pelo Dia do Advogado.

Os deputados Tomba Farias (PSB), Getúlio Rêgo (DEM) e Gustavo Fernandes (PMDB) e o vice-governador Fábio Dantas (PCdoB) também participaram da solenidade.

carto_bem_estar

Comentários (0)

Assembleia vai homenagear Instituto Waldemar de Almeida

Imprimir
PDF

AL

Os 30 anos de fundação do Instituto de Música Waldemar de Almeida serão tema de solenidade nesta quarta-feira (23), às 9h30min, na Assembleia Legislativa. A instituição é vinculada à Fundação José Augusto e foi criada em 20 de janeiro de 1986. A homenagem é uma proposição do deputado Albert Dickson (PROS).

"A sessão solene se dá em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Instituto Waldemar de Almeida ao longo desses 30 anos de atuação em favor da música e da cultura no Rio Grande do Norte", justifica Albert Dickson.

Única escola de música ligada ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o Instituto mantém programas de profissionalização de instrumentistas, com cursos de formação inicial e continuada. Promove ainda recitais e apresentações, além de contar com grupos de música e coral consagrados no cenário musical.

O objetivo principal do Instituto Waldemar de Almeida é o ensino básico para instrumentistas com professores concursados e monitores. O nome da escola é uma homenagem ao compositor e professor de piano Waldemar de Almeida, nascido em Macau em 1904.

banner_675x90

Comentários (0)

Encontro da ABEL aborda planejamento para desenvolvimento das ações legislativas

Imprimir
PDF

ABEL

A importância do planejamento para o desenvolvimento das ações legislativas em todas as esferas orientou as apresentações e debates promovidos na primeira manhã do 28º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), que acontece até esta sexta-feira (18) em Natal com o apoio da Assembleia Legislativa do RN.

"O planejamento é fundamental. Sem ele não se chega a lugar nenhum. E leva tempo, dá trabalho e precisa de apoio dos gestores. Mas vemos que dá resultados, basta ver a repercussão do planejamento feito para a Assembleia Legislativa do RN", disse o diretor da Escola da Assembleia do RN, Carlos russo, que apresentou o exemplo do Planejamento na Escola da Assembleia do RN.

Além de promover o aperfeiçoamento através de eventos educativos de formação e qualidade de servidores, o encontro tem o propósito de difundir informações sobre os programas de ensino desenvolvidos pelas Escolas do Legislativo e estimular e fortalecer os programas de educação para cidadania com o intuito de aproximar o Poder Legislativo da população.

Para a diretora da Escola Legislativa de Minas Gerais, Ruth Schmitz de Castro, eventos desse porte proporcionam uma troca de experiências ímpar. "São momentos como esse que nos ajudam a pensar melhor o nosso trabalho. As Escolas Legislativas se voltam não só para a educação legislativa do servidor, mas também do cidadão. A educação da sociedade em relação ao que é feito nas Assembleias Legislativas", destaca.

A prioridade para a educação tem sido uma das principais marcas do deputado Ezequiel Ferreira como presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A Escola da Assembleia cresce e se fortalece a cada dia. Ao longo deste ano foram ofertadas 259 atividades acadêmicas, que incluem cursos, palestras, oficinas, pós-graduações e mestrado. São cursos de excelência, certificados e inteiramente gratuitos. O público alvo foi o servidor da Assembleia. Natal já foi sede do encontro da ABEL em duas oportunidades: em 2008, quando do 12º encontro e em 2012, na 19º edição.

carto_bem_estar

Comentários (0)

Ex-presidente da Casa, Willy Saldanha recebe homenagem póstuma

Imprimir
PDF

homenagem

A sessão plenária desta quinta-feira (17) foi marcada por homenagens ao ex-presidente do Legislativo, Willy Saldanha, falecido ontem (16) vítima de um infarto fulminante. Os deputados fizeram um minuto de silêncio e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), apresentou Moção de Pesar.

"Nos solidarizamos com a família neste momento de perda e dor. Willy Saldanha foi um deputado atuante, um ser humano cativante, que fez um grande círculo de amizade e deixou a sua marca da honradez onde passou", afirmou Ezequiel Ferreira.

O deputado Getúlio Rêgo (DEM) afirmou: "Willy foi um grande cidadão, um homem do sertão com personalidade extremamente cordial, de um diplomata. Uma pessoa simples, decente e honesta", disse.

Após a sessão, os parlamentares formaram comitiva e se dirigiram ao velório, prestando solidariedade aos familiares. O corpo está sendo velado no Salão Nobre Iberê Ferreira de Souza e o sepultamento será às 16h de hoje.

Biografia

Willy Vale Saldanha foi um deputado atuante, advogado e uma personalidade da história política potiguar. Foi duas vezes vereador em sua cidade natal, Jardim de Piranhas, nos anos 1960. Em 1974 foi eleito pela primeira vez deputado estadual, reeleito em 1978, 1982 e 1986, tendo exercido a presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte de 1985 a 1987.

No poder Executivo, Willy Saldanha dirigiu a Companhia Industrial de Desenvolvimento Agrário (CIDA), na gestão do então governador José Agripino Maia e, mais recentemente, foi diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RN), na gestão Rosalba Ciarlini (2010-2014).

IMG-20171205-WA0069

Comentários (0)

Assembleia Cidadã apresenta artigo científico em encontro nacional

Imprimir
PDF

ARTIGO

Os resultados que o novo formato da Assembleia Cidadã está colhendo nas escolas se tornaram objeto de estudo exposto em artigo científico para pesquisadores de lazer de todo o País, que se reúnem em Natal, no campus centra do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN), que sedia o Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel).

Desde que a atual gestão decidiu incluir entre suas metas o aperfeiçoamento através da educação, a Assembleia Cidadã tem levado desenvolvimento psicossocial às escolas, com atividades da lazer. Agora, os resultados são compartilhados.

"A primeira coisa que a gente pode identificar foi a questão do comportamento. Numa das escolas, os alunos tinham comportameno agressivo, hostil. A primeira vez que a gente fez a intervenção, sentiu isso. A partir da segunda, eles já tinham uma receptividade com a equipe, principalmente com os profissionais. Já tinham docilidade e interesse em participar das atividades. Já interagiam com outros colegas. No terceiro encontro a gente percebeu isso consolidado, e os alunos já perguntavam quando voltaríamos", explicou a pedagoga da Assembleia Cidadã, Elizani Silva.

A ideia agora, ao expor os resultados, é permitir que o modelo possa ser copiado para outros lugares do Brasil. Mas não bastam apenas atividades de lazer. No caso da Assembleia Cidadã, destaca-se que as atividades têm acompanhamento de psicológoso para guiar os alunos e lhes indicar como alcançar ganhos pessoais através das atividades de lazer.

Reflexo desse alcance e do planejamento é que o projeto, nas escolas, foi executado com alunos de diversas faixas etárias, tento todos obtidos ganhos comportamentais.

"Nossas intervenções resultaram em ganhos. Com isso, queremos agora demonstrar como fizemos e apresentar esse modelo para os demais", comemorou Elizani.

banersaomiguel

Comentários (0)