Banner

Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa decreta luto de três dias por morte de Wilma de Faria

Imprimir
PDF

wilmadecretoassembleia

O Poder Legislativo, por intermédio dos representantes do povo, os deputados estaduais da 61ª legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, lamentam a morte da vereadora de Natal, ex-prefeita da cidade e ex-governadora do Estado Wilma Maria de Faria.

Professora ou Dona Wilma, como muitos a chamavam, faleceu aos 72 anos com trajetória marcada como primeira mulher eleita deputada federal no RN, primeira prefeita de Natal e primeira governadora do Estado, eleita e reeleita. Em sua trajetória política, a "guerreira" também somou o trabalho como deputada constituinte e vice-prefeita de Natal, com atuação na área social e liderança em todo o Rio Grande do Norte.

Por todo o trabalho na política e história do RN, o Poder Legislativo decreta três dias de luto oficial pelo falecimento da ex-governadora.

Em nome dos deputados estaduais e do presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira de Souza, a Assembleia presta sinceras condolências aos familiares, amigos e admiradores de Wilma, pedindo a Deus que conforte a todos.

Palácio José Augusto
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

autoescolar3a1banner

Comentários (0)

Doadores de sangue são homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa

Imprimir
PDF

assembleiahomenagemjunhoOs maiores doadores de sangue do Rio Grande do Norte foram homenageados em Sessão Solene, na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue. Proposta pelo deputado estadual Carlos Augusto Maia (PSD), a sessão solene também foi momento para chamar a atenção da sociedade para a importância da doação de sangue. Para estimular a doação de sangue, a Unidade móvel do Hemonorte está fazendo a coleta e esclarecendo as dúvidas da população durante todo o dia em frente ao prédio da Assembleia, na Praça Sete de Setembro, Centro da cidade.

"Nosso interesse é estimular o assunto promovendo a cultura de doação de sangue, tendo em vista que a primeira doação, na maioria das vezes, vem com a necessidade de um parente ou conhecido. Por isso nosso esforço para que o recado que a doação salva vidas, já conhecido, seja amplamente compreendido. Precisamos entender que a doação de sangue não deva apenas atender ao apelo de quando os estoques estão acabando. A doação precisa ser constante, periódica e regular. Sem se preocupar com quem vai receber. Por isso essa homenagem, disse Carlos Augusto.

Atualmente, o estoque do banco de sangue do Hemonorte passa por uma situação crítica. "O doador é um herói anônimo que deve ser homenageado diariamente. Hoje contamos com mais de 20 mil doadores voluntários. Isso é filantropia", disse o fundador da Associação de Doares de Sangue, Paulo Luiz de Lima Neris, que vai realizar a doação de número 178, firmando-se um dos maiores doadores em atividade no país. Ele também destacou que uma única doação pode salvar quatro vidas.

O diretor do Hemonorte, Rodrigo Vilar de Freitas, dest6acouo caráter educativo da homenagem. "Hoje é um dia especial. O objetivo é homenagear, mas o foco é educativo. Além do ato nobre e altruísmo, a doação deveria ser encarada como um dever cívico do cidadão. Essa data fica como marca para disseminar essa ideia e fazer surgir novos doadores voluntários", disse.

Além dos homenageados, os deputados Getúlio Rego (DEM), Hermano Morais (PMDB), Albert Dickson (PROS), Nélter Queiroz (PMDB) e Larissa Rosado (PSB), além de representantes do Hemonorte e profissionais da saúde participaram da sessão.

Ação
Atenta a importância da doação de sangue e buscando sensibilizar novos doadores, a Assembleia Legislativa promoveu ação conjunta na segunda quinzena de maio para a coleta de sangue junto aos servidores legislativos e população. A campanha teve o objetivo de contribuir para o reforço do estoque de bolsas de sangue do Hemonorte, na unidade móvel de coleta de sangue que estará instalada na Praça Sete de Setembro, no Centro da cidade.

Homenageados
Áurea Maria Xavier Barbosa
Carlos Antônio Batista de Oliveira
Erikson Girley Andrade de Lucena
Flávio Dantas Celestino Correia
Francisco Halysson da Costa Oliveira
Francisco Rogério Coelho
Isabel Cristina Viana da Costa
Maria Zélia Fernandes
Paulo Luiz de Lima Neris
Ranildo Pereira da Silva
Roberto Rivelino Silva Xavier
Ronaldo Paulino de Brito
Rodrigo Villar de Freitas

Certificados entregues aos homenageados na Associação dos Doadores de Sangue
Aldeirton José de Oliveira
Almir César Costa de Oliveira
Céu Maria do Nascimento
Claudia Regina Veloso
Demétrio Xavier Neto
Fábio Alexandre Barbosa
Fernando dos Santos Lima Filho
Janai da Costa Pereira
Leocádia Silva de Almeida
Marconi Ribeiro do Nascimento
Paulo Luiz de Lima
Walter de Paiva Barreto

supercopia_ok

Comentários (0)

Procon Legislativo recebe avaliação positiva em ação na Zona Norte

Imprimir
PDF

PROCON_LEGISLATIVO

 

O Procon da Assembleia Legislativa realizou atendimentos na terça e quarta-feira (7), na zona Norte de Natal, através da unidade móvel. Ao todo, 146 pessoas foram atendidas e se declararam satisfeitas com o serviço prestado.

O órgão fez orientações e viabilizou conciliações entre consumidores e fornecedores durante os dois dias de funcionamento, das 9 às 15h, no estacionamento do Supermercado Nordestão, em Igapó. Os assuntos mais abordados foram os relacionados a telefonia móvel, internet banda larga, cartões de crédito e empréstimos bancários.

Segundo o Coordenador do Procon Legislativo, Dary Dantas Filho, esse projeto foi importante porque levou a defesa do consumidor até a população, tirando suas dúvidas, ouvindo suas reclamações e resolvendo suas demandas.

"Se o povo não pode ir até a Assembleia, a Assembleia vai até o povo", disse, ressaltando que a sede do Procon Legislativo segue funcionando e prestando os serviços à população.

Os atendimentos na terça e quarta-feira também possibilitaram a divulgação e a avaliação da qualidade do serviço do órgão, que recebeu nota máxima da maior parte das pessoas que se propuseram a responder o questionário.

"Foram preenchidos os questionários de satisfação e, em 90%, a nota foi 10 e, em 10%, recebemos nota 9. Isso mostra que nosso atendimento foi adequado, e esse índice de satisfação é o mesmo, tanto na rua quanto na sede", destacou o coordenador.

A próxima ação do Procon Legislativo será em conjunto com a Assembleia Cidadã, na cidade de Ceará-Mirim, com data a ser definida.

Whatsapp

Além dos atendimentos presenciais, seja na sede do órgão ou na unidade móvel, o Procon da Assembleia Legislativa executa seus serviços por meio do aplicativo Whatsapp, pelo número (84) 98849-1187. Através da ferramenta, a população pode tirar dúvidas, receber orientações e agendar atendimento na sede do órgão.

O Procon Legislativo funciona na rua Jundiaí, nº 481, Tirol, Natal/RN. Telefone: (84) 3615-9000.

Comentários (0)

Livro de estudos legislativos da Escola da Assembleia é apresentado na Unale

Imprimir
PDF

livro

O primeiro livro de estudos legislativos da Assembleia Legislativa do RN foi apresentado durante a realização do 28o Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel)em Foz do Iguaçu. A produção é do diretor da Escola, Carlos Russo. Na ocasião, ele apresentou e distribuiu o livro para cerca de 70 representantes das escolas do legislativo e de contas do país, além de parlamentares de outros Estados.

Em sua explanação, o diretor da Escola da Assembleia destacou para os presentes os cinco artigos e os dois produtos técnicos, já premiados a nível nacional, que são os cases das Oficinas Técnicas e do Sistema de Gestão Escolar, ambos implantados em 2016.

"Tivemos uma excelente recepção por parte dos dirigentes das escolas, além de recebermos elogios por parte de representantes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, que se mostraram interessados em colaborar com artigos para as próximas edições, indicação sugerida na apresentação do caderno", disse Carlos Russo.

A iniciativa da Escola da Assembleia em publicar o livro, em parceria com professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, recebeu elogios do diretor de planejamento e coordenação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Alaor Messias Júnior, que também destacou conhecer o esforço dispensado para a organização da obra, pelo fato de ter realizado obras semelhantes, à época em que esteve à frente da Escola do Legislativo de Minas Gerais.

Comentários (0)

Comunicação da Assembleia do RN apresenta resultados das redes sociais na Unale

Imprimir
PDF

comunicao_al

 

A crescente audiência nas redes sociais da Assembleia Legislativa do RN - que é considerada pela Unale a um exemplo de grande interatividade com os cidadãos - foi um dos painéis da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná. A coordenadora de Comunicação da ALRN, a jornalista Marília Rocha, fez a apresentação do case de sucesso nesta terça-feira (7), para os participantes do evento. A Conferência se encerra na próxima sexta-feira (9).

O convite à Coordenadoria de Comunicação foi motivado pelo destaque das redes sociais da Casa, que apresenta o maior número de seguidores no Instagram, entre todas as Assembleias do Brasil: em dois anos, passou de pouco mais de dois mil seguidores para mais de 23 mil, registrando 1050% de aumento. No Facebook o incremento foi de 60% (passando de cerca de 4 mil para 6,9 mil) e no Twitter, uma ampliação de 50%, atingindo 15 mil seguidores no último dia 31. "Compartilhamos a experiência e os bons resultados com os colegas jornalistas das Assembleias de todo o país e apresentamos o nosso trabalho no mundo digital: adaptamos as ações parlamentares à linguagem das redes sociais para que o Legislativo Potiguar esteja sempre perto do internauta", detalha Marília Rocha.

A integração com o Jornalismo, a linguagem própria das redes sociais e utilização de vetores e ilustrações são largamente utilizados na cobertura diária das atividades parlamentares, seja por meio das sessões plenárias, comissões, audiências públicas ou solenidades. Os novos recursos, à medida que são lançados, também são incorporados, como o 'stories' e o Carrossel, utilizados nas redes sociais seja para divulgar informes, campanhas educativas, postagens de cidadania, utilidade pública ou datas comemorativas, que costumam ser replicados pelos seguidores.

Outra ação da equipe de Comunicação, incluindo as ações da Coordenadoria de Imprensa e Divulgação do Legislativo do RN é um trabalho integrado das plataformas como o site (www.al.rn.gov.br). "O envio de e-mail marketing, e mais recentemente, a utilização de listas de transmissão no aplicativo Whatsapp, que leva aos cadastrados diariamente o boletim diário de notícias ampliam a divulgação e transparência no Legislativo", destaca o jornalista e coordenador de Imprensa e Divulgação, Rodrigo Rafael.

O aumento da divulgação da comunicação da Assembleia com a programação da TV Assembleia para a imprensa, os servidores, os próprios parlamentares e a população em geral também foi destaque na palestra.

A didática da apresentação foi elogiada pelos participantes e pelos coordenadores do evento, com destaque para as dicas de uso de recursos ao vivo, 'hashtags' que aproximam e legendas contextualizadas do trabalho legislativo e a ação em destaque.

Comentários (0)